Secretário da SMTT garante VLT para a área Itaqui-Bacanga

3comentários

Em comentário postado no blog, em resposta à matéria “Prefeitura estuda mudar rota do VLT da área Itaqui-Bacanga para o trecho Tirirical-Estiva“, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Carlos Rogério Araújo, garantiu que está mantida a rota do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a área Itaqui-Bacanga, mais precisamente para o Anjo da Guarda, e, posteriormente, para o Porto do Itaqui.

Segundo ele, a execução do projeto depende de aprovação e liberação, pelo Governo Federal, dos recursos financeiros, que seriam oriundos do PAC 50 bilhões, lançado para atender cidades com mais de 700 mil habitantes, como é o caso de São Luís.

Carlos Rogério explicou que a ideia de utilizar a linha férrea da Transnordestina (antiga Rede Ferroviária Federal – REFFSA), no trecho Tirirical-Estiva-Tirirical, é viável em razão dos baixos custos para a realização de melhorias nos 24 quilômetros correspondentes ao trecho, o que pode ser feito em curtíssimo prazo.

Segue a resposta do titular da SMTT:

Prezado Daniel,

O projeto do VLT para o Anjo da Guarda, primeira etapa, prosseguindo depois ate o Porto do Itaqui esta definido, aguardando aprovação e liberação dos recursos financeiros do Governo Federal dentro do Programa PAC50.

A ideia de utilizarmos a linha férrea existente da antiga Rede Ferroviária Federal – RFFSA, hoje TRANSNORDESTINA Logística, no trecho Tirirical – Estiva – Tirirical, e uma possibilidade concreta devido os baixos custos de melhorias exigidos para tornar os 24 Km do referido trecho apropriados para trafegar o VLT, em curtíssimo prazo.

Abraços

Carlos Rogério

3 comentários para "Secretário da SMTT garante VLT para a área Itaqui-Bacanga"


  1. Jorge Franco

    Secretário antes de executar este projeto faça um favor de conhecer em loco o projeto deste tipo transporte em Belo Horizonte ali sim eu vi o belo trabalho que alem disso criaram um via para circular carros particulares e outras para taxi e transporte coletivo. Outra lugar e bem proximo a nós em Pernambuco.

  2. Evaldo Barbosa

    De que adianta fazer isso na zona rural se o grande problema está na área urbana? A ideia do secretário é inundar mais ainda a área urbana com mais gente vindo rapidamente para onde já está cheio demais?
    Tem que ser resolvido, e com urgência, o problema aqui e não lá. Não é só pra justificar a compra do VLT, não deve ser só pra dizer que foi instalado. Se não resolver o problema não justifica o gasto do dinheiro da compra.

  3. SANDRA

    espero que tenha mesmo o projeto para uso do vlt pois ta complicado demais andar por são luís. é lógico que todas a áreas necessitam de um transporte alternativo pra dar vazao pro transito. onde quer que seja instalado,o vlt vai ser uma mao na roda.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS