Prefeitura realiza ações contra o câncer de mama

4comentários

Como parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta segunda-feira (15), um mutirão de ações preventivas de saúde voltado às mulheres no Centro de Saúde do Residencial Paraíso, na região Itaqui-Bacanga. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações preventivas contra o câncer de mama – mote da campanha – e levar às mulheres da comunidade orientações sobre o problema e incentivá-las a buscar o diagnóstico precoce. O mutirão, que acontecerá também em outras unidades de saúde, tem a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e segue orientação do prefeito Edivaldo.

Durante o mutirão no Centro de Saúde do Residencial Paraíso, realizado das 8h às 16h, foram ofertados às mulheres palestras educativas sobre o câncer de mama, consultas médicas, serviços de enfermagem, testes rápidos de HIV e hepatites, serviços de coleta de exames preventivos do câncer do colo do útero (Papanicolaou), além de distribuição de preservativos e atividades de valorização da mulher.

“Nosso objetivo é aproximar das comunidades as ações de saúde preventiva voltadas ao público feminino, para intensificar, durante o Outubro Rosa, o trabalho que a gestão do prefeito Edivaldo já desenvolve na rotina das unidades básicas de saúde. São ações de extrema importância para a prevenção, alerta sobre o problema e orientação sobre o câncer de mama, um dos que mais mata mulheres em todo mundo, mas que pode ser tratado se observado precocemente”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Ainda entre as ações desenvolvidas no mutirão, destaque para o ‘Cantinho do Autoexame’. Intitulada “o reflexo da mulher que se cuida”, a atividade realiza com as mulheres demonstrações práticas do autoexame das mamas, oportunidade na qual, de frente para um espelho, elas recebem orientações de como fazer em si própria o toque nas mamas para verificação de anormalidades e conhecimento do próprio corpo.

Foto: A. Baeta

4 comentários para "Prefeitura realiza ações contra o câncer de mama"


  1. carlos

    Boa iniciativa da prefeitura, pra refoçar essa campanha.

  2. Renata

    Que maravilha! parabens pela iniciativa, esse tipo de ação é muito importante pra população

  3. helena

    É importante reforçar essa campanha, pois por incrive que pareça ainda tem muitas mulheres que não se informam sobre o assunto.

  4. Aline

    Mais uma boa iniciativa da prefeitura! Muito bom saber que podemos contar com ações como essas que ajudam a previnir o câncer de mama

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: