Lançado com sucesso em Alcântara primeiro foguete nacional com combustível líquido

0comentário
Foguete VS-30, movido a combustível líquido, foi lançado com sucesso

Foguete VS-30, movido a combustível líquido, foi lançado com sucesso

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou com sucesso o lançamento do foguete VS-30 V13. O voo do veículo que teve como carga útil ativa um motor L5 movido a combustível líquido ocorreu às 23 horas e 02 minutos desta segunda-feira (1/9).

Este foi o 13º voo do VS-30 e durou 3 minutos e 34 segundos, até que o veículo alcançasse a área de segurança prevista.

Na operação foi verificado o desempenho do veículo que teve o módulo de experimentos (carga útil) impulsionado pelo motor L5, durante 90 segundos, movido a oxigênio líquido e etanol. “Neste primeiro voo do Estágio Propulsivo Líquido verificou-se o bom funcionamento do motor L5 durante os 90 segundos previstos”, afirma o Coronel-Aviador Avandelino Santana Júnior, Coordenador Geral da Operação Raposa.

Durante o voo também foram feitas a coleta de dados para estudos de um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e de um dispositivo de segurança para veículos espaciais, concebido no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

De acordo com coordenador, o lançamento previsto para ocorrer na última sexta-feira (29) foi adiado para que as equipes verificassem um problema de pressurização no sistema de abastecimento do veículo. “Após os ensaios realizados no final de semana, decidimos transferir as atividades para o período da tarde desta segunda, culminando com o lançamento noturno a fim de solucionar dificuldades de abastecimento do Estágio Propulsivo Líquido (EPL) com oxigênio líquido. Não tenho dúvidas de que tiramos lições importantes com esta operação e que colocamos o Brasil num rol de países que detém tecnologia própria para operar veículos espaciais movidos a propelente líquido”, explica o Coronel Santana Júnior.

Fonte: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)

sem comentário »

Prefeitura de Paço do Lumiar incentiva consumo de pescado

0comentário
A ação faz parte da programação da Semana Nacional de incentivo ao Pescado que segue até o dia 14

A ação faz parte da programação da Semana Nacional de incentivo ao Pescado, que segue até o dia 14

“Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”. Este é o slogan da Semana Nacional de Incentivo ao consumo do Pescado, que começou nesta segunda-feira, 01, e segue até dia 14. Em Paço do Lumiar, a programação será nos dias 10 e 11 e vai contar com eventos gastronômicos de degustação na praça, mostra do artesanato das marisqueiras e outras mobilizações.

De acordo com a secretária Municipal de Agricultura, Rosany Aranha, esta será uma data para comemorar e marcará a entrega de registro de alguns pescadores. “Durante a Semana, 200 pescadores vão receber seu Registro Geral de Pesca – RGP”, informou.

A promoção da Semana é do Ministério da Pesca e Aquicultura e tem como objetivo incentivar o consumo de pescado no País. Atualmente, a média de consumo de pescado da população brasileira está por volta de 9kg/habitante/ano. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12kg/habitante/ano.

A campanha também promove a integração de produtores e demais elos da cadeia de comercialização por meio da realização de reuniões preparatórias e da redução de preços.

Para este ano, a campanha inclui a participação das prefeituras municipais, sindicatos, associações de pescadores.

sem comentário »

Lobão Filho apresenta propostas na TV Maranhense

1comentário

O candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), participou de entrevista, no programa Maranhão Urgente da TV Maranhense, afiliada da Rede Bandeirantes, na manhã desta terça-feira (02). A entrevista teve duração de 25 minutos e foi conduzida pelo apresentador Kim Lopes, que abordou assuntos como educação, saúde e tributos.

Na ocasião, Lobão Filho falou sobre o avanço dos índices oficiais de saúde, devido aos investimentos do governo estadual nos últimos quatro anos e de como pretende dar continuidade a esse progresso.

“Pretendo fortalecer as Macrorregionais de média e alta complexidades e levar as bem sucedidas UPAS para os menores municípios. Precisamos ainda investir em pessoal, reduzir o tempo de espera para as consultas, melhorar o aparelhamento e disponibilizar mais remédios, para que a nossa saúde seja, finalmente, motivo de orgulho”, assinalou o peemedebista.

Sobre educação, o candidato destacou preocupação com a situação de São Luís e Imperatriz, há meses em greve, com risco de os alunos perderem o ano letivo. “O ensino básico é responsabilidade das prefeituras, mas, no meu governo, o estado estará irmanado às prefeituras com dificuldades financeiras ou de gestão para assegurar um cenário melhor nas escolas das nossas crianças”, assegurou.

Lobão Filho assegurou ainda escolas integrais para aulas de cultura, lazer, esporte, laboratórios agrícolas: “cada região terá a sua vocação e nós vamos trabalhar pesado em cada uma”. Ele destacou ainda o sistema de meritocracia com a criação de escolas de referência para alunos selecionados, estimulando assim, uma competição saudável entre os alunos. Nesse mesmo método, os diretores serão premiados pelo bom desempenho no combate a questões como evasão escolar, baixo aproveitamento e outros índices negativos.

Para fomentar a economia do estado, o candidato falou sobre as altas alíquotas estaduais atualmente praticadas. “No polo gesseiro de Imperatriz, a alíquota é maior que a do nosso concorrente em Pernambuco. Isso prejudica os empresários maranhenses no mercado. Precisamos de competitividade fiscal para os empresários que compõem a massa produtiva do estado. Estimulando essa competitividade, nós geramos lucro e mais renda para os maranhenses”, explicou Lobão Filho.

1 comentário »

Mãe de candidato a deputado morre em acidente próximo ao aeroporto

1comentário
Margareth morreu em um acidente trágico, na rotatória do aeroporto

Margareth morreu em um acidente trágico, na rotatória do aeroporto

A ex-primeira dama de Vitorino Freire Margareth Bringel, mãe do candidato a deputado federal Juscelino Filho (PRP), morreu agora há pouco em um acidente automobilístico no quilômetro zero da BR-135, próximo ao retorno do Aeroporto Marechal Cunha Machado, no Tirirical.

Segundo informações repassadas ao blog, o carro em que a mulher viajava capotou e ela sacou para fora do veículo. Caída na pista, a vítima foi atropelada por outro veículo.

Maragareth era esposa do ex-prefeito de Vitorino Freire e ex-deputado estadual Juscelino Rezende. Também era cunhada do deputado estadual e candidato à reeleição Stênio Rezende. Em 2012, foi candidata a prefeita da cidade já administrada pelo marido, mas foi derrotada pelo atual prefeito, José Leandro Maciel.

Neste momento, centenas de curiosos se aglomeram no local do trágico acidente.

1 comentário »

Adutora do Italuís se rompe novamente

0comentário

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA – CAEMA

Adutora do Italuís voltou a se romper no Campo de Perizes

Adutora do Italuís voltou a se romper no Campo de Perizes

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) informa que ocorreu, na manhã desta terça-feira (2), o rompimento da adutora do Sistema Italuís, próximo ao km 40, no Campo de Perizes.

Técnicos e engenheiros já estão trabalhando intensivamente e em caráter emergencial para recuperar a adutora o mais rápido possível, visando minimizar os transtornos para a população.

Comunica ainda que a normalização do abastecimento de água acontecerá gradativamente em 72 horas.

sem comentário »

Prefeitura entrega Terminal do São Cristóvão totalmente reformado

3comentários
Ações vão proporcionar maior conforto aos usuários que diariamente precisam utilizar o terminal

Ações vão proporcionar maior conforto aos usuários que diariamente precisam utilizar o terminal

A Prefeitura de São Luís entregou aos usuários de transporte público da capital o Terminal de Integração do São Cristóvão completamente reformado. Entre as melhorias promovidas com a reforma estão a restauração da sinalização interna, aumento da acessibilidade, reforma dos banheiros, recuperação asfáltica das vias internas e pintura. O serviço segue a orientação do prefeito Edivaldo para proporcionar maior comodidade aos usuários.

“Estamos entregando os terminais de integração, um a um, renovados aos usuários do transporte público da nossa cidade, para que a população desfrute de mais segurança e conforto no deslocamento do dia a dia. Nosso trabalho tem sido intenso para promover maior qualidade na mobilidade urbana de São Luís”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Para garantir o aumento da acessibilidade foram instaladas novas rampas de acesso e piso tátil para facilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e também redutor de velocidade nas faixas de pedestres. A reforma também priorizou a orientação dos usuários do terminal com a reconfiguração da identificação visual de toda a área. Foram substituídas as placas indicativas de ônibus e itinerário e houve pintura de todo o piso das baias de embarque e desembarque.

Durante a obra houve a restauração da sinalização interna, aumento da acessibilidade, reforma dos banheiros, recuperação asfáltica das vias internas e pintura

Durante a obra houve a restauração da sinalização interna, aumento da acessibilidade, reforma dos banheiros, recuperação asfáltica das vias internas e pintura

“Já entregamos o terminal da Cohab/Cohatrac, totalmente reformado, e agora vamos entregar para a população de São Luís o Terminal de Integração do São Cristóvão. Uma obra como esta garante o bem estar do usuário do transporte coletivo de São Luís, que passa todos os dias aqui para pegar sua condução. É uma obra que traz dignidade ao usuário do transporte público”, frisou o secretário de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros.

Foram disponibilizados orientadores de plataforma que auxiliarão os usuários e também será reforçada a segurança, que contará com vigilância 24 horas por dia. Para garantir maior fluidez ao trânsito no local foi feita a revitalização da sinalização horizontal e vertical da Avenida Lourenço Vieira da Silva.

Outras reformas

Além dos terminais do São Cristóvão e Cohab/Cohatrac, as reformas estão sendo realizadas nos terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais e Distrito Industrial. Os serviços integram o Programa Avança São Luís e serão entregues à população ainda no segundo semestre deste ano.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

3 comentários »

Lula confirma vinda ao Maranhão para ato com Lobão Filho

3comentários
Petistas fazem corrente com Lobão Filho e reforçam compromisso com o candidato por um Maranhão melhor

Petistas reafirmaram compromisso com Lobão Filho por um Maranhão melhor (Fotos: Júnior Foicinha)

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que virá ao Maranhão até o dia 15 deste mês para reforçar no Estado a campanha para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), do senador Lobão Filho (PMDB) para o governo estadual e do deputado federal Gastão Vieira (PMDB) ao Senado.

A confirmação da vinda de Lula ao Maranhão foi feita nesta segunda-feira, pela coordenadora da campanha de Dilma Rousseff no estado, Benenice Gomes (PT), ao senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo estadual pela coligação ‘Pra Frente, Maranhão’, durante reunião com lideranças do PT, diretórios regionais e municipais, de candidatos proporcionais da legenda. O encontro contou ainda com a participação de dirigentes das centrais sindicais e de sindicatos.

“Vamos unidos rumo a vitória. Vamos demonstrar que estamos coesos e que Lobão Filho é o único candidato do PT e de Dilma no Maranhão”, enfatizou Berenice Gomes. A dirigente nacional do PT conclamou toda a militância do PT para “não dormir nem de dia e nem de noite para assegurar a vitória do time completo: Dilma, presidenta; Lobão Filho, governador e Gastão Vieira, senador”.

As palavras de Berenice Gomes foram ratificadas pela secretária de Relações Internacionais do Governo da presidenta Dilma e militante histórica do PT, Vera Gomes.

“Lobão Filho não é A, B ou C. Sempre foi Dilma ao contrário do outro candidato que muda de coloração e de pele de acordo com as conivências. Ele é um traidor do projeto nacional de continuar a mudar a realidade do nosso país e consolidarmos todos os ganhos da classe trabalhadora. Ele tem que ser desmascarado”, declarou Vera Gomes.

Segundo dirigente petista que o inverno foi deles (do candidato do PCdoB), mas “a primavera é nossa com a eleição de Dilma, Lobão Filho e Gastão Vieira”.

Agradecimento

lobao lula2

Ao agradecer o entusiasmo e a confiança de vitória do PT e do PMDB no Brasil e no Maranhão, o senador Lobão Filho ressaltou que é um vitorioso, nunca perdeu uma eleição no Maranhão. “Sou coordenador da campanha do meu pai (ministro das Minas e Energia, Edison Lobão) há 32 anos. São quatro vitórias para o Senado, duas para deputado federal e uma para governador. Na última eleição foram quase dois milhões de votos”, contabilizou.

Lobão Filho destacou que ainda que o outro candidato tenta agora esconder que tem o apoio da presidenta Dilma por ela ter tido uma queda momentânea nas pesquisas e tenta colocar a sua imagem lado da candidata Marina Silva, depois de tentado enganar o cidadão maranhense que tinha o apoio de Dilma e de Lula.

“Ele que também já traiu a presidenta Dilma ao se aliar no passado a Aécio Neves. Hoje, ele também esconde Aécio por descer rio abaixo nas pesquisas, como esconde o seu candidato ao Senado, Roberto Rocha, vice prefeito de uma administração caótica, a de São Luís. O meu palanque sempre foi e sempre será único sejam em que condições forem. É da presidenta Dilma. Ela pode até ter somente 1% das intenções de votos”, disse em tom enfático o senador Lobão Filho sob aplausos da militância do PT.

“Nós vamos é com Lula e Dilma, E vamos vencer. Vamos continuar os avanços que já conquistamos. Lula tirou o Brasil da condição de terceiro mundismo e o colocou como uma potência mundial. Vamos avançar ainda como Dilma. E, vamos fazer do Maranhão um estado exemplo para o país”, finalizou Lobão Filho.

Senado – O deputado federal Gastão (PMDB), candidato ao Senado, mencionou que é preciso ter coerência política e não ficar mudando de lado ou coloração. “Sempre apoiamos o PT. Precisamos continuar com esse projeto que tirou da faixa de pobreza e colocou no mercado consumidor 45 milhões de brasileiros. Estou com Lobão Filho por que acredito em seu projeto e tenho convicção que o Maranhão vai trilhar rumo ao seu desenvolvimento econômico com muita justiça social”.

O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, relatou que o partido vai agora intensificar em todo o Estado a campanha para eleição de Dilma, Lobão Filho e Gastão Vieira para o Brasil e o Maranhão não recuar e sim “continuar, de forma progressiva, avançando e consolidando as conquista do povo e dos trabalhadores no Brasil”.

3 comentários »

“Temos um plano de governo e não falsas promessas de mudança”, diz Lobão

4comentários
Lobão Filho: "“a ilusão da prosperidade com falsas promessas de mudança, mas as suas administrações são caos, o cidadão foi abandonado e enganado"

Em Cajapió, Lobão Filho disse que adversários vendem ilusão da prosperidade com falsas promessas de mudança(Foto: Gilson Teixeira)

O candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governo estadual, senador Lobão Filho (PMDB), em um comício na cidade de Cajapió fez duras críticas aqueles que vendem “a ilusão da prosperidade com falsas promessas de mudança, mas as suas administrações são caos, o cidadão foi abandonado e enganado. Aqui (Cajapió) é um exemplo. A cidade está abandonada. O hospital nem seringa tem. Esse desastre é resultado da administração do PCdoB”.

O candidato peemedebista tranquilizou a população de Cajapió, que o recebeu com carinho e com muito respeito, recebendo aplausos e sinais de positivo até quando passou em frente ao comitê do candidato comunista.
“Aqui não tem prefeito, mas todos podem ter certeza que vamos construir uma nova Cajapió. Temos um audacioso plano de governo para toda a Baixada Maranhense e vamos executá-lo com a ajuda de todos e transformar toda essa região um celeiro de produção de alimentos para o Brasil e abrir um mundo de oportunidades com a geração de emprego e renda e distribuição justa das riquezas produzidas”, afirmou Lobão Filho.

O peemedebista Lobão Filho relacionou ainda outras cidades administradas pela falsa mudança onde o caos foi instalado. “Em São Luís os professores estão há 100 dias em greve e acorrentados na prefeitura. Os alunos, sem aulas, não têm nenhuma perspectiva de vida. Essa é a mudança deles, mudar para pior”. O secretário de Educação de São Luís é Geraldo Castro, dirigente do PCdoB.

O candidato peemedebista relacionou ainda as cidades de Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Matões, Caxias, onde a população sofre com o descaso das administrações da ‘falsa mudança’. “Mas, vamos mudar essa realidade com trabalho e dedicação. A população do meu Estado pode ter certeza que vamos abrir um novo horizonte para todos com fé, determinação e muita paz em nossos corações”, declarou Lobão Filho.

O deputado federal Gastão Vieira (PMDB), candidato ao Senado, alertou para que a população não se iluda mais com essa falsa mudança e que transformaram várias cidades em um caos total e a população foi abandonada por “essas administrações ineficientes e que não tem nenhum compromisso com os cidadãos”.

Vieira destacou ainda que o Maranhão precisa sempre seguir em frente e “com Lobão Filho vai continuar trilhando o caminho do seu desenvolvimento econômico e social”.

4 comentários »

Medidas drásticas

2comentários
Professores grevistas do Município que insistem em manter a greve ilegal podem ter ponto cortado

Professores grevistas do Município que insistem em manter a greve ilegal podem ter ponto cortado e sofrer processo administrativo que pode resultar em exoneração (Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão

O clima promete ficar mais acirrado entre a Prefeitura de São Luís e os professores que se mantêm em greve há 102 dias, embora o movimento tenha sido decretado ilegal pelo Tribunal de Justiça desde o início de junho, decisão confirmada dia 14 do mês passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Diante do desrespeito à ordem judicial, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou o corte do ponto dos docentes que continuam fora de sala de aula, a abertura de processo administrativo que pode culminar com a exoneração dos grevistas e a convocação de excedentes do último concurso público para substituir os educadores que ainda não voltaram ao trabalho, seguindo assim a orientação do Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal (SindEducação).

Todas as medidas estão previstas na decisão do TJ confirmada pelo STF e são uma resposta do Município a uma mensagem de celular enviada no fim de semana aos professores grevistas convocando-os a assinar o ponto no acampamento montado no Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura, desde a ocupação do prédio, dia 13 do mês passado, o que segundo a Semed é uma violação, já que o ponto deve ser assinado no local de trabalho.

Além da decretação da ilegalidade da greve pelo TJ, ratificada pelo STF, há uma liminar expedida em 12 de agosto pela 1ª Vara da Infância e da Juventude obrigando o Município a providenciar meios para retomar o cronograma de aulas integralmente. A decisão reforça a necessidade de tomar providências para que as 252 escolas municipais voltem à rotina normal. Diante das circunstâncias jurídicas e do insucesso das negociações, a administração tomou a medida drástica, que certamente deixará os ânimos ainda mais exaltados, tornando o desfecho da paralisação mais próximo ou levando a categoria a radicalizar ainda mais.

No fim de semana, a Prefeitura divulgou matéria informando que 80% das escolas estão funcionando plenamente. De fato, a maioria dos professores vem comparecendo assiduamente às escolas, cumprindo assim a missão que abraçaram. Por outro lado, milhares de alunos ainda estão sem estudar e fatalmente terão o aproveitamento do ano letivo gravemente comprometido. Com mais de três meses de paralisação, é preciso agir para debelar o foco de instabilidade. E como há respaldo jurídico, que se tomem então as providências cabíveis para o caso.

Como bem frisou a juíza Lívia Maria Aguiar, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, “é bem verdade que o direito à greve é constitucional, mas numa hierarquia de valores o direito das crianças e adolescentes à educação detém primazia universal em face da prioridade absoluta prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”. Ciente do prejuízo causado pela paralisação às crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino, a magistrada lançou mão de um argumento precioso, que não tem se aplicado na prática devido à intransigência dos grevistas e à alegada falta de recursos financeiros da Prefeitura para atender as reivindicações da classe.

Se por um lado as medidas drásticas anunciadas pela Semed geram polêmica e despertam furor nos professores que ainda se mantêm em greve, por outro podem levar finalmente ao desfecho do movimento. Como um acordo amigável é a cada dia mais improvável, não há outra saída a não ser agir de forma mais incisiva, dentro da legalidade, obviamente.

Editorial publicado nesta segunda-feira em O Estado do Maranhão

2 comentários »

Prefeitura de São Luís convoca beneficiários para recadastramento no Bolsa Família

0comentário

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família, que se encontram há mais de dois anos sem atualizar as informações, para realizar a atualização cadastral até o próximo dia 19 de setembro. Cerca de seis mil famílias receberam, no comprovante de saque do benefício, ainda no mês de maio, a convocação para atualização de dados.

Para evitar transtornos com filas para atendimento, antes da atualização cadastral na Central de Atendimento, o beneficiário deve dirigir-se ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência com o cartão do Bolsa Família, que contém o Número de Inscrição Social (NIS), para confirmar a necessidade do recadastramento.

“O benefício será bloqueado, ficará retido, enquanto não for feita a atualização, mas o usuário não vai perder. E quando atualizar, ocorre o desbloqueio. O beneficiário recebe, inclusive, retroativo. Porém, quem não atualizar mesmo nesta última chance, terá o benefício cancelado a partir de janeiro”, explicou o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.

O titular do cartão deve apresentar, na Central de Atendimento, originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência (geralmente conta de luz), carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para quem tem de sete a 17 anos.

O recadastramento é realizado na Central de Atendimento Social, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco. Para garantir agilidade ao atendimento, diariamente serão distribuídas senhas, a partir das 7h, sendo atendidas até 600 pessoas por dia, até às 17h.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »