Em nota, Valparaíso Acqua Park esclarece incidente com criança em piscina

3comentários

Em nota encaminhada por e-mail ao blog, na madrugada desta quinta-feira (21/07), a gerente-geral do Valparaíso Acqua Park, Rosélia Pereira, esclarece as circunstâncias do incidente com uma criança, ocorrido no último domingo (17/07), dentro da piscina artificial em formato de córrego conhecida como “Rio Lento”. De acordo com a gestora, servidores treinados do parque aquático realizaram todos os procedimentos para resgatar a vítima, que após ser levada à enfermaria, foi encaminhada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a um hospital particular de São Luís, tendo acompanhamento permanente de dois gerentes da empresa e recebendo alta no dia seguinte.

Ainda de acordo com a nota, no dia seguinte ao ocorrido, uma equipe constituída pela direção do Valparaíso Acquapark constatou, durante inspeção, que a grelha de proteção da piscina se desprendeu porque, “possivelmente, teria sido utilizada como ponto de apoio, ou seja, como degrau, para acesso a uma cachoeira localizada próxima ao local do fato”.

Seguem a nota, na íntegra:

Paço do Lumiar, 21 de julho de 2016.

Sr. Daniel Matos,

Em atenção à matéria veiculada em blog de sua titularidade, e como forma de velar pela verdade, o Valparaíso Acqua Park esclarece o seguinte:

1) No dia 17 deste mês, por volta das 13:00h, uma criança introduziu o seu braço esquerdo em um ponto de captação de água do Rio Lento, que tivera sua grelha de proteção desprendida.

2) Os funcionários dos setores de Guarda-vidas e Serviços Gerais imediatamente constataram o evento e adotaram as medidas adequadas, conforme treinamento a que são submetidos, para que a criança tivesse seu braço removido com rapidez e segurança.

3) Foram acionados pela Gerência Geral, por cautela, os serviços do SAMU e do Corpo de Bombeiros;

4) Retirado o braço da criança, e já com a equipe do SAMU nas dependências do parque, aquela foi submetida a exames preliminares em sua Enfermaria pela equipe de paramédicos e enfermeira da Empresa, que não constataram, em princípio, fratura ou lesões graves.

5) Imediatamente a Gerência Geral providenciou o encaminhamento da criança, através da ambulância do SAMU, para um dos hospitais particulares de São Luís, sendo a mesma submetida a todos os exames necessários para avaliar suas condições de saúde.

6) Foram realizados exames clínicos, raios-x e tomografias, sendo, a final, afastada a possibilidade de ter havido fratura ou qualquer lesão grave.

7) A criança permaneceu em observação na noite do dia 17, recebendo alta no dia seguinte.

8) A empresa destacou dois dos seus gerentes para permanecerem em tempo integral ao lado da criança e de seus familiares no hospital, acompanhando todos os exames; após a alta, os Gerentes a levaram para sua residência.

09) A empresa se mantém em contato permanente com a criança e seus familiares, tendo se colocado à disposição dos mesmos para um eventual apoio.

10) Registramos que o Rio Lento, local onde ocorreu o fato, encontra-se em funcionamento desde o ano de 2012, não tendo havido registro de qualquer incidente durante este período no mesmo; a atração foi construída em conformidade com as regras de segurança deste tipo de equipamento, tendo passado por inspeção rotineira de manutenção há menos de trinta dias, não tendo sido constatada qualquer irregularidade ou risco em toda a sua extensão.

11) Além disso, todos os equipamentos que integram o Parque Aquático são inspecionados diariamente e somente são liberados para uso quando se encontrem em conformidade com as normas de segurança.

12) No dia do fato, a Equipe de segurança não detectou, em sua inspeção rotineira de liberação para funcionamento, o desprendimento da grelha de proteção, o que evidenciou ter aquela sido desprendida do local durante o seu funcionamento.

13) No dia seguinte foi constituída uma equipe para avaliar a causa do desprendimento da grelha, tendo sido constatado que ela possivelmente teria sido utilizada como ponto de apoio, ou seja, como degrau, para acesso a uma cachoeira localizada próxima ao local do fato.

14) A empresa destaca sua preocupação com a segurança dos seus clientes e funcionários, buscando sempre aprimorar suas ações preventivas e corretivas em prol do bem-estar de todos. A empresa tem consciência da sua enorme responsabilidade para com seus clientes e, com isso, cumpre rigorosamente a legislação com a adoção das medidas de segurança adequadas, realizando treinamentos dos seus funcionários, inclusive com a simulação de acidentes, para que possam agir, como no caso ocorrido, com rapidez, eficiência e serenidade.

15) No caso relatado, todas as medidas de segurança foram adotadas para evitar outras consequências, tendo a empresa oferecido total e irrestrito apoio ao nosso cliente e seus familiares.

16) Continuaremos sempre zelando pela segurança de todos, pois a segurança é o item mais essencial para o funcionamento pleno de qualquer parque aquático ou temático.

Colocamo-nos à disposição de V.Sa para quaisquer outros esclarecimentos que sejam necessários.

Atenciosamente,
Rosélia Pereira
Gerente Geral

Atenciosamente,

valparaiso nota

3 comentários para "Em nota, Valparaíso Acqua Park esclarece incidente com criança em piscina"


  1. iomar

    Nao foi seu funcionario guarda-vida ou Serviço gerais que tirou o branco do garoto,eu nao trabalho lá.

  2. iomar

    Isso eé mentira que salva vida nenhum salva a crianca .
    Quem retirou a crianca foi eu

  3. edna gomes

    mentira quem salvou a crianca foi o meu esposo .
    vamos falar a verdade e nao dar nota mentirosa que nem a gerente do park apareceu ,

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS