A violência agora é de segunda a segunda

0comentário
Linchamento de assaltante no São Cristóvão foi um dos crimes que chocou a população de São Luís em plena segunda-feira (Foto: Biné Morais)
Linchamento no São Cristóvão foi um dos crimes que chocou a população em plena segunda (Foto: Biné Morais)

Já não é mais correto chamar de atípicos os múltiplos homicídios registrados em dias úteis na região metropolitana de São Luís. Ontem, plena segunda-feira, depois de um fim de semana relativamente calmo, com apenas dois assassinatos, a violência voltou a mostrar sua face mais cruel, reafirmando um fenômeno cada vez mais recorrente na Ilha.

Foram nada menos do que quatro mortes violentas na segunda: dois latrocínios, um linchamento e uma execução. É sangue demais para um dia antes marcado muito mais pela retomada do ritmo de trabalho e das demais atividades produtivas.

Os bandidos passaram a não escolher data para cometer suas atrocidades. Parece até que estão optando pelos dias úteis para chocar ainda mais a população, pega de surpresa pela barbárie antes, durante e depois da rotina de obrigações.

O fenômeno macabro também pode estar associado à própria sistemática de mobilização da polícia, que aos fins de semana redobra o alerta em razão da maior tendência à prática de crimes e, geralmente, mantém apenas as rondas de segunda atá a sexta-feira seguinte.

O aumento da violência nos dias úteis mostra que o crime mudou a própria rotina, obrigando, consequentemente, os cidadãos a alterar seus hábitos para melhor se proteger.

Diante dessa constatação, é necessário que a polícia também reformule, quanto antes, sua atuação em toda a Ilha.

Sem comentário para "A violência agora é de segunda a segunda"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS