Equilibrado, Lobão Filho supera Flávio Dino em debate

13comentários
Lobão Filho e Flávio Dino dominaram debate, mas o peemedebista estava visivelmente mais seguro
Lobão Filho e Flávio Dino dominaram debate, mas o peemedebista estava visivelmente mais seguro (Foto: Daniela Bandeira/TV Guará)

Ato mais significativo da campanha eleitoral até agora, o debate promovido ontem pela TV Guará com os seis candidatos a governador do estado reforçou aspectos já conhecidos pelo grande público e trouxe à tona alguns fatos novos. De velho tivemos principalmente o já surrado discurso de que o Maranhão é governado há quase 50 anos por uma oligarquia, cantilena que já não soa com o mesmo efeito de antes. A novidade que mais chamou atenção foi a mudança de estilo do candidato comunista, Flávio Dino, que parece ter se rendido de vez ao marketing político e abandonado quase que por completo a retórica da qual sempre se valeu para tentar conquistar o eleitor e que o levou à derrota nos dois pleitos majoritários que disputou até hoje.

Os candidatos de oposição criticaram duramente o governo e o peemedebista Lobão Filho, apoiado pelo Palácio dos Leões. Flávio Dino, por exemplo, falou que o modelo de gestão em prática no estado privilegia poucos e ressaltou que caso o adversário do PMDB vença a eleição nada mudará. Lobão Filho foi incisivo e certeiro ao rebater o comunista. “Sou empreendedor e dou emprego a mais mais de 1 mil pessoas. Você, Flávio, nunca criou um emprego”, assinalou, encerrando, assim, a questão.

Quem assistiu ao debate notou claramente a nova postura assumida por Flávio Dino, que diferente das eleições anteriores, aderiu sem cerimônia ao manual do marketing político. Tentando parecer mais leve, o candidato do PCdoB recorreu a frases de efeito, sorriu, ironizou rivais e realçou o gestual, dando a entender que ensaiara bastante sua participação no programa. Por outro lado, não conseguiu deixar de lado o tom acusador, apesar de liderar todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas até agora. Como se estivesse acuado, o comunista chegou a pedir direito de resposta no último bloco para rebater o comentário do candidato Zeluís Lago (SDD) de que ele abriga em seu palanque políticos que representam a “escória do grupo Sarney”, como Humberto Coutinho e Rubens Pereira.

O debate teve vários momentos interessantes, mas também foi marcado por intervenções pouco produtivas, algumas nada condizentes com a realidade. O candidato do PCB, Josivaldo Corrêa, teve dificuldade para interagir com os adversários e apresentar suas propostas. Antônio Pedrosa, do PSol, expôs um discurso retrógrado e chegou a vitimizar criminosos ao abordar os problemas do sistema prisional, na tentativa vã de humanizar indivíduos nocivos à sociedade, que merecem a mais implacável repressão. Saulo Arcangeli (PSTU) só se preocupou em atacar, com certa competência, diga-se.

Com a disputa polarizada entre Lobão Filho e Flávio Dino, o debate foi a melhor oportunidade que ambos tiveram, até agora, para mostrar quem tem mais preparo técnico e equilíbrio emocional para o confronto. Visivelmente mais seguro, o peemedebista levou vantagem, sobretudo quando a discussão se tornou mais acalorada.

13 comentários para "Equilibrado, Lobão Filho supera Flávio Dino em debate"


  1. Edson filho

    Acho que voçe como jornalista não assitiu ao debate, um a vez que o seu candidato não soube se quer se expressar portanto assita aos proximos debate e faça suas colocaçoes coerente

  2. José Maria Filho

    Chega a ser uma piada a sua afirmação. Lobinho seguro??

  3. carlos

    Rapaz, domingo vai reprisar o programa… Um de nos dois tem que voltar a assistir-lo. É complicado você falar que Edinho tava seguro. O cara parecia que tava todo torto, descabelado… Hoje a discussão foi exatamente esse debate, e a unica coisa que é consenso é que lobão filho não tem nada pra ser governador do Maranhão. Mas é compreensivo teu post!

  4. SELMA

    VC NÃO ASSISTIU ESSE DEBATE,O TEU CANDIDATO NÃO SABE DISCUTIR SOBRE UM PROBLEMA REAL DO NOSSO ESTADO FOGE DAS PERGUNTAS

  5. Cabrine

    Que piada. Tenho um mínimo de respeito por quem lê você. Lobão Filho o melhor?

  6. Marcelo

    Rá! Pegadinha do Mallandro!!!

  7. Juvenal Jurubeba

    Em quê o comunista foi melhor? Dizer chavões como “vamos melhor”… como? “vamos fazer?” Como? Tal comunista se esquivou quando o assunto se remetia à gestão do incompetente pupilo que o comunista disse pra todos que a mudança começaria por São Luís, e todos já sabem após 2 anos de que esta gestão tem culpa dele sim, então, por que se esquivou? Todos os programas do comunista são cópias de programas federais, nada de novo. Vejam como tratam os professores da rede municipal. O PCdoB é o partido que faz a gestão da educação na prefeitura, e todos já sabem o que está acontecendo. Como o próprio safadino disse que iria cuidar de todos os senhores e senhoras que acordam cedo. Aí eu pergunto, que moral tu tens em dizer isso, se na cidade protótipo da mudança, aqueles que acordam cedo, no caso os professores, são tratados de forma desumana, é isso que você chama de tratar bem aqueles que acordam cedo? Ahhh, mas se esta greve dos professores fosse da rede estadual, os abutres soltavam foguetes todos os dias.
    Cretinos são. Uma papada que nas eleições de 2012 foi à TV pedir voto pra Edivaldo, e agora, diz que não teve participação, é de uma cretinice que somente os alienados de mistura de égua com jumento com toque de anta é quem ainda acredita na papada do novo e da mudança.
    Ir a um debate da TV GUARÁ é muito fácil, afinal de contas, o dono é patrocinador da campanha e até parente indireto. E o mais nojento é ver blogueiros idiotas comprados em explanar que o FLÁVIO DINO VAI AO DEBATE DA TV GUARÁ, assim mesmo, em letras garrafais pra chamar a atenção. Grandes merda isso, afinal de contas, muita merda.
    Se fosse por isso, eu poderia chamar todos os outros candidatos de corajosos e não covardes, uma vez que foram à TV GUARÁ, do parente do comunista, ao contrário disso, é a covardia e caganisse do comunista que não foi à entrevista a Rádio Mirante AM usando a desculpa esfarrapada de que seria um golpe porque tal rádio é do grupo sarney. Gente! É muito sínico e cara de pau um cara desse. O certo vermelho é que tu és um cagão, um medroso, tu és um sem proposta. Tu só comparece em lugares que batem continência. Tem medo de enfrentar jornalistas que não batem continência pra você? O que temes? Teu passado te condena? Ou achas que não tem nada a explicar à sociedade? Digo-te que tem muita coisa a explicar, que tal, o tema traição, trabalho escravo, rombo na EMBRATUR, etc..
    Concordo com o candidato Pedrosa que disse que não acredita que em sã consciência alguém aprove a gestão do PCdoB em São Luís. Será que isso não é suficiente pra se ter um belo exemplo de que aqueles que se diziam ou dizem ser o “novo” e a “mudança” não tem projeto nem pra comprar caneta? Só muito analfabetismo político pra não ver isso.

    • fabio silva

      Juvenal, depois de tudo q vc disse, aí tu acordou. Kkkkkkk. Tem gente para tudo mesmo.

  8. Charles Aires

    LOBINHO GERADOR DE EMPREGO, ISSO É PIADA DE MAU GOSTO. HÁ, APROVEITANDO A OPORTUNIDADE, PEÇA PRA LOBINHO TRINTA MOSTRAR SUA CARTEIRA DE TRABALHO, SE TIVER UMA ASSINATURA, VOU CONTRA TODAS MINHAS COERENCIAS E VOTO NELE. NÃO VALE SER DONO DE PADARIA DE PÃO DE OURO E SIM ASSINATURA NA CARTEIRA DE TRABALHO.
    QUANTO A ZÉ LUÍS LAGO, OPOSTO DE JACKSON, ZÉ LUÍS É UM FRUSTADO, DEPRESSIVO E DESONESTO. PERGUNTA A ELE PELO DINHEIRO QUE O DIRETÓRIO NCIONAL DO SEU PARTIDO ENVIOU PRO MARANHÃO, FICOU COM TUDO, NÃO DIVIDIU UM CENTAVO. VAI TRABALHAR ZÉ LUÍS.

    • Juvenal Jurubeba

      CHARLES AIRES, você deveria era pedir para os funcionário da TV DIFUSORA se eles estão trabalhando ou não de carteira assinada.

  9. fabio silva

    So tenho uma coisa a dizer sobre esta notícia. Blogueiro, tu é doido é? Kkkkkkk

  10. Thales

    Daniel, eu nem li o conteúdo do teu post, só o título já foi o suficiente pra uma boa risada! kkkkk

    Resposta: se lesse provavelmente concordaria comigo.

  11. fabricio

    Cara tu é um comédia mesmo!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS