50 dias sem mudança

9comentários
Flávio Dino como folião no Carnaval: aparição midiática contra apatia
Como autêntico folião, Flávio Dino fotografa desfile de escola de samba: aparição midiática contra apatia

O governo Flávio Dino completou ontem seus primeiros 50 dias sem qualquer vestígio da mudança anunciada por ele em campanha. Os índices de violência continuam estratosféricos, não se vê salto de qualidade na educação, muito menos iniciativas voltadas ao crescimento econômico do Maranhão. Em algumas áreas, como a saúde, houve retrocesso, evidenciado pelo atraso de salários de médicos, enfermeiros e demais profissionais do setor, gerando insatisfação e queda de qualidade do atendimento à população. Sem brilho, o Carnaval também esteve aquém do que se viu em anos anteriores, para desgosto dos foliões que apostaram na programação oficial e no seu circuito desinteressante.

Com quase nada a mostrar, o governador Flávio Dino intensificou suas aparições midiáticas. Se a realidade administrativa não tem sido favorável, o jeito é fazer média. A folia de Momo tornou-se o momento perfeito para o comunista aliviar a pressão por resultados. Talvez por isso tenha se esbaldado na Passarela do Samba e nos pontos de folia bancados por sua gestão, deixando-se filmar e fotografar como um autêntico folião, numa tentativa frustrada de se promover à custa de uma festa que não soube organizar.

Até o menos atento observador percebe a apatia da atual gestão, que não deslancha e já apresenta focos de crise. Vide o caso do ex-deputado federal Domingos Dutra, que desistiu de assumir a representação do Maranhão em Brasília dias após ter criticado, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a nomeação de parentes de secretários e outros aliados em cargos no governo e da exoneração de um dos seus filhos de um posto de chefia no Instituto de Terras do Maranhão (Iterma).

As sucessivas aparições públicas do governador não devem ser vistas como simples manifestações de desprendimento, de desapego ao cargo. Mais do que virtude, tal comportamento soa como estratégia para desviar o foco do marasmo que tomou conta da máquina pública do Estado em meio à inapetência dos novos donos do poder e do deslumbramento de alguns que hoje têm o mando da caneta e que dele têm feito mau uso.

Cinquenta dias é tempo suficiente para qualquer governante começar a impor o seu estilo e dizer a que veio, sem tergiversar, muito menos recorrer a gestos populistas, como se viu no Carnaval. Sem contar que houve quase três meses de transição, período em que a equipe designada por Dino conheceu a realidade administrativa do Maranhão e colheu – ou pelo menos deveria tê-lo feito – subsídios para planejar as primeiras ações da nova gestão.

A mudança, a justiça social e a prosperidade tão propagandeadas por Flávio Dino em campanha ainda não passam de discurso, o mesmo que o levou á vitória e que ele não se cansa de repetir, como se se recusasse a descer do palanque. O povo quer prática e já começa a desconfiar.

9 comentários para "50 dias sem mudança"


  1. MARCAO

    em qual Estado vc mora parceiro! Ainda bem q vc n ta sentindo saudades do antigo governo, né? pensei!

  2. Cesar do Vinhais

    Rapaz você que criar vergonha nessa tua cara é isso !

  3. P. Guerra

    Daniel Matos, em 50 dias não se consegue mudar o que em 50 anos o Maranhão sofreu de descaso, roubalheira, corrupção, e toda lástima de atrocidades. Tenha calma e chore à vontade.

  4. carlos sousa

    Mudou sim seu ” BABÃO ” da oligarquia desgraçada, antes tu não falava MAL do governo agora tu virou um VERDADEIRO FUXIQUEIRO !!!!!!!!!!! Seu BABÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta: o babão, nesse caso, é você, que se presta a esse papel ridículo de atacar jornalista para defender governo,certamente, à custa de uma merreca.

    • P. Guerra

      Daniel Matos, você é que deve receber dos Sarneys para elogia-los e atacar o Dino. Ninguém aqui recebe nada do Dino, isso tudo é só desabafo por 50 anos de escuridão total que o Maranhão passou na mão de quem te paga. Pense bem, você é um cara inteligente, mude de lado.

  5. MARCELO

    KKKKKK… DIVIRTO-ME LENDO OS COMENTÁRIOS E PERCEBE-SE A CADA DIA QUE ESSE JORNALISTA MEIA-BOCA CHORA PELOS CORREDORES DA CIDADE KKKK…PARA DE CHORAMINGAR E BABAR POLÍTICOS, SOBRETUDO PREFEITOS, POIS DEPOIS PODEM VIRAR AS COSTAS PRA VC NÃO CONTA COM POLÍTICO, MAS COM SUA FAMÍLIA SEMPRE FICA A DICA… FUI BABÃO KKKKKKKKKKKKKKKK

  6. César Bolivão

    Daniel Matos você está merecendo uns tabefes isso sim!

    Resposta: é mesmo? E quem é o corajoso que vai me dar esses tabefes?

  7. César Bolivão

    No sentido figurado não é Daniel !

  8. wander

    sr. Daniel em 50 dias de governo mudou apenas os funcionário de cargo comissionado, na casa civil eram 540 aumentou para mais de 800. mas a educação continua como antes. e o incio quando será?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS