Poder público e sociedade civil revisam Plano Municipal de Educação

0comentário
Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância da participação popular na elaboração do documento

Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância da participação popular na elaboração do documento

Acontecem até o dia 27 de abril as discussões para revisão do Plano Municipal de Educação (PME). As reuniões estão sendo realizadas no auditório da creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, e são conduzidas pelo Fórum Municipal de Educação de São Luís (FME). O objetivo é congregar representantes do poder público e da sociedade civil organizada para somar as contribuições finais ao texto do Plano Municipal de Educação (PME).

A aprovação do texto final do PME se dará durante a Conferência Municipal de Educação prevista para o mês de maio. O secretário municipal de Educação e coordenador do FME, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da participação popular na elaboração do documento.

“O Plano Municipal de Educação de São Luís foi construído com ampla participação popular. Nesta etapa, em que nos aproximamos da versão final deste documento, o engajamento da sociedade civil é ainda mais importante, pois vai assegurar que os anseios de todos os segmentos sejam contemplados”, declarou Geraldo Castro.

Reuniões

O Plano Municipal de Educação é um documento que deve ser elaborado coletivamente por cada um dos municípios brasileiros e que contém as metas e estratégias para cada segmento educacional pelos próximos dez anos. Estas metas e estratégias devem refletir soluções para as principais demandas na área da Educação em uma cidade.

As reuniões iniciaram na quinta-feira (16), com foco na área de Ensino Fundamental. Foram revistas as metas 2, 5, 6 e 7 do PME. Já na sexta-feira (17), a discussão será sobre o segmento de Educação Infantil e as metas 1 e 6 do plano. No dia 22 de abril, a discussão será retomada com a área de Educação de Jovens, Adultos e Idosos e a análise das metas 8, 9 e 10, no turno matutino, e com a área da Educação Especial, contemplada nas metas 4 e 6 do PME, no turno vespertino.

No dia 23 de abril, o foco é o financiamento da Educação, conforme a meta 20. No dia 24, O Ensino Médio (metas 3 e 11) e a Educação Superior e a pós-graduação (metas 12, 13 e 14). As discussões encerram no dia 27 de abril, com a pauta de valorização dos profissionais do magistério, contemplada nas metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Municipal de Educação.

A secretária executiva do Fórum Municipal de Educação, Érika Fernandes, ressaltou a importância e presença da população, entidades e sociedade civil nestas reuniões. “Estamos oferecendo nossas sugestões a fim de complementar as metas estratégicas para o documento que será institucionalizado por meio de Lei Municipal. Todos são convidados a participar do processo para contribuir de maneira democrática neste planejamento, que envolve benefício para todos os cidadãos”, disse ela.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Viaturas da PM atolam na praia de Panaquatira

0comentário

Duas viaturas da Polícia Militar, modelo Duster, da Renault, ficaram atoladas na praia de Panaquatira, no último sábado. Uma delas fazia patrulha na orla quando ficou presa em um lamaçal. Outra viatura foi acionada para fazer o resgate, mas também acabou atolando. As fotos foram postadas em primeira mão no perfil do jornalista e radialista Geraldo Castro no Facebook.

viaturas lama

viaturas lama2

sem comentário »

Sejap instaura processo para investigar resgate de preso no Socorrão II

0comentário
Erinaldo na época em que foi preso pelo assassinato dos irmãos Queiroz

Erinaldo na época em que foi preso pelo assassinato dos irmãos Queiroz (Foto: Biné Morais/O Estado)

A edição do Diário Oficial do Estado do último dia 15 traz a informação de que a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar possível responsabilidade funcional dos servidores João Carlos de Sousa e Raimundo Nonato Salazar, ambos auxiliares de serviços gerais, no resgate do preso Erinaldo Almeida Soeiro, ocorrido no início do ano, no Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II.

Um inspetor penitenciário e dois agentes penitenciários ficarão encarregados de investigar o fato. A comissão terá prazo de 60 dias para concluir os trabalhos.

O resgate

O resgate do detento ocorreu por volta das 3h do dia 26 de janeiro. Erinaldo, que é tetraplégico, foi resgatado por comparsas que estavam em um caminhão amarelo, estacionado próximo ao muro do hospital. Os bandidos entraram no Socorrão II sem serem percebidos por vigilantes e policiais militares e tiveram acesso à ala onde o preso estava internado, com uma bala alojada na coluna, ferimento que sofreu em uma troca de tiros com um policial civil dentro do Fórum Desembargador Sarney Costa, em 31 de julho do ano passado. Locomovendo-se em um cadeira de rodas, Erinaldo deixou o Socorrão II e até hoje está foragido.

O fugitivo responde pelo assassinato dos irmãos empresários José Mauro Alves Queiroz, então com 57 anos, e José Queiroz Filho, morto aos 68 anos. Eles eram sócios na empresa Replub, especializada em venda de óleo lubrificante, situada no Distrito Industrial de São Luís.

sem comentário »

Após segunda inundação, Hospital da Criança será desativado para reforma

0comentário

A Prefeitura de São Luís anunciou nesta manhã que o Hospital da Criança Odorico Amaral de Matos, na Alemanha, inundado duas vezes pela água da chuva em apenas quatro dias, a última neste domingo, será desativado para reforma. Os pacientes infantis, alguns em estado grave, já começaram a ser transferidos para outras unidades da rede de saúde pública, entre as quais a Santa Casa e a Maternidade Benedito Leite, onde funciona o setor de pediatria do Socorrão I. Assista novamente ao drama:

sem comentário »

Descaso e vergonha!

0comentário
Esgoto estourado atormenta moradores da Travessa da Vitória há 15 dias

Esgoto estourado atormenta moradores da Travessa da Vitória, no Monte Castelo, há 15 dias

Há mais de 15 dias, moradores da Travessa da Vitória, no Monte Castelo, são atormentados por um grave incômodo: um esgoto estourado que exala mau cheiro para dentro das casas e bloqueia parte da via. Uma equipe da Caema esteve no local no último dia 12 e após verificar o problema, prometeu resolvê-lo no dia seguinte, mas até hoje não retornou ao local.

Além de jorrar dejetos na via e exalar mau cheiro, bueiro bloqueou garagem de uma casa

Além de jorrar dejetos na via e exalar mau cheiro, bueiro bloqueou garagem de uma casa

A comunidade aguarda o conserto, mas não obteve mais retorno. Para sinalizar o local e alertar motoristas e pedestres sobre o perigo, principalmente em momentos de chuva, populares puseram um cavalete de madeira dentro da cratera.

Os mais prejudicados são moradores de duas casas que ficam em frente ao bueiro. Não bastasse a fedentina, um dos imóveis teve a entrada da garagem interditada.

Mais um exemplo de descaso e incompetência de quem deveria primar pelo bem estar da coletividade.

sem comentário »

Em homenagem ao Dia do Índio, deputado Wellington do Curso visita tribo indígena

0comentário
Wellington do Curso comemorou Dia do Índio visitando aldeia

Wellington do Curso comemorou Dia do Índio visitando aldeia guajajara em Bom Jardim

Em homenagem ao Dia do Índio, o deputado Wellington do Curso (PPS) visitou, no último domingo (19), a Aldeia Tabocal, da tribo indígena Guajajara, localizada no município de Bom Jardim, a 275 km de São Luís.

Na oportunidade, Wellington, que tem se destacado na luta pela defesa das minorias, ouviu o cacique Erismar Guajajara, bem como os anseios da tribo, que conta com aproximadamente 152 habitantes
e cerca de 35 famílias.

“É um motivo de alegria, não só para mim, mas para todos desta tribo estar recebendo a visita e o apoio do deputado Wellington, que esteve aqui durante a campanha e retornou, desta vez em agradecimento e para nos prestar esta homenagem. Enquanto tantos aparecem somente no período eleitoral, ele fez diferente e ganhou mais ainda nossa admiração e respeito. Nós acreditamos nele como nosso representante”, declarou Erismar.

Deputado e guajajaras deram as mãos e formaram um coração para simbolizar amor à causa indígena

Deputado e guajajaras deram as mãos e formaram um coração para simbolizar amor à causa indígena

Ao verificar as necessidades e problemáticas da comunidade, o parlamentar ressaltou o seu compromisso com a dignidade humana.

“A visita à tribo me permitiu ter um conhecimento de fato sobre o contexto em que os indígenas maranhenses estão inclusos. Ao ouvir o cacique e demais índios, percebo que as principais problemáticas fazem referência à precariedade da educação, assim como a ineficiência dos serviços de saúde do programa Mais Médicos. Mais do que uma mera visita, reafirmo o compromisso, enquanto parlamentar, de garantir que tal precariedade seja ao menos atenuada, enfatizando o cumprimento dos direitos fundamentais e zelando por aquilo que é assegurado constitucionalmente a todo e qualquer cidadão: a dignidade humana”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias.

sem comentário »

Dia do Livro é comemorado na Biblioteca Pública de Paço do Lumiar

0comentário
Crianças ouvem história narrada por educadora

Crianças ouvem história narrada por educadora

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, através da Biblioteca Pública Municipal de Paço do Lumiar realizou, nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, uma programação bem diversificada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de Abril).

Os alunos das UEB Vovó Filuca, Genival Pereira e Tia Bia III participaram, atentamente, da “Hora do Conto”, apresentada pelo professor, bibliotecário e escritor de literatura infantil, Márcio Henrique Almeida, e pela educadora e artista plástica, professora Fracimeire Cavalcante de Sousa, autores da obra “O Livro e o Cometa”.

Durante a palestra os estudantes interagiram com os autores e conheceram as etapas de produção de um livro e os cuidados necessários para mantê-los em boas condições de uso. Na programação teve ainda o espaço da leitura, pintura, desenho e exposição de livros de Monteiro Lobato.

Paço do Lumiar teve programação diversificada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

Paço do Lumiar teve programação diversificada para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil

A programação foi direcionada também aos contos de Monteiro Lobato, que deixou os alunos da UEB Vovó Filuca bastante empolgados com os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo. “Esse contato com os livros nos primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, tanto na leitura, quanto na escrita”, frisou a gestora Idalete Santana Melo.

“Esta é uma data importante que não podia ter passar em branco, e esta atividade acontece com a proposta de incentivar, ainda na infância, o hábito pela leitura, e pela busca de conhecimentos através dos livros”, ressaltou a Bibliotecária, Poliana Maria Beckham Gomes.

sem comentário »

Autoridades prestigiam aula inaugural do Projeto Bombeiro Mirim em Bacabeira

0comentário
Autoridades prestigiaram aula inaugural do projeto "Bombeiro Mirim Força Jovem”, em Bacabeira

Autoridades prestigiaram aula inaugural do projeto “Bombeiro Mirim Força Jovem”, em Bacabeira

Na manhã deste domingo(19), várias autoridades, entre elas, o secretário de Segurança do Estado – Jefferson Mulher Portela, o deputado estadual Cabo Campos(PP) e o comandante geral do CBMMA – coronel Celio Roberto de Araújo Pinto, estiveram prestigiando a aula inaugural do “Projeto Bombeiro Mirim Força Jovem” de Bacabeira, coordenado pelo capitão da Reserva Remunerada do CBMMA – Lucas de Jesus Gomes Lindoso.

Além das autoridades acima mencionadas, o coronel Joabe Pereira, chefe da Diretoria de Apoio Logístico, os tenentes coronéis Rocha Silva e Marcos Veras(Chefe de Gabinete), e o major Cláudio Bezerra, diretor do Colégio do Bombeiro Militar 2 de Julho – estiveram compondo a mesa de abertura do evento, que ocorreu na Unidade Integrada Osvaldino José de Sousa, localizada em Perizes de Baixo, naquela cidade.

Em um discurso bastante empolgado, pela grandiosidade do projeto, o secretário Jefferson Portela evidenciou a importância do trabalho direcionado para o público nessa faixa etária. “Precisamos dispensar uma atenção especial a esses jovens, pois do contrário, certamente, iremos perdê-los para o mundo das drogas, por isso a nossa intenção à frente da SSP, é prestar apoio, incondicional, as brigadas instaladas nos quatro cantos do Estado”, enfatizou Portela.

O deputado cabo Campos parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros do Maranhão, e ratificou a relevância do Bombeiro Mirim, razão essa que o fez elaborar um projeto, já aprovado pela Assembleia Legislativa, aguardando o recebimento de emendas, que dispõe sobre a criação do Programa nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

“Ao dar uma ocupação sadia aos adolescentes e jovens, instruindo-os sobre valores essenciais, evita-se que fiquem nas ruas e caminhem para a marginalidade”, frisou Cabo Campos. De acordo com a proposta aprovada na AL, o programa será desenvolvido mediante a celebração de convênios com as prefeituras municipais interessadas, parcerias com organizações não governamentais e empresas.

Novos grupos

Já o comandante geral do CBMMA – coronel Roberto, também parabenizou a iniciativa, mas ressaltou a importância do disciplinamento para abertura de novos grupos. “Com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da SSP, a nossa intenção é instalar brigadas nos 217 municípios maranhenses, mas, para isso, alguns critérios precisarão ser atendidos, haja vista que o nome da nossa Corporação chancela o projeto”, disse o coronel Roberto.

Segundo o coordenado do “Programa Força Jovem de Bacabeira”, capitão RR – Lucas, além do ponta pé inicial das atividades no ano de 2015, o evento teve como objetivo reivindicar uma atenção maior, no tocante a segurança pública, para aquele município. “Diariamente, travamos aqui em Bacabeira uma luta do bem contra o mal, pois enquanto tentamos orientar, proteger e capacitar as nossas crianças e adolescentes, os bandidos tentam capta-los para o mundo do crime”, enfatizou o capitão RR – Lucas.

Em Bacabeira, os alunos participam de aulas práticas e teóricas, tendo acesso, ainda, aulas de reforço escolar, orientação sexual, orientação para o trânsito, salvamento terrestre, aquático, em altura, preservação do meio ambiente, entre outros.

Assim como o Golfinho e Melhor Idade, o Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coordenado pelo tenente coronel Isaac Muniz Matos, é um programa de cunho social, implementado na instituição desde 2005, e que atualmente atende 5200 jovens com idades entre 10 e 16 anos, em 54 municípios maranhenses, preferencialmente, em situação de vulnerabilidade social.

“O objetivo central deste programa é reduzir o índice de evasão escolar, evitar o envolvimento de menores carentes com maiores infratores e, assim, reduzir os índices de criminalidade, situação cada vez mais frequente, devido ao crescimento urbano acelerado e desordenado”, finalizou o tenente-coronel Izac.

sem comentário »

Contratados da Seduc estão há quatro meses sem salários

1comentário

sem salariosServidores contratados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) denunciam ao blog que estão há quatro meses sem receber salários, ou seja, desde que o governador Flávio Dino (PCdoB) assumiu o cargo, prometendo mudar o Maranhão. Segundo os trabalhadores, o governo ainda não deu nenhum posicionamento sobre a situação.

Os contratados da Seduc somam-se a milhares de outros pais e mães de família maranhenses que desde 1º de janeiro deste ano amargam uma nova realidade, marcada pelo descaso, pela desumanidade e pela desesperança. Segue a denúncia encaminhada ao blog:

O descaso com os contratados da Secretária de Educação do Estado do Maranhão é um desrespeito muito grande. Onde o Governador Relata que em seu 100 dias de governo fez muita mudanças. Por trás de todo esse relato, há uma veracidade. Os contratados da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, situada na Rua Conde d’Eu, bairro Monte Castelo, estão há quatro meses sem receber salários e ainda, o governo não dá nenhum posicionamento.

Os concursados e cargo comissionado estão recebendo normalmente. Mas quem é contratado está passando por grandes problemas financeiros. Assim, esses contratados estão com aluguéis atrasados, colégio dos filhos, faculdade e contas atrasadíssimas. Onde está a mudança que o Maranhão tanto queria?

1 comentário »

Câmara em pauta

0comentário

Melhorias

Vereador Pedro Lucas

Vereador Pedro Lucas Fernandes 

Por unanimidade, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, o requerimento do vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), que pede melhorias na infraestrutura de ruas da Vila Geniparana, na Cidade Operária. O requerimento 145/15, encaminhado ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), pede que seja determinado ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, providências para minimizar os transtornos causados em duas ruas da comunidade. “Essa foi uma solicitação dos moradores, especialmente das ruas Santo Antonio e Alexandra Caldas, que acabam tendo suas casas alagadas e ficam praticamente sem condições de sair ou entrar em casa pelas condições das ruas. O que pedimos é a construção de galerias e melhorias na infraestrutura e pavimentação dessas ruas”, explicou o vereador.

Entrada de São Luís

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de são Luís, Francisco Carvalho (PSL), esteve em Brasília em reunião com membros da bancada maranhense na Câmara Federal solicitando auxílio para que um projeto antigo de sua autoria saia do papel. Em indicações aos ministérios dos Esportes e do Turismo, o parlamentar pede a construção do portal de entrada da cidade de São Luís e também da Praça da Juventude, no bairro Estiva. A reunião de Francisco Carvalho foi com o deputado federal Cléber Verde, que coordena a comunicação na Câmara dos Deputados. De acordo com o vereador, o deputado se comprometeu em intermediar as negociações para que sejam efetivadas as obras. A indicação para construção de um portal na entrada de São Luís foi encaminhada para o Ministério do Turismo. Para o vereador, a importância do projeto é incrementar o turismo na cidade, cuja entrada não apresenta um cenário adequado para um município turístico.

Doação

Material de construção doado pelo vereador Astro de Ogum

Operários descarregam material construção doado por Astro de Ogum

Na manhã deste sábado(18), centenas de moradores do Residencial Tiradentes I, nas proximidades da Santa Clara – receberam com festa o material de construção doado pelo vereador Astro de Ogum(PMN), para construir a sede da Associação dos Moradores do bairro. Segundo o presidente da entidade – Raimundo Nonato Carvalho Nascimento – desde a fundação da comunidade, em 2008, para alcançar os benefícios já conquistados, o vereador desempenhou um papel decisivo. “A atuação do vereador Astro de Ogum tem sido fundamental. Durante esses oito anos, por meio do prestígio político dele, a comunidade já obteve várias benesses, tais como, transporte coletivo, condição de trafego nas urnas, energia e água, através da perfuração do poço e fixação de toda a rede distribuidora até as casas”, afirmou o presidente Nonatinho. A sede da entidade, que será construída em regime de mutirão, ficará pronta nos próximos meses, e, além da parte administrativa, servirá para reuniões, palestras e cursos. É oportuno salientar que, o trabalho político do parlamentar, não se concentra apenas no Tiradentes I, mas, também, Tiradentes II, Residencial Alexandra Tavares e Maria Aragão, beneficiando, assim, de forma direta, mais de cinco mil famílias.

sem comentário »