Áreas de risco: Maranhão terá oficina do Ministério da Integração Nacional

0comentário
Rua São Félix, na Vila Embratel, é uma das dezenas de áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil em São Luís

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), deu início ao ciclo de oficinas de capacitação no Nordeste. O Maranhão sediará uma das oficinas, de 17 a 20 de abril.

A segunda edição começou nesta segunda-feira (26/03) e segue até a próxima sexta-feira (29/03), em Fortaleza (CE). O objetivo é treinar agentes de Defesa Civil, além de alinhar estratégias para prevenção e socorro à população que vive em áreas de risco, diante das chuvas que se aproximam na região.

As oficinas começaram no dia 20 de março, em Recife (PE). As demais 7 capitais nordestinas também vão sediar os treinamentos, que contam com a participação de técnicos de mais de 80 coordenadorias municipais da região.
Com apoio da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), a Sedec elaborou uma lista com 56 municípios prioritários no Nordeste. São áreas com elevado risco de deslizamentos, enxurradas e desmoronamentos. “Com este mapeamento sabemos onde está o perigo e conseguimos, com auxílio das coordenadorias municipais e estaduais, salvar vidas e reduzir os efeitos dos desastres naturais”, afirmou Rafael Schadeck, diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec.

De acordo com o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio, as oficinas são muito importantes para, além de integrar as instituições federais, estaduais e municipais, repassar conhecimento e tecnologia. A CPRM contribui com a Sedec apresentando os trabalhos que já foram desenvolvidos na identificação e setorização das áreas de alto risco de desastres naturais e induzidos, compartilhando e detalhando metodologias e tecnologias que estão sendo empregadas pelo Serviço Geológico do Brasil.

Agenda

Depois de Fortaleza, as oficinas acontecem em Natal (27 a 30/03), Maceió (2 a 5/04), João Pessoa (2 a 4/04), Salvador (10 a 13/04), Aracaju (10 a 12/04), Teresina (16 a 19/04) e São Luiz (17 a 20/04).

Com informações do Ministério da Integração Nacional

Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Áreas de risco: Maranhão terá oficina do Ministério da Integração Nacional"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS