Uchoa deixa Sejap e secretário de Segurança comandará sistema prisional interinamente

0comentário
Uchoa não suportou a pressão do cargo

Sebastião Uchoa não suportou pressão do cargo

A governadora Roseana Sarney nomeou, na manhã desta quarta-feira (17), interinamente, o secretário de Segurança Pública, delegado Marcos Affonso Junior, para responder pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).

Marcos Affonso substituirá o agora ex-secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária Sebastião Uchoa, que entregou o cargo em meio a mais uma crise no sistema prisional do Maranhão.

Uchoa comandou a Sejap por 1 ano e 6 meses, período em que ocorreram várias fugas e rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, com repercussão nacional, tamanha a frequência e violência que marcaram cada episódio.

O caso mais recente aconteceu na madrugada de hoje, quando 17 detentos do Presídio São Luís I, considerado de segurança máxima, escaparam por um túnel. Pela manhã, o clima voltou a ficar tenso por causa de uma tentativa de fuga na Casa de Detenção de Pedrinhas (Cadet), cujo ex-diretor, Cláudio Barcelos, foi preso sob a suspeita de liberar presos em troca de dinheiro.

No último dia 10, 36 detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), o famoso cadeião de Pedrinhas, depois que uma caçamba roubada por criminosos derrubou parte do muro do presídio.

Não suportando mais a pressão, Uchoá, que é delegado de carreira da Polícia Civil, preferiu deixar a pasta.

sem comentário »

Enquanto uma campanha deslancha a outra definha

0comentário
Ato político promovido por Lobão Filho na Batuque Brasil, com a presença do vice-presidente Michel Temer, registrou presença maciça de público

Ato político promovido por Lobão Filho na Batuque Brasil, com a presença do vice-presidente Michel Temer, registrou presença maciça de público

É visível o crescimento da campanha do candidato ao governo Lobão Filho (PMDB) faltando pouco mais de duas semanas para a eleição. Não menos notória é a apatia que vem tomando conta do palanque do comunista Flávio Dino, outrora certo de que venceria o pleito com folga, já no primeiro turno. Se de um lado o entusiasmo vem dando o tom à corrida sucessória, do outro percebe-se a apatia de um grupo cuja confiança míngua dia após dia.

O divisor de águas que pode resultar em virada foi a pesquisa divulgada pelo Ibope no dia 6 deste mês. No levantamento, Lobão Filho apareceu com 30% de preferência do eleitorado, o que apontou um crescimento de 18% desde que ele anunciou sua candidatura. Com resultado tão expressivo, o peemedebista renovou o ânimo e intensificou a busca pelos votos em todo o Maranhão.

Por outro lado, a pesquisa, que revelou uma queda de brusca de 20% nas intenções de voto em Flávio Dino, fez acender o alerta na campanha do comunista. Outro mau sinal para a oposição foi a virada na disputa pelo Senado Federal, antes liderada pelo vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), que foi ultrapassado por Gastão Vieira (PMDB), confirmando o avanço da coligação “Pra Frente, Maranhão”e a derrocada da aliança adversária.

Assessoria de Flávio Dino evita divulgar imagens do público por causa da baixa frequência popular nos atos de campanha do comunista

Assessoria de Flávio Dino evita divulgar imagens do público por causa da baixa frequência popular nos atos de campanha do comunista

O maior volume de campanha de Lobão Filho e o definhamento eleitoral de Dino são facilmente observados na peregrinação dos dois candidatos pelo estado. Os comícios, caminhadas e carreatas comandados pelo peemedebista registram público crescente, com o respaldo das principais lideranças políticas de cada cidade visitada. Há casos em que grupos rivais se unem em apoio ao peemedebista, tamanha o seu carisma e a simpatia que suas propostas despertam.

O comunista faz o movimento inverso, agregando cada vez menos apoios de prefeitos e outros líderes municipais e afastando o povo do seu palanque. Ao adotar um discurso raivoso e anunciar um programa de governo com vários itens plagiados e algumas propostas impraticáveis, Flávio Dino torna-se a cada dia menos convincente e intragável para o eleitor.

Apesar da evidente mudança de cenário, Dino e seus aliados insistem em divulgar pesquisas que o mantêm com larga vantagem. Mas a realidade é outra e vem sendo confirmada nas ruas.

sem comentário »

Michel Temer reafirma apoio de Dilma a Lobão Filho

0comentário
Encontro reforçou o compromisso de dezenas prefeitos, deputados, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Maranhão que querem, em janeiro de 2015, Lobão Filho no Palácio dos Leões

Encontro reforçou o compromisso de dezenas prefeitos, deputados, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Maranhão que querem, em janeiro de 2015, Lobão Filho no Palácio dos Leões

O vice-presidente do Brasil e presidente do PMDB, Michel Temer participou na noite desta terça-feira (16) de um ato político, em São Luís, onde afirmou seu total apoio a candidatura de Lobão Filho ao governo do Maranhão, e ao Senado Federal, do Gastão Vieira. Encontro de conclamação para a virada eleitoral que reforçou o compromisso de dezenas prefeitos, deputados, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o Maranhão que querem, em janeiro de 2015, Lobão Filho no Palácio dos Leões.

“Vim ao Maranhão dar uma demonstração e confirmar o apoio do Governo Federal, da presidenta Dilma, para a candidatura do senador Lobão Filho, que se habilita pela sua experiência adquirida no Senado Federal e por todo o trabalho que pode fazer, pela sua juventude, neste Estado”, afirmou o vice-presidente Michel Temer. “Estamos fechado com Lobão Filho governador”, acrescentou o presidente do PMDB.

Para Michel Temer não há outro voto nas próximas eleições que não seja para Dilma presidenta, Lobão governador e Gastão Vieira senador, ou seja governo federal e estadual. “Quero dizer aos prefeitos, vereadores, demais políticos de suma importância deste estado, que Lobão Filho é o melhor para o Maranhão”.

Lobão Filho que subiu ao palanque acompanhado da ministra da ministra de Relações Institucionais, a petista Ideli Salvati – que representou a presidente Dilma, do senador José Sarney, da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, enfatizou a presença de ilustres políticos em prol de sua candidatura.

“Trazemos para este ato político toda a classe política do estado e também do governo federal. Honra-me a presença do vice Michel Tamer, que nos faz trabalhar ainda mais rumo à virada, rumo à vitória. É sempre pra frente Maranhão”, afirmou Lobão Filho.

Prefeitos

Mais de 100 prefeitos compareceram no ato político em apoio a candidatura do Lobão Filho, em que estiveram presentes, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) e deverá ter a participação da ministra de Relações Institucionais, a petista Ideli Salvati. O evento ocorre na Batuque Brasil, a partir das 19h, na Cohama.

“Temos 195 prefeitos do lado, da nossa coligação Pra Frente Maranhão, em todo o Estado, o que faz deste encontro um comício das lideranças mais importantes do estado”, enumerou o candidato Lobão Filho.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, falou em nome dos prefeitos que prestigiaram o ato político. “Lobão Filho está preparado para assumir o governo, pois já mostrou que com a sua garra saberá construir uma nova história no Maranhão, consolidada por toda essa liderança que está lhe apoiando”, afirmou.

Lobão Filho destacou ainda no encontro com prefeitos e lideranças políticas do Maranhão, que contou com a presença do vice-presidente Michel Temer, o apoio dos maranhenses na reeleição da presidente Dilma. “Leve a mensagem para a presidente Dilma que o Maranhão vai votar em peso para reelegê-la. A classe política dará a resposta nas ruas em defesa dos jovens, dos idosos e do desenvolvimento do nosso estado”.

Sarney

Já o ex-presidente do Brasil, José Sarney, destacou em seu discurso a juventude de Lobão Filho e a sua vontade de trazer o empreendedorismo para o estado. “Vislumbro em sua juventude muita garra para ajudar o nosso povo”.

Representado Dilma Rousseff, a ministra Ideli Salvati, falou da satisfação de estar representando a presidenta do Brasil, porque no Maranhão por ser um importante estado e que sempre esteve ao lado do governo federal.

“Dilma, Lula e eu mesmo tenho amigos aqui no Maranhão em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis. Neste estado a presidente Dilma teve 79% dos votos que a elegeram. Não tenho a menor duvida que aqui o Lobão Filho, vai continuar trabalhando no desenvolvimento e compromisso na melhoria a vida dos maranhenses. No Maranhão, todos somos Lobão Filho”.

Para Roseana Sarney, o momento é de todos mostrarem, votando em Lobão Filho, que o Maranhão está no caminho certo para um futuro próximo de melhor qualidade de vida para os maranhenses. “Só existe uma pessoa que pode dar continuidade nos programas que fizemos e que poderá fazer ainda mais pelo povo maranhense: é Lobão Filho e para o Senado, Gastão Vieira. A nossa presidente é Dilma”, disse.

sem comentário »

Presidente do TJMA informa aos desembargadores sobre prisão de servidora

1comentário
Cláudia Maria da Rocha, presa sob suspeita de desvio

Cláudia Maria da Rocha, presa sob suspeita de desvio

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cleonice Silva Freire, informou, nesta terça-feira (16), aos membros da Corte, sobre a prisão da auxiliar judiciária Cláudia Maria da Rocha Rosa.

Disse a magistrada que, tão logo tomou conhecimento das irregularidades na folha de pagamento – em 11 de setembro –, determinou de imediato a exoneração da servidora do cargo em comissão de chefe da Divisão de Folha de Pagamento.

Logo após, comunicou a ocorrência à Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, a fim que fossem tomadas as providências cabíveis junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, visando à instauração do inquérito policial para investigação dos fatos, o que resultou na decretação da prisão preventiva da servidora.

Fonte: Tribunal de Justiça do Maranhão

1 comentário »

Josemar intensifica campanha em apoio a Glalbert Cutrim e David Jr.

2comentários

A menos de 20 dias para as eleições, o grupo político do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), intensificou a campanha em apoio às candidaturas de Glalbert Cutrim , a deputado estadual, e David Junior, a deputado federal.

As reuniões ganham forças pelo município e levam o nome e o trabalho dos candidatos. Em discurso, Josemar sempre ressalta a necessidade de apoio à candidatura dos dois jovens que trabalharão para tornar Paço do Lumiar mais desenvolvida.

“Eu tenho convicção que eles terão compromisso com o nosso município. David Junior, em Brasília, buscando recursos e viabilizando convênios, e na Assembleia, Glalbert será a nossa voz no Poder Legislativo, em busca de benefícios nas secretarias de Estado”.

2 comentários »

Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar é discutido em audiência pública

4comentários
Catadores, sociedade civil organizada e órgãos do meio ambiente municipal e estadual se reuniram para discutir o Plano de Resíduos de Paço do Lumiar

Catadores, sociedade civil organizada e órgãos do meio ambiente municipal e estadual se reuniram para discutir o Plano de Resíduos de Paço do Lumiar

Foi realizada nesta segunda-feira, 15, a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar. A audiência contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Coordenação Municipal de Meio Ambiente, catadores de lixo e sociedade civil organizada.

Na abertura do evento o coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, enfatizou que o município sai na frente, e que este o objetivo da audiência é apresentar e discutir com a população o que contém o Plano. “Paço do Lumiar é o primeiro município do Maranhão que está realizando audiência pública. O plano foi apresentado no prazo, em 2012, mas teve que passar por revisão”, explicou.

De acordo com Ronald Abreu, o Plano de Resíduos Sólidos do município deve seguir as seguintes diretrizes: Organizar o sistema de coleta e geração de resíduos dentro do município; trabalhar com a educação ambiental nas escolas e comunidade; organizar as cooperativas de catadores; e instalar o aterro sanitário.

Presente no evento, o secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, Cesar Carneiro, ressaltou a importância da presença da comunidade na audiência. “As audiências permitem a participação popular, a participação de entidades e organizações de diversos segmentos e aperfeiçoamento de uma política pública importante que é a de gestão de resíduos”, destacou.

O representante dos catadores de lixo, Walbenilson Silva resumiu o sentimento dos presentes. “É um orgulho para nós, catadores, fazer parte desse momento. Que venha para melhorar a vida da população”, disse.

A próxima audiência pública será realizada em Iguaíba, onde está localizado o lixão do município.

4 comentários »

Pastor evangélico candidato a deputado pede orações por diretor da Cadet preso

0comentário

pastor marcos nascimentoO pastor evangélico Marcos Nascimento, que concorre a uma vaga de deputado federal pelo PTC, postou hoje em sua página no Facebook uma mensagem de solidariedade ao ex-diretor da Casa de Detenção de Pedrinhas Cláudio Henrique Barcelos, preso ontem pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) sob suspeita de facilitação de fuga de presos em troca de vantagem financeira.

Chamando Barcelos de irmão, Marcos Nascimento, que é líder da Igreja Assembleia de Deus Tempo de Avivamento, demonstrou estar aflito com a situação enfrentada por ele. “continuo pedindo oração por nosso irmão Cláudio Barcelos”, postou.

Acusado de ter recebido R$ 350 mil para permitir a fuga de integrantes de uma quadrilha de assaltantes de banco, Barcelos já teria liberado cerca de 30 detentos só este ano.

O ex-diretor da Cadet está recolhido em uma cela individual no presídio do Comando Geral da Polícia Militar, conhecido como Manelão.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís abre inscrições para processo seletivo da área da saúde

3comentários

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), iniciou nesta segunda-feira (15) as inscrições para o seletivo na área da saúde. Estão abertas 307 vagas para profissionais em nível fundamental, médio e superior, em várias categorias. Os salários variam de R$ 980 a R$ 7,6 mil. O seletivo tem como finalidade o recrutamento de pessoal e o contrato terá duração de um ano. O seletivo de profissionais integra a reestruturação da rede de saúde, planejada pela gestão do prefeito Edivaldo.

De acordo com a titular da Semus, Helena Duailibe, a meta é ampliar as políticas públicas de saúde, como o Programa de Saúde na Família, ampliação do programa de Saúde em Estratégia Bucal, do programa Melhor em Casa, entre outros. “Com as novas contratações, visamos ampliar e fortalecer as ações na atenção básica à saúde, uma recomendação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, disse Helena.

O processo de inscrição é gratuito e será realizado online com validação presencial. O formulário para as inscrições já está disponível no site da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br), no link “Editais”. Os interessados deverão imprimir o comprovante de inscrição e, juntamente com os documentos solicitados para o cargo pretendido, entregá-lo na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), na Rua das Andirobas, no Renascença I, até o dia 26 deste mês.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer os termos do edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para o exercício da função. A seleção dos inscritos será feita através da análise dos currículos conforme critérios definidos através do edital em consonância com cada cargo. O resultado da seleção está previsto para o dia 27 de outubro.

Segundo a secretária adjunta da Semus, Silvia Viana, a contratação dos profissionais selecionados será imediata. Foram disponibilizadas vagas para cirurgião dentista; auxiliar de saúde; técnico em prótese dentária; auxiliar de prótese dentária; médico generalista e outras especialidades da medicina; fonoaudiólogo; nutricionista; terapeuta ocupacional; técnico em enfermagem; assistente social; psicólogo; agente social; motorista; educador físico; farmacêutico; psiquiatra; auxiliar de serviços gerais e cozinheiro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

3 comentários »

Ministro Lobão repudia Veja

0comentário

Em resposta a uma nota publicada semana passada na coluna Holofote, da revista Veja, dando conta de que havia recebido contribuição de campanha da ordem de R$ 30 milhões a ser dividida entre integrantes da bancada do PMDB, seu partido, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, desmentiu, em tom de repúdio, a informação: Ele não só negou que tenha feito a citada partilha, como considerou improvável que qualquer empresário, no Brasil ou no mundo, faça doação de tal monta. Segue a resposta de Lobão:

Repudio, com veemência, os termos da nota “O dinheiro sumiu” (Holofote, 10 de setembro). Jamais recebi de quem quer que seja contribuição a ser dividida entre integrantes da bancada do meu partido, além de considerar improvável que qualquer empresário, no Brasil ou no mundo, faça doação de tal monta (30 milhões de reais, segundo a nota). As contribuições para a campanha eleitoral do candidato Lobão Filho, feitas rigorosamente de acordo com a lei, estão declaradas à Justiça Eleitoral.” 

Edison Lobão

Ministro de Minas e Energia

Brasília-DF

sem comentário »

Em Arame, Lobão Filho une adversários políticos em apoio à sua candidatura

0comentário
“É mais uma lição que vou levar comigo desta campanha: união de lideranças em torno do meu nome”

“É mais uma lição que vou levar comigo desta campanha: união de lideranças em torno do meu nome”, disse Lobão à multidão

O prefeito do município de Arame, Marcelo Faria (PMDB), e o vereador Elias José Ribeiro, o Dudu (PSDB) –adversários políticos na Região – subiram no palanque da coligação “Pra Frente Maranhão”, neste domingo (19), em apoio ao candidato a governador Lobão Filho (PMDB). “É mais uma lição que vou levar comigo desta campanha: união de lideranças em torno do meu nome. Arame dá um exemplo de democracia”, declarou o candidato peemedebista.

Durante o comício, o senador Lobão Filho apresentou propostas de geração de emprego e de oportunidades aos jovens maranhenses, construção de creches para permitir que as mães possam trabalhar, além de qualificação para as mulheres e construção de Casas Maria da Penha.

“Aprendi a construir e a fazer acontecer. Vamos governar com metas e objetivos claros. Faremos uma verdadeira revolução nas vias urbanas das cidades, trarei bloquetes para todas as ruas de Arame. No meu governo, não teremos mais ruas de piçarras em nenhuma cidade do Maranhão”, garantiu o candidato peemedebista.

O vereador tucano Dudu decidiu não apoiar o candidato escolhido por seu partido e abriu um comitê de apoio a Lobão Filho na cidade. “Levanto a bandeira de Lobão Filho porque acredito nele, sei que ele é um jovem preparado e vai trazer o tão sonhado desenvolvimento para o nosso município”, justificou.

Carreata de Lobão Filho atraiu multidão, comprovando mais uma vez crescimento da campanha do peemedebista

Carreata de Lobão Filho atraiu multidão, comprovando mais uma vez o crescimento da campanha do peemedebista

O prefeito Marcelo Faria reiterou que “o que está em jogo é a eleição do nosso governador, não podemos pensar em oposição local agora. Jamais vou empatar um vereador de falar, porque, aqui, qualquer pessoa tem o direito de se expressar sem ser humilhado. Nesse palanque há respeito e democracia”.

Após ter participado de mais três carreatas nos municípios de Vitorino Freire, Paulo Ramos e Marajá do Sena, Lobão Filho encontrou disposição no coro dos aramenses: “Pra frente, Maranhão”. “Cheguei aqui cansado, mas o carinho que recebi de vocês me encheu de energia e motivação”, agradeceu o candidato ao governo.

Ainda no município de Arame, Lobão Filho participou de ato conduzido pelo líder político Ludemir Bonfim, onde afirmou seu compromisso com os menores municípios e com uma gestão municipalista.

sem comentário »