São Luís mais 6 municípios também terão força federal durante as eleições 2014

0comentário

Em face da urgência, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu monocraticamente na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro, deferir o pedido de requisição de força federal para São Luís, São José de Ribamar, Coroatá, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Vicente de Férrer e Cajapió.

A autorização se deu após a ministra acolher os motivos apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão com vistas a garantir a normalidade e a lisura do pleito no próximo dia 5 de outubro nos referidos municípios.

“Verifico que, de fato, as justificativas apresentadas para o deferimento são sinalizadoras da necessidade de auxílio pelas tropas federais para a garantia da ordem pública nestes municípios durante as eleições 2014. Ademais, deve-se considerar a manifestação do Governo Estadual que considerou indispensável o reforço da segurança mediante o envio de homens do Exército para atuar no dia do pleito juntamente com as forças de segurança estaduais”, disse a ministra em sua decisão.

Com mais estes deferimentos, já somam em 17 o número de cidades maranhenses que terão força federal em 2014. As demais são: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

sem comentário »

Em reta final de campanha, Zé Inácio percorre vários municípios

0comentário
Zé Inácio fez comício em Fortuna e obteve apoio do povo

Zé Inácio fez comício em Fortuna e obteve apoio do povo, que reconheceu seu trabalho em prol do município

O município de Fortuna mais uma vez recebeu a visita do candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT). Dessa vez, um grande comício realizado no povoado Barro Preto, com a presença do prefeito, Arlindo Filho, secretariado, vereadores, lideranças politicas e correligionários, levou centenas de eleitores a conhecer um pouco mais da trajetória política do petista.

A agricultora rural de Barro Preto Maria Celestina Oliveira da Silva declarou que ela e a família votam 13 123. “Lá em casa todo mundo é 13123. Zé Inácio sempre deu atenção ao nosso povo quando a gente chegava ao Incra. Não temos como não eleger esse homem”.

Zé Inácio, como gestor público, conseguiu liberar recursos para o município de Fortuna para a construção de estradas em áreas de assentamentos, incluindo Barro Preto. Também nesse período foram liberadas máquinas como patrol, retroescavadeira, caçamba e carro-pipa.

Para o prefeito Arlindo Filho, Zé Inácio é o candidato a deputado estadual com maior qualificação para representar a classe trabalhadora e o homem do campo na Assembleia Legislativa. “Como gestor público, Zé Inácio sempre foi comprometido e dedicado às ações referentes à agricultura familiar e à reforma agrária. Por esse motivo, acredito que será um candidato do povo. Estamos juntos nessa luta!”, declarou Arlindo Filho.

O presidente da Câmara Municipal, Vitorino Antunes, declarou que Zé Inácio será o candidato mais bem votado em Fortuna, porque o povo sabe reconhecer o que ele fez pelo município. “Zé Inácio, em parceria com o prefeito Arlindo Filho, deu qualidade de vida para o homem do campo de nossa terra. Hoje os caminhos de acesso nos assentamentos são outros, porque o povo tem estrada para sair de suas localidades e vender o que produz”, destacou Vitorino Antunes.

É do povo

Petista comandou carreata em Paulino Neves, cidade onde também deverá ter votação expressiva

Petista comandou carreata em Paulino Neves, cidade onde também deverá ter votação expressiva

Ainda em atividades constantes por todo o Maranhão, Zé Inácio esteve em Tutóia, onde se reuniu com uma grande quantidade de lideranças comunitárias de vários povoados que o apoiam, como é o caso de Bebedouro, Bel’água, Santa dos Cavalos, Curralino, Mutamba, Barro Duro, Santa Rosa do Jardim, Bom Gosto, Paxicá, Lagoinha, Santa Clara, Itaperibe e a própria sede. O evento foi organizado por membros do PT de Tutóia.

Ainda em Tutóia, Zé Inácio, acompanhado do vereador Osvaldo Sousa Filho, esteve no povoado Cana Brava, na Vila Cauã, levando suas propostas ao conhecimento das famílias da comunidade.

Carreata no Areial

No município de Paulino Neves, o candidato petista teve uma agenda bastante extensa. Participou de uma carreata no na localidade Areial, que percorreu a sede do município, e de uma reunião com lideranças de Barreirinhas e Paulino Neves, no povoado Prata. A reunião foi liderada por Gerson Rocha Soeiro (Paulino Neves) e Mariana Pires dos Santos (Barreirinhas).

De Paulino Neves estiveram presentes lideranças de Passagem do Lago, Marajá, Prata, Cardosa, Simplício, Contenda, Barrocão e Anajá. Do município de Barreirinhas estiveram representantes das comunidades de Gira Mundo, PE Riachinho, Ponta do Buriti, Marcelinho, Goiabal, Quebra II, Santa Cruz, Mioa e Passagem do Gado.

Em seguida, Zé Inácio liderou uma grande carreata, que teve inicio no povoado Água Riquinha, com destino à sede do município Paulino Neves. O evento foi organizado pelas lideranças Pedro da Barriquinha, Duca Emidio e Jeziel do Carmo e contou com a presença maciça das comunidades em torno, São Domigos, Meladinho, Tingedor e Barriquinha.

sem comentário »

Lista de secretariáveis de Flávio Dino tem vários processados e condenados

9comentários
José Reinaldo teria sido indicado pela Sinfra, mesmo tendo sido preso por irregularidades na pasta em seu governo

José Reinaldo teria sido indicado pela Sinfra, mesmo tendo sido preso por irregularidades na pasta em seu governo

Os comunistas do Maranhão mantêm inabalável a fé na vitória do seu líder máximo, Flávio Dino, e já até montaram uma lista com os nomes dos possíveis secretários estaduais que serão nomeados e empossados no dia 1º de janeiro de 2015. Faltando sete dias para a eleição, a relação circula nas redes sociais, com ampla repercussão. Nos bastidores comunistas circula a informação de que caso não seja a própria pessoa apontada na lista a assumir a secretaria, esta terá pelo menos o poder de indicar quem ocupará a pasta

Entre os secretariáveis estão figuras carimbadas da política local, conhecidos muito mais pela má condutora ao ocupar cargos públicos. Alguns são réus em processos por irregularidades em suas respectivas gestões, enquanto outros já foram até condenados.

Um dos auxiliares do “futuro” governo de Flávio Dino é o empresário piauiense Dedé Macedo, um dos maiores financiadores da campanha de Dino, que mantém relação controversa com empresas e políticos maranhenses e é dono do helicóptero usado para transportar o comunista em suas viagens pelo estado. Ele teria sido indicado para ocupar a Secretaria de Transparência, pasta que será criada especialmente para acomodá-lo.

A poderosa Secretaria de Infraestrutura será dada ao ex-governador José Reinaldo Tavares, candidato a deputado federal nestas eleições. A indicação é, no mínimo intrigante, já que foi justamente nessa pasta que ocorreram as irregularidades que resultaram na prisão do Tavares e outros membros do seu governo por envolvimento em desvio de recursos públicos investigados pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.

Condenado no episódio da demolição do Costa Rodrigues, Weverton já teria sido indicado para voltar à Sedel

Condenado no episódio da demolição do Costa Rodrigues, Weverton já teria sido indicado para voltar à Sedel

Outro que integra a lista é o deputado federal Weverton Rocha (PDT). Ele seria contemplado com a Secretaria de Desportos e Lazer (Sedel), a mesma que ocupou no governo do falecido Jackson Lago, quando houve a demolição do Ginásio Costa Rodrigues, por ele autorizada, mediante o pagamento de R$ milhões à construtora responsável pela obra. Por causado episódio, Weverton teve os bens bloqueados pela Justiça, a pedido do Ministério Público (recorde).

O ex-deputado estadual Rubens Pereira, pai do deputado estadual Rubens Jr. (PCdoB), que concorre a uma vaga na Câmara Federal, também faz parte da relação. Ele ocuparia a Secretaria de Educação, uma das pastas mais cobiçadas em qualquer governo. Detalhe: o indicado foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos e a devolver R$ 759,6 mil aos cofres do Estado, além de estar proibido de contratar ou receber incentivos financeiros do poder público devido a irregularidades registrados no período em que foi prefeito de Matões, na década de 90.

Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por má gestão na Sema, mas poderá voltar a comandar ou indicar nome para a pasta

Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por má gestão na Sema, mas poderá voltar a comandar ou indicar nome para a pasta

Em 2006, Rubens Pereira deixou de ser candidato a deputado, colocando o filho em seu lugar, por causa condenações parecidas.O ex-deputado foi acusado pelo Ministério Público de desviar convênios de associações, especialmente na área de eletrificação rural. O pai do deputado comunista usou o nome de 21 pessoas no golpe.

O deputado Othelino Neto (PCdoB), outro que tenta renovar o mandato, é cotado para voltar à Secretaria de Meio Ambiente, pasta que comandou nos governos de José Reinaldo Tavares e Jackson Lago, com desempenho reprovado pela Justiça. Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos por ter cometido atos de improbidade administrativa ambiental, concessão de licença sem cumprimento de formalidades legais e omissão do dever de fiscalização pelo juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, Manoel Matos de Araújo Chaves

A lista publicada é composta somente por aliados do candidato Flávio Dino, com os quais o comunista pretende contar no mandato que ele já dá como certo. Confira:

Secretário-Chefe da Casa Civil – Márcio Jerry
Secretário-Chefe da Ass. Programas Especiais – Sálvio Dino
Secretaria de Estado da Mulher – Daniela Lima
Secretário-Chefe do Gab. Militar – Francisco Melo
Secretaria da Transparencia (pasta nova) – Dedé Macedo
Secretaria de Estado Assuntos Políticos – Marcelo Tavares
Secretaria de Estado da Comunicação Social – Aline Louise
Secretaria de Estado da Fazenda – Abdelaziz Santos
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Jefferson Portela
Secretaria de Estado da Justiça e Adm. Penitenciária – Raimundo Cutrim
Secretaria de Estado da Ciência, Teconologia e Ensino Superior – Waldir Maranhão
Secretaria de Estado da Educação – Rubens Pereira
Secretaria de Estado da Infraestrutura – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Estado da Saúde – Simplicio Araújo
Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano – Raimundo Guanabara
Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura – Edilson Araujo
Secretaria de Estado do Des. Agrário e Agricultura Familiar – Patricia Vieira
Secretaria de Estado do Des. Social – Leny Régia
Secretaria do Esporte e Lazer – Weverton Rocha
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – Othelino Neto
Secretaria de Estado da Cultura – Renato Dionisio
Secretaria de Estado Extraordinaria da Igualdade Racial – Eliziane Gama
Secretaria de Estado Extraordinaria de Assuntos Estratégicos – Pinto Itamaraty
Sec. De Estado Extraordinaria da Juventudade – Pablo Lima
Sec. De Estado Extraordinaria de Articulação Institucional – Marcio Jardim

9 comentários »

Prefeito de Paço do Lumiar reafirma apoio a Lobão, Gastão, Glalbert e Davi Jr.

1comentário
O líder do executivo municipal de Paço do Lumiar apoia Lobão Filho, Gastão Vieira, Davi Junior e Glalberth Cutrim

Prefeito Josemar Sobreiro e seu grupo político apoiam Lobão Filho, Gastão Vieira, Davi Junior e Glalberth Cutrim

A poucos dias das eleições, o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR), reafirmou, em reunião com lideranças políticas e comunitárias da região, o apoio aos candidatos da coligação “Pra frente, Maranhão”, Glalbert Cutrim e Davi Alves Junior, que disputam uma vaga a deputados estadual e federal, respectivamente.

O evento aconteceu, nesta sexta-feira, 26, na escola Cefran, no Maiobão, e reuniu centenas de pessoas. O primeiro suplente do candidato ao Senado Gastão Vieira, José Antonio Heluy, e a comitiva do candidato ao governo do estado, Lobão Filho, representado, na ocasião, pela esposa Paulinha Lobão, também marcaram presença à reunião política.

Em discurso aos presentes, o prefeito Josemar Sobreiro ressaltou a importância do apoio dos candidatos para as melhorias no município. “Glalbert, esse jovem e trabalhador, muito contribuiu em trazer benefícios para Paço. E é devido a Davizinho que hoje sou prefeito, pois ele me deu uma legenda. Agora estou retribuindo esse apoio, certo de que eles vão trabalhar por nós”, assegurou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, Leonardo Bruno, ressaltou que os candidatos estão preparados e que, com certeza, farão um bom mandato. “Lutamos por dignidade em Paço, portanto devemos eleger pessoas de confiança, que trabalharão, também, em benefício do nosso município. Acredito que Glalbert e Davi farão história, porque eles estão preparados”, pontuou.

O candidato Davi Alves Junior reafirmou o seu compromisso com o município. “Meu primeiro projeto será implantar um hospital maternidade em Paço do Lumiar”. Proposta de campanha reforçada por Glalbert Cutrim. “Vou trabalhar incansavelmente para trazer esse grande sonho que é o hospital maternidade. Em Ribamar eu já consegui, e aqui não será diferente”, concluiu.

Os presentes também dedicaram parte dos discursos para reforçar o voto e apoio às candidaturas de Lobão Filho e Gastão Vieira.

1 comentário »

População de Colinas faz homenagem a Lobão Filho durante comício

0comentário
Lobão Filho foi homenageado com um vídeo em que moradores do Alto do Bode narraram uma história quando o seu pai, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, era governador do Maranhão

Lobão Filho foi homenageado com um vídeo em que moradores do Alto do Bode, em Colinas, narraram uma história quando o seu pai, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, era governador do Maranhão (Foto: Júnior Foicinha)

“Vamos construir a maior vitória política da história do Maranhão. Nesses últimos dias de campanha vamos virar esse jogo e vencer as eleições em cinco de outubro”, a declaração foi pelo candidato da coligação “Pra Frente, Maranhão” ao governado do estado, senador Edison Lobão (PMDB), ao comandar uma mega carreata na cidade de Jatobá e ao discursar para uma multidão na cidade de Colinas.

Em Colinas Lobão Filho foi homenageado com um vídeo em que moradores do Alto do Bode narraram uma história quando o seu pai, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, era governador do Maranhão. Naquela ocasião todas as casas dessa pequena comunidade pegaram fogo e seus moradores ficaram sem teto e sem nenhuma perspectiva de vida. Lobão Filho foi então visitar a comunidade onde assumiu o compromisso de reconstruir todas as residências só que desta vez de alvenaria e cobertas de telha.

Da localidade, Lobão Filho falou com o seu o pai, o governador Edison Lobão e disse que o problema estava resolvido por que o governo do Estado iria garantir as suas residências de volta. Nesse momento começa a narrativa daqueles que duvidavam da palavra do então jovem Edinho Lobão.

- Ele (Lobão Filho) era muito jovem. Nunca imaginamos que a sua promessa seria cumprida. Em pouco tempo tivemos as nossas de volta. Se ele fez isso quando era apenas um jovem imagina que é maduro e tem uma longa de boas atitudes, dizem em tom uníssono todos os moradores e que ainda também desejam e apostam na vitória de Lobão Filho para a construção de um grande Maranhão para todos.

Após assistir ao vídeo, Lobão Filho disse que está a cada dia mais convicto em sua vitória, na vitória do povo do Maranhão. “Nos últimos anos todas as eleições no Estado foram vencidas nos últimos 15 dias. O carinho da população seja em vídeos ou andando nas ruas demonstram que a nossas propostas e os nossos propósitos estão cada vez mais sendo entendidos”, afirmou.

O senador do PMDB refletiu ainda que essa força e energia da população o incentiva para continuar nessa “longa jornada para renovar o Maranhão com um governo municipalista e com um amplo programa de governo que propiciar aos sete milhões de brasileiros que residem no Maranhão uma vida digna”.

Apoios

Nos municípios de Jatobá e Colinas as duas principais lideranças municipais declararam apoio ao senador Lobão Filho. A prefeita de Jatobá, Consuelo Lima, destacou que o município não precisa de mudança e sim de trabalho. “Aqui temos trabalho em muito e com Lobão Filho vamos fazer muito mais”.

O prefeito de Colinas, Antonio Pereira de Oliveira, destacou várias obras realizadas com o apoio do senador lobão e do seu grupo como o Sistema de Abastecimento de Água. “Com Lobão Filho pelo seu histórico de trabalho pelo Maranhão vamos fazer muito mais por nossa cidade”.

sem comentário »

Paulinha Lobão faz caminhada em São José de Ribamar

3comentários
Com aliados e militância, Paulinha levou mensagem do candidato Lobão Filho ao povo de Ribamar

Com aliados e militância, Paulinha levou mensagem do candidato Lobão Filho ao povo de São José de Ribamar

A caravana da mulher intensificou suas ações na região metropolitana de São Luís. A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato ao governo do MA, Lobão Filho (PMDB), arrastou uma multidão na manhã deste sábado (27), pelas principais ruas do município de Paço do Lumiar, na “Caravana da Mulher”, que faz parte do movimento “Pra Frente Maranhão – com a força da mulher”.

Ao lado da filha Tatiana Lobão, a comunicadora recebeu grande apoio dos moradores e seguiu percurso com grande animação. “Eu não poderia deixar de vir aqui para sentir essa energia e pronunciar uma palavra de fé e de esperança para vocês. Eu estou sentindo todo o carinho de vocês e posso concluir, com toda certeza, que o 15 invadiu São João de Ribamar”, disse.

Aproximadamente cinco mil pessoas acompanharam o percurso com bandeiras que anunciavam a grande virada. “Estou certo que Lobão Filho tem competência e garra para governar nosso estado. A melhor solução para o Maranhão, é o candidato do 15, Lobão Filho”, garantiu o eletricista Romário Fonseca.

Caravana da Mulher intensificou suas ações na região metropolitana de São Luís

Caravana da Mulher intensificou suas ações na região metropolitana de São Luís, onde foi bem recebida

A dona de casa Helena Moraes, comentou a participação da esposa de Lobão no reforço da campanha peemedebista. “É muito bom ver que a Paulinha está participando ativamente da campanha do marido. Hoje eu estou conhecendo a filha deles (Tatiana) e vejo que eles são uma família unida, em busca de um propósito: melhorar as nossas vidas. É uma família assim que eu quero para governar o meu estado”.

O secretário de Programas Especiais e Assuntos Políticos, Rodrigo Valente, disse que a ação desenvolvida marcou a história do município e demonstrou a escolha popular. “Essa é a maior prova de que nós temos São José de Ribamar com Lobão. Toda a região declara hoje, que Lobão Filho é o governador que vai mudar o Maranhão. O estado quer realmente um homem empreendedor , e ele veio pra fazer a diferença”, concluiu.

3 comentários »

Vídeo: ladrão se dá mal ao tentar assaltar lanchonete no Maranhão Novo

1comentário

Um ladrão se deu mal ao tentar assaltar a lanchonete Bondiboca, localizado Maranhão Novo. Armado com uma faca, ele se preparava para roubar o estabelecimento quando foi abordado por policiais militares que faziam ronda na área. Não deu outra: os PMs tomaram a arma do bandido, que levou uns catiripapos e foi preso. Assista ao vídeo:

 

1 comentário »

Flávio Dino falsifica documento público no programa eleitoral, diz advogado

1comentário
Documentação apresentada por Flávio Dino em programa eleitoral foi forjada, segundo advogados

Documentação apresentada por Flávio Dino em programa eleitoral foi forjada, segundo advogados

Os advogados da coligação Pra Frente Maranhão já entraram na Justiça com pedido de liminar contra a coligação de Flávio Dino que apresentou um programa com documentação forjada, na última sexta-feira.

O programa de Flávio Dino afirma textualmente que a Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou que o vídeo em que um detento acusa Flávio Dino de ser membro de uma quadrilha de assalto a bancos era forjado. De posse do documento oficial da SSP, os advogados da Coligação Pra Frente Maranhão ficaram indignados.

“A delegada geral Maria Cristina Meneses não escreveu isso, até porque não existe imagem física para se fazer perícia. Nenhum perito apresentou laudo negando a autenticidade das imagens. O que existe de imagem está postado no youtube, sem uma fita ou dispositivo digital para ser periciado. A delegada afirmou apenas que o vídeo não fazia parte como prova de inquérito policial”, explicou o advogado Ruy Villas Boas.

Na interpretação dos advogados, “Flávio usou um artifício ilegal para tirar vantagem eleitoral por meio de fraude de informação oficial. Entraremos na Justiça para proibir a representação desse material falso”, comentou o advogado.

O documento foi assinado pela delegada geral Maria Cristina Meneses no dia 24 de setembro de 2014 e afirma categoricamente o seguinte: “nada consta a respeito da reprodução do referido vídeo para fins de constituição de provas em inquérito policial ou quaisquer outros procedimentos administrativos concluídos ou tramitando no âmbito da Polícia Judiciária do Estado do Maranhão.”

A fraude usada no programa de Flávio Dino aconteceu com a parte do texto que inicia a certidão assinada pela chefe da Polícia Civil maranhense. A terceira linha do documento traz o seguinte:

“…o senhor Marcelo Tavares (como representante da Coligação Todos pelo Maranhão), que se reporta a suposto vídeo forjado que menciona, nominalmente, o candidato a governador pela referida coligação partidária, Flávio Dino, como envolvido em quadrilha de assaltantes de bancos e de tráfico de droga…” (grifo da redação).

O texto fala em “suposto vídeo forjado”, explica o advogado da Coligação Pra Frente Maranhão.

“Em nenhum momento a SSP afirma que o vídeo é forjado. A certidão fala claramente que a requerimento da parte interessada, subscrito pelo representante da Coligação todos pelo Maranhão, o senhor Marcelo Tavares Silva, que se reporta a suposto vídeo forjado e não afirma que as imagens são, de fato, forjadas”, explica Ruy Villas Boas.

Os advogados da Coligação Pra Frente Maranhão esperam que a Justiça Eleitoral puna severamente a coligação de Flávio Dino, com possível perda de tempo nos últimos programas políticos.

1 comentário »

Dilma diz que uso eleitoral da PF é “volta atrás”

0comentário
Dilma classificou uso eleitoral da PF como retrocesso

Dilma Rousseff classificou uso eleitoral da PF como retrocesso

A presidente Dilma Roussef se pronunciou na noite desta sexta-feira (26), a cerca do episódio envolvendo o Senador Lobão Filho e pediu investigação sobre a revista feita pela Polícia Federal em avião que levava o senador Lobão Filho (PMDB-MA), candidato ao governo do Maranhão, além do deputado federal, Gastão Vieira e membros de sua comitiva. Ela intitulou o ato como sendo “uma volta atrás” a utilização de força policial para comprometer processo eleitoral.

— Eu acho que o fato de terem utilizado uma denúncia anônima cria maior necessidade de fazer investigação. É necessário saber quem denunciou, a quem interessava, se os processos foram cumpridos dentro da legalidade. O que não é possível é um ato desse acontecer no meio de uma eleição. Esse país não é isso mais, é um país com uma democracia estruturada, que não admite o uso nem de polícia nem de ninguém no sentido de comprometer processos eleitorais. É uma volta atrás se isso se caracterizar

Homens da Polícia Federal revistaram na noite de quarta-feira o avião da comitiva de Lobão Filho. A informação foi divulgada pelo próprio PMDB, em nota assinada pelo presidente do partido e vice-presidente da República, Michel Temer. Na nota, Temer condena a ação, classificada como intimidatória e não condizente com o Estado Democrático de Direito.

Questionada, Dilma afirmou que a Polícia Federal tem autonomia para investigar, mas não para cometer “ato incorreto”.
— Autonomia não significa autonomia para cometer erros, coisas incorretas. É autonomia para investigar. Não é possível fazer isso ao arrepio da lei, é isso que vamos investigar. Não estou dizendo que foi feito.

A presidente disse que faz “absoluta questão dessa investigação” e que pediu “rigor e rapidez” ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça).

— Nós tomamos as providências para investigar essa situação, porque uma das coisas que temos que ter garantia, principalmente durante processos eleitorais, é que órgãos governamentais não sejam usadas em proveito de um ou outro candidato. É função da corregedoria da Polícia Federal atuar no sentido de garantir plena isenção da polícia. Polícia não persegue pessoas das quais não gosta, nem protege as que gosta. A Polícia Federal é órgão que tem que ter comportamento absolutamente isento.

sem comentário »

Ministro da Justiça ordena que PF investigue intimidação a Lobão Filho

1comentário
Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ordenou à PF que investiga abuso contra Lobão Filho e comitiva

Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ordenou à PF que investiga abuso contra Lobão Filho e comitiva

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo enviou ofício ao diretor da Polícia Federal, Leandro Daielo Coimbra, pedindo investigação rigorosa para apurar abusos de agentes federais em revista ao avião do senador Lobão Filho, candidato ao governo do Maranhão pela coligação Pra Frente Maranhão. A operação não tinha documentação judicial e teria se baseado em informação anônima.

O envio do ofício foi confirmado pela assessoria do Ministério da Justiça e espera-se que a Superintendência da Polícia Federal no Maranhão envie a Brasília um relatório detalhado da ocorrência.

A operação dos agentes foi comandada pelo delegado Paulo de Tarso Cruz Viana Jr, filho de Paulo Cruz, ex-prefeito de Sítio Novo e que apoia o candidato Flávio Dino (PCdoB) nas eleições.

De armas em punho, oito policiais revistaram o avião que traria a comitiva de Lobão Filho a São Luís, por volta da 1h da manhã desta quinta-feira (25), após um comício na cidade de Estreito.

Advogados da coligação Pra Frente Maranhão exigem judicialmente que os abusos na eleição maranhense sejam coibidos pela Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Federal.

Na manhã de sexta-feira (26), a presidente Dilma Rousseff ouviu pessoalmente do ministro Cardozo, detalhes do pedido de investigação. O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, repudiaram em notas a ação arbitrária dos policiais.

1 comentário »