Passeata da Enfermagem

0comentário

Nesta quarta-feira, 1º de Julho, haverá uma passeata dos enfermeiros e técnicos de enfermagem no bairro do Renascença, às 9h. A concentração será em frente à clínica São Marcos, de lá a classe seguirá para a sede do Sindicato dos Hospitais (Sindhosp), no Monumental Shopping.

O objetivo da passeata é chamar atenção da autoridades e sociedade em geral para as condições atuais de trabalho da classe, que pede aumento do piso – que hoje é de R$ 1.700, 00, a suspensão da escala de 12X36 e uma adequação dos salários dos técnicos de enfermagem, que em alguns lugares na capital ganham menos de um salário mínimo.

Serviço:

O que: Mega Passeata da Enfermagem
Quando: 1º de Julho, às 9h
Onde: Renacença I – Concentração em frente à clínica São Marcos com destino ao Monumental Shopping.

Mais informações: Patrick Gomes – (98) 98810-1325

sem comentário »

Em simpósio com presença de ministro do TSE, deputado Wellington alerta para crise da democracia

0comentário
Wellington participou do Simpósio "Democracia representativa em crise: problemas e soluções", na UFMA

Wellington participou do Simpósio “Democracia representativa em crise: problemas e soluções”, na UFMA

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), participou na última sexta-feira (26) do Simpósio “Democracia representativa em crise: problemas e soluções”. O evento aconteceu na Universidade Federal do Maranhão e contou com a presença do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcísio Vieira; do Secretário Adjunto da Casa Civil, Carlos Lula e do professor Edson Vidigal.

Na ocasião, discutiu-se sobre a democracia, além de diversos pontos que fortalecem a presença do cidadão nas decisões políticas de seu estado.

“Muito se tem dito que a democracia está em crise. Após o debate aqui, chego a conclusão de que, na verdade, a democracia não está em crise, mas em mutação. Faz-se necessário que concretizemos o real sentido do termo ‘democracia’. É em busca do pleno exercício da cidadania que tenho pautado as ações na Assembleia, almejando a aproximação entre o povo e o parlamento e, assim, à representação legítima dos interesses e anseios da população maranhense”, declarou o parlamentar.

sem comentário »

Em nota, Arquidiocese se solidariza a padre acusado por Flávio Dino de receber mensalinho

0comentário
Foto feita após a reunião mostra falso clima de harmonia: gafe de Flávio Dino causou saia justa e reação indignada da Igreja

Foto feita após a reunião mostra falso clima de harmonia: gafe de Dino causou saia justa e reação indignada da Igreja

Em nota divulgada nesta segunda-feira (29), a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís presta solidariedade ao padre Roberto Perez, constrangido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), durante reunião no Palácio dos Leões para entrega da minuta do projeto de lei que cria mecanismo estadual de prevenção e combate à tortura e o Comitê Estadual de Combate à Tortura.

Na nota, a Igreja Católica diz que “foram proferidos pelo governador Flávio Dino conceitos e palavras indelicados, dirigidos ao padre Roberto Perez, da Pastoral Carcerária”.

A Comissão Justiça e Paz condenou o uso do termo pejorativo “mensalinho”, empregado pelo governador para classificar a remuneração recebida pelo sacerdote, no governo passado, para prestar assistência religiosa a apenados do sistema penitenciário do Maranhão. Observou que o padre exerceu a atividade com seriedade e compromisso cristão.

“Nada de desonesto, uma vez que o referido cargo existia e ainda existe”, ponderou a Arquidiocese, acrescentando que desde a demissão de Roberto Perez foi contratado um representante de outra igreja, cujo trabalho merece, igualmente, respeito. “De longe, qualificá-lo com a forma pejorativa de “mensalinho”. Segue a nota:

nota arquidiocese

sem comentário »

Prefeito Josemar assina termo para instalação do Núcleo de Educação Integral em Paço do Lumiar

0comentário
Prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, com o governador Flávio Dino

Prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, com o governador Flávio Dino

Paço do Lumiar foi um dos 29 municípios contemplados com uma unidade do Núcleo de Educação Integral do Maranhão. O prefeito Josemar Sobreiro (PR) e a secretária de Educação, Graça Privado participaram ontem (26) da apresentação do Núcleo, feita pelo Governador Flávio Dino (PCdoB), no Palácio dos Leões.

Para o prefeito Josemar, o Núcleo é mais um investimento na educação do município adquirido pela parceria entre Prefeitura e Estado. “A nossa política de educação está alçada por um ensino de qualidade e oportunidades de conhecimentos através de equipamentos no próprio município, como o IEMA e agora, o Núcleo de Educação Integral, quem vem a beneficiar não só os estudantes, mas a classe educadora e a comunidade”, destacou.

Os centros atuarão como equipamento de apoio às escolas da região onde serão sediados, retirando o sistema estadual de ensino do zero no quesito escola em tempo integral. Os municípios escolhidos atenderam ao critério de maior índice populacional do estado.

“Ao sair de zero para 30 Núcleos apresentamos o caminho correto, de longo curso e por isso muitas vezes desprezado. Acreditamos que investir desde a Educação Básica, passando pelo Ensino Médio, chegando ao Superior e Profissionalizante é a garantia de um futuro melhor, mais tranquilo, com novas oportunidades para crianças, adolescentes e jovens”, disse o governador Flávio Dino.

A secretária de Educação, Graça Privado, ressaltou a importância de mais um espaço para o pleno exercício da educação, tecnologia, valorização do ensino e formação continuada para os educadores. “A educação municipal registra um novo momento, onde a promoção do saber e da qualidade do ensino, é o objetivo fundamental da atual gestão, que vem sendo fortalecida por grandes parcerias em atendimento ao nosso público”, ressaltou a secretária.

A proposta dos Núcleos é fortalecer uma única matriz curricular para todo o estado e permitir que os alunos do Ensino Médio tenham, além da escola, um espaço para a prática de estudos, pesquisa, lazer e esporte no contra turno. Até 2016, serão investidos mais de R$ 150 milhões na construção dos Núcleos e em programas de formação e capacitação dos professores.

Núcleos de Educação Integral

Os Núcleos de Ensino Integral funcionarão como centro de apoio para todas as escolas da região: um lugar onde os alunos poderão estudar, fazer pesquisas, ter espaços para o esporte e lazer. Cada Núcleo atenderá aproximadamente cinco mil estudantes que poderão utilizar o espaço para desenvolver atividades complementares aos estudos regulares. Laboratórios, quadras poliesportivas, salas de artes, salas de idiomas, de descanso e auditórios são alguns dos espaços que poderão ser desfrutados por toda a comunidade escolar.

Cada Núcleo terá uma área construída de 4.116,47 m² distribuídos em 6 salas temáticas; 1 quadra; 1 auditório; 1 biblioteca; 4 laboratórios, sendo: 1 laboratório de Química/Biologia/Física, 1 de Robótica, 1 de Informática e 1 de Matemática; 1 sala de Artes, 1 sala de Idiomas, 2 salas de descanso para os professores, 1 sala de descanso para os alunos; 1 ambulatório, banheiros, sala de professores, almoxarifado, sala de direção.

As cidades que sediarão os Núcleos são:

Açailândia;
Bacabal;
Balsas;
Barra do Corda;
Barreirinhas;
Buriticupu;
Caxias;
Coelho Neto;
Codó;
Chapadinha;
Coroatá;
Grajaú;
Itapecuru Mirim;
Imperatriz;
Lago da Pedra;
Paço do Lumiar;
Pinheiro;
Presidente Dutra;
Santa Luzia;
Santa Inês;
São João dos Patos;
São José de Ribamar;
São Luís (2);
Serrano no Maranhão;
Timon;
Tutóia;
Vargem Grande;
Viana;
Zé Doca.

sem comentário »

Humberto Coutinho volta a São Paulo para exames médicos de rotina

0comentário
Humberto Coutinho será submetido a nova bateria de exames médicos no Hospital Sírio Libanês

Humberto Coutinho será submetido a nova bateria de exames médicos no Hospital Sírio Libanês

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), viajou para São Paulo, nesta segunda-feira (29), a fim de ser submetido a nova bateria de exames médicos periódicos no Hospital Sírio Libanês.

Humberto viajou acompanhado de sua esposa, dra. Cleide Coutinho, presidente do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), que também será submetida a um checkup médico em São Paulo.

Durante a ausência do deputado Humberto Coutinho, responderá pela Presidência da Assembleia Legislativa o 1º vice-presidente, deputado Othelino Neto (PC do B).

Fonte: Agência Assembleia

sem comentário »

Deputados se comprometem a destinar emendas para o Arraial da Cidade em 2016

0comentário
Deputado Fábio Braga e a esposa Elizabeth Fecury Braga visitaram o Arraial da Cidade e foram recebido pelo vereador Astro de Ogum, idealizador da festa

Deputado Fábio Braga e a esposa Elizabeth Fecury Braga visitaram o Arraial da Cidade e foram recebido pelo vereador Astro de Ogum, idealizador da festa

Antes mesmo de terminar, visando repetir o inquestionável sucesso da primeira edição, o idealizador do Arraial da Cidade, na Cohama, o vereador Astro de Ogum já vem trabalhando para garantir a edição em 2016. Para tanto, desde a inauguração, o presidente da Câmara Municipal de São Luís esteve ciceroneando várias autoridades no camarote vip.

No sábado(27), assim como o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, ao lado da ex-mulher Alexandra Trovão e das filhas, foi a vez do deputado federal José Reinaldo Tavares(PSB), bem como o deputado estadual Fábio Braga(PTdoB), acompanhado da esposa, mostrarem-se bastante impressionados com a beleza e popularidade do arraial.

Durante um bate papo descontraído, no decorrer do jantar, os dois deputados anunciaram que irão destinar emenda parlamentar para assegurar que o presidente faça um arraial ainda mais bonito no ano que vem. Ao longo da semana, a ex-deputada Gardênia Castelo já havia feito comunicado semelhante, referindo-se ao pai, o deputado federal João Castelo.

“Mesmo me recuperando de uma cirurgia nos olhos, de tanto ouvir falar no sucesso do arraial, quis conhecer in loco o espaço, e confesso que me surpreendi, pois é muito mais bonito do que imaginei. O presidente Astro de Ogum está de parabéns”, disse o deputado José Reinaldo Tavares.

Declaração semelhante foi externada pelo deputado estadual Fábio Braga. Radiante, o vereador Astro de Ogum evidenciou que foi um desafio erguer o espaço em apenas 15 dias, contudo em nenhum momento duvidou da capacidade dele e do seu grupo, haja vista a paixão que detém pela cultura maranhense.

“Fico lisonjeado com a receptividade dos nossos representantes, tanto na câmara federal quanto estadual, pois o anuncio ratifica não apenas o sucesso, mas, acima de tudo, o reconhecimento do trabalho que desenvolvo em prol de todos daqueles que fazem um espetáculo maravilhoso, igual o batalhão do Bumba Boi da Maioba”, enfatizou o presidente.

No sábado, além do boi da Maioba e Pindoba, subiram no palco do Arraial da Cidade as cantoras Rosa Reis e Teresa Canto, a dança portuguesa Lírios e Encantos de Portugal, cacuriá asa cana da Liberdade e o boi mimoso de São Bento.

sem comentário »

DEM no Maranhão envia representante a encontro nacional da juventude do partido

0comentário
 Felipe Silva, participaram do encontro em Teresina o presidente da JDEM-PI, Robert Garcia, a ex-secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Larissa Maia, o vereador e presidente do DEM de Teresina, Antonio José Lira, e o presidente nacional da JDEM, Bruno Kazuhiro

Felipe Silva participou de encontro de organização política com as principais lideranças´nacionais da Juventude Democratas

O vice-presidente nacional da Juventude Democratas, o maranhense Felipe Silva, participou, no último fim de semana, em Teresina (PI), do curso de qualificação política organizado pela Juventude Democratas Nacional.

Felipe proferiu palestra sobre o tema “Oposição e Governo: Como vencer sendo minoria e o que não fazer sendo maioria”.

Para participar do encontro, ele contou com o apoio do Diretório Estadual do DEM no Maranhão, na pessoa do vice-presidente estadual e presidente do partido em São Luís, Ricardo Guterres, que destacou a participação de Felipe no encontro nacional como uma das ações voltadas à reestruturação da legenda no estado.

Além de Felipe Silva, participaram do encontro em Teresina o presidente da JDEM-PI, Robert Garcia, a ex-secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Larissa Maia, o vereador e presidente do DEM de Teresina, Antonio José Lira, e o presidente nacional da JDEM, Bruno Kazuhiro.

sem comentário »

Romário detona a seleção e a CBF

0comentário
Para Romário, se a seleção tivesse um jurídico forte Neymar não teria sido punido tão severamente

Para Romário, se a seleção tivesse um jurídico forte Neymar não teria recebido uma punição tão severa

Em postagem no seu perfil no Facebook, o ex-atacante e atual senador Romário (PSB) fez duras críticas à seleção brasileira e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após a eliminação da Copa América em derrota para o Paraguai, nos pênaltis. O tetracampeão mundial chamou de vexame a desclassificação e atribuiu o fiasco à má gestão do futebol brasileiro.

Ácido, como de costume, Romário diz que os cartolas da CBF passaram os últimos anos apenas pensando nos próprios bolsos. “Antes, o futebol sobrevivia porque sobrava talento em campo, o Brasil tinha jogador pra montar duas Seleções, hoje nem uma sequer. Isso é reflexo da falta de investimento e administração”, disparou.

Ele ainda criticou a ausência do presidente da CBF na delegação que disputou a Copa América, no Chile, e afirmou que se houvesse comando Neymar não teria tido uma punição tão severa (quatro jogos de suspensão, o que o deixará de fora dos dois primeiros jogos das Eliminatória para a próxima Copa do Mundo, que o Brasil começará a disputar em outubro).

Leia na íntegra o que escreveu o Baixinho:

E ae, galera, acho que nem preciso comentar o vexame em campo da nossa Seleção masculina ontem, não é!?

Como é evidente, o problema vai muito além dos gramados. O esfacelamento do nosso futebol passa por todos as categorias e emana da falta de administração da CBF. Eles passaram os últimos anos apenas pensando nos próprios bolsos, sugaram e continuam sugando tudo que podem. Antes, o futebol sobrevivia porque sobrava talento em campo, o Brasil tinha jogador pra montar duas Seleções, hoje nem uma sequer. Isso é reflexo da falta de investimento e administração.

Para vocês terem noção, o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, não tem sequer acompanhado a Seleção com medo de ser preso fora do país. Ele e outros membros da CBF.

Se houvesse comando, muito provavelmente, o Neymar não teria tido uma punição tão dura, como ficar 4 jogos sem poder jogar. Eles tinham que ter um jurídico forte para recorrer e garantir uma punição mais branda. Neymar é o principal jogador do Brasil hoje, com esta punição ele ficará fora dos dois primeiros jogos das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Isso é uma piada.

Ou seja, não tem administração fora de campo, não tem resultado dentro.

sem comentário »

Retaliação: Flávio Dino nega emendas a deputados que o contrariam

0comentário
Wellington foi um dos que ficou sem emenda por defender a vinda da Força Nacional ao Maranhão

Wellington do Curso foi um dos que ficou sem emenda por defender a vinda da Força Nacional ao Maranhão

O governador Flávio Dino (PCdoB) dá mais uma prova de que a perseguição e o rancor são marcas registradas da sua gestão. Contrariado diante da postura de quatro deputados estaduais da base de apoio ao seu governo que votaram a favor do requerimento apresentado pelo colega Adriano Sarney (PV) que pedia a presença da Força Nacional para reforçar a segurança pública do Maranhão, o comunista negou as emendas parlamentares as quais os aliados têm direito, conforme revela o jornal O Estado do Maranhão neste sábado, em matéria assinada pelo repórter Ronaldo Rocha.

Ficaram sem os recursos, geralmente destinados à realização de obras e à concessão de outros benefícios à população, os deputados Wellington do Curso (PPS), Zé Inácio (PT), Júnior Verde (PRB) e Cabo Campos (PP). Além destes, não receberam emendas os quatro oposicionistas, Andréa Murad (PMDB), Sousa Neto (PTN), Edilázio Júnior (PV), além do próprio Adriano Sarney. Nina Melo (PMDB), que também votou pela vinda da Força Nacional, também foi excluída.

A atitude do governador foi considerada pelos parlamentares retaliados uma contradição do discurso de campanha do então candidato Flávio Dino, que prometeu cumprir todos os princípios democráticos. Em total contradição ao que pregava, ele persegue todos os que contrariam seus interesses, sem exceção.

Com seu ranço político extremado, o governador promove uma política mesquinha, baseada no toma lá, dá cá. E não poupa nem aliados quando estes não rezam em sua cartilha. Lamentável.

sem comentário »

Grupos de bumba-meu-boi na mira do crime

0comentário
Cláudio Sampaio, presidente do Brilho da Ilha (ao centr), foi uma das vítimas da onda de ataques a grupos de bumba-meu-boi

Cláudio Sampaio, presidente do Brilho da Ilha (ao centro), foi uma das vítimas da onda de ataques a grupos de bumba-meu-boi

Grupos de bumba-meu-boi têm sido alvos quase todas as noites de bandidos na atual temporada junina. Pelo menos quatro brincadeiras já tiveram ônibus invadidos por ladrões ou foram atacadas no percurso entre os arraiais ou no fim de uma jornada de apresentações.

O ataque mais violento ocorreu na madrugada de ontem e vitimou o Boi Brilho da Ilha, um dos representantes mais expressivos do sotaque de orquestra. O grupo chegava à sua sede, no Ipase, depois de mais um périplo por terreiros juninos da Ilha, quando foi surpreendido por dois bandidos armados, que atiraram contra os ônibus que transportavam os brincantes e levaram celulares e outros pertences dos componentes, além do violão de um dos músicos e instrumentos de percussão.

Outra brincadeira famosa que se tornou vítima de criminosos neste São João foi o Boi Pirilampo, que teve um dos seus ônibus invadido por bandidos quando se apresentava no Arraial da Vila Luizão. Na ação, foram levados quase todos os pertencentes dos componentes, como celulares, relógios, roupas e calçados.

Instrumentos

No início desta semana, a mídia deu ampla repercussão ao roubo à caminhonete fretada para transportar os instrumentos musicais do Boi Milagre de São João, da Vila Nazaré, bairro situado entre os conjuntos Maiobão e Tambaú, em Paço do Lumiar. Segundo o proprietário, o veículo foi interceptado na área da Maiobinha por ladrões, que levaram violão, matracas, pandeirões, tambores-onça e maracás. Para cumprir os compromissos, o boi tem se apresentado com instrumentos alugados.

Outro boi atacado foi o Novilho Branco. O grupo se apresentava esta semana no Arraial da Cidade, na Avenida Daniel de La Touche (ao lado da casa de shows Batuque Brasil), quando ladrões arrombaram um dos ônibus que transportavam os brincantes e furtaram vários objetos.

Ainda faltam pelo menos cinco noites para o fim da temporada junina. Com certeza, a bandidagem continuará espreitando os grupos de bumba-boi, que em meio à tensão que antecede cada apresentação, ganharam uma preocupação a mais.

sem comentário »