Se todos fossem iguais a você…

2comentários
Promotora Lítia Cavalcanti: determinação e destemor em favor da coletividade (Foto: Douglas Jr.)
Lítia Cavalcanti: determinação e destemor em favor da coletividade (Foto: Douglas Jr./O Estado)

A sociedade maranhense e a brasileira, de um modo geral, precisam de mais agentes públicos da estirpe da promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor, Lítia Cavalcanti. Comprometida, determinada e destemida, a representante do Ministério Público tem feito a diferença em meio ao descaso típico  da maioria das autoridades. Sua mais recente conquista em favor da coletividade foi a intervenção judicial na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), para que  ocorra, finalmente, a tão esperada licitação das linhas de ônibus de São Luís e a não menos aguardada melhora do serviço.

Lítia já conduziu investigações que resultaram em importantes ganhos sociais. Na década de 90, ainda como promotora da Infância e Juventude, em Caxias, desmontou um ardiloso esquema de exploração sexual de adolescentes e tráfico de drogas que envolvia, inclusive, alguns figurões da cidade. Já em São Luís, atuou decisivamente para punir irregularidades na venda de vários produtos e serviços, desde alimentos, carros, combustíveis e cerveja à telefonia. Até mesmo na comercialização de ingressos para jogos de futebol ela intercedeu, tudo com o intuito de evitar ou fazer cessar atos lesivos ao consumidor.

No tocante ao transporte público, Lítia assumiu com bravura a missão de defender os mais de 700 mil usuários de ônibus da capital do descaso do poder público e da ganância dos empresários. A pressão da promotora vem surtindo efeito, embora a solução definitiva do problema ainda esteja distante. Sua ação mais significativa no segmento foi a proposição, há três anos, de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê uma série de melhorias no setor. Depois de três adiamentos, a cláusula mais importante do TAC, que é justamente a licitação das linhas, está em vias de ser cumprida, graças à postura diligente da representante do MP. Salvo uma reviravolta judicial, o processo está muito bem encaminhado.

Com tanta popularidade, a promotora, se assim quisesse, poderia disputar um mandato eletivo, com grande chance de êxito. Mas rechaça com veemência entrar na política, reafirmando que seu papel é proteger os cidadãos no lugar onde está e onde, segundo ela, pretende ficar até a aposentadoria. Ao agir assim, Lítia demonstra quão nobres são seus propósitos, bem diferentes da postura de certas figuras, que embora façam pouco ou nada pela comunidade movem céus e terras por um cargo público, seja por meio das urnas, seja por apadrinhamento.

Parafraseando Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em uma das suas  mais célebres e inspiradas composições: “Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver”.

2 comentários para "Se todos fossem iguais a você…"


  1. Luiz Souza

    Prezada Lítia, ainda esperamos resultado da CPI dos combustíveis. Muito barulho e até hoje nada. A população clama também nessa área. Aproveitando a oportunidade… clamamos também para ser atendidos nos planos de saúde e por serviço de telefonia decente.

  2. Daniel Matos | “Me senti revigorada”, diz Lítia Cavalcanti sobre matéria do blog

    […] Luiz Souza em Se todos fossem iguais a você… […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS