Sucesso maranhense além mar: dupla mostra de Meireles Jr. em Portugal

0comentário
Momentos especiais da mostra do fotógrafo Meireles Jr. em Portugal

Como bem descreveu o escritor português Fernando Pessoa “todo homem de ação é essencialmente animado e otimista”. E também “somos do tamanho de nossos sonhos”, por isso “viajar é preciso, viver não é preciso”.

Essas célebres frases são perfeitas para descreverem a jornada do fotógrafo e designer maranhense Meireles Jr. Um otimista sonhador, que não mede esforços para viabilizar seus projetos culturais, e revelar ao mundo as belezas do Maranhão através da sua arte na fotografia; sempre de forma independente e com apoio de patrocínios importantes, como o do Grupo Potiguar e do Governo do Estado, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, entre outros apoios empresariais.

Dessa vez, celebrando os 28 anos de uma premiada carreira na fotografia, Meireles Jr. levou à terra de Fernando Pessoa a mostra de fotos do seu décimo livro bilíngue (português e inglês) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão”. Trata-se de uma ampla pesquisa sobre o tema, e que retrata verdadeiras joias da arquitetura pombalina, fotografadas por ele em São Luís e nas cidades portuguesas de Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.

O projeto encantou os portugueses, nos dois eventos que foram promovidos nas cidades vizinhas de Póvoa do Varzim e Braga, no último dia 14 de março. O périplo foi um verdadeiro desafio logístico para Meireles Jr, que estava acompanhado da esposa Andreia Carolina e dos filhos João Guilherme e Maria Eduarda (Duda).

Mas o sucesso não poderia ser maior ou melhor: Público super qualificado e muitos elogios ao maranhense, inclusive na imprensa portuguesa. O primeiro evento foi viabilizado com o apoio do também maranhense Francisco Rocha, e aconteceu a tarde, na icônica Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, que leva o nome do avô de Chico Rocha. E foi prestigiado por diversos expoentes culturais da região, a exemplo de Tomás Carneiro, Presidente do Museu Internacional de Arte Contemporânea de Póvoa do Varzim e Dr. Afonso Queiroz, Pres. da Fundação Gramaxo de Oliveira.

Para Lurdes Adriano, Diretora da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto “o evento foi fantástico e nos sentimos entre amigos, que se reuniram para conhecer paisagens magníficas reveladas na obra, nos trazendo belas memórias e insights para grandes projetos futuros”.

Detalhe: Meireles Jr. teve a honra de usar a mesa na qual também já autografaram seus respectivos livros anteriormente, muitos autores renomados, a exemplo do Presidente José Sarney.

Em seguida, aconteceu uma animada noite de autógrafos e mostra de fotos, no badalado restaurante Dona Pipa de Rogerio Lima e da Chef Mônica Almada Lima, na cidade vizinha de Braga; com direito a pocket show de MPB dos músicos Cláudio e Cacau Oliveira. Entre muitos brindes e autógrafos, Meireles Jr. celebrou sua jornada como um embaixador do Maranhão no mundo, missão que ele tão bem desempenha a cada obra que lança.

Nos dois eventos em Portugal, Meireles Jr. fez questão de agradecer as empresas que o ajudaram a realizar mais esse sonho: Ceuma, Martins & Nogueira, Indubrima, Ideia Propaganda, InterMídia Comunicação, Target Veículos; além do Restaurante Dona Pipa (Braga) e da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto (Póvoa do Varzim).

“Voltamos a Portugal para apresentar um trabalho de resgate arquitetônico. Esse décimo livro tem um significado muito especial para mim e sou muito grato aos patrocinadores e apoiadores que viabilizaram a chegada desse projeto em Portugal. Meu intuito foi nos aproximar dos europeus através da fotografia, e mostrar aos portugueses o porquê da capital maranhense ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Como legado desse esforço, que fique o fomento ao turismo, novos projetos culturais entre os dois países, e o meu apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís” enfatizou Meireles Jr.

Sem comentário para "Sucesso maranhense além mar: dupla mostra de Meireles Jr. em Portugal"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS