Comunistas criam rede de intrigas para semear discórdia na campanha

3comentários
Mentira deslavada: na mesma data e horário em que teria sido repreendido por Roseana Lobão Filho era recebido pelo prefeito e por vereadores de Barreirinhas

Mentira deslavada: na mesma data e horário em que, segundo os futriqueiros comunistas, teria sido repreendido por Roseana, Lobão Filho era recebido pelo prefeito e por vereadores de Barreirinhas

A cada dia o candidato comunista ao governo estadual, Flávio Dino(PCdoB), e seus aliados se mostram mais desesperados com o avanço do candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão”, Lobão Filho, na corrida eleitoral. Sem poder negar o expressivo volume da campanha do adversário, dinistas começaram a disseminar futricas na intenção de semear a discórdia e confundir o povo. O último dos mexericos dá conta de uma fantasiosa briga entre Lobão Filho e a governadora Roseana Sarney, algo que não encontra respaldo nos fatos.

Em sua versão mentirosa, os comunistas afirmam que Roseana teria ficado furiosa com declarações feitas pelo candidato do seu grupo político durante um evento de campanha em Sucupira do Norte, no último dia 19. O ponto de discórdia seria uma afirmação dada pelo peemedebista de que enviara R$ 4 bilhões ao Maranhão quando presidia a Comissão de Orçamento do Senado Federal, dos quais o governo só teria gasto R$ 780 milhões.

A rede de intrigas espalha, sem qualquer preocupação com a ética, que Roseana teria chamado o aliado em seu gabinete para repreendê-lo, na última quinta-feira (24), quando Lobão Filho cumpria agenda de campanha em Água Doce do Maranhão, interrompida às pressas para atender o chamado da governadora. Para dar credibilidade à lorota, os mexeriqueiros dizem que a informação veio de “fontes bem situadas no Palácio dos Leões” Puro embuste, digno do mais desprezível dos velhacos.

Agora a verdade: na última quinta-feira, no horário em que os futriqueiros afirmam que houve a “tensa” reunião entre Roseana e Lobão Filho, o candidato peemedebista cumpria mais uma etapa da sua campanha, em Barreirinhas. Na ocasião, foi recebido com extremas civilidade e simpatia pelo prefeito Léo Costa (PDT), membro da oposição, diga-se, e obteve declarações de apoio de alguns vereadores do município.

Diante da falta de escrúpulos de Dino e asseclas, o blog reafirma que o palanque comunista se sustenta muito mais à base do estelionato eleitoral do que em propostas plausíveis para desenvolver o Maranhão, como tem feito o Lobão Filho em sua peregrinação pelo estado.

3 comentários »

Lobão Filho avança e mobiliza interior em campanha

4comentários
Lobão Filho comandou grande carreata no município de Vargem Grande

Lobão Filho comandou grande carreata no município de Vargem Grande e recebeu o carinho da população

Três semanas após o início da campanha eleitoral, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), faz um balanço positivo de suas ações e parcerias pelo estado. O peemedebista cumpriu uma agenda intensa junto com os candidatos a vice-governador Arnaldo Melo e ao Senado, Gastão Vieira.

“Nós estamos mobilizando, motivando, entusiasmando a classe política, em um movimento muito saudável nessa caminhada. Já visitamos 26 municípios, sempre com uma energia fantástica. Eu estou muito feliz, tenho me compromissado muito com o povo do meu estado e esse compromisso, pra mim, é como um contrato, um contrato onde eu me comprometo a entrar na vida das pessoas e modificá-las. Estou muito animado e sinto que começamos essa campanha com muita força”, avaliou o peemedebista.

Multidão seguiu o candidato da coligação "Pra Frente, Maranhão" em caminhada na cidade de Axixá

Multidão seguiu o candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” em caminhada na cidade de Axixá

Até aqui, foram 26 municípios visitados. A caravana Pra Frente Maranhão realizou comícios, reuniões com lideranças, carreatas, caminhadas e participou de eventos tradicionais como a 37ª Cavalgada de Grajaú e a procissão de Nossa Senhora Santana em Coelho Neto.

Em São Luís, 188 prefeitos maranhenses reuniram-se para ratificar apoio ao candidato na última semana. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), participou da reunião e, mesmo filiado a um partido da oposição, declarou apoio ao peemedebista.

“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.

Eleitora abraça Lobão Filho em Santa Filomena, onde o peemedebista teve recepção calorosa do povo

Eleitora abraça Lobão Filho em Santa Filomena, onde o peemedebista teve recepção calorosa do povo

Lobão Filho reuniu-se também com líderes religiosos da Assembleia de Deus em São Luís, Imperatriz e Grajaú. Nesta, ele participou do Congresso Estadual das Assembleias de Deus (COMADESMA), onde pediu aos pastores orações para que, a partir do dia primeiro de janeiro, “o Maranhão siga em frente com um futuro melhor para todos nós”.

Em seu comitê de São Luís, o candidato tem recebido lideranças comunitárias para falar sobre propostas de governo. O grupo Força Jovem, do eixo Itaqui-Bacanga, foi representado pelo presidente Don Diego, que levou a Lobão Filho demandas da juventude na capital e assegurar o apoio dos jovens que representa.

“Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, declarou o jovem.

Multidão aplaude Lobão Filho durante comício na cidade de Pastos Bons

Multidão aplaude Lobão Filho durante comício na cidade de Pastos Bons

Paralelamente às incursões no interior do estado, a apresentadora e empresária Paulinha Lobão, esposa de Lobão Filho, realizou em sua residência, três encontros com lideranças femininas no estado, entre elas prefeitas e primeiras damas.

A prefeita de Presidente Médici, Dra. Élia (PTB), participou do evento e destacou a importância desses encontros. Ela falou ainda da importância de Lobão Filho no cargo de governador do Estado.

“Precisamos de um governador que enxergue a região do Alto Turi, uma região que avançou nos últimos anos, mas que ainda está aquém do seu potencial. Somos da base governista, temos obras em andamento no município e essa parceria vai continuar nos trazendo desenvolvimento. Nós também já estamos engajados nessa luta e eventos como esses só contribuem, porque estamos todas alinhadas na busca de um só objetivo: fazer o Maranhão crescer”, afirmou.

O candidato ao Senado da coligação “Pra Frente, Maranhão”, Gastão Vieira (PMDB), destacou a relevância desta etapa do processo para uma campanha bem-sucedida. “A expectativa sempre foi muito positiva, conheço nosso público e já vivi eleições difíceis. Agora, vendo esse grupo tão grande, tão consolidado, vendo a determinação do nosso candidato e o apoio e entusiasmo dessas pessoas que nos acompanham, tenho certeza de que já somos vitoriosos”, finalizou.

4 comentários »

Blitz Urbana expulsa ambulantes da Praça da Alegria

9comentários

Uma equipe da Blitz Urbana  fez hoje uma batida surpresa na Praça da Alegria e expulsou os ambulantes que há anos invadiram o logradouro e o transformaram em um mercado a céu aberto. A praça é mais um dos logradouros de São Luís que serão revitalizados com recursos do PAC Cidades Históricas, nada mais oportuno para uma das áreas mais inóspitas do Centro de São Luís devido à ocupação ilegal do espaço público e à criminalidade.

Além de pôr no chão as estruturas, a Blitz Urbana apreendeu materiais usados pelos ambulantes, principalmente itens usados no preparo de alimentos.

Cabe agora manter fiscalização permanente para evitar que os abusos não voltem a ocorrer. Abaixo fotos da operação feitas pelo internauta Tony Meneses, que gentilmente cedeu as imagens ao blog:

blitz urbana alegria

blitz urbana alegria2

blitz urbana alegria3

blitz urbana alegra4

9 comentários »

Produtores de Paço do Lumiar são homenageados no Dia do Trabalhador Rural

3comentários
Kits foram adquiridos através de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura

Kits foram adquiridos através de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura

Para comemorar o Dia do Trabalhador Rural, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, entregou, na manhã desta sexta-feira (25), na Praça Nossa Senhora da Luz, 10 kits de pesca, 1 tonelada de ração para peixes e distribuiu cerca de 100 mudas de plantas ornamentais.

Os kits, compostos por um motor de rabeta, caixa de isopor para armazenamento de pescado, colete salva vidas para garantir a segurança do pescador e mais uma rede de pesca, foram adquiridos através de uma parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura.

De acordo com a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, a entrega dos kits e da ração constitui mais um progresso alcançado pelos trabalhadores rurais, que representam muito para a economia do município. “80% da economia de Paço do Lumiar é proveniente da agricultura e da pesca, por isso estamos sempre buscando recursos que melhorem a vida do trabalhador rural, com a entrega desses kits já são 20 pescadores beneficiados”, disse.

A secretária ressaltou ainda que a entrega de mudas de plantas ornamentais é mais um incentivo para a população de Paço do Lumiar zelar o paisagismo do município, fazendo o replantio dessas mudas.

Para o pescador Marcílio do Mojó, um dos beneficiados com o kit de pesca, o ofício ficará mais fácil e prazeroso. Pai de dois filhos, Marcílio disse que até a saúde vai melhorar. “A pesca é o meu sustento e de toda minha família, quando o mar está para peixe, além de alimento posso comercializar o que pesco. O kit é uma grande conquista, não vou mais precisar fazer tanto esforço remando e minha dor nas costas vai diminuir”, explicou.

O prefeito Josemar Sobreiro destacou que desde 2013 todos os trabalhadores rurais foram beneficiados e valorizados com projetos como esse, contribuindo para o desenvolvimento do município. “Buscamos recursos para que nossos produtores rurais tenham melhores condições de trabalho, nosso município possa crescer e alavancar o setor”, disse.

No evento estiveram presentes além do prefeito de Paço do Lumiar, a secretária municipal de agricultura e pesca, Rosany Aranha, vereadores, o secretário Estadual de Agricultura, Dayvson Franklin, e trabalhadores rurais.

3 comentários »

Edivaldo supervisiona obras do Canal Cohab/Cohatrac

3comentários
Prefeito Edivaldo ressaltou que milhares de pessoas serão beneficiadas com o serviço

Prefeito Edivaldo ressaltou que milhares de pessoas serão beneficiadas com o serviço (Fotos: Honório Moreira)

O prefeito Edivaldo determinou a intensificação dos serviços de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohatrac/Cohab. Os trabalhos estão na etapa final e o prefeito vistoriou a evolução dos serviços nesta sexta-feira (25). De um total de 1.920 metros, falta apenas a conclusão dos 300 metros finais da obra pelas equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Este canal é uma obra estruturante que vai beneficiar milhares de pessoas do Cohatrac, Cohab e adjacências resolvendo um problema de alagamento que já se estende há anos. É uma obra de drenagem e saneamento de grande importância para a cidade e em breve estaremos entregando”, disse o prefeito, ao frisar que a meta é que a obra seja entregue antes do início do próximo período chuvoso.

A obra está orçada em R$ 13 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De grande relevância, o Canal do Cohatrac/Cohab será construído em concreto armado abrangendo a extensão de 1.920 metros.

Rio Pimenta

Edivaldo também inspecionou recuperação da Avenida Vale do Rio Pimenta, no Alto do Calhau

Edivaldo Holanda Jr. também inspecionou recuperação da Avenida Vale do Rio Pimenta, no Alto do Calhau

O prefeito Edivaldo também inspecionou durante esta sexta-feira a obra de recuperação da avenida do Vale do Rio Pimenta, no Alto do Calhau. No local, a encosta que fica às margens do rio cedeu juntamente com um trecho da avenida. Para evitar novos deslizamentos, o prefeito autorizou a construção de um muro de contenção, com dois metros de altura e parede de proteção vegetal. A obra consiste ainda na recuperação e repavimentação do trecho danificado.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

3 comentários »

Ribamar e Paço se unem por saneamento básico

3comentários
Prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, fala sobre o consórcio, observado pelo prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro

Prefeito de Ribamar, Gil Cutrim, fala sobre consórcio, observado pelo prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro

Os prefeitos Gil Cutrim (PMDB) e Josemar Sobreiro (PR), durante solenidade realizada nesta última sexta-feira (25), lançaram oficialmente o Consórcio Público Intermunicipal de Saneamento Básico, denominado como Pró Cidades, associação pública que tem como função gerenciar os sistemas de abastecimento d´água e esgotamento sanitário dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, garantido e executando, nos próximos anos, novos investimentos e ações no setor.

A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São José de Ribamar e reuniu diversas lideranças políticas e comunitárias das duas cidades, além de representantes de vários segmentos da sociedade organizada.

A criação do Pró Cidades, cuja formalização aconteceu no fim do ano passado e do qual também é integrante a Raposa (a cidade deverá, em breve, se engajar nesta primeira etapa de ações do Consórcio), surgiu da necessidade dos municípios em otimizar os seus sistemas de abastecimento d´água e de esgotamento sanitário, antes gerenciados pela CAEMA, prestando, desta forma, um melhor serviço aos usuários Figura, ainda, como uma ação pioneira e concreta de metropolização envolvendo cidades da Grande Ilha.

Desperdício

O sistema de abastecimento d´água e esgotamento sanitário de São José de Ribamar, por exemplo, era gerido até bem pouco tempo pela CAEMA e atende, hoje, apenas 18% da população (formada por mais 200 mil habitantes), sendo que o desperdício ultrapassa a casa dos 70%, de acordo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

No município, ao longo dos anos, não foi implantado, sequer, um palmo de rede de esgotamento sanitário. Já em Paço do Lumiar, além da ineficiência do abastecimento d´água, a cidade possui rede de esgotamento sanitário somente no Maiobão, maior conjunto habitacional do município e que foi construído pelo Governo do Estado no início da década de 80.

“Através da atuação do Pró Cidades, iremos otimizar os sistemas tendo como meta, num período de quatro anos, oferecer abastecimento d´água de qualidade para 100% dos bairros dos dois municípios e, em oito anos, implantar rede de esgotamento que beneficie as populações das duas cidades”, explicou Gil Cutrim ressaltando que até o fim do ano as estruturas dos sistemas dos dois municípios não deverão sofrer grandes intervenções, sendo apenas geridos pelo Consórcio, através da Enorsul, empresa com vasta experiência no setor e que venceu licitação para a execução do serviço.

“Os próximos meses serão de transição, de manutenção e melhoramento, dentro das possibilidades financeiras, do que já existe. Os grandes investimentos [ampliação dos sistemas de abastecimento d´água, implantação integrados de outros, instalação de rede de esgotamento, por exemplo] terão início a partir do ano que vem”, completou o prefeito ribamarense ressaltando, ainda, a importância da capital São Luís unir forças com São José de Ribamar e Paço do Lumiar no sentido de beneficiar as populações da Ilha.

Qualidade

Josemar Sobreiro disse que a ação dos municípios de Ribamar e Paço em distratar com a CAEMA e assumir o gerenciamento dos sistemas visa, tão somente, fazer com que as populações ribamarense e luminense tenham acesso a um serviço de melhor qualidade.

“Durante décadas a CAEMA gerenciou estes sistemas e nunca, de fato, prestou um serviço de qualidade. Em Paço do Lumiar, assim como na maioria dos municípios maranhenses, as reclamações acerca do trabalho do órgão estadual são muitas. O que eu e Gil estamos fazendo é um ato em prol dos nossos municípios e de suas populações. Estamos de mãos dadas e trabalhando firmemente para que, a partir de agora, possamos oferecer um serviço melhor ao povo”, avaliou.

Outras ações

Além dos setores de abastecimento d´água e esgotamento sanitário, o Consórcio Público Intermunicipal também está autorizado a executar ações relacionadas à destinação final de resíduos sólidos envolvendo os municípios associados. Neste setor, por exemplo, está prevista para os próximos anos a parceria das Prefeituras para implantação na Grande Ilha de uma usina de reciclagem de lixo.

3 comentários »

Lobão Filho anuncia conclusão de ponte cuja licitação foi fraudada no governo José Reinaldo

0comentário
Ponte ilustrou o escândalo da Operação Navalha, em 2007

Ponte ilustrou o escândalo da Operação Navalha, em 2007 e será concluída, garantiu Lobão Filho

Em Cachoeira Grande, na tarde desta sexta-feira (25), o candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), assegurou “um olhar carinhoso” para os menores municípios do estado. “Vou fazer uma gestão municipalista, olhando com carinho, sobretudo, os menores municípios. Farei tudo que estiver ao meu alcance para assistir às prefeituras em suas demandas mais urgentes e suprir as necessidades do nosso povo”, comprometeu-se.

O prefeito da cidade, Francivaldo Vasconcelos (PSD), elogiou o trabalho de Lobão Filho no Senado e elencou alguns dos anseios dos cachoeirenses. “A construção da ponte que ligaria Cachoeira Grande a Presidente Juscelino é um sonho antigo. Essa obra foi iniciada há quase dez anos, pelo ex-governador Zé Reinaldo, e está abandonada aí só fizeram as bases”, destacou.

Esta ponte ilustrou o escândalo da Operação Navalha, em 2007, quando a Polícia Federal desmontou um esquema de fraudes de licitações e desvios de recursos públicos federais em favorecimento da construtora Gautama e que levou José Reinaldo Tavares à prisão. José Reinaldo é aliado da pequena coligação “Todos pelo Maranhão”, encabeçada pelo comunista Flávio Dino (PCdoB).

Sobre a polêmica ponte, Lobão Filho garantiu que, em seu governo, a obra será concluída e os municípios que, apesar de vizinhos ficam praticamente isolados um do outro, serão, finalmente ligados. “Eu vou desenterrar essa caveira de burro que Zé Reinaldo enterrou ali”, exclamou o peemedebista.

Agenda

Ainda ma sexta-feira, o candidato percorreu mais dois municípios da Região do Munim: Axixá e Morros. No sábado (25), a caravana “Pra Frente, Maranhão” encerra esta etapa da agenda com carreatas e caminhadas nas cidades de Presidente Vargas, Vargem Grande, Itapecuru Mirim e Coelho Neto.

sem comentário »

Flávio Dino insiste em falso apoio do PT

0comentário
Banner afixado no comitê clandestino mostra Flávio Dino com a presidente Dilma Rousseff e o petista desgarrado Márcio Jardim: apoio falso

Banner pendurado no comitê clandestino mostra Flávio Dino com a presidente Dilma Rousseff e o petista “furta cor” Márcio Jardim: apoio falso (Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão)

O candidato comunista ao governo do Estado, Flávio Dino (PCdoB), ainda não engoliu a aliança entre o PT e o PMDB (a nível nacional e estadual) para o pleito de 2014 no Maranhão. Prova disso, é o artifício de Direito de Resposta utilizado por ele, neste sábado, no jornal O Estado do Maranhão, onde insiste que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoia sua candidatura e, ainda, os apelos desesperados de associar a imagem da presidente Dilma Rousseff à sua em peças publicitárias.

Em junho deste ano, antes do início oficial do período de campanhas eleitorais, o senador paulista havia dado um curto depoimento favorável a Flávio Dino. Porém, ao saber da aliança do PCdoB com o PSDB e PSB, Suplicy resolveu rever sua posição inicial.

Mesmo após Suplicy declarar em vídeo apoio formal e definitivo ao candidato peemedebista no Maranhão, Flávio Dino faz de tudo para manter no centro do debate eleitoral uma suposta disputa pelo apoio do Partido dos Trabalhadores, tentando diminuir os efeitos do posicionamento oficial do petista, que apoia Lobão Filho (PMDB) para governador do Maranhão.

Sem o apoio do Diretório Estadual do PT e da direção nacional do partido, Flávio Dino apela para a popularidade da presidente Dilma no estado e tenta associar sua imagem à da presidenciável de todas as formas. Sua última investida foi a criação do comitê “Flávio Dino governador, Dilma presidente” (sem qualquer ligação com o PT), inaugurado na quarta-feira (23), na Avenida Beira Mar, onde ostenta banners e faixas com a imagem da presidente posicionada ao lado da sua.

Mas além de apoiar Dilma Rousseff, o comunista também caminha (literalmente) ao lado de Aécio Neves e Eduardo Campos. Em maio, o tucano esteve em São Luís para selar a aliança do PSDB e PCdoB. Já Eduardo esteve na capital no inicio de julho, quando caminhou de mãos dadas com Flávio Dino pelas ruas.

Disposto a apoiar os três candidatos a presidente, Flávio promete dar palanque aos três. Porém, o que não se sabe é se o PT vai aceitar participar dessa algazarra eleitoreira, típica de quem amarga a falta de popularidade.

Já Lobão Filho anunciou a visita do ex-presidente Lula (PT) ao estado, ainda este mês. Lula virá pessoalmente declarar apoio ao candidato em caravana pelas cidades de São Luís, Imperatriz e outra a ser definida.

sem comentário »

TRE fará votação biométrica simulada

0comentário

votação biométrica Com o objetivo de divulgar a sistemática de votação biométrica, reforçando a segurança do processo de identificação do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizará nos finais de semana do mês de agosto votações simuladas em São Luís, Timbiras, Barra do Corda, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, São Domingos do Azeitão e Nova Iorque e eleição simulada em Fernando Falcão.

Nestas cidades, a biometria foi implantada em 2013/2014. A primeira em que a votação simulada ocorrerá é São Luís, no dia 2 de agosto, das 8h às 12h. O local escolhido para sediar os trabalhos foi a Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes (Avenida São José de Ribamar Oliveira, s/n – Vila Janaína).

Antes de iniciar a votação simulada, os eleitores participarão de audiência pública, que debaterá temas relativos às eleições. “Não temos dúvida de que esta é uma oportunidade aos eleitores, mesários, partidos e candidatos de conhecerem o processo de votação biométrica”, explica o desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA.

À Corregedoria caberá apresentar palestra focada na segurança da eleição biométrica. “Não deve restar dúvida de que o sistema biométrico é seguro. Por isso, iremos testar o sistema com a colaboração do próprio eleitor”, destacou o desembargador Guerreiro Júnior, corregedor.

A diferença entre votação e eleição simulada está no fato de que na primeira apenas eleitores de um local de votação, no caso uma escola, são convidados a votar. Na segunda, os eleitores de todo o município são esperados para contribuir com o teste do sistema.

Cronograma

- 2 de agosto (sábado) – São Luís (Vila Janaína);

- 8 de agosto (sexta-feira) – Timbiras;

- 16 de agosto (sábado) – Jenipapo dos Vieiras;

- 17 de agosto (domingo) – Barra do Corda;

- 23 de agosto. (sábado) – São Domingos do Azeitão;

- 24 de agosto (domingo) – Pastos Bons e Nova Iorque;

- 31 de agosto (domingo) – Fernando Falcão (eleição simulada).

Em 2010, o total de eleitores maranhenses que votaram usando a tecnologia biométrica somou 51.662 (1,19% do eleitorado – 2 municípios). Em 2012, este número subiu para 103.110 (2,26% – 6 municípios); e em 2014 serão 909.279 (20,23% – 15 municípios).

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  

sem comentário »

Secretário Marcos Affonso destaca o trabalho das forças de segurança no Maranhão

0comentário
Marcos Affonso: "vem realizando um conjunto de ações enérgicas contra a criminalidade no estado"

Marcos Affonso: “vem realizando um conjunto de ações enérgicas contra a criminalidade no estado”

Visando intensificar políticas de segurança no Maranhão, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vem realizando um conjunto de ações enérgicas contra a criminalidade no estado. As medidas visam repreender a incidência do tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, homicídios, assaltos, e outros delitos, além da captura de criminosos.

O titular da pasta, Marcos Affonso, estabelece como meta o fortalecimento da integração das forças de segurança, objetivando potencializar as ações policiais e preservar a ordem pública. Para o secretário, a sociedade, o Estado e a policia, devem atuar juntos. “As três esferas juntas serão capazes de promover soluções efetivas para combater as organizações criminosas no Maranhão”, frisou.

Marcos Affonso destaca, ainda, o trabalho da imprensa maranhense, no apoio às ações das forças de segurança. “A imprensa local é mais uma força que vem para somar com o trabalho realizado pelo Sistema de Segurança” disse.
O trabalho articulado das forças de segurança tem obtido resultados positivos. O caso do roubo dos equipamentos dos repórteres da Rede Globo, obteve uma ação enérgica, por meio de uma operação conjunta das policias Civil e Militar, sob coordenação da Superintendência de Policia Civil do Interior (SPCI).

Na tarde da quinta-feira (17), quatro homens abordaram a produção da Rede Globo, com o intuito de roubar todo o equipamento das vítimas. O caso aconteceu no município de Anapurus. Em menos de 24h, a polícia prendeu um dos envolvidos, o cabo da Policia Militar e, logo em seguida, identificou os outros participantes do delito. Na última sexta-feira (25), o restante do grupo se entregou.

De acordo com o titular da pasta, o crime fere a democracia e a liberdade de imprensa. Desse modo, a SSP deu prioridade ao caso, em respeito ao direito à informação e à sociedade. “Foi realizada uma força tarefa para prender os criminosos, e demonstrar mais uma vez a eficácia do trabalho conjunto da policia” ressaltou o Marcos Affonso.

Ações imediatas da polícia

Na segunda-feira (21), uma quadrilha de arrombadores de caixas eletrônicos tentou explodir os terminais de autoatendimento da agência do Banco do Brasil, na cidade de Pinheiro. No entanto uma ação conjunta das Policias Civil e Militar conseguiu evitar o crime. Na ocasião uma pessoa foi presa.

Já na última quinta-feira (24), por volta das 7h40, uma quadrilha especializada em assaltos cometeu o crime de roubo contra uma Casa Lotérica, localizada no Anil, levando da empresa a quantia de R$ 43mil. Após sete horas do assalto, a Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar, conseguiu prender três das oito pessoas envolvidas no caso, além de recuperar a quantia de R$ 4mil. O trabalho de investigação continua, a fim de prender os outros envolvidos nos dois crimes.

Por determinação da Secretaria de Segurança várias operações de intensificação, prevenção e combate à criminalidade já estão sendo realizadas semanalmente em todo estado.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)

sem comentário »