Medidas drásticas

0comentário
Professores grevistas do Município que insistem em manter a greve ilegal podem ter ponto cortado

Professores grevistas do Município que insistem em manter a greve ilegal podem ter ponto cortado e sofrer processo administrativo que pode resultar em exoneração (Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão

O clima promete ficar mais acirrado entre a Prefeitura de São Luís e os professores que se mantêm em greve há 102 dias, embora o movimento tenha sido decretado ilegal pelo Tribunal de Justiça desde o início de junho, decisão confirmada dia 14 do mês passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Diante do desrespeito à ordem judicial, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciou o corte do ponto dos docentes que continuam fora de sala de aula, a abertura de processo administrativo que pode culminar com a exoneração dos grevistas e a convocação de excedentes do último concurso público para substituir os educadores que ainda não voltaram ao trabalho, seguindo assim a orientação do Sindicato dos Profissionais do Magistério Público Municipal (SindEducação).

Todas as medidas estão previstas na decisão do TJ confirmada pelo STF e são uma resposta do Município a uma mensagem de celular enviada no fim de semana aos professores grevistas convocando-os a assinar o ponto no acampamento montado no Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura, desde a ocupação do prédio, dia 13 do mês passado, o que segundo a Semed é uma violação, já que o ponto deve ser assinado no local de trabalho.

Além da decretação da ilegalidade da greve pelo TJ, ratificada pelo STF, há uma liminar expedida em 12 de agosto pela 1ª Vara da Infância e da Juventude obrigando o Município a providenciar meios para retomar o cronograma de aulas integralmente. A decisão reforça a necessidade de tomar providências para que as 252 escolas municipais voltem à rotina normal. Diante das circunstâncias jurídicas e do insucesso das negociações, a administração tomou a medida drástica, que certamente deixará os ânimos ainda mais exaltados, tornando o desfecho da paralisação mais próximo ou levando a categoria a radicalizar ainda mais.

No fim de semana, a Prefeitura divulgou matéria informando que 80% das escolas estão funcionando plenamente. De fato, a maioria dos professores vem comparecendo assiduamente às escolas, cumprindo assim a missão que abraçaram. Por outro lado, milhares de alunos ainda estão sem estudar e fatalmente terão o aproveitamento do ano letivo gravemente comprometido. Com mais de três meses de paralisação, é preciso agir para debelar o foco de instabilidade. E como há respaldo jurídico, que se tomem então as providências cabíveis para o caso.

Como bem frisou a juíza Lívia Maria Aguiar, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, “é bem verdade que o direito à greve é constitucional, mas numa hierarquia de valores o direito das crianças e adolescentes à educação detém primazia universal em face da prioridade absoluta prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente”. Ciente do prejuízo causado pela paralisação às crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino, a magistrada lançou mão de um argumento precioso, que não tem se aplicado na prática devido à intransigência dos grevistas e à alegada falta de recursos financeiros da Prefeitura para atender as reivindicações da classe.

Se por um lado as medidas drásticas anunciadas pela Semed geram polêmica e despertam furor nos professores que ainda se mantêm em greve, por outro podem levar finalmente ao desfecho do movimento. Como um acordo amigável é a cada dia mais improvável, não há outra saída a não ser agir de forma mais incisiva, dentro da legalidade, obviamente.

Editorial publicado nesta segunda-feira em O Estado do Maranhão

sem comentário »

Prefeitura de São Luís convoca beneficiários para recadastramento no Bolsa Família

0comentário

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), convoca os beneficiários do Programa Bolsa Família, que se encontram há mais de dois anos sem atualizar as informações, para realizar a atualização cadastral até o próximo dia 19 de setembro. Cerca de seis mil famílias receberam, no comprovante de saque do benefício, ainda no mês de maio, a convocação para atualização de dados.

Para evitar transtornos com filas para atendimento, antes da atualização cadastral na Central de Atendimento, o beneficiário deve dirigir-se ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência com o cartão do Bolsa Família, que contém o Número de Inscrição Social (NIS), para confirmar a necessidade do recadastramento.

“O benefício será bloqueado, ficará retido, enquanto não for feita a atualização, mas o usuário não vai perder. E quando atualizar, ocorre o desbloqueio. O beneficiário recebe, inclusive, retroativo. Porém, quem não atualizar mesmo nesta última chance, terá o benefício cancelado a partir de janeiro”, explicou o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.

O titular do cartão deve apresentar, na Central de Atendimento, originais e cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência (geralmente conta de luz), carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua) dos integrantes adultos da família, além de certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes menores de seis anos, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula na escola para quem tem de sete a 17 anos.

O recadastramento é realizado na Central de Atendimento Social, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco. Para garantir agilidade ao atendimento, diariamente serão distribuídas senhas, a partir das 7h, sendo atendidas até 600 pessoas por dia, até às 17h.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Políticas para as mulheres foram discutida no 6º Semale

0comentário
Participantes da Semale discutiram políticas públicas de gênero, como enfrentamento a DST's

Participantes da Semale discutiram políticas públicas de gênero, como enfrentamento a DST’s e ao machismo

Paço do Lumiar sediou no sábado, 30, a 6ª Edição do Seminário Maranhense de Lésbicas – Semale. O encontro promovido pelo Grupo Lema e Passo Livre, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social pontuou políticas públicas voltadas ao gênero, além de discutir números da violência relativos ao preconceito homofóbico, prevenção de doenças e direitos.

Durante a programação do Semale, o público presente assistiu às palestras sobre a “Lei Maria da Penha”; “O Enfrentamento das DSTS e do Machismo”, “Lesbofobia junto à Juventude” e a “Lesbianidade no Feminismo, no trabalho e no espaço do poder”.

Presente no Seminário, a secretária da Mulher, Carla Sousa destacou as ações de pactuação de mulheres luminenses, entre elas, os mais de 50 cursos profissionalizantes realizados em apenas 13 meses de atividades, palestras de orientação e ações sociais. “Já formamos mais de 400 mulheres em pouco tempo de funcionamento da Secretaria, e estamos cada vez mais firmando parcerias com institutos de ensino, prestando acompanhamento psicológico e social de forma a atender amplamente a demanda de mulheres vulneráveis no município”, frisou Carla Sousa.

A 7ª edição do Semale acontecerá no próximo ano, na cidade de Caxias.

sem comentário »

Lobão Filho realiza grande carreata na Cidade Operária e Cidade Olímpica

1comentário
Carreata de Lobão Filho percorreu Cidade Operária e Cidade Olímpica e movimentou os dois bairros (Foto:

Carreata de Lobão Filho percorreu Cidade Operária e Cidade Olímpica e movimentou os dois bairros

Uma imensa carreata liderada pelo candidato da coligação Pra Frente Maranhão, Lobão Filho (PMDB), tomou conta das ruas de São Luís, neste domingo (31). Logo em sua chegada, na concentração realizada em frente à Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, na Cidade Operária, o peemedebista falou da alegria em participar de sua primeira carreata em São Luís.

“Receber o carinho do povo de nossa ilha é algo inexplicável. Vamos seguir juntos apoiados pelos maranhenses que assim como eu querem uma São Luís e um Maranhão livre do comunismo”, declarou o candidato que visitou cerca de 15 cidades da Baixada Maranhense durante o fim de semana.

A carreata que reuniu centenas de veículos percorreu as áreas do bairro passando ainda por diversas ruas da Cidade Olímpica. Dona Justina Araújo que aguardava a passagem da comitiva na Avenida Santa Clara disse nunca ter visto um movimento tão forte e animado, “Ele é muito animado, ta sorrindo o tempo todo”, falou a dona de casa de 48 anos.

Por onde a carreata passava aumentava o número de veículos que acompanhavam o candidato. Seu Jorge disse ter esperado quilômetros de carros passarem por ele pra conseguir integrar-se ao movimento de forma ordeira.

“Se queremos colaborar porque acreditamos nas propostas de Lobão Filho, tudo é válido inclusive esperar um pouco pra participar sem tumulto”, brincou o empresário ao lado da esposa Teresa que também opinou, “É bom lutarmos e propagarmos aquilo que acreditamos e Lobão Filho sem dúvida é nossa esperança”.

Participaram também da carreata candidatos a deputado estadual e federal da coligação. Edilázio que concorre à reeleição na Assembleia Legislativa disse que o movimento só fortalece Lobão Filho na capital.

Assim como na caminhada que fizemos na Rua Grande esta carreata vem consolidar a campanha séria e de propostas do nosso candidato, “Estamos todos unidos em prol de Lobão Filho que será sem dúvida o nosso próximo governador”, declarou.

A carreata do 15 percorreu também a Avenida Litorânea, local onde encontrou-se com centenas de militantes de Andréa Murad, candidata a Deputada Estadual. “Nosso grupo em um só e juntos fortalecemos muito mais essa campanha que já é vitoriosa”, concluiu a candidata.

1 comentário »

Jornalistas divulgam carta de desagravo em solidariedade a colega

0comentário

São Luís, 29 de Agosto de 2014

Jornalista Adaiton Borba

Jornalista Adaiton Borba foi defendido por colegas

O grupo do WhatsApp ‘Jornalista MA’ vem a público esclarecer o mal entendido  referente a uma postagem do nosso colega de imprensa Adailton Borba e  defender a honra deste profissional que tem caráter ilibado, perante a opinião pública. Recentemente, foi noticiado que o jornalista fez uma publicação revelando que  um candidato a governador do estado do Maranhão estava sendo investigado  por um grande esquema de corrupção.

Primeiramente, precisamos deixar claro que o grupo é contra a atitude de um  dos participantes do ‘Jornalistas MA’ em ‘printar’ parte da conversa para  caluniar um colega.

O ‘Jornalistas MA’, desde que foi criado, conversa sobre os mais variados  assuntos, o tempo todo. Este comentário foi apenas um entre tantos que são  tecidos sobre política. Palavras contrárias e a favor de políticos viraram rotina nas redes sociais, devido o atual cenário do país. O tópico levantado por  Adailton não foi considerado de relevância. Passou despercebido assim como  muitas mensagens tipo ‘corrente’ que são repassadas em grupos do
WhatsApp.

Ainda assim, nosso grupo – composto somente por jornalistas – tem ética para  apurar toda e qualquer informação repassada. Temos total liberdade para  discutir sobre quaisquer assuntos, qualquer que seja o tema, dentro do grupo. Por este motivo, caracterizamos esta ação movida contra o jornalista como  ABUSIVA, inadequada e que pode ser caracterizada como invasão de  privacidade.

O grupo tem um número limite de participantes e nenhum de nós fez denúncia contra nosso colega. Quem assim a fez, não pertence ao ‘Jornalistas MA’ e não  tem direito de acesso às informações trocadas pelo grupo.

REPUDIAMOS tudo que venha a inibir ou manipular a maneira que devemos  usar nossa liberdade jornalística para a discussão – seja ele qual for – dentro  do ‘Jornalistas MA’.

Também NÃO autorizamos o uso, seja parcial ou na íntegra, desta carta por  qualquer partido político, candidato, coligação e afins.

Por fim, reafirmamos o nosso apoio e nos colocamos à disposição do colega, caso haja necessidade.

Juramos exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a  informação. Atuando dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo  principalmente o direito do cidadão à informação. Buscando o aprimoramento das relações  humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim nós juramos!!!

Jornalistas MA

Evelin Queiroz
Gilberto Léda
Giuliana Soares
Fernanda Fernandes
Carla Lima
Gildean Farias
Paula Brito
Gina Lisboa
Igor Leonardo
Brendha Gomes
Jane Sousa
Ely Coelho
Anne Glauce Freire
Camila Castro
Davi Araújo
Elirdes Soares
Ernesto Batista
Glauce Telles
John Cutrim
Lisiane Martins
Markos Martins
Maud Zaidan
Sanya Aquino
Socorro Arouche
Vanessa Ribeiro
Wal Oliveira
Amanda Dutra
Eliene Pinheiro
Patrícia Camargo
Mayara Moraes
Amanda Machado
Andrea Palácio
Geisa Batista
Amanda Guimarães
Ciro Mineiro
Francilia Cutrim
Suzana Beckman
Adriana Gomes
Adalberto Júnior
Maria Regina Telles
Dyego Rodrigues
Tatiana Cortez
Katia Persovisan
Jully Camilo
Kelly Campos
Camila Andrade
Zina Nicácio
Lideney Ferreira

sem comentário »

Multidão caminha com Lobão Filho em Cajari

0comentário
Durante caminhada em Cajari, Lobão Filho reforçou sua mensagem de fé, esperança e convicção em um novo e renovado Maranhão

Durante caminhada em Cajari, Lobão Filho reforçou sua mensagem de fé, esperança e convicção em um novo e renovado Maranhão (Foto: Gilson Teixeira)

Lobão Filho, candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governo do Maranhão, ressaltou, ao comandar uma grande caminhada em Cajari, na Baixada maranhense, que a sua mensagem de fé, esperança e convicção em um novo e renovado Maranhão vai “conquistando mentes e corações” em todos os 100 municípios que já visitou.

“Poder caminhar pelas ruas dessa bela cidade (Cajari) e receber o carinho do posso hospitaleiro, assim como tem acontecido em todos os lugares, é o reflexo que as nossas propostas estão sendo entendidas. Que o nosso propósito de alma de transformar nosso Estado e mudar para muito melhor a vida da nossa gente é hoje um sonho que está sendo concretizado. A população entendeu a nossa mensagem e hoje temos plena convicção na vitória do povo do Maranhão. Na vitória de um Maranhão com economia crescente e com muita justiça e paz social”.

O candidato peemedebista destacou ainda que um amplo programa de governo está sendo elaborado com a participação popular e será implementado com o apoio de todos os gestores municipais. “Em cada município, em cada localidade estamos ouvindo o cidadão para sabermos dos seus anseios, dos seus pleitos e tornar cada sonho em esperança viva de uma vida muito melhor”.

Lobão Filho destacou ainda que todas as regiões do Maranhão estão contempladas em seu plano de governo. “Vamos promover o desenvolvimento do Maranhão de forma equilibrada. Vamos acabar com as desigualdades regionais e com a concentração de renda propiciando aos que mais necessitam a mão do governo com abertura de novos postos de trabalho, qualificação profissional, emprego e renda e serviços de qualidade prestado pelo Estado em especial em áreas como saúde, educação e segurança pública”, enumerou.

O deputado federal Gastão Vieira (PMDB), ressaltou que com Lobão Filho o Maranhão vai continuar seguindo em frente e o povo terá novas conquistas. Vieira relembrou ainda o seu trabalho como secretário de Estado da Educação. “Na minha época nenhum diretor foi demitido e nenhum professor foi transferido por perseguição política. Esse é novo grupo político: da paz, do amor, do carinho e do trabalho pelo Maranhão e seu povo”.

O prefeito de Cajari, Joel (PRB), ratificou as palavras do deputado federal Gastão Vieira: “aqui em Cajari ganhamos a nossa estrada tirando o município do isolamento e acabando com o sofrimento de 18.600 habitantes de nossa cidade, temos água potável de qualidade em quase todas as nossas comunidades rurais. É por isso que vamos com Lobão Filho para continuarmos esse grande trabalho”.

sem comentário »

80% das escolas do município têm funcionamento regular

0comentário
Secretário Geraldo Castro iniciou uma série de visitas a escolas da rede municipal de ensino

Secretário Geraldo Castro iniciou uma série de visitas a escolas da rede municipal de ensino

A Prefeitura de São Luís está garantindo o pleno funcionamento das atividades educacionais e nutricionais em mais de 80% das escolas da rede municipal de ensino, que não aderiram ao movimento organizado pelo Sindicato dos Professores. Esta semana, o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Geraldo Castro, visitou algumas dessas unidades para acompanhar o funcionamento e a rotina de trabalho desempenhado nessas escolas.

Uma das unidades visitadas pelo secretário foi a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Rubem Goulart, na Cohab, que atende a quase mil alunos, nos três turnos. A escola é uma das quais todas as atividades socioeducativas e de segurança alimentar estão sendo desenvolvidas, assim como as ações extracurriculares previstas no cronograma letivo. A rede municipal de ensino tem um total de 252 unidades básicas de ensino fundamental e infantil.

“Estamos trabalhando muito para garantir o funcionamento das unidades em sua plenitude. Tivemos um retorno significativo de professores ao trabalho, fazendo com que atingíssemos um índice de 80% de unidades em funcionamento total ou parcial. Isso nos possibilitou resgatar o dia a dia das escolas e manter as atividades educacionais costumeiras para garantir a permanência das crianças em sala de aula, com atividades de esporte, culturais, merenda escolar e todas as demais ações inerentes à comunidade educacional”, afirmou Geraldo Castro.

O secretário garantiu que o calendário escolar vai ser totalmente cumprido dentro da reposição necessária, nas escolas onde houve a paralisação. Já nas unidades que não pararam, a conclusão das atividades será dentro do calendário previamente firmado. “O fato é que teremos o respeito total à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), garantindo todo o cumprimento de dias e horas letivos preconizados pela lei”, garantiu o secretário.

Alunos realizam atividades em sala de aula em uma das multas escolas que não pararam durante a greve

Alunos realizam atividades em sala de aula em uma das multas escolas que não pararam durante a greve

Segundo ele, o mais importante é que seja feita a organização do calendário, com apoio dos professores. “Estamos no momento em que o entendimento é do interesse de todos os setores e não devemos permitir que as perdas por essa situação recaiam sobre nossos alunos. Temos de garantir que recebam suas aulas e que participem de todas as atividades escolares previstas”, enfatizou.

Negociação

A greve dos professores foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O posicionamento foi reafirmado no último dia 15 deste mês, quando as Primeiras Câmaras Cíveis Reunidas, órgão colegiado do TJMA, votou, por unanimidade, pela ilegalidade do movimento paredista. A decisão contrariou recurso do Sindeducação e reiterou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que também já havia considerado a greve dos professores ilegal. Em todas as decisões, a Justiça ordena o retorno imediato dos professores ao trabalho.

“A Prefeitura participou de todas as rodadas de negociação com a categoria, sempre com a presença de representantes da Semed. Nessas conversações tivemos avanços significativos. Não é do interesse da Prefeitura nem da categoria que tenhamos o prolongamento dessa situação”, declarou Geraldo Castro.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Prefeitura divulga programação cultural do 402º aniversário de São Luís

0comentário
 Presidente da Func, Francisco Gonçalves, explica que a programação deste ano vai contemplar os vários públicos existentes na cidade

Presidente da Func, Francisco Gonçalves, explica que a programação deste ano vai contemplar os vários públicos existentes na cidade

A Prefeitura de São Luís divulgou nesta sexta-feira (29) a programação cultural do aniversário de 402 anos de fundação da cidade. A programação tem início na próxima sexta-feira (5) e prossegue até dia 14 de setembro. Seguindo a determinação do prefeito Edivaldo, o evento terá a participação de diversos segmentos culturais da cidade, incluindo o reggae que marcará a abertura da programação. Além disso, a programação contará ainda com o Festival Internacional de Folclore.

“Este ano optamos por trabalhar uma programação visando à nova dinâmica da cidade, com os diferentes públicos dela e ao mesmo tempo reunindo sua população para a celebração da alegria e da vida”, explicou o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

Na próxima sexta-feira, será realizado o show “Vibrações Positivas” que reunirá cantores, grupos de dança, radiolas e DJs de reggae. As apresentações serão realizadas a partir das 19h na Praça Maria Aragão, uma forma de comemorar o aniversário de São Luís e homenagear o Dia Municipal do Reggae (dia 5). Esse encontro da programação com os ritmos culturais será evidenciado durante as comemorações.

Segundo o presidente da Func, a ideia deste ano é celebrar o aniversário da cidade destacando datas importantes como o Dia Municipal do Reggae e o Dia Municipal do Tambor de Crioula (dia 6), contemplando a nova dinâmica da música feita pelos artistas de São Luís e a diversidade dos gostos musicais da população. “Será uma festa em que a cidade se reconheça”, afirmou Francisco Gonçalves.

O primeiro dia das comemorações contará também com uma roda de conversa sobre o tema “Pungada da Ilha”, que reunirá os professores Sérgio Ferretti (UFMA) e Neto de Azile (Comitê Gestor de Salvaguarda do Tambor de Crioula). “Junto com o comitê de salvaguarda, decidimos que a programação não fosse apenas composta por espetáculo, mas também discutíssemos o tema”, esclareceu o presidente da Func.

Já no segundo dia da programação, dia 6, haverá apresentação de grupos de tambor de crioula na Madre Deus com procissão e ladainha. No dia 7, a Praça Maria Aragão será transformada em palco do show gospel “Glórias” com a cantora Bruna Karla, e participação da banda local Marcados pela Promessa. No dia 8, aniversário da cidade, haverá o show “Louvação a São Luís”, reunindo novos nomes da música produzida na cidade, como Phill Veras e a cantora lírica Brígida Andrade, na Praça Maria Aragão.

As comemorações serão estendidas até o dia 14 de setembro através de parceria com o Comitê Internacional de Organização de Festivais de Folclore da Unesco, que coordenará o Festival Internacional de Folclore. O evento será realizado em São Luís do dia 9 a 14 de setembro, na Praça Maria Aragão, reunindo representes de cinco países e do Brasil.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA (DIA 5)

“Vibrações Positivas” – Show em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, instituído pela Lei 4.102, de outubro de 2002, com participação de DJs, bandas de reggae, grupos de danças e radiolas. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Roda de conversa “Pungada da Ilha” – Roda de conversa com participação do Professor Ferreti (Ufma) e Neto de Azilê (Comitê Gestor). Local: Galeria Trapiche (Praia Grande – Centro). Horário: das 15h às 18h.

SÁBADO (DIA 6)

Projeto “Pungada da Ilha” – Comemoração do Dia Municipal do Tambor de Crioula com apresentação de cinco grupos de tambores de crioula, procissão e ladainha. Local: Fábrica das Artes (Rua São Pantaleão – Madre Deus). Horário: das 17h às 0h.

“Imenso Amor” – Espetáculo artístico musical com o Padre João Carlos e participação da banda católica “Paresia”. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

DOMINGO (DIA 7)

“Glórias” – Show evangélico com a cantora gospel Bruna Karla, participação da banda local Marcados pela Promessa, e do Pastor Marcos Lins Gruvira. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

SEGUNDA-FEIRA (DIA 8)

“Louvação a São Luís” – Show musical com participação da banda Pedeginja, Phill Veras lançando novo CD e DVD; Som do Mará, de Chiquinho França; e participação especial dos jovens talentos Brígida Andrade e Victor e Bruno. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

TERÇA A DOMINGO (DIA 9 A 14)

Festival Internacional de Folclore – Presença de grupos nacionais e internacionais, com representantes da Colômbia, México, Argentina, Chile, Estônia, entre outros convidados. O evento objetiva promover o patrimônio imaterial, através de formas de expressão, tais como dança, música, jogos, rituais, costumes e outras artes. Local: Praça Maria Aragão. Horário: a partir das 19h.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Representantes de associações de Paço do Lumiar se reúnem para discutir regularização

0comentário
Os participantes discutiram temas como, crédito fundiário, aquisição de alimentos, tarifa social de baixa renda e economia criativa

Os participantes discutiram temas como, crédito fundiário, aquisição de alimentos, tarifa social de baixa renda e economia criativa

Após dois dias de discussões e aprendizados, foi encerrado hoje, 29, o Seminário de Capacitação e Regularização do Associativismo no Maranhão (Secrama), realizado em Paço do Lumiar. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Articulação Institucional – Seai, em parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Durante o encontro, associações, clubes de mães, conselhos comunitários, entre outros, participaram de palestras sobre diversos temas ligados ao setor, entre eles, crédito fundiário, aquisição de alimentos, tarifa social de baixa renda e economia criativa.

A secretária da Seai, Pâmela Santos, ressaltou a importância da realização do Seminário. “A intenção é dar sustentabilidade e fortalecimento ao associativismo local. Para torna-los aptos a conseguirem benefícios e captarem recursos”, disse a secretária. Ainda segundo Pâmela, a ação se desenvolve em duas fases, o levantamento da situação fiscal, social e jurídica das associações e afins, para viabilizar sua efetiva regularização e a capacitação.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, a realização do seminário é fundamental para a cidade. “Só no Maranhão são 8 mil associações irregulares e Paço do Lumiar está inserido nessas estatísticas, por isso é uma honra pra nós recebermos esse seminário que vem para mudar a realidade no município”, ponderou.

São parceiros da Seai no evento, as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), da Juventude (Sejuv), de Cultura (Secma), Igualdade Racial (Seir), da Fazenda (Sefaz), de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica (CEF), Banco da Amazônia (Basa), Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Controladoria Geral da União (CGU).

sem comentário »

Em queda nas pesquisas, Flávio Dino recorre ao denuncismo irresponsável

3comentários
Ameaçado, Flávio Dino partiu para o ataque

Ameaçado, Flávio Dino parte agora para o ataque

O candidato do PCdoB ao governo, Flávio Dino, redobrou a carga de ataques ao peemedebista Lobão Filho, que disputa a sucessão estadual pela coligação “Pra Frente, Maranhão”. Em queda nas pesquisas e sem poder de reação pela via propositiva, o comunista escalou seus porta-vozes na mídia convencional, na blogosfera e nas redes sociais para bombardear o adversário com denúncias, muitas das quais requentadas e infundadas.

A mando de Dino, várias informações truncadas ou mesmo mentirosas têm sido propagadas por diferentes meios. A cada dia mais apavorado com o risco de uma derrota, ele tenta envolver Lobão Filho em episódios que faz questão de classificar como escândalos, embora não apresente provas do que é dito ou escrito.

Todos os dias, Dino e comandita desferem um novo ataque. Nas versões disseminadas pelos comunistas, Lobão Filho já foi condenado à prisão, já enriqueceu ilicitamente e tem aversão a acordar cedo. Tudo na tentativa de ocultar o embuste que chamam de candidatura.

A turba tenta ainda desqualificar propostas de campanha do peemedebista, como o “Alô, Médico”, experiência que já se mostrou bem sucedida em outros estados, que consiste no atendimento médico preliminar, por telefone, prestado por profissional especializado, antes da chegada da equipe de socorro.

Percebendo que seu discurso surrado de mudança já não convence tanto, a tropa comunista vem recorrendo ao denuncismo irresponsável, baixando vergonhosamente o nível da campanha, atitude que revela total desespero.

Os ataques desferidos por Flávio Dino e a mando dele parecem estar surtindo efeito contrário ao que o comunista espera, já que o volume da campanha de Lobão Filho só aumenta, seja na capital, seja no interior.

Com a intensificação da campanha, a tendência é que o peemedebista mantenha inabalável o ritmo de crescimento até 5 de outubro, dia da eleição.

3 comentários »