Delegada presa em Açailândia tinha dois cúmplices, um deles o marido

4comentários
Delegada Clenir Reis, presa por extorquir blogueiro
Delegada Clenir Reis, presa por extorquir blogueiro

Em uma operação conjunta da Delegacia Geral da Polícia Civil, Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e Corregedoria Adjunta da Polícia Civil, foi presa, na tarde desta quinta-feira (13), em Açailândia, a delegada titular da Delegacia da Mulher, naquele município, Clenir Maria Reis. Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende Meneses, Clenir agia silenciosamente e tinha como cúmplices o marido e outro comparsa.

Informações apuradas pela Superintendência de Investigações Criminais (Seic) dão conta de que a delegada cometia, entre outros, o crime de extorsão. Ela vinha sendo investigada há cerca de 5 meses pela Seic e por meio de várias denúncias sua prisão pode ser efetuada.

Em entrevista coletiva, a delegada geral, Cristina Resende, explicou que Clenir Reis agia silenciosamente, “Ela costumava descobrir crimes, abordava a vítima e acabava extorquindo. Dessa maneira o crime não era elucidado, o inquérito não era concluído e nem encaminhado para a Justiça”, explicou.

Ainda de acordo com a delegada geral, Clenir Reis agia em parceria com o marido e mais uma terceira pessoa de nomes não revelados. “As investigações vão prosseguir e sendo o crime seja comprovado, a delegada responderá criminal e administrativamente, podendo perder o cargo e o exercício da profissão”, concluiu.

Crimes

Os crimes cometidos por Cleni Reis são extorsão, concussão, que de acordo com o descrito no Código Penal, é o ato de exigir para si ou para outros, dinheiro ou vantagem em razão da função, direta ou indiretamente, ainda que fora da função, ou antes, de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, E, ainda, o crime de prevaricação, que é caracterizado por ser um crime funcional, praticado por funcionário público contra a Administração Pública. A prevaricação consiste em retardar ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa em lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

Ela foi detida em cumprimento de dois mandados de prisão preventiva expedidos pelo juiz André Bogea, da Comarca de Açailândia, no momento em que recebia de uma suposta vítima da extorsão, a quantia de R$ 5 mil. A operação foi coordenada pelo delegado Leonardo Diniz, da Seic, e contou com a participação dos delegados Lawrence Melo e Maurício Ribeiro Martins, corregedor adjunto da Polícia Civil.

Clenir Reis respondia anteriormente pela Delegacia da Mulher no município de Bacabal e atualmente estava em Açailândia. A polícia ainda está investigando desde quando a delegada vem cometendo estes crimes e quanto em dinheiro ela extorquiu de vítimas.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

4 comentários para "Delegada presa em Açailândia tinha dois cúmplices, um deles o marido"


  1. Observador

    Parabéns, a Polícia dando exemplo e cortando na própria carne.

  2. Cláudio

    Parabéns a policia civil do Maranhão pelo excelente trabalho.

  3. Miércio Bezerra

    Muito bom Dr. Leonardo!

  4. Em 4 anos, segundo delegado é preso em Açailândia por cometer crimes na função – Daniel Matos

    […] o mesmo: corrupção no exercício do cargo. Em junho de 2013, após aprofundada investigação, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) mandou para a cadeia a delegada Clenir Pereira, acusada de e…. Desta vez, foi para trás das grades o delegado Thiago Filipin, que, assim como a colega, assumiu […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS