Intriga desfeita

0comentário

tatuagem lobão

Comunistas até tentaram fazer intriga, mas a imagem acima não deixa dúvida de quão afinados estão a governadora Roseana Sarney e o seu candidato à sucessão, Lobão Filho. A harmonia é tanta que Roseana tatuou o nome e o número 15 do aliado peemedebista no punho direito, fato que chamou bastante atenção ontem, durante a visita que a chefe do Executivo fez à cidade de Timon.

Ao contrário do que difundiram os adversários, por pura má fé, Roseana e Lobão Filho estão marchando juntos, com o pensamento único de continuar desenvolvendo o Maranhão.

Para desgosto de Flávio Dino, cujo palanque está repleto de encrencas.

sem comentário »

Lobão Filho vai gerar desenvolvimento e emprego

0comentário
Lobão Filho disse que o grande desafio do seu governo é promover desenvolvimento com geração de emprego

Lobão Filho disse que o grande desafio do seu governo é promover desenvolvimento com geração de emprego

O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, enfatiza que um dos grandes desafios do seu governo é promover desenvolvimento com geração de emprego aos milhares de brasileiros residentes no Estado.

Segundo, o senador tudo foi pensado e será colocado em prática para fortalecer a economia maranhense, bem como qualificar e aperfeiçoar a mão de obra local para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.

Para tanto, um dos focos do Programa de Aceleração do Maranhão (PAM) é “Desenvolvimento e Emprego”, que inclui entre os planos de ações, os programas acessórios “Pro-Agro”, “Gênesis”, “Planeta Maranhão”, “Ampliação da Infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão” e “Parceria Público-Privada (PPP)”.

O programa de PPP prevê atrações de investimentos em infraestrutura, logística, instalação, melhoria e ampliação dos polos industriais, nas zonas urbanas e rurais. “Os recursos estaduais são escassos, então, vamos buscar apoio do empresariado para adotarmos medidas ágeis, eficientes e eficazes para resolvermos os nossos problemas estruturantes. A nossa gestão terá uma visão empresarial com metas e prazos a serem cumpridos”, afirmou Lobão Filho.

O programa Pró-Agro tem por finalidade fortalecer as cooperativas produtivas, pequenos produtores rurais e a agricultura familiar, gerando novos negócios, emprego e renda. “Precisamos evitar o inchaço das grandes cidades, fixar o homem ao campo com reais condições de produzir não apenas para o seu sustento, mas para comercializar o excedente de sua produção, o que vai propiciar aos maranhenses, produto de qualidade e com preços mais acessíveis”, explicou o candidato peemedebista.

Já o Programa Gênesis vai estimular a economia criativa, incentivar a criação artística e cultural, profissionalizando os produtores e empresários da área. Outro ponto de destaque é a criação do Planeta Maranhão com a participação de intelectuais, cientistas e pensadores das universidades públicas e privadas do Maranhão. O programa tem a finalidade de consolidar novos paradigmas de desenvolvimento e a integração econômica do Maranhão aos estados do Nordeste, do Brasil e do mundo.

Outra vertente é a ampliação da infraestrutura do Complexo Portuário do Maranhão. “Vamos fazer do Porto do Itaqui um dos portos mais importantes do mundo para colocarmos o nosso Estado no mapa dos grandes exportadores da América Latina, gerando riqueza ao Maranhão e emprego e renda aos maranhenses”, acentuou Lobão Filho, ao anunciar o propósito de “atrair para a área do porto projetos industriais para que o Maranhão seja visto como destino de excelentes negócios no Brasil e no mundo”.

Lobão Filho segue com intensa programação no interior

O candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho (PMDB), retoma nesta quinta-feira (31) sua agenda política em 12 municípios do interior. O primeiro compromisso do candidato será em Barra do Corda – cidade localizada no centro geográfico do Maranhão, na confluência dos rios Corda e Mearim. Ainda na quinta-feira, Lobão Filho, lidera caminhadas em Newton Belo e Bom Jardim, retornando a São Luís, às 20h, para reunião na Famem.

“A nossa meta é visitar todos os 217 municípios do estado para levar a nossa mensagem de fé e esperança de um Maranhão muito melhor para todos. Vamos também dialogar com as mais diversas lideranças políticas e comunitárias e com a população em geral para a construção de um amplo programa de governo que atenda aos anseios da nossa população”, enfatizou Lobão Filho.

Nesta etapa de incursões ao interior, Lobão Filho visita ainda, na sexta-feira (01), as cidades de Pio XII, Satubinha, Altamira do Maranhão e Monção. No sábado (02), o senador visitará Igarapé do Meio, Bela Vista, Pindaré Mirim e Santa Inês, onde realizará um grande comício ao lado dos companheiros de chapa Gastão Vieira, candidato ao Senado e Arnaldo Melo, candidato a vice-governador, ambos pelo PMDB.

No domingo (03), Lobão Filho encerra o roteiro em Tufilândia. “Conclamo a população para participarem de nossos atos políticos e conhecer as nossas propostas de trabalho, bem como fazer sugestões para que possamos aprimorar nosso plano de governo, que será implementado com participação popular e com o apoio e parceria dos gestores municipais”, finalizou o senador Lobão Filho.

sem comentário »

Protesto de concursados para o Centro

0comentário
Rua Barão de Itapary, na descida da Praça Maria Aragão, foi uma das vias que ficou congestionada com o protesto na Beira-mar

Rua Barão de Itapary, na descida da Praça Maria Aragão, foi uma das vias que ficou congestionada com o protesto na Beira-mar

Um protesto iniciado por volta do meio-dia desta quarta-feira na Beira-mar parou o trânsito no Centro de São Luís, no São Francisco e no Renascença, causando transtornos a milhares de pessoas. Os manifestantes, integrantes de uma comissão de candidatos aprovados nos concursos públicos promovidos pelo Tribunal de Justiça, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil e Assembleia Legislativa, posicionaram-se na cabeceira da ponte Governador José Sarney, próximo à subida da Rua do Egito, e bloquearam o tráfego a partir daquele ponto, provocando congestionamentos nas avenidas Camboa, Getúlio Vargas, Marechal Castelo Branco, Colares Moreira e nos arredores dessas vias.

A comissão reivindicava a nomeação dos aprovados, alegando que há necessidade de novos servidores para suprir a falta de pessoal nos respectivos órgãos. Irredutíveis, mesmo com a presença da Polícia Militar, os manifestantes mantiveram o bloqueio por mais de três horas.

Uma gigantesca fila de veículos formou-se a partir da Beira-mar. Alguns condutores, inclusive motoristas de ônibus, procuraram desvios. Muitos passageiros resolveram descer dos coletivos e seguiram a pé o restante do percurso.

Diante da recusa dos manifestantes em encerrar o protesto, o Batalhão de Choque da PM resolveu intervir para liberar o tráfego, atirando bombas de efeito moral. Pelo menos dois participantes do protestos inalaram a fumaça dos artefatos e foram encaminhados imediatamente ao hospital.

sem comentário »

Wellington do Curso mobiliza Paraibano e recebe apoio da população

0comentário
Wellington do Curso percorreu as principais ruas e avenidas de Paraibano e foi recebido calorosamente pelo povo

Wellington do Curso percorreu as principais ruas de Paraibano e foi recebido calorosamente pelo povo

O candidato a deputado estadual, Wellington do Curso (PPS), que percorreu nos últimos dias cerca de 10 cidades da região do Médio Sertão maranhense, massificou sua campanha entre os dias 25 e 27 de julho no município de Paraibano, distante 505 km da capital.

Em Paraibano, Wellington fez panfletagem, conversou com moradores e lideranças do município. Na sexta-feira (25/Jul), o candidato fez uma caminhada pelas principais ruas da cidade, mobilizando centenas de pessoas. Na tarde de sábado (26/Jul), fez uma grande carreata, que chamou a atenção da população, atraindo muitos simpatizantes. Já no domingo (27/Jul), aproveitou para conversar e ouvir os anseios de alguns moradores, além de receber o carinho com o qual foi recepcionado, finalizando assim essa primeira caravana em algumas cidades do Sertão.

“A visita aos municípios do Médio Sertão maranhense me permitiu conhecer de perto a realidade local, um pouco da potencialidade econômica de cada uma das cidades que visitei e as necessidades da população, muitas vezes ignorada. Estou entusiasmado com a boa aceitação de minha candidatura e agradeço o apoio que recebi na região”, destacou Wellington

Alguns moradores destacaram a passagem de Wellington por Paraibano. Veja alguns depoimentos:

Wellington apresenta suas propostas a moradores de uma das localidades de Paraibano

Wellington do Curso apresenta suas propostas a moradores de uma das localidades de Paraibano

Aristeu Neto (ex-candidato a vereador de Paraibano e acadêmico de Agronomia): “Para nós jovens, que estamos “engatinhando” no meio politico é motivador e esperançoso, termos Wellington do Curso na Assembleia Legislativa, pois acreditamos na mudança, nos seus projetos, principalmente ligados a educação que é alicerce da nossa sociedade.”

Amaury Carneiro (professor de geografia e blogueiro da região do Médio Sertão): “Declaro meu apoio ao candidato a deputado estadual Wellington do Curso porque acredito na mudança, nos seus projetos em prol do sofrido povo maranhense. É nesse novo jeito de fazer política que temos que depositar nossa confiança.”

Ferdinan Júnior (advogado e professor de direito): “Pela primeira vez tive a satisfação de encontrar um candidato que me representasse. Wellington não é só um candidato a Deputado Estadual, é a mudança verdadeira e necessária que queremos em nosso Maranhão. Tenho certeza que será o divisor de águas no legislativo maranhense, pois tem capacidade e vontade. Em Paraibano ficou evidente o sentimento de mudar, desenraizar da política suja que até então reina naqueles candidatos que só buscam o povo em época de pedir votos, e depois os esquecem, deixando-os à mercê de um sistema de saúde falho e humilhante, por exemplo. Nós que o acolhemos nesta cidade temos o compromisso de levar à população paraibanense o que enxergamos em Wellington, e o cumpriremos com a graça de Deus.”

Isabel Carvalho (68 anos e moradora de Paraibano): “Nunca levantei bandeira de político nenhum e nunca vesti a camisa de candidato, mas por conhecer a história de superação e de luta de Wellington, além de dar o meu apoio, participei da caminhada e da carreata, por acreditar numa renovação na política.”

sem comentário »

Deu na Veja: presidente nacional do PT destaca aliança com Lobão Filho

0comentário
Presidente nacional do PT, Rui Falcão, diz que no Maranhão é "PMDB desde criancinha"

Presidente nacional do PT, Rui Falcão, diz que no Maranhão é “PMDB desde criancinha”

Há dias, a presença da presidente Dilma Rousseff no palanque do PMDB no Maranhão para a eleição deste ano vem sendo especulada. O candidato peemedebista, Lobão Filho que tem o PT na aliança partidária conta com a amizade da presidenciável para trazê-la ao estado.

Em recente reunião com seus assessores, a presidente foi aconselhada a cumprir seus compromissos partidários apenas nos finais de semana, de modo que seu tempo disponível para subir aos palanques aliados será reduzido, por isso, ela não poderá visitar todos os estados e dividirá a responsabilidade com o ex-presidente Lula.

Na ocasião, uma militante do Maranhão expôs aos caciques da campanha a dificuldade de sustentar o discurso do “novo” com o PT engrossando o palanque do PMDB no estado, que tem Lobão Filho na cabeça da chapa, com apoio do grupo Sarney.

Rui Falcão, presidente nacional do PT, ouviu e imediatamente sentenciou:

- No Maranhão, nós somos PMDB desde criancinha.

Deu na coluna do Lauro Jardim (Veja): http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/sem-categoria/desde-sempre/

sem comentário »

Lobão Filho propõe PAM Social para melhorar qualidade de vida dos maranhenses

2comentários
Lobão Filho destacou qye o PAM tornará concretas ações estratégicas de desenvolvimento integrado

Lobão Filho destacou que o PAM tornará concretas ações estratégicas de desenvolvimento integrado

Visando à melhoria da qualidade de vida da população menos favorecida do estado, o candidato a governador, Lobão Filho (PMDB), dedicou em seu programa “PAM Social”, atenção especial aos maranhenses carentes de políticas públicas que efetivem o exercício da cidadania e de uma vida com dignidade.

O Programa de Aceleração do Maranhão – PAM objetiva sanar as demandas emergenciais do estado e engloba 18 programas acessórios para assistir áreas específicas no governo. O plano faz parte das propostas de Lobão Filho para um Maranhão melhor e mais próspero para todos os maranhenses.

“O PAM tornará concretas uma série de ações estratégicas de desenvolvimento integrado e contemplará todas as áreas e setores que dizem respeito ao governo do Maranhão, no quadriênio 2015/2018, sempre focado nas pessoas e no desenvolvimento com gestão baseada em eficiência, eficácia e efetividade”, explicou o candidato peemedebista, autor da proposta.

O programa “Poupança Família” é uma das grandes apostas da gestão de Lobão Filho e beneficia as famílias que desvincularam-se do Bolsa Família. Após perder o benefício, elas passam a receber, em forma de poupança, um incentivo do governo ao longo do primeiro ano após o desligamento. Para incentivar ainda boas condutas sociais, a poupança somente poderá ser resgatada, caso o beneficiário não tenha se envolvido com drogas, crimes ou qualquer ato de violência.

Programa “Viver Mais” contempla os idosos com a construção de condomínios para garantir a convivência comunitária, o direito à saúde, ao lazer e à cultura. Segundo dados do IBGE (2011), O Maranhão possui o segundo maior número de idosos do país, representando 7,82% da população. Destes, 11,% possuem uma renda média inferior a meio salário mínimo.

Em parceria com as prefeituras, o programa “Mais Creches” vai construir ainda pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos, beneficiando as mães que precisam trabalhar. As creches contarão com toda a estrutura necessária para receber as crianças e mantê-las em segurança, enquanto a família estiver fora de casa.

Além disso, o PAM Social visa também à ampliação dos programas “Luz para Todos” e “Restaurante Popular”, levando o conforto da energia elétrica aos povoados mais distantes e oferecendo alimentação de qualidade a R$ 1,00 à população com maior vulnerabilidade social em todas as sedes regionais do estado.

2 comentários »

Querendo aparecer, Dutra detona Boi da Maioba

0comentário
Dutra bebe e bate matraca como um autêntico maiobeiro, mas, em campanha, quis aparecer às custas do boi

Dutra bebe e bate matraca como um autêntico maiobeiro, mas, em campanha pela reeleição, quis aparecer às custas do boi

O deputado federal Domingos Dutra (SDD) ocupou, ontem à noite, o microfone da Rádio Capital AM para criticar o Boi da Maioba, grupo folclórico mais popular do Maranhão, que desde o último fim de semana realiza, em sua sede, o ritual de matança. Dutra denunciou ao jornalista Gilberto Lima, apresentador do programa Comando da Capital, o assassinato de um homem durante a festa e criticou a baixa frequência de público no terreiro da Maioba na noite de segunda-feira. As declarações do parlamentar foram rechaçadas hoje pelo locutor do boi, Osvaldo Sousa, durante o programa Canta Maranhão, apresentado pela radialista Helena Leite na Rádio Educadora AM.

Antigo brincante do boi, Dutra, que disputa a reeleição, aproveitou sua proximidade com o grupo folclórico para expô-lo negativamente, em uma clara tentativa de se promover em plena campanha eleitoral. O deputado condenou a falta de cobertura policial na festa da morte do Boi da Maioba deste ano e ainda tentou culpar a governadora Roseana Sarney pela violência, com o intuito de politizar a questão e obter dividendos eleitorais.

Osvaldo Sousa confirmou a ausência de policiamento, mas esclareceu as circunstâncias do crime. Segundo ele, foi um acerto de contas, já que a vítima tinha assassinado uma pessoa há 20 dias. Portanto, foi um caso isolado, que nada teve a ver com o evento festivo. Sobre a pouca presença de público, o locutor desmentiu Dutra categoricamente, garantindo que mais de 10 mil pessoas prestigiavam a festa na noite de segunda.

A tentativa de Domingos Dutra de aparecer às custas da nação maiobeira, seguida de desmentido público, foi um verdadeiro tiro no pé. O episódio soma-se a tantas outras trapalhadas cometidas pelo ex-petista, a exemplo da destinação de emendas parlamentares a outros estados e do seu projeto de lei que instituía uma série de mordomias a presos, como banho quente em locais frios, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pele e até camisinha.

sem comentário »

Ex-jogador do Sampaio tenta penhorar renda do clube, mas Justiça nega

1comentário

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve decisão de primeira instância que indeferiu o pedido de penhora sobre a renda líquida dos jogos do Sampaio Corrêa Futebol Clube, para satisfazer a execução de dívida com o ex-jogador Claudinei Correa, no valor de R$132 mil.

Claudinei recorreu ao TJMA alegando que há mais de 14 anos busca o pagamento de uma dívida do Sampaio Corrêa referente ao período em integrava o elenco de atletas daquele clube de futebol, que sempre conseguiu evitar a penhora para garantia da execução da mencionada dívida.

Relatou ainda que, de posse da tabela do campeonato brasileiro da série B deste ano, requereu a penhora do valor corrigido da execução no total de R$132.071,43, no percentual de 30% dos jogos que o Sampaio realizasse em São Luís, sendo o pedido indeferido em primeira instância.

Sustentou que o Sampaio Corrêa, a exemplo da grande maioria dos times de futebol, não possui bens passíveis de penhora, além das rendas de seus jogos, motivo pelo qual vários tribunais estão usando a renda das competições para satisfação de créditos, quando o clube executado não tem outros meios para quitar a dívida.

Com essa exposição de motivos, o ex-jogador solicitou ao Tribunal de Justiça que fosse determinada a penhora da renda futura dos jogos do Sampaio, no percentual de 30% de cada parte líquida que couber ao clube nas bilheterias, até solver o montante atualizado da dívida.

Voto

Em seu voto, o relator do processo, desembargador Jamil Gedeon, afirmou que o Claudinei não apresentou provas suficientes ao processo que comprovassem os termos da própria execução, a exemplo do título executivo a que se refere à pretensão executória, a forma de evolução da dívida com apresentação da base dos valores e sob quais encargos foram feitos os cálculos do montante de R$132 mil. O ex-atleta não teria comprovado também a média da própria renda líquida dos jogos para demonstrar a viabilidade da medida pleiteada.

De acordo com o magistrado, a instrução deficitária dos autos impediu até mesmo a apreciação da tese de cabimento ou não da medida de penhora sobre rendas de jogos de futebol, diante da ausência da formação de um convencimento quanto aos termos da própria dívida que se pretende adimplir com a medida pleiteada.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

1 comentário »

Prefeito Edivaldo entrega 10 ambulâncias novas para a rede municipal de saúde

4comentários
Novos veículos foram adquiridos com recursos do Tesouro Municipal

Novos veículos foram adquiridos com recursos do Tesouro Municipal

O prefeito Edivaldo entregou na manhã desta terça-feira (29) dez novas ambulâncias para o transporte de pacientes internados nas unidades da rede municipal de saúde. As ambulâncias, que foram adquiridas com recursos do Tesouro Municipal, são dotadas de suporte de média complexidade e vão atuar no traslado de doentes que necessitam ser removidos para outros hospitais ou para realizar exames clínicos fora das unidades.

“Com a entrega dessas ambulâncias avançamos mais um passo na área da saúde, melhorando significativamente a segurança na transferência de nossos pacientes e, também, o tempo-resposta de mobilização destes para a realização de exames clínicos em outras unidades da rede. Em breve, a Prefeitura também entregará novas ambulâncias para atender ao Samu, que teve o atendimento ampliado em nossa gestão”, disse Edivaldo.

A secretária de Saúde, Helena Duailibe, informou que as ambulâncias vão atuar no transporte de pacientes internados em todas as unidades mistas, no Socorrão I e II, Hospital da Criança, Pronto-Socorro do Anil e na Maternidade Nazira Assub, onde o veículo fará a transferência de gestantes e bebês que venham a necessitar de atendimento mais complexo.

“São iniciativas como esta que, somadas a outras já em pleno andamento, vêm contribuir para otimizar o conjunto de ações desenvolvidas para melhorar a Saúde no nosso município. Essas ambulâncias vão servir no apoio, na complementação e no reforço dos serviços médicos prestados nas unidades hospitalares municipais”, disse a secretária Helena Duailibe.

Uma das ambulâncias entregues pelo prefeito nesta manhã será destinada para o atendimento na Unidade Mista do Coroadinho, entregue recentemente à população totalmente reformada. O líder comunitário do bairro, José Conceição Pereira, esteve presente à solenidade de entrega das ambulâncias nesta terça e agradeceu mais esse benefício para a comunidade. “Era um pleito antigo que aguardávamos com grande ansiedade e que agora recebemos com muita alegria”, disse.

Dos dez novos veículos, um também será direcionado ao programa Consultório na Rua, que tem como objetivo prestar atendimento à população em situação de rua. O programa está na fase de implantação e atenderá, em princípio, o bairro do João Paulo, especialmente na área conhecida como cracolândia.

“Esta ambulância atuará na abordagem e transporte de pessoas com transtornos mentais, usuários de drogas ou outro problema”, explicou o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Alexandre Santos.

Além do secretariado municipal, acompanharam a entrega das ambulâncias os vereadores Edmilson Janssen (PTC) e Manoel Rêgo (PTdoB).

Avanços

Ambulâncias vão atuar no transporte de pacientes internados em todas as unidades mistas, no Socorrão I e II, Hospital da Criança, Pronto-Socorro do Anil e na Maternidade Nazira Assub

Ambulâncias vão atuar no transporte de pacientes internados em todas as unidades mistas, no Socorrão I e II, Hospital da Criança, Pronto-Socorro do Anil e na Maternidade Nazira Assub

Durante a entrega das ambulâncias, o prefeito Edivaldo ressaltou que mais benefícios para a população estão sendo planejados na área da saúde e lembrou que os avanços que estão sendo alcançados este ano, como a reforma das unidades de saúde, são resultado do trabalho desenvolvido desde o primeiro dia de gestão em janeiro do ano passado. “Gestão de qualidade se faz com planejamento e, agora, os frutos do nosso trabalho nesses primeiros meses de administração vão aparecer ainda mais”, disse o prefeito.

Edivaldo destacou que, após vários anos, os corredores do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorão II, estão sem pacientes. As medidas para solucionar o problema de superlotação também foram estendidas ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, que atualmente aumentou a vazão dos atendimentos em mais de 50%. “Essa triste imagem de corredores superlotados ficou no passado”, frisou.

Ainda sobre as melhorias efetivadas nas unidades de pronto-socorro do município, o prefeito destacou a ampla reforma pela qual passam tanto o Socorrão II quanto o Hospital da Criança, que serão entregues à população ampliados e com melhoria de toda a estrutura física e hospitalar. “Não somente os grandes hospitais, mas diversas outras unidades de saúde da rede municipal passam por reformas e passarão a atender a comunidade com mais qualidade e resolutividade”, acrescentou Edivaldo.

Entre as outras grandes obras na área da Saúde está a construção da maternidade da Cidade Operária, mais uma proposta de trabalho idealizada pelo prefeito Edivaldo para realizar um sonho antigo da população ludovicense.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

4 comentários »

Lobão Filho aposta no empreendedorismo

1comentário
 Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do estado

Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do Maranhão (Foto: Biaman Prado)

O Programa de Aceleração do Maranhão (PAM), carro-chefe do plano de governo de Lobão Filho (PMDB), abrange áreas de grande relevância como saúde, educação e segurança. Entre as 18 áreas inicialmente propostas, recebe destaque o PAM do Empreendedorismo. Empresário bem sucedido e reconhecido nacionalmente, Lobão Filho aposta no empreendedorismo como forma de alavancar a economia do estado.

O PAM do empreendedorismo contempla três programas específicos. O primeiro é o programa “Micro é Mais”, que visa a auxiliar aqueles que querem sair da informalidade, reduzir a mortalidade das microempresas, com apoio, assistência, estímulo e capacitação em parceria com o sistema “S”. No Brasil, são criados anualmente mais de 1,2 milhão de novos empreendimentos formais. De acordo com o Sebrae, desse total, mais de 99% são micro e pequenas empresas e empreendedores individuais e, no Nordeste, apenas 69,1% chegam a dois anos de sobrevivência.

O segundo programa, “Incubadora de Ideias”, foi elaborado para estimular e capacitar os novos empreendedores, em parceria com universidades públicas e privadas – iniciativa que também deverá elevar a taxa de sobrevivência das microempresas.

Já o terceiro programa, “Seu talento, sua Empresa”, transforma o empreendedor autônomo em empresário individual, facilitando sua inserção no mercado formal, e transformando talento em empresa. O trabalhador passa a ter CNPJ, acesso a crédito, aposentadoria e outros benefícios e facilidades que uma pessoa jurídica tem. “Vamos verdadeiramente construir um grande Maranhão de oportunidades para todos, um Maranhão empreendedor”, assegurou o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Sobre o PAM, que tem como metas ainda, elevar o IDH e redistribuir a riqueza do estado, Lobão Filho acredita que “ao alcançarmos os objetivos do PAM, teremos cumprido nosso papel de resgatar o direito dos cidadãos e dos nossos municípios de participarem do crescimento econômico do estado e conquistarem uma vida melhor e mais feliz”.

1 comentário »