Livro do Vasco

8comentários

Captura de Tela 2015-04-04 às 18.48.06Acabo de receber de presente o primeiro livro do excelente jornalista Pedro Venâncio e conhecedor profundo de futebol “Nasce o gigante da Colina”, lançado pela editora Maquinária.

Pedro Venâncio é maranhense e tem 28 anos. Formado pela Universidade Federal do Maranhão, Pedro trabalhou em jonais como O Imparcial, Correio Brasiliense, Folha de São Paulo, nos sites Trivela e Olheiros.net, além de participações na revista Placar e ESPN. Atualmente, Pedro Venâncio é editor do Globoesporte.com, onde assina o blog “Na base da bola”.

Ao ser campeão carioca, em 1923, o Vasco despertou a ira racista e elitista dos adversários, que tentaram, a todo custo, tirar o novo grande da disputa, fazendo diversas exigências. Outro clube talvez tivesse aceitado, mas não o que nasceu para unir brasileiros e portugueses. Não o Vasco altaneiro, independente, brasileiro, português, branco, negro, pobre, rico, e, acima de tudo, Vasco. O mesmo que, pouco depois, inaugurou o gigante Estádio de São Januário.

É esta história que o jovem jornalista Pedro Venâncio conta neste livro. Com alma de pesquisador, conseguiu entrar de forma simbólicana máquina do tempo, para fazer esta incrível viagem aos anos 1920 e às próprias raízes desta filosofia de vida que se chama Clube de Regatas Vasco da Gama.

Fica a dica para a boa leitura…

8 comentários para "Livro do Vasco"


  1. Luis Henrique

    Apesar do jornalista ser maranhense, não quer dizer que você vai dar ênfase a isso.
    Já observei por diversas vezes o seu comportamento pró Rio-SP.
    Mais uma vez valorize o que é nosso.
    Ele escreveu sobre o Vasco, naturalmente não tem interesse pelo futebol Gonçalvino.
    Saudades do Edvan Fonseca, Albino Soeiro, Aita, Denir Cabral, Cassas de Lima, Nicolau Duallibe, Pedro Vasconcelos, entre outros. Pessoas que podem servir de exemplos neste caso.
    Luis Henrique – direto de Roraima

    • Zeca Soares

      Mais do que eu valorizo é impossível. Me reservo e respeito a sua opinião, mas prefiro não comentar alguns nomes citados acima

  2. Rodrigo stenio

    Parabéns amigo pedro, fui presenteado com seu livro por nosso amigo Luciano Reis, vi voce tambem no arena,apesar de ser botafoguense, adorei o livro,rsrsrs. sucesso . abraços.

  3. Luis Henrique

    E o do Sampaio, Moto ou Mac porque você não fala?

    Deixe o futebol do centro-sul de lado rapaz.
    Divulgue o que é nosso.

    • Zeca Soares

      Desculpe Luís Henrique aqui sou livre e falo dos assuntos que achar que tenho que falar. E se existe uma coisa que você nem ninguém pode reclamar é do fato de divulgar os clubes daqui do Maranhão. agora se eu não puder falar de um jornalista maranhense.

  4. Pedro Venancio

    Grande Zeca, muito obrigado pelas palavras! Nos encontramos em junho, quando eu tiver por aí. Abraço!

    • Zeca Soares

      Um grande abraço. Vamos nos encontrar sim. Assim que for ao Rio lhe procuro.

  5. Livro do Vasco – Imperatriz – MA

    […] Escrito por “Zeca Soares”: […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: