Decisão em março

1comentário

roseana-sarney

A governadora Roseana Sarney (PMDB) confirmou ontem que, “no começo de março”, decidirá se renuncia ao cargo para disputar a vaga no Senado que será aberta com o fim do mandato do senador Epitácio Cafeteira (PTB), ou se permanece no Governo do Estado até o fim do ano. A declaração foi dada no Palácio dos Leões, após o anúncio de reajuste salarial aos servidores do Estado.

Seja qual for a decisão, ela já avisou: “Eu sou política, não vou abandonar a política e vou continuar fazendo política”.

A governadora também comentou as recentes pesquisas eleitorais, que apontam cenário de liderança apertada da peemedebista, ou de dianteira de adversários, e ressaltou não temer os números. Segundo ela, qualquer que seja a decisão, seu futuro será permanecer “na luta” eleitoral ou administrativa.

“Todo mundo muito curioso quanto ao Senado. Eu quero dizer a vocês que ainda não tem uma definição. Eu vou definir no começo de março, mas eu quero dizer a vocês que nada me assusta. Não tem pesquisa que me assuste, não tem nada. Se eu tiver de sair, eu vou para a luta, se eu não tiver de sair, eu fico na luta aqui também”, declarou.

Secretariado – Roseana também confirmou a informação de que a Casa Civil expediu recomendação aos secretários para que assinem cartas por meio das quais deixam os cargos à disposição da comandante do Executivo. Segundo apurou O Estado, esse é um dos indícios de que ela deve mesmo deixar o cargo.

A governadora, contudo, considerou normal o procedimento, já que deve haver mudanças no secretariado devido à proximidade das eleições. Aqueles que desejam ser candidatos precisam se desincompatibilizar até o dia 5 de abril.

“É natural [a Casa Civil emitir a recomendação]. Você está no último ano [de mandato] e evidentemente que é natural que todos coloquem os cargos à disposição, porque, se tiver de fazer alguma mudança, isso seria possível. Muitos também são candidatos, outros querem sair, então, aproveita-se e já se faz as mudanças”, ressaltou.

Especificamente sobre a possibilidade de exonerações de secretários-candidatos, Roseana Sarney explicou que pretende fazer as alterações na equipe “antes do Carnaval”, mas pontuou também que pode ter dificuldades para isso, dada a exiguidade do tempo.

“Realmente, se der tempo, eu quero fazer essa mudança antes do Carnaval. Nós estamos querendo fazer as mudanças dos secretários, das pessoas que querem sair até o Carnaval. Vamos ver se dá tempo, porque o Carnaval está em cima da hora. Se não der tempo, paciência, vai ser depois”, completou.

Eleição indireta

A governadora Roseana Sarney (PMDB) disse ontem acreditar que os deputados da base governista “vão se acertar por lá” em relação às definições para a possibilidade de uma eleição indireta em caso de renúncia da peemedebista.

Figuram como prováveis candidatos para a disputa o atual presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ambos do PMDB e da base aliada. Mas houve sinais de tensão nos últimos dias, principalmente no processo de discussão da lei que estabelecer regras gerais para o pleito.

Para Roseana, qualquer decisão relacionada à eleição indireta – se ela ocorrer – deverá ser tomada pelo Legislativo, sem ingerência do Executivo.

“Essa é uma questão da Assembleia Legislativa, não é do Executivo. Eu acredito que eles [deputados] vão se acertar por lá, como se acertaram na questão da emenda [ao projeto de lei que trata da eleição indireta] que eles colocaram. Houve um acordo e eles se acertaram sem problema nenhum”, disse.

O acordo citado pela peemedebista, contudo, foi mediado por ela própria – durante uma conversa por telefone com líderes de blocos governistas -, que não nega estar disposta a manter interlocução com os aliados na Assembleia para a solução de conflitos -, embora ache que a experiência dos parlamentares seja o suficiente para o estabelecimento de um consenso sobre o tema.

“Às vezes, a gente tem de mediar. Se houver necessidade, farei isso. Mas eles são experientes, são adultos, têm um presidente, que é o deputado Arnaldo Melo, que já está há muitos anos na Assembleia, tem muita experiência. Enfim, eu acredito que não haverá nenhum problema”, finalizou.

Foto: De Jesus/ O Estado

O Estado

1 comentário para "Decisão em março"


  1. claudio

    COMENTÁRIO MODERADO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: