UFMA reforça campanha nacional de prevenção e combate ao Aedes aegypti

0comentário
Adesão da UFMA à campanha coincide com a assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o zika, do Ministério da Educação 1

Adesão da UFMA à campanha coincide com a assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o zika, do Ministério da Educação

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão aderiu à campanha nacional de prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika, do Ministério da Saúde. Agora, quem entra no site da UFMA se depara com mosquitos voando na tela. Ao clicar em um deles, é aberto um pop-up que direciona o usuário para o link no portal do ministério com mais informações sobre a campanha.

A adesão da UFMA à campanha coincide com a assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o zika, do Ministério da Educação (MEC), na última quinta-feira (4), no Palácio do Itamaraty. Um total de 20 entidades aderiu ao Pacto, entre elas a UFMA, e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).

Na ocasião, ficou definida a formação de um grupo de trabalho (GT) nacional com instituições federais de ensino superior (Ifes) para traçar um plano de combate das universidades contra o mosquito Aedes aegypti – que além do vírus zika pode transmitir dengue e febre chikungunya. O GT será coordenado pelo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Henry Campos.

Na tarde desta quarta-feira, 10, a reitora Nair Portela reuniu pró-reitores e assessores para definir as ações e medidas que a UFMA adotará a partir de agora. Ficou decidido que, além de uma campanha intensiva de combate aos focos de criadouro do aedes aegypti nos campi de São Luís e do continente, serão programadas atividades específicas nos dias 19 e 26 de fevereiro e 04 de março, como panfletagem, palestras educativas e exibição de vídeos sobre a prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika.

Para a reitora Nair Portela, o envolvimento da UFMA se dará por inteiro de modo a colaborar com o governo nas ações. “Vamos mobilizar a comunidade universitária e a sociedade em geral para vencer o mosquito e, assim, dar a nossa parcela de contribuição para o bem estar e a saúde da população do nosso estado”, conclamou.

Desde janeiro, a UFMA tem intensificado a adoção de medidas como a limpeza regular das caixas d’água e coleta de embalagens e objetos que acumulem água, no intuito de combater a proliferação do mosquito. Ao todo, a UFMA possui mais de 60 caixas d’água distribuídas em todos os prédios, seja na Cidade Universitária Dom Delgado, seja nos campi do continente. Essas caixas variam de mil a 165 mil litros, dependendo do tamanho do prédio e da utilização do fluxo de água. O serviço de limpeza de uma caixa d’água leva em torno de quatro horas, tempo suficiente para fazer o esvaziamento e, em seguida, a lavagem com água sanitária.

sem comentário »

Milhares de foliões lotam corredor da folia em Anajatuba

0comentário
Corredor da folia ficou pequeno para a multidão que lotou o show da pernambucana Mara Pavanelly

Corredor da folia ficou pequeno para a multidão que lotou o show da pernambucana Mara Pavanelly

Como já era de se esperar, desde sábado(06), milhares de foliões anajatubenses e de cidades vizinhas estão lotando o principal corredor da folia na cidade de Anajatuba. No domingo(07), as imagens aéreas evidenciam que durante o show da pernambucana Mara Pavanelly o local ficou pequeno para os milhares de foliões que escolheram o município para passar a folia momesca.

Carnaval deste ano foi o maior e melhor já realizado pela prefeitura em Anajatuba

Carnaval deste ano foi o maior e melhor já realizado pela prefeitura em Anajatuba, segundo a população

Ainda no domingo, a animação ficou por conta da banda Ki-Balada e Césio Tenório. Na segunda feira(08), Safadões do forró, Kaiambá e Ki-balada subiram ao palco. E hoje(09), Ki-balada, Pegada dos Plays e a banda cearense Brasas do Forró garantirão a alegria no último dia da festa de Momo.

Imagem aérea comprova sucesso da folia promovida pelo prefeito Sydnei Pereira

Imagem aérea comprova sucesso da folia promovida pelo prefeito Sydnei Pereira

Desde a abertura da temporada, os anajatubenses são unânimes em afirmar que o Carnaval de 2016 ficará marcado como o maior e melhor já realizado pela prefeitura, sob o comando do prefeito Sydnei Pereira.

sem comentário »

Inaugurado novo Mercado Municipal do Anil

1comentário
Novo Mercado Municipal do Anil tem estrutura para 56 boxes e mais 40 bancas

Novo Mercado Municipal do Anil tem estrutura para 56 boxes e mais 40 bancas: obra muito aguardada e bem vinda

A Prefeitura de São Luís inaugurou, neste sábado, a tão esperada reforma do Mercado Municipal do Anil. A obra foi entregue pelos secretários municipais de Governo, Lula Fylho, e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Aldo Rogério. Durante a cerimônia, houve um momento de oração, em agradecimento pela conclusão da benfeitoria, e foi servido um café da manhã.

Construído com recursos próprios do Tesouro Municipal, o Mercado do Anil tem estrutura para 56 boxes e mais 40 bancas. A feira também ganhou uma lixeira para depósito de detritos, Outra melhoria foi a revitalização da área da entrada.

Feirantes e consumidores se disseram satisfeitos com a reforma do mercado, que, para eles, foi muito bem vinda. Destacaram que a melhoria foi bastante aguardada por todos e se mostraram felizes ao ver tudo pronto. “Agora temos um lugar melhor para trabalhar”, comemorou um vendedor de pescado.

1 comentário »

Italuís parado

0comentário

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o Sistema Italuís está paralisado desde as 3h15 deste sábado (6). O problema foi ocasionado por um desligamento intempestivo na subestação elétrica do Sistema.

As equipes de manutenção elétrica trabalham para solucionar o problema desde as primeiras horas da manhã de hoje. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até as 17h deste sábado.

A produção e o bombeamento de água para São Luís serão reiniciados logo após a conclusão dos serviços. O abastecimento para as áreas atendidas pelo Sistema Italuís – aproximadamente 60% dos bairros de São Luís – será normalizado gradativamente em até 48 horas.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

sem comentário »

SET e rodoviários firmam novo acordo

0comentário

A paralisação do transporte público em São Luís, que poderia ser deflagrada a qualquer momento, está descartada, pelo menos por enquanto. Em reunião realizada na tarde deste sábado (6), empresários do setor que ainda não haviam quitado a folha salarial de janeiro prometeram depositar os vencimentos de motoristas, cobradores e fiscais até a manhã de hoje, Domingo de Carnaval.

Até ontem, as seguintes empresas não haviam efetuado o pagamento de salários dos trabalhadores:

Gonçalves
Moraújo
Transpremium
1001 Expresso
Expresso Solemar

sem comentário »

Deputado Wellington pede reforço da segurança para o Carnaval

0comentário
Indicação de Wellington foi enviada ao governador e ao secretário de Segurança Pública

Indicação de Wellington foi enviada ao governador e ao secretário de Segurança Pública

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para solicitar reforço da segurança pública no Carnaval. A solicitação do parlamentar foi formalizada através de indicação enviada ao Governador do Estado e ao Secretário de Segurança Pública. Além disso, o Wellington também solicitou à Prefeitura de São Luís o reforço na segurança das escolas públicas municipais, tendo em vista os constantes casos de vandalismo caracterizados nas invasões.

Ao realizar a solicitação, o deputado mencionou que, com o período de carnaval, tem-se uma ênfase nos índices de violência, o que fundamenta a necessidade de se reforçar o combate à criminalidade e, por conseguinte, a proteção ao cidadão.

“Diante do período carnavalesco, surge a preocupação no maranhense quanto ao aumento na violência e criminalidade. Por isso, solicitamos o reforço na segurança em tal período. Além disso, solicitamos que fossem enfatizadas as ações de segurança nas escolas públicas de São Luís, principalmente durante o carnaval, tendo em vista que as escolas estão sendo alvo de vandalismo e invasões. O objetivo de tal solicitação é evitar a concretude do risco de que, ao retornar, na próxima semana, às nossas escolas, que já estão sucateadas,estejam em situação bem pior devido à ação dos vândalos. Ressaltamos aqui a nossa solicitação de reforço nas medidas de segurança em nosso estado, objetivando garantir um feriado marcado pela alegria e não pela violência”, ressaltou.

sem comentário »

Carnaval em Anajatuba promete ser o melhor da região

0comentário

carnaval anajatuba

Diferente de muitos gestores, que já anunciaram o cancelamento das festas carnavalescas, no município de Anajatuba, sob o comando do prefeito Sydnei Pereira, a festa momesca promete ser o melhor da região, com quatro dias de programação.

Uma megaestrutura de palco foi montada para receber as nove bandas no principal corredor da folia, na sede, de sábado (06) a terça-feira (09). Na segunda-feira(08), a partir das 16h30, na tenda eletrônica, sob o comando do DJ Carlão, acontecerá o vesperal infantil. No povoado Afoga, uma radiola de reggae garantirá a alegria dos foliões.

No sábado, a folia será embalada pelas bandas Ki-Banda e Canários do Reino, além do cantor Herton Rá. No domingo, o ponto alto ficará por conta da cantora pernambucana Mara Pavanellyt e, ainda, Ki-Balada e Césio Tenório. Na segunda feira(08), Safadões do Forró, Kaiambá e Ki-Balada subirão ao palco.

Na Terça-Feira de Carnaval, acontecerá um encontro de blocos alternativos no povoado Bacabal, de onde seguirão para a sede. Também no último dia de folia se apresentarão Ki-Balada, Pegada dos Plays e a banda cearense Brasas do Forró, garantindo animação no encerramento da festa de Momo.

Além de um reforço da polícia militar, centenas de seguranças foram contratados para garantir a tranquilidades dos visitantes e foliões anajatubenses.

sem comentário »

Empresas descumprem acordo e ônibus podem parar a qualquer momento

0comentário

Desde as primeiras horas de sábado, a diretoria do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão está percorrendo garagens de empresas que atuam no transporte público de São Luís que não efetuaram o pagamento dos salários de janeiro aos trabalhadores.

Na garagem da 1001 Expresso, por exemplo, motoristas, cobradores e fiscais permanecem do lado de fora, no aguardo de um posicionamento da empresa. Em reunião na tarde de sexta-feira (5), entre o Sindicato dos Rodoviários e o sindicato patronal (SET), ficou estabelecido que os empresários depositariam o salário nas contas dos trabalhadores até as 18h daquele dia. O fato é que muitas empresas descumpriram o acordo. Na 10ertiu01 Expresso, somente 10% dos funcionários receberam os vencimentos.

Em outras empresas, foram destinados à categoria vales com valores variáveis de R$ 100,00 e R$ 200,00. Neste momento, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Isaias Castelo Branco, está acompanhando pessoalmente toda a situação. “Ontem, nos reunimos com o SET e, durante o encontro, acordamos uma coisa e neste sábado somos surpreendidos com empresários adotando postura completamente diferente. Não vamos permitir que a categoria seja desrespeitada, diante da negativa do pagamento dos salários. Vamos continuar pressionando para que esse acordo seja devidamente cumprido. Se o dinheiro não cair na conta dos trabalhadores, não teremos outra alternativa, motoristas, cobradores e fiscais dessas empresas, cruzarão os braços”, advertiu o líder sindicalista.

Na tarde deste sábado (5), toda a diretoria do Sindicato dos Rodoviários se reuniu para definir quais medidas tomar diante dessa situação.

Relação das empresas que até agora não efetuaram o pagamento de salários dos trabalhadores:

Gonçalves
Moraújo
Transpremium
1001 Expresso
Expresso Solemar

sem comentário »

Clima de Carnaval invade a Viva Água

0comentário
Muita animação marcou festa de Carnaval promovida pela escola Viva Água

Muita animação marcou festa de Carnaval promovida pela escola Viva Água

A Academia Viva Água entrou no clima de Carnaval e realizou um grande baile temático com a participação de crianças e adultos, que caíram na dança ao som da banda Vagalume. O evento é realizado anualmente, sob a coordenação da professora Denise Araújo.

Todos os participantes seguem à risca uma das exigências da festa: que principalmente a criançada use fantasias as mais diversas. “Todos os anos realizamos esta festa popular com a participação dos nossos alunos e convidados e a proposta é sempre um sucesso”, disse Denise Araújo.

O clima de Carnaval não se limitou ao baile. Diariamente, os alunos começavam as atividades levados pela alegria da festa e fotografavam no mural decorado especialmente para o período de folia.

sem comentário »

Eldorado só no nome

0comentário

As imponentes mansões que formam o Jardim Eldorado são o único indício de que se trata de uma área nobre, com imóveis avaliados na casa dos milhões. De resto, o bairro, cuja entrada é margeada pela Avenida São Luís Rei de França, é cercado por problemas comuns à pobre periferia. Assaltos, buraqueira, lixões e iluminação pública deficientes são alguns dos problemas que afligem os moradores, gente abastada, mas que só tem luxo e segurança (esta, nem sempre) dentro de casa. Abaixo, dois exemplos do caos que impera no lugar, que deveria ser um eldorado, literalmente:

Lixão e foco do mosquito Aedes aegypti na Rua Santa Quitéria, uma das principais vias do bairro

Lixão e foco do mosquito Aedes aegypti na Rua Santa Quitéria, uma das principais vias do bairro

Placa de trânsito sustentada por estaca na Rua Santa Quitéria, a poucos metros da Clínica Eldorado

Placa de trânsito sustentada por estaca, após ter sido atropelada por motorista que invadiu a calçada

sem comentário »