Secretário Ricardo Guterres discute Plano de Mineração em Ribamar

0comentário
Secretário Ricardo Guterres explica preparação do Plano de Mineração ao público presente à oficina
Secretário Ricardo Guterres explica preparação do Plano de Mineração ao público presente à oficina

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, participou, na última terça-feira, em São José de Ribamar, de uma oficina para discutir termas que irão subsidiar o governo na elaboração do Plano de Mineração do Maranhão 2030. A oficina contou com a participação de representantes de vários órgãos ligados ao setor mineral, entre os quais a Seme, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), além de estudiosos, profissionais com atuação relacionada ao tema, gestores ribamarenses e membros da sociedade do município.

O secretário Ricardo Guterres explicou que para elaboração do Plano de Mineração do Maranhão 2030 a Seme firmou convênio com o Ministério de Minas e Energia, que assegurou recursos no valor de R$ 522.300,00, sendo R$ 52.000,00 de contrapartida estadual. O prazo de conclusão do plano é o fim de dezembro deste ano.

“Diante do potencial do estado, vislumbram-se promissores horizontes para o crescimento da produção mineral nos próximos anos, atendendo a uma demanda crescente provocada pelo desenvolvimento agrícola, incluindo cana de açúcar, eucalipto, além do setor siderúrgico, da mineração propriamente dita e da construção civil, que exerce uma forte demanda por areia, argila e brita, principalmente nos centros próximos destes importantes polos de desenvolvimento”, disse Guterres.

Água mineral

São José de Ribamar, de acordo com a Seme, figura entre os 10 municípios maranhenses com maior número de títulos minerários para pesquisa ou lavra de água mineral. E foi sobre o melhor aproveitamento desse recurso natural que as discussões foram pautadas. O prefeito Gil Cutrim informou que o município possui cerca de 10 empresas devidamente regularizadas e que comercializam o produto. Para o prefeito, a elaboração do plano mostrará ao Governo do Estado e às administrações municipais as ações concretas a serem executadas como forma de preservar essas riquezas naturais e utilizá-las, de forma correta, no desenvolvimento do estado e dos municípios.

A primeira oficina para elaboração do plano aconteceu no mês de julho, em Bacabeira, e teve como tema central a brita, bem mineral da maior importância para o município.

O ciclo prosseguiu, no mesmo mês, em Grajaú, com temática gipsita, e em Godofredo Viana, sobre ouro. No início deste mês, a cidade de Balsas abordou o tema calcário e em Itapecuru-Mirim tratou-se sobre argila.  Ainda este mês, em Imperatriz, será promovido novo evento para debater sobre saibro, cascalho e laterita.

Sem comentário para "Secretário Ricardo Guterres discute Plano de Mineração em Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS