Saída de Joaquim Haickel é um equívoco

18comentários

joaquim

O secretário Joaquim Haickel estaria de saída da Secretaria de esporte e Lazer. Ele será substituído por Fredson Cutrim Froz dentro da minireforma que deverá ser anunciado nos próximos dias pela governadora Roseana Sarney. O assunto é tratado com muito sigilo nos bastidores do Palácio dos Leões.

Mas qual o motivo desta possível troca? Essa é a grande perguta que todos nós que trabalhamos com o esporte estamos fazendo. Joaquim Haickel vai ser deslocado para outra pasta? Qual seria o objetivo de uma mudança exatamente no esporte? E porque só agora, faltando pouco mais de 7 meses para o fim do atual governo?

Nada contra o Fredson Cutrim Froz que foi secretário de Governo e também de Juventude, Esporte e Lazer em São José de Ribamar, mas ninguém nos últimos anos trabalhou com tanta dedicação e sensibilidade às coisas do esporte no Maranhão como Joaquim Haickel. Por isso, a sua substituição, agora, por quem quer que seja será vista como um equívoco sem tamanho.

O atual secretário é reconhecido por todos os segmentos esportivos, tanto profissinal como amador pelo trabalho que realiza à frente da Sedel onde faz milagre com o orçamento pequeno que sempre teve.

O esporte nunca foi e nem será prioridade em governo algum. Seja ele, municipal, estadual ou federal. No esporte são sempre colocados gestores que não conseguiram ocupar pastas consideradas melhores. Joaquim Haickel chegou para inverter esta lógica.

Desde o início do governo Roseana, Haickel resistiu assumir uma secretaria. Abidicou da reeleição de deputado estadual e não queria mais nada com a política, mas provocado por várias pessoas do segmento esportivo, dentre os quais eu mesmo, decidiu aceitar o desafio e assumiu a Sedel para tirá-la da inércia.

Autor da Lei de Incentivo à Cultura e Esporte, o secretário Joaquim Haickel conseguiu tirá-la da gaveta e hoje muitas modalidades esportivas já não precisam andar mais com pires na mão. Isto foi possível pelo fato da Sedel ter à frente alguém tão bem relacionado e preocupado com o esporte como é Joaquim Haickel.

A sua saída agora é uma perda muito grande para o esporte. Espero ser contrariado, mas o governo está cometendo um erro neste momento. Diria que uma “invenção”, pois com política pública não se brinca.

O que mais estranho nestes anos todos que acompanho o esporte é o fato de que, toda vez que se fala em mudanças nos governos e que sobra alguém, este acaba indo para o esporte.

Ao secretário Joaquim Haickel, com permissão dos desportistas fica o nosso muito obrigado pelo que tem feito no esporte do Maranhão. Nós sabemos que você só não fez mais porque não teve os meios…

18 comentários para "Saída de Joaquim Haickel é um equívoco"


  1. antonio braid

    Parabens Roseana – Guerreira

    Pela manutenção do Nosso Nagibão na pasta da Secretaria de Esporte, falta realmente 7 meses, ele tem programa e um bom corpo técnico, e vão continuar fazendo um bom trabalho nesses últimos meses de sua administração. Força Nagibão o pessoal do ramo lhe parabenizar pelo o excelente trabalho, força irmão.

  2. Antonio Carlos Almeida Machado

    Bom dia senhor jornalista. Sou da comunidade do Barreto e ficamos putos(desculpe a palavra) com essa noticia. O secretario Nagib foi o unico desses que ja passaram pelo esporte que olhou para nos. Construindo uma quadra no complexo,reformando a quadra do Barreto,colocou aparelhos de esportes para nossa comunidade que faz cooper e ainda tem o programa que da aulas de gratis para as senhoras da nossa comunidade. Essa governadora nunca deu um pulo aqui pressas bandas.nao apoia o esporte e nem sabi o que acontece e ta fazendo uma injustica tirando uma pessoa que ta fazendo alguma coisa e colocando um ze ninguem so porque e parente de edmar cutrim e irmaod e desembargador.so digo que nos nao apoiamos e vamos reivinidicar e protestar essa saida.meu nome e antonio carlos e estou na comunidade do barreto para quem quiser procurar.fora essa fred.

  3. Rafael

    Milagre? Caro Zeca condidero voce um dos melhores jornalista que temos, o único defeito que possui é fazer parte de um grupo (mirante) vinculado ao governo que faz do Maranhao um dos piores se nao o pior estado com baixissimo indicie em educacao, isso e fato, discorda? Antes que alegue que sou Flavio Dino lhe adianto, esse comunista consiguira fazer tanta sacanagem e falcatruas quanto o Grupo Sarney. Mas voltando ao assunto vejamos. Alguns relataram que a criacao da lei de incentivo ao esporte foi uma grande ideia do Joaquim, de fato foi, porem nao pra beneficiar nosso esporte mas sim uma alternativa de desviar dinheiro publico de forma “legal”. Alguns exemplos: Voce sabe quanto esta liberado para o Circuito Maranhense de Beach Soccer 2014? Cerca de 1.400.000 . Agora voce sabe quem e o presidente da Federacao de Beach Soccer? Eurico Pacifico braco direito de um dos Sarneys. O Maranhao Basquete movimentou cerca de 4 milhoes em suas 3 edicoes. Voce sabe qual clube recebe tal incentivo? Beto Sport clube vinculado a Federacao Maranhense de Basquete. Voce sabe quem coordena o Maranhao Basquete? Eurico Pacifico. Sabes quemcoordena o projeto milhonario Maranhao Volei? Eurico Pacifico. Nao ha milagres na gestao do amante do esporte Joaquim Haickel. Os Jems se tornou um evento totalmente desinteressante, sem publico e com baixo nivel tecnico. No inicio da gestao lembro bem, o Joaquim disse que ate o final de sua gestao entregaria o ginasio Costa Rodrigues. Voce sabe como ta o referido ginasio? Em ruinas. Se ele e o homem do milagre e de palavra porque nao concluiu o Costa Rodrigues como prometeu? Quantos milhoes foram disponibilizados para a reforma do Castelao? Dinheiro suficiente para construir novo estadio. Desculpe nobre jornalista, nao ha milagres nesse caso, mas sim uma politica do Pao e Circo onde o governo garante comida barata ao povo atraves dos restaurantes populares e diversao atraves dos projetos milhonarios financiados pela lei de incentivo, desviando a atencao do povo dos diversos problemas da sociedade como falta de educacao, saude e seguranca.

    • Zeca Soares

      Você começou falando de política, certo? Mas depois disse que gostaria de falar mesmo sobre a Lei de Incentivo….
      Lamento o seu desconhecimento. Além dessas modalidades, pela Lei de Incentivo, até quadra de uma escola da Prefeitura de São Luís está sendo beneficiada na zona rural. Poderia lhe dizer também sobre a reforma da quadra na Liberdade via Lei de Incentivo, mas o convidaria a conhecer o que foi feito no Barbosa de Godóis, onde existia a centenária árvore barrigudeira, o local virou uma bela quadra onde se joga e se produz o melhor handebol do Maranhão. Poderia falar para você de outras modalidades também. Mas vou ficar aí.
      Sobre o Basquete, Beach Soccer e o vôlei, a questão para você é porque tem o apoio do Sistema Mirante. Que bom seria se outros veículos de comunicação daqui abraçassem o esporte como se faz aqui.
      Castelão e Costa Rodrigo você precisaria cobrar primeiro o Weverton Rocha o que foi feito.
      Sobre o JEMs não é de hoje que não tem o mesmo apelo. Mas nem por isso deixou de ter a sua importância para quem disputa.
      Joaquim pode ter errado por ter prometido, mas acredito que a burocracia pode ter atrapalhado, infelizmente.
      E digo isto a você porque acompanho as coisas do esporte aqui.

  4. Chico Leitoa

    Como todos sabem, não sou aliado político do Joaquim, consequentemente não vou questionar a decisão de sua substituição com o jogo em pleno andamento. Porém, com suas qualidades, homem de conduta retilínea, deputado da melhor qualidade, gestor sensível e com preparo, boa convivência com todos os setores da sociedade, perde o seu grupo político, perde o Maranhão.

  5. Ramabi

    O idealizador de uma grande ferramenta para o nosso esporte maranhense, que e a Lei de Incentivo, esta saindo, estamos triste, pois o Esporte Maranhense esta de luto.

  6. Tonni Castro

    Concordo com o texto do jornalista Zeca Soares, pois embora não possua os conhecimentos do mesmo no campo da atuação do secretário de esportes, entendo que o mesmo procurou desenvolver o seu trabalho, com muito dinamismo, coerência e dignidade, características que faltam à grande maioria que exerce o múnus público.

  7. Marcos

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É MUITA BURRICE……………..

  8. Marcelo

    Como desportista que sou acho essa notícia uma grande injustiça com o secretário Joaquim Haickel e um grande desrespeito com o meio esportivo porque o secretário Joaquim é um homem que ouve a todos nós e ajuda todas as modalidades esportivas e será uma pena a sua saída.

  9. Paulo Neto

    Nos causa espanto essa decisão da Governadora. Ela quer o que? jogar tudo fora que o esporte maranhense conquistou nesses últimos três anos? Nagibão sempre foi um mágico realizando tudo que realizou sem apoio nenhum e principalmente sem orçamento. Quem é esse Fredson. Qual a experiência que ele tem com gestão esportiva? Jogou o que? Sinceramente um tiro no pé da Governadora.

  10. ToNI

    O problema é o sobrenome…………………

  11. Paulo Serra

    Como é que o Governo do Estado vai tirar um secretário que tem excelente relacionamento com o meio esportivo no Maranhão só mesmo aqui essas coisas ainda acontecem e não se aprende que não se muda o que está certo na administração pública?

  12. Desportista

    É um grande absurdo isto se acontecer mesmo porque Joaquim Haickel realiza um grande trabalho em prol do esporte maranhense.

  13. antonio braid

    Zeca ,

    Tem um ditado que diz, acompanho o relator, Nagibão é um exemplo da cultura viva da nossa cultura e o esporte faz parte dela.Penso que é hora de somar e não de dividir faltam 7 meses, não tem justificativa para mudança de um cargo aonde o titular esteve três anos e três meses, e não tem nada que o comprometa a sua conduta. Nagibão é grupo, e faz parte deste grupo, falo como desportista e profissional da area.

  14. Pedro Maciel

    Já era hora. Venhamos e convenhamos, depois de tanto tempo, se gabar apenas pela entrega do Castelão é muito pouco para uma Secretaria.
    Quem sabe o próximo crie e cumpra as metas de trazer e reformar nossas praças esportivas na capital e no interior, onde não temos áreas de lazer alguma. Vide como exemplo as abandonadas pracas esportivas do COHAJAP, COHAB, ALEMANHA, Anjo da Guarda e claro a maior omissão de todas, o ginásio Costa Rodrigues, fechado a anos e nada se faz.
    Outra projeto será a promoção de um ou dois atletas olímpicos, já que até o Piauí tem um campeão olímpico. A saída seria criar ou fortalecer no máximo duas modalidades e todo o investimento do Estado ir para esses possíveis atletas destacáveis.
    Em resumo, mais um secretário que nada acrescentou e ainda consegue se gabar de ser um ótimo gestor.

    • Consuldec São Luis

      Pedro Maciel, você é um ignorante. Procure se informar primeiramente. Quem deveria cuidar de praça era a Prefeitura, que alias não cuida de Nada.

      Quanto a gestão do honroso Joaquim e sua competente equipe (Clineu Coelho principalmente e Alim Neto) quero parabeniza-los pela excelente gestão do esporte maranhense dos últimos 20 anos.

      O Maranhão ganhou expressão nacional com a Lei de Incentivo ao Esporte, sendo o único estado do Nordeste que possui, com as Seleções de Volei, Basquete e Beach Soccer, reinauguração do Castelão, que estava abandonado, sem recursos suficientes para tal e que foi fundamental na campanha do Sampaio Correia pra captação de recursos; Reconstrução do Costa Rodrigues, em fase final, que foi destruído e roubado pelo Ewerton Rocha; Maranhão Feliz em diversos municípios do Estado; Progama Terceiro Tempo em Timon-MA; Programa Terceira Idade; Promoção de vários torneios, campeonatos, viagens, construção de quadras e financiamento de atletas pela Lei de incentivo ao Esporte; Rallie dos Sertões de 2011, ufa. E só não fez mais por falta de recursos, pois esta Gestão trabalhou muito. Será que o novo secretario vai manter todas essas conquistas???? Se assim quiser, MANTENHA A EQUIPE QUE LÁ ESTA e terás sucesso.

      • Pedro Maciel

        Rapaz tu tem coragem de dizer que não é responsabilidade do Governo do Estado o incentivo a construção de praças de lazer? Acorda cara. Se tivessem pessoas sérias querendo a mudança através do esporte neste estado, no mínimo convênios e parcerias poderiam ser concretizadas.
        Outra coisa, duvido se alguém tem coragem de investigar a fundo o orçamento, manutenção e manuseio dos “recursos” utilizados para bancar o volley e o basquete. Tu sabes quem tá lucrando com isso? procure saber. Isso é a maior lavagem de dinheiro que já se viu neste Estado. Sai deste teu mundinho encantado de gestor perfeito.
        No futebol, nunca ajudaram os times daqui, agora ano passado quanto teve uma projeção nacional, chamaram pra “cafezinho” no palácio como se sempre tivesse havido apoio. Quem sofreu com o sampaio nas temporadas de 2009/2010 e 2011 sabe disto.
        Este mesmo blog publicou isso.
        Tu acha que esse teu semi-deus é competente, me mostre um atleta de alto redimento que nos temos? até o Piauí tem um.
        Sou do interior do Estado, incentivo ao esporte passa é longe destes locais, portanto, dizer que esta é a gestão perfeita que deixará saudade, só ser for para alienados como você.
        Agora é muito fácil se esquivar alegando “com os mínimos recursos que nós temos”

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: