Zé Inácio prestigia evento cultural em Paraibano

0comentário

Zé Inácio com o prefeito Zé Hélio no evento, que atraiu mais de 15 mil pessoas em dois dias de animada programação

O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou, nos dias 22 e 23 de julho, das festividades culturais do município de Paraibano, juntamente com o Prefeito Zé Hélio (PT).

O tradicional evento cultural está na sua 32a edição e contou com a participação de mais de 15 mil pessoas do município de Paraibano e da região do Médio Sertão maranhense.

sem comentário »

Wellington denuncia ao MP irregularidades na Prefeitura de Matões do Norte

0comentário

Wellington protocolou denúncia no MP

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) entregou ofício à Promotoria de Cantanhede, na tarde da última segunda-feira (24). O objetivo é solicitar que o Ministério Público adote providências em relação às várias irregularidades na administração pública de Matões do Norte, entre elas a prática de nepotismo e as contratações temporárias irregulares.

As denúncias foram apuradas durante audiência pública realizada pelo deputado Wellington no dia 13 de julho com o objetivo de discutir a convocação dos aprovados no concurso público promovido pela prefeitura.

“Inicialmente, foi apresentada a situação quanto às constantes contratações temporárias no intervalo de 2015 até o presente ano. Além disso, recebemos muitas denúncias quanto à prática de nepotismo. Ainda de acordo com os relatos e com documentos anexados, há casos de professores contratados que, sequer, terminaram o Ensino Médio. Foi realizado um concurso público em 2016. No entanto, até o presente momento, nenhum aprovado foi nomeado. Em compensação, a Prefeitura, embora esteja com uma lista de aprovados em concurso público, acaba por realizar contratações temporárias, o que faz com que seja questionável a concretude da moralidade no serviço público. Essas foram algumas das denúncias que apresentamos e, agora, aguardamos que o Ministério Público adote providências”, disse Wellington.

sem comentário »

Desesperado após pesquisa que apontou derrota em Codó, Flávio Dino vai à cidade anunciar obras

0comentário

Flávio Dino fez questão de divulgar em suas redes sociais a maquete virtual do Parque Ambiental de Codó

O governador Flávio Dino (PCdoB) cumpre, nessa quarta-feira, vasta agenda de inaugurações, vistorias e anúncios de obras em Codó. Seria apenas mais um ato de governo, não fosse o resultado de uma recente pesquisa, que apontou ampla rejeição do comunista no município e a liderança disparada da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) em intenções de votos.

Com sua gestão mal avaliada pelos codoenses, Dino desembarcará na cidade com um pacote de promessas, tendo como carro-chefe um parque ambiental, cuja maquete virtual fez questão de divulgar em suas redes sociais. A previsão para a entrega da obra é março de 2018.

Pesquisa

Pesquisa de intenções de votos para a sucessão estadual, realizada pelo instituto Escutec, em Codó, divulgada dia 14 deste mês, apontou ampla vantagem de Roseana Sarney sobre Flávio Dino. A peemedebista lidera com folga o cenário pré-eleitoral no município e se as eleições fossem hoje conquistaria vitória consagradora nas urnas.

A sondagem levou em conta três cenários: a disputa entre todos os pré-candidatos apresentados até agora (Roseana, Flávio Dino, Roberto Rocha, Eduardo Braide e Maura Jorge), o confronto apenas com Dino e Rocha e o embate eleitoral somente com o atual governar. Nas três simulações, Roseana apareceu à frente.

Agenda 

A agenda do governador em Codó terá início com uma vistoria às obras de construção do Parque Ambiental, às 14h. Em seguida, entrega ruas asfaltadas pelas ações do ‘Mais Asfalto’, que revitalizou vias nas proximidades do Mercado central da cidade. Flávio Dino vistoria ainda os serviços do Hospital Geral Municipal Dr. Marcolino Jr e da Maternidade Municipal.

O comunista também entregará 9,4 mil uniformes aos estudantes codoenses matriculados na rede estadual. Também entregará kits do projeto Quintais Produtivos, sendo de irrigação para a Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras (MIQCB) e de insumos para duas outras associações, contendo 21 ferramentas agrícolas.

Flávio Dino também assinará convênio para melhorias no Restaurante Popular, que terá a capacidade de atendimento ampliada, passando a servir mil refeições – 400 a mais.

A agenda do governo em Codó incluirá, ainda, a assinatura de ordem de serviço para obras no Parque Ambiental, da Praça São Sebastião e para instalação de Sistemas de Abastecimento de Água com a construção de poços nos povoados Montevidéu e Sabiazal, beneficiando cerca de 303 famílias. Na ocasião, o governador entrega certificado da Lei de Incentivo para representante da empresa maranhense FC Oliveira, que produz artigos de limpeza e que tem sede em Codó.

Parece um pacote de bondades, mas, na verdade, é um claro sinal do desespero comunista diante da rejeição popular que enfrenta no município.

sem comentário »

De repertório novo, Thaís Moreno agita o último fim de semana das férias

0comentário

A cantora Thaís Moreno promete agitar os baladeiros de plantão no último fim de semana das férias. De repertório novo, a artista fará quatro apresentações e novamente esbanjará talento e carisma no palco, para alegria da sua legião crescente de fãs.

Na noite de sexta-feira, Thaís Moreno volta a soltar a voz no Beach Bar, na Avenida Litorânea (Praia do Calhau), point que a consagra, a cada semana, como nome de peso do cenário musical de São Luís. O som rola a partir das 23h, com o melhor do forró, sertanejo, axé e outros sucessos de todos os tempos.

Sábado, a cantora  tem dois compromissos. Às 17h, canta no Oásis Beach, na Avenida Litorânea (Praia do Calhau), onde sempre é muito aplaudida e retribui o carinho com sua típica simpatia. À meia-noite, a artista anima uma festa de casamento, no Espaço 1000, no Calhau.

Fechando a agenda de shows, Thaís Moreno viaja à cidade de Pinheiro, onde anima outro casamento, a partir do meio-dia.

sem comentário »

MST bloqueia acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara

0comentário

Portando faixas, bandeiras e cartazes, sem terra se posicionaram no meio da pista para fechar o acesso de veículos ao CLA

Centenas de trabalhadores rurais do Maranhão, do Pará e do Tocantins fecharam o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara desde as seis horas da manhã de hoje.

O principal motivo do protesto foi a parceria firmada pelo governo brasileiro para que os EUA utilizem o CLA

O movimento é dirigido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e tem a participação de outros movimentos e entidades, inclusive o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alcântara, o Movimento dos Atingidos pela Base (MOB) e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras de Alcântara (Montra).

Faixa exibida por manifestantes com mensagem de defesa à soberania nacional na questão do CLA

A principal bandeira do movimento é a denúncia da tentativa de entrega do CLA, objetivo do governo entreguista de Michel Temer.

Existem negociações entre o governo brasileiro e o governo dos Estados Unidos para transformar o Centro de Lançamento numa base estadunidense, inclusive com a inclusão de novas áreas do território alcantarense.

Ato liderado pelo MST em Alcântara contou com a participação de outras entidades

Neste momento, os manifestantes se deslocam para a sede do município, onde farão novo protesto. Assista ao vídeo:

sem comentário »

“Julho Verde” chega ao seu Dia D nesta quinta, 27

0comentário

Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço será marcado por atividades

A próxima quinta-feira (27) é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, batizado do Dia D das atividades do mês que recebeu o nome de Julho Verde para alertar a população sobre a importância da prevenção da doença. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano, surgem aproximadamente 41 mil novos casos desse tipo de enfermidade em regiões como boca, língua, seios paranasais, faringe, laringe, palato mole e duro, bochechas, gengivas, amígdalas, esôfago e tireoide.

Especialistas que apoiam a campanha na capital maranhense, os médicos da Thyreos ― Sebastião Porfírio, Flávio Marcondes, Júlio César e Helder Vasconcelos ― ressaltam que um dos focos do Julho Verde 2017 é abordar o HPV como fator de risco, já que está associado a alguns tipos de cânceres de cabeça e pescoço, como o de orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua.

Doença está associada à orofaringe, que envolve particularmente as amígdalas ou a base da língua

Outra abordagem importante dada pela campanha é a prevenção à doença. Segundo os especialistas, o diagnóstico tardio diminui bastante as chances de cura (em torno de 40%), sendo mais provável a existência de sequelas. O diagnóstico precoce, por outro lado, aproximam as chances de cura dos 90%.

Em geral, os sintomas envolvem lesões na cavidade oral ou nos lábios com dificuldade de cicatrização por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas os esbranquiçadas na língua, gengivas, no palato (céu da boca) e na mucosa jugal (bochecha); nódulos no pescoço; e rouquidão persistente.

Nos homens, a incidência é sete vezes mais comum do que em mulheres. Outro fator de risco é o tabaco, que rende o quíntuplo de chances de adquirir a doença, em comparação a não fumantes. Quando o hábito de fumar está associado ao consumo de álcool, as chances sobem para 10 vezes.

sem comentário »

Felipe Camarão é condecorado com a maior honraria da Assembleia Legislativa do Maranhão

0comentário

Felipe Camarão, já condecorado, entre o deputado Marco Aurélio, autor da proposta, e do presidente da Assembleia, Humberto Coutinho (Fotos: Agência Assembleia)

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, foi condecorado com a Medalha Manoel Bequimão, maior honraria do Poder Legislativo estadual, concedida a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento cultural, científico, econômico, político e social do Maranhão. Autor da proposta, o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) considerou justa a homenagem, em razão da humildade, do senso de servir e do trabalho digno realizado pelo titular da Seduc em favor dos maranhenses.

Centenas de pessoas prestigiaram a cerimônia, entre as quais familiares, amigos, professores, ex-colegas de trabalho, políticos e outros membros do Governo do Estado. Todos fizeram questão de abraçar o homenageado e aplaudi-lo pela honraria.

A sessão foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), que desejou sorte ao secretário e destacou a confiança, a dedicação e o modo cortês e atencioso como ele atende cada deputado e cada deputada que o procuram.

Berço

Familiares, amigos, ex-colegas de trabalho, políticos e outros membros do governo estadual prestigiaram condecoração de Felipe Camarão

O médico e ex-vereador de São Luís Phil Camarão, pai de Felipe, ressaltou os valores que o filho herdou de berço, os quais conserva até hoje e que o ajudam a pavimentar sua trajetória vitoriosa. “Na escola, a gente aprende a ler, a escrever, a matemática, a física. Mas a índole  e a educação a gente traz de casa. E isso, graças a Deus, ele tem”, declarou, emocionado.

Mãe de Felipe, a médica carioca Rita Camarão também fez questão de atribuir à família o bom caráter, a humildade e a educação do filho. “Na família, a gente tem ensinamentos, a gente forma o caráter da criança e acho que formou o que ele é hoje. Felipe sempre foi um menino muito responsável, um menino lindo, educado e eu sempre disse a ele que a educação é tudo e é algo que nunca ninguém poderá tirar dele”, descreveu, orgulhosa.

Felipe Camarão disse ter ficado muito feliz com a homenagem e com a presença dos familiares, dos amigos de infância e até de pessoas que com ele trabalharam há muitos anos. Sobre a carreira vitoriosa no serviço público, o secretario dividiu o mérito com a família. “Eu tenho o espelho na minha família, tanto paterna, quanto materna, que me ensinou muito. Sou professor por causa da minha família, sou servidor por causa da minha família e cheguei onde estou por causa da minha família”, declarou, na tribuna, o homenageado.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Felipe Costa Camarão mudou-se aos 5 anos de idade para o Maranhão, onde estudou, cultivou amizades, formou-se e construiu sua carreira profissional. Casado com Márcia, o secretário é pai das pequenas Júlia e Alice. Assista ao vídeo:

sem comentário »

Hapvida amplia atendimento no Nordeste

0comentário

Em ritmo de investimento, sistema de saúde inaugurou nova torre em hospital próprio de Pernambuco e destaca novos avanços em toda a rede

Com a nova torre, o Hospital Ilha do Leite amplia sua capacidade de atendimento para realizar cerca de 2 mil internações e aproximadamente 1,2 mil cirurgias mensais

Investimentos em tecnologia, suporte completo de atendimento e equipes médicas qualificadas são pilares que precisam ser priorizados quando o assunto é saúde, e são essas as premissas que o Sistema Hapvida coloca à frente quando se trata do compromisso com os seus mais de 400 mil beneficiários em Pernambuco. A entrega da nova torre do Hospital Ilha do Leite com investimento de mais de R$ 27 milhões é uma prova disso.

Com a nova torre, o Hospital Ilha do Leite amplia sua capacidade de atendimento para realizar cerca de 2 mil internações e aproximadamente 1,2 mil cirurgias mensais. Com 10 mil m2, serão cerca de 170 novos leitos, totalizando mais de 200 leitos de internação em toda a unidade.

A ampliação do hospital seguirá com a reforma do prédio original onde funcionam hoje os blocos cirúrgicos, os leitos de UTI, a urgência e os exames como hemodinâmica, cateterismo, angiografia e exames mais simples como ecocardiograma, raio-x, ultrassom, eletrocardiograma, endoscopia e outros. Será ampliada a emergência do prédio que já existente. Além dos 30 leitos de UTI, serão mais 4 salas cirúrgicas, duplicando o número da unidade.

De acordo com o Candido Júnior, vice-presidente da operadora, os investimentos no Ilha do Leite trazem para os pernambucanos mais acesso à saúde de qualidade. “Trabalhamos diariamente para que a nossa assistência médica esteja cada vez mais acessível, dispondo de atendimento aos diversos tipos de beneficiários. Essa é uma nova ampliação que permite mais atendimento para a população”, destaca o vice-presidente.

A nova torre tem uma hotelaria diferenciada, com estrutura voltada especialmente para internamentos, oferecendo mais conforto para os pacientes. Fabio Fraga, superintendente da área hospitalar do Hapvida, acredita que o investimento na unidade promove também o acolhimento e dos pacientes. “Esse é um dos grandes benefícios da ampliação, oferecer segurança e suporte para pacientes mais críticos”, relata Fraga.

Investimentos

Além da inauguração da torre do Ilha do Leite, o Hapvida pretende ampliar a sua rede exclusiva, com a nova Hapclínica Pedro da Hora, localizada no Espinheiro, com especialidades em clínica geral, cirurgia geral, reumatologia, urologia, obstetrícia e ginecologia. A operadora vai expandir seu serviço também no Hospital Casa Forte, com capacidade para atender pacientes que precisam de internação.

Em 2016, o Hapvida inaugurou o novo Pronto Atendimento no Derby, que tem capacidade para até 45 mil atendimentos mensais. A estrutura oferece 17 consultórios, 28 leitos de observação, dois leitos de cuidados especiais, seis boxes de coleta para exames e diversas salas para realização de curativos, raio-x, ultrassonografias, tomografias e eletrocardiogramas. A unidade conta com urgência e emergência em clínica médica 24 horas por dia.

Ainda no ano passado, a operadora inaugurou uma nova Hapclínica no bairro Graças. A unidade atende as especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia, e possui 12 consultórios. Também foi reformada a fachada do Hospital Vasco Lucena e ampliado o laboratório do bairro Piedade.

Uma consequência de todo esse investimento é a geração de empregos. Atualmente, temos em Pernambuco cerca de 3 mil colaboradores, distribuídos em 6 hospitais, 4 prontos atendimentos e 16 Hapclínicas.

Sobre o Hapvida

Com 3,6 milhões de beneficiários, o Hapvida hoje se posiciona como a maior operadora de saúde do Norte e Nordeste. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos. São mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 22 hospitais, 71 clínicas médicas, 18 unidades de prontos atendimentos, 66 unidades de diagnóstico por imagem e 58 postos de coleta laboratorial distribuídos em 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

sem comentário »

Veterinário reúne acervo com fotos de pontos históricos, belezas naturais e cenas cotidianas de Grajaú

0comentário

Marcial Lima exibe foto do antigo Canecão, famoso balneário de Grajaú

Com rara sensibilidade, o professor e veterinário Antônio Fernando, natural de Grajaú, vem retratando retratando, há anos, cenas do cotidiano, pontos históricos e as belezas naturais da cidade. Com uma acervo formado por mais de 250 mil fotografias impressas, além do material armazenado em arquivo digital, ele diz que sua intenção é divulgar as belezas do município mundo afora, por meio da comercialização de imagens que podem servir de itens decorativos para diversos ambientes ou mesmo como recordação.

Em visita a Grajaú, semana passada, o jornalista e vereador de São Luís Marcial Lima (PEN), também grajauense, esteve na casa de Antônio Fernando para conhecer a obra e ajudar a divulgá-la. Impressionado com o talento do conterrâneo, Marcial exibiu, na internet, algumas fotos, destacando não só a qualidade estética, como a importância das imagens como fontes de preservação da história do município.

No rico acervo, destacam-se imagens como a da Catedral de Nosso Senhor do Bonfim, um dos espaços mais emblemáticos de Grajaú. Reproduzida em dimensão ampliada, a fotografia pode virar um belo quadro e ornamentar salas de residências ou mesmo escritórios. Outra foto, de 2006, mostra o cenário da época do antigo Canecão, famoso balneário da cidade. “A foto mostra a ambiente preservado, muito diferente do que é hoje, expondo a degradação daquele importante espaço”, observa Marcial Lima.

Comercialização

Ao lado do conterrâneo Antônio Fernando, Marcial mostra foto da Catedral de Nosso Senhor do Bonfim

Antônio Fernando, que começou a fotografar apenas como hobby, diz que a comercialização do material é uma forma de garantir a continuidade do trabalho. Ele conta que, inicialmente, não pensava em vender as imagens, algo que só passou a fazer em 2016. “Como tenho um acervo enorme, sugeriram-me que começasse a vender fotos”, conta. Ele afirma que sua objetivo não é apenas a compensação financeira, mas também divulgar a riqueza cultural da sua terra natal. “Você acaba unindo o útil ao agradável”, pontua.

O autor das fotografias diz que tem imagens de lugares que já não existem mais, de trechos do Rio Grajaú já degradados e de enchentes que já não se veem há décadas. Antônio Fernando também guarda fotos da Cachoeira da Fumaça e da Cachoeira dos Morcegos.

Reafirmando que seu trabalho não tem apenas fins comerciais, ele destaca a oportunidade que tem, há anos, de reunir fotos em uma obra cultural, de grande valia, sobretudo para o povo grajauense.

Interessados em conhecer e adquirir as imagens podem entrar em contato com Antônio Fernando pelo e-mail [email protected] e via Whatsapp, pelo número (99) 9 9123-7609.

sem comentário »

Raça Negra na Tom Music

0comentário

Grupo de pagode com uma legião de fãs tem show marcado neste sábado, na casa de espetáculos mais agitada do Turu, quando fará o lançamento do DVD “Raça Negra e Amigos II”

O grupo Raça Negra é aclamado a nível nacional e tem suas músicas carimbadas em rodas de samba e pagode por todo o país

O mês das férias também é de pagode na casa de espetáculos Tom Music (Turu). Neste sábado, às 21h, o espaço receberá o grupo Raça Negra, lançando o DVD “Raça Negra e Amigos II”. O DVD foi gravado ao vivo no Espaço das Américas, em São Paulo, com intervenções de cantores e duplas sertanejas.

Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Eduardo Costa, Léo Magalhães, Leonardo, Wesley Safadão e Zezé DJ Camargo e Luciano integram o time de convidados ao lado dos cantores Thiaguinho e XandAvião, únicos nomes não associados ao universo pop sertanejo.

O grupo de pagode Raça Negra, aclamado a nível nacional e que tem suas músicas carimbadas em rodas de samba e pagode por todo o país, promete uma apresentação marcante. Além das músicas do novo álbum, apresentará também antigas canções, entre elas, “Deus me livre”, “Cigana”, “Quando te encontrei”, “Que pena”, “Vida cigana”, entre outras.

Serviço

O quê

Show do grupo Raça Negra

Quando

Neste sábado, às 21h

Onde

Tom Music (Turu)

Ingressos: R$ 50,00 (Área Vip) e R$ 80,00 (Camarote), à venda na Central Gajo (Shopping da Ilha), Plena Calçados (Rio Anil, Maiobão e Shopping Pátio Norte) e Eu Vou Ingressos (Atlanta Center)

sem comentário »