Maioria dos deputados do MA quer adiamento do Enem

0comentário

A Câmara dos Deputados vota hoje à tarde (20), a proposta de adiamento do Enem por tempo indeterminado por conta da pandemia do novo coronavírus. A matéria foi aprovada ontem pelo Senado por 75 votos a 1, este do senador Flávio Bolsonaro.

Dos 18 deputados federais maranhenses, o Blog do Zeca Soares conseguiu ouvir a opinião de 13. Desses 12 são à favor do adiamento. Apenas o deputado Edilázio Júnior ainda não definiu o seu posicionamento.

Vejam algumas opiniões:

Eduardo Braide – “Sou favorável ao adiamento. Evitaremos uma enorme desigualdade na prova, pois sabemos da realidade do nosso Estado em que milhares de estudantes não tem acesso à internet ou a computadores”.

Juscelino Filho – “A favor claro, esperamos a sensibilidade do presidente, que parta do executivo o adiamento nos próximos dias, semana passada na visita ao presidente Bolsonaro o presidente Rodrigo Maia tratou sobre o assunto e o mesmo ficou de avaliar. A tendência na câmara hoje é a mesma que se concretizou no senado hoje, de aprovar o adiamento”.

André Fufuca – “Sou favorável ao adiamento. Com isso os estudantes brasileiros, em especial os mais pobres, teriam mais tempo para se preparar”.

Gastão Vieira – “Não adianta adiar o Enem, temos dificuldades estruturais no ensino médio. Devemos adiar o tempo necessário para que os alunos possam competir de forma justa. Temos que trazer o sistema de cotas para os alunos de escolas públicas, essa é minha posição”.

Gil Cutrim – “Eu sou a favor do adiamento do ENEM deste ano para garantir a igualdade perante todos os candidatos. Muitos jovens de baixa renda não têm acesso à internet, ou então, o acesso deles é muito restrito, fazendo com que fiquem prejudicados nos estudos, não podendo concorrer de igual para igual com os outros. Este é um exame que requer preparo e, por isto, é preciso que nós sejamos justos com as pessoas mais carentes”.

Zé Carlos – “A aprovação do adiamento do Enem no Senado foi um passo para a vitória dos estudantes de baixa renda. No que depender de mim, também será adiado na Câmara. O Enem é uma forma de democratizar o acesso às universidades, mas se ele ocorrer no período de calamidade, os estudantes de escolas públicas serão os mais prejudicados, principalmente aqueles não possuem acesso à internet. Sendo assim, seria um processo seletivo excludente e desigual com as minorias”.

Márcio Jerry – “Sou a favor do adiamento . Com a pandemia é imprevisível o que pode ocorrer, portanto o mais correto é deixar o Enem mais para frente”.

Bira do Pindaré – “É inviável diante de uma curva crescente da pandemia que ontem ultrapassou os 18 mil mortos no Brasil e em menos de 24h ultrapassou mil mortos no nosso país. É inviável você manter esse calendário tendo em vista que as escolas não estão funcionando e a gente não tem ainda uma previsão sobre o retorno das aulas”.

Aluísio Mendes – “Sou favorável ao adiamento. Vejo como uma medida certa visto que muitos estudantes não estão podendo, por falta de acesso a computadores e internet, das continuidade aos estudos. A manutenção do calendário do ENEM causaria uma grande desigualdade na disputa pelas vagas oferecidas”.

João Marcelo – “Para os estudantes que vão prestar o ENEM tem haver sim justiça social. O certame é um facilitador para que os jovens e adultos, que não dispõem de muitos recursos, ingressem no ensino superior, nas Universidades públicas. Estes não dispõem de plataformas digitais para se preparem adequadamente, on line, em casa e nem de fazerem provas de forma virtual. Sou a favor do adiamento do ENEM sim, para que estes estudantes tenham condições de concorrer com os demais que tem melhores condições financeiras, que dispõem de ferramentas como notebook com acesso à internet”.

Qual o posicionamento dos deputados federais maranhenses?

Aluísio Mendes – A favor
André Fufuca – A favor
Bira do Pindaré – A favor
Cléber Verde – Não respondeu
Edilázio Júnior – Ainda vai analisar
Eduardo Braide – A favor
Gastão Vieira – A favor
Gil Cutrim – A favor
Hildo Rocha – Não respondeu
João Marcelo – A favor
Josimar de Maranhãozinho – Não respondeu
Júnior Lourenço – Não respondeu
Júnior Marreca Filho – A favor
Juscelino Filho – A favor
Márcio Jerry – A favor
Pastor Gildenemyr – Não respondeu
Pedro Lucas Fernandes – A favor
Zé Carlos – A favor

Sem comentário para "Maioria dos deputados do MA quer adiamento do Enem"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: