Alegando gastos com compra de ônibus novos, empresas atrasam salários

5comentários
Renovação da frota seria causa do atraso do pagamento a trabalhadores do transporte público
Renovação da frota seria causa do atraso do pagamento a trabalhadores do transporte público (Foto: A Baeta)

Algumas empresas que exploram o transporte público em São Luís deixaram de pagar este mês o adiantamento quinzenal a motoristas, cobradores e fiscais, alegando gastos com a compra de ônibus novos. A Gonçalves e a Ratrans, pertencentes ao mesmo grupo, estão entre as que não repassaram a antecipação aos seus empregados.

Sem o dinheiro, os trabalhadores e seus familiares reclamam que estão passando necessidade. Alguns já defendem uma paralisação como forma de pressionar os empresários a pagar o adiantamento.

Na última sexta-feira, a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) entregaram 124 ônibus novos, dando continuidade ao cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, que prevê não só a renovação da frota, com 500 coletivos novos até o fim do ano que vem, mas também outras melhorias no serviço, alvo da insatisfação dos usuários por causa da má qualidade.

Até agora, foram entregues 155 ônibus novos para substituir as sucatas usadas no transporte público de passageiros na região metropolitana de São Luís. Faltam 95 para atingir os 250 que deveriam ter sido entregues até 31 de janeiro, conforme prometido inicialmente pelos empresários. O novo prazo anunciado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e o SET é meados de março.

Se os transtornos causados pela falta de investimentos e o consequente sucateamento da frota atingiam apenas os usuários, agora, os trabalhadores do sistema também são penalizados. Tudo porque as empresas não admitem, em hipótese alguma, que seu lucro seja comprometido.

5 comentários para "Alegando gastos com compra de ônibus novos, empresas atrasam salários"


  1. Nilmara

    Ja estão querendo colocar a culpa na prefeitura, mas os culpados são estes todos de empresa.

  2. Priscila Mendes

    Já ouviu falar em Sanguessugas? Pois é…esta palavra define esses empresários. Eles só querem acomodação e comer toda grana.

  3. Marco Oliveira

    Empresario de transporte publico em sao luis é bicho perigoso. Olha como eles ja querem desvirtuar a verdade dos fatos. Se deixaram de pagar os funcionarios é por pura falta de respeito a categoria e nesse sentido, a prefeitura nao tem nada a ver.

  4. Rogerio

    Empresario de transporte publico em sao luis é bicho perigoso. Olha como eles ja querem desvirtuar a verdade dos fatos. Se deixaram de pagar os funcionarios é por pura falta de respeito a categoria e nesse sentido, a prefeitura nao tem nada a ver.

  5. Sergio

    Olha ai a questao é com o empresarios né? os caras sao tao exploradores que estao querendo jogar a culpa pra cima da prefeitura que so esta cumprindo com uma obrigação. palhaçada!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS