Enquanto uma campanha deslancha a outra definha

0comentário
Ato político promovido por Lobão Filho na Batuque Brasil, com a presença do vice-presidente Michel Temer, registrou presença maciça de público
Ato político promovido por Lobão Filho na Batuque Brasil, com a presença do vice-presidente Michel Temer, registrou presença maciça de público

É visível o crescimento da campanha do candidato ao governo Lobão Filho (PMDB) faltando pouco mais de duas semanas para a eleição. Não menos notória é a apatia que vem tomando conta do palanque do comunista Flávio Dino, outrora certo de que venceria o pleito com folga, já no primeiro turno. Se de um lado o entusiasmo vem dando o tom à corrida sucessória, do outro percebe-se a apatia de um grupo cuja confiança míngua dia após dia.

O divisor de águas que pode resultar em virada foi a pesquisa divulgada pelo Ibope no dia 6 deste mês. No levantamento, Lobão Filho apareceu com 30% de preferência do eleitorado, o que apontou um crescimento de 18% desde que ele anunciou sua candidatura. Com resultado tão expressivo, o peemedebista renovou o ânimo e intensificou a busca pelos votos em todo o Maranhão.

Por outro lado, a pesquisa, que revelou uma queda de brusca de 20% nas intenções de voto em Flávio Dino, fez acender o alerta na campanha do comunista. Outro mau sinal para a oposição foi a virada na disputa pelo Senado Federal, antes liderada pelo vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), que foi ultrapassado por Gastão Vieira (PMDB), confirmando o avanço da coligação “Pra Frente, Maranhão”e a derrocada da aliança adversária.

Assessoria de Flávio Dino evita divulgar imagens do público por causa da baixa frequência popular nos atos de campanha do comunista
Assessoria de Flávio Dino evita divulgar imagens do público por causa da baixa frequência popular nos atos de campanha do comunista

O maior volume de campanha de Lobão Filho e o definhamento eleitoral de Dino são facilmente observados na peregrinação dos dois candidatos pelo estado. Os comícios, caminhadas e carreatas comandados pelo peemedebista registram público crescente, com o respaldo das principais lideranças políticas de cada cidade visitada. Há casos em que grupos rivais se unem em apoio ao peemedebista, tamanha o seu carisma e a simpatia que suas propostas despertam.

O comunista faz o movimento inverso, agregando cada vez menos apoios de prefeitos e outros líderes municipais e afastando o povo do seu palanque. Ao adotar um discurso raivoso e anunciar um programa de governo com vários itens plagiados e algumas propostas impraticáveis, Flávio Dino torna-se a cada dia menos convincente e intragável para o eleitor.

Apesar da evidente mudança de cenário, Dino e seus aliados insistem em divulgar pesquisas que o mantêm com larga vantagem. Mas a realidade é outra e vem sendo confirmada nas ruas.

Sem comentário para "Enquanto uma campanha deslancha a outra definha"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS