Alessandro Martins de volta ao mundo da ostentação

0comentário

Depois de alguns anos longe dos holofotes, o empresário Alessandro Martins, que agora usa o sobrenome Bassani, vai reaparecendo na mídia à sua maneira peculiar, ou seja, envolvido em polêmicas. Há duas semanas, Martins marcou seu retorno ao noticiário ao ser flagrado passeando de mãos dadas em um shopping do Rio de Janeiro com a modelo, ex-panicat e atual apresentadora do Pânico na Band Nicole Bahlls, com quem estaria mantendo um affair. Agora, surge menos comportado em um vídeo, ao lado de um amigo, em um momento de pura ostentação.

No vídeo, que circula nas redes sociais, o empresário aparece conversando com um homem, que ele identifica como James, em um restaurante caro – a cidade não é informada. O diálogo gira em torno de comida, bebida, carro, jatinho e mulheres e sugere altos gastos. Visivelmente alcoolizado, Alessandro Martins (ou Bassani), ao ser indagado sobre o que consumira com o amigo no estabelecimento, responde que comeu lagosta e bebeu a vodka Belvedere e vinho rosé. Detalhe: ele afirma que foi o amigo quem pagou a conta.

A conversa é marcada por um tom irônico, tanto no que se refere ao preço dos itens consumidos quanto em relação ao sexo feminino. Ao anunciar a presença de uma mulher à mesa, Alessandro a apresenta como feia. Em seguida aparece uma bela jovem, que ele identifica como Fernandinha, acompanhante do amigo. A mulher acena e depois sorve um gole de uma bebida que James, debochadamente, diz ser a cachaça 51. O interlocutor do empresário encerra o vídeo com um recado: “quando eu estiver dentro do jatinho desse miserável (Alessandro) eu ligo pra vocês”.

Pelo visto, Alessandro Martins está plenamente refeito da exposição negativa ocasionada por sua prisão sob a acusação de irregularidade na venda de centenas de carros pela falida Euromar, concessionária de veículos que já foi a mais próspera do Maranhão, da qual era presidente.

Superado o trauma, ele agora é só alegria e ostentação.

sem comentário »

Teleatendentes do Ciops continuam penando

0comentário

ciopsOs 120 teleatendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) continuam amargando a defasagem salarial, situação que impõe aos pais e mães de família graves dificuldades financeiras. Os profissionais alegam que a baixa remuneração que recebem (1 salário mínimo, que hoje é R$ 788,00) não condiz com a jornada de trabalho extenuante e a responsabilidade da função.

Como se não bastasse o salário de miséria, os teleatendentes, vinculados à empresa Supritech, que presta serviço à Secretaria de Segurança Pública (SSP), denunciam que também tiveram o plano de saúde suspenso por falta de pagamento. Para piorar, o pagamento do vale-refeição ao qual têm direito atrasa com frequência – o do mês de março só foi repassado no final da manhã desta sexta-feira.

Os trabalhadores alertam que o descaso compromete o teleatendimento, principal canal de comunicação entre a população e as forças de segurança pública. Sentindo-se desvalorizados, alguns profissionais têm faltado ao serviço com frequência, desfalcando as equipes a cada plantão.

Importância

Os teleatendentes realizam um serviço de extrema importância: receber, fazer a triagem e direcionar as ligações emergenciais feitas pela população à Polícia Militar por meio do telefone 190. Os profissionais são divididos em seis turmas de 19 operadores, cada uma com um supervisor, que se revezam durante as 24 horas do dia e nos sete dias da semana.

Além do trabalho estressante e o salário injusto, os teleatendentes comparam os próprios vencimentos à remuneração paga aos monitores do sistema de videomonitoramento e aos teleatendentes do Disque Denúncia, que ganham bem mais.

sem comentário »

Corpo de Bombeiros mapeia 101 casarões em situação de risco no Centro Histórico

0comentário
Estrutura que sustenta o telhado de casarão está visivelmente comprometida e pode ceder

Estrutura que sustenta o telhado de casarão está visivelmente comprometida e pode ceder

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) está fazendo o mapeamento técnico de todos os prédios e imóveis do Centro Histórico de São Luís. O trabalho de vistoria e fiscalização é desencadeado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDEC/MA), como parte do conjunto de ações de melhorias e reestruturação do Governo e da Prefeitura para aquela região, e inclui também os casarões da Praia Grande e Reviver.

A intensificação do trabalho preventivo foi determinada pelo governador Flávio Dino e contribuirá com as ações de proteção ao patrimônio histórico em São Luís. O objetivo é atualizar as informações sobre a infraestrutura dos imóveis, bem como diagnosticar as áreas de risco, principalmente com o início das chuvas na capital maranhense.

Casarão usado como estacionamento particular está praticamente em ruínas

Casarão usado como estacionamento particular está praticamente em ruínas

De acordo com os últimos dados, existem 101 casarões em situação de risco. As equipes técnicas dos bombeiros estão analisando o grau de vulnerabilidade, as condições das instalações e estruturas físicas das construções. Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Izac Matos, as equipes estão fazendo o registro de imagens desses locais e todos os proprietários estão sendo identificados.

Após o levantamento, a Defesa Civil Estadual estabelecerá um plano de ação em conjunto com outros órgãos municipais, estaduais e federais para intervir em casos de perigo iminente de desabamento. Também será emitido um laudo técnico com o diagnóstico de todos os imóveis.

“Esse monitoramento é feito anualmente, para atualizar os dados e produzir um diagnóstico real da situação em que se encontram esses casarões. A Defesa Civil Estadual, juntamente com órgãos como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e a Defesa Civil Municipal, adotará as medidas de prevenção, orientação e notificação dos proprietários”, explicou o tenente-coronel Izac Matos.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Para que mesmo serve uma subprefeitura?

4comentários

pantheon inundado

A histórica Praça do Pantheon, em pleno Centro de São Luís, ficou totalmente inundada durante o temporal que castigou São Luís no início da tarde de ontem. Depois de alguns minutos de chuva forte, o logradouro transformou-se em um piscinão, denunciando a falta de zelo do poder público.

Uma cena jamais vista e que causa estarrecimento, logo agora que a cidade conta com uma subprefeitura para cuidar do Centro.

Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão

4 comentários »

PF investigará denúncia feita por deputado federal contra a Corte do TRE-MA

0comentário
Pleno do TRE decidiu pedir à PF que investigue acusações do deputado Hildo Rocha contra a Corte

Pleno do TRE decidiu pedir à PF que investigue acusações do deputado Hildo Rocha contra a Corte

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e o Ministério Público Eleitoral decidiram na tarde desta quinta-feira, 5 de março, requisitar à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar denúncia do deputado federal Hildo Rocha feita na tribuna da Câmara na última terça-feira (3).

De acordo com o parlamentar, Edilomar Nery de Miranda só tivera seu diploma de prefeito da cidade de Senador La Rocque cassado porque não aceitou pagar propina a emissários de membros da Justiça Eleitoral maranhense.

Os membros da Corte e o procurador regional eleitoral foram uníssonos em afirmar que a denúncia merece apuração rigorosa por parte da Polícia Federal porque tal fato denigre a imagem da instituição responsável por garantir o exercício da cidadania.

“É nosso dever agir com cautela e racionalidade em casos como este para evitar embates desnecessários”, observou Guerreiro Júnior, presidente, que determinou ainda encaminhamento à PF de degravação de entrevista concedida pelo parlamentar em rádio da capital do estado e cópia de notícias publicadas em jornais impressos e blogs.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA)

sem comentário »

Zé Inácio cobra ação da polícia contra pichação na sede do PT

0comentário
José Inácio classificou pichação na sede do PT como atentado contra a democracia e contra o estado democrático de direito

José Inácio classificou pichação na sede do PT como atentado contra a democracia e contra o estado democrático de direito

O deputado estadual Zé Inácio (PT) usou a tribuna nesta quinta-feira (05) para cobrar do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, que apure o crime de pichação no muro da sede do Partido dos Trabalhadores. A Sede do PT, localizada no Renascença, foi pichada na madrugada da última quarta-feira com as frases “Fora Dilma! Fora PT”.

O parlamentar exige que o ato de vandalismo no muro contra o PT seja investigado pela Secretaria de Segurança por considerá-lo crime contra a democracia. “Sabemos que essa pichação não é fruto de adolescentes que usam a pichação para se manifestar e dizer que estão contra o sistema. Nós entendemos que isso é fruto de uma direita reacionária e articulada que até hoje não admite que o nosso partido, o PT, continue à frente do Governo Federal. Portanto, dirijo-me ao secretário Jefferson Portela para que apure esse crime, que é não contra o PT, mas contra a democracia e o estado democrático de direito”, assinalou Zé Inácio.

Muro da sede do PT, no Renascença, foi pichado com mensagem de protesto contra Dilma Rousseff e o escândalo da Petrobras

Muro da sede do PT, no Renascença, foi pichado com mensagem de protesto contra Dilma Rousseff e o escândalo da Petrobras (Foto: Blog do Robert Lobato)

O parlamentar ainda classificou tal crime como ato fascista, que deve ser duramente punido pelas autoridades competentes.

Mais denúncia

Outra denuncia feita por Zé Inácio em tribuna refere-se a um homicídio ocorrido no município de Santa Helena, no último domingo, às 17h, onde um agente da Policia Civil matou um preso dentro da delegacia.

O parlamentar cobra a apuração do caso e que sejam tomadas providencias pela Secretaria de Segurança Pública, apontando como agravante o envolvimento de um agente policial. “Eu peço aqui que o secretário Jefferson Portela possa abrir uma sindicância no sentido de apurar esse fato, que é lamentável e que só alimenta ainda mais os índices de violência em nosso estado”, desabafou o deputado.

De acordo com informações,  a vitima, identificada como David Beckman Soares, de 22 anos, foi assassinada dentro da cela onde estava recolhido por um policial civil, que foi chamado para dar reforço à delegacia por causa de uma briga entre o referido preso e outro detento. Em vez de apartar e colocar os dois em celas separadas, o agente deu três tiros, um deles fatal, nas costas de David.

sem comentário »

Vereador Astro de Ogum se reúne com lideranças para anunciar obras

0comentário
Astro de Ogum reuniu lideranças comunitária em sua casa, no Barreto

Astro de Ogum reuniu lideranças comunitária em sua casa, no Barreto

Apesar do exíguo tempo, desde que assumiu o Comando do Legislativo municipal, na noite desta quarta-feira(04), em sua residência no bairro do Barreto, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum(PMN) – esteve reunido com lideranças dos bairros Vila Palmeira, Barreto, Santa Júlia e adjacências.

O encontro teve como objetivo anunciar várias obras que serão feitas pela Prefeitura de São Luís, atendendo pleito do parlamentar, e que visam beneficiar essas comunidades.

Além da feira da Vila Palmeira, uma reivindicação antiga da população, o vereador anunciou, ainda, o recapeamento asfáltico de todas as ruas do bairro, o entulhamento de algumas áreas alagadiças, reforma de pontes e a arborização da avenida de acesso com palmeiras imperiais, arbusto que dá nome ao bairro.
“Embora o bairro leve esse nome, mas em nenhum ponto conseguimos encontrar uma palmeira, realidade essa que iremos alterar com o apoio do Instituto de Paisagismo”, disse Astro de Ogum. No ensejo, o vereador aproveitou para agradecer o apoio do prefeito Edivaldo Holanda, os quais tendem melhorar a qualidade de vida de milhares de moradores nas suas bases de atuação.

Programa

Essas ações, assim com várias outras recentemente anunciadas pelo prefeito Edvaldo Holanda, compõem o Programa de Pavimentação e Revitalização de Vias Urbanas. No bairro da Santa Júlia, próximo à Vila Palmeira, obras também foram anunciadas, entre elas, a construção de uma creche pelo programa federal Brasil Carinhoso, conquistada por intermédio do parlamentar.

“Em uma longa conversa com o prefeito tive a oportunidade de explanar a situação calamitosa do bairro, com ênfase para a feira, que é uma questão de saúde pública e, de pronto, está e outras solicitações foram atendidas”, disse.

No Barreto, local onde o vereador mantém residência há mais de 40 anos, também serão feitas intervenções na área estrutural. Astro de Ogum informou que uma grande reunião com o prefeito e sua equipe de governo deverá acontecer em breve, na Vila Palmeira, para o anúncio das obras.

“Este é mais um passo da gestão do prefeito para a melhoria da infraestrutura da cidade. Um trabalho que é importante, pois não está combatendo a falta de estrutura somente nas grandes avenidas, mas dentro dos bairros que estão carentes”, finalizou Astro de Ogum.

sem comentário »

Notas de Paço

3comentários

Josemar prestigia 180 anos da Assembleia Legislativa

Josemar prestigiou cerimônia alusiva aos 180 anos da Assembleia

Josemar prestigiou cerimônia alusiva aos 180 anos da Assembleia

O prefeito Josemar Sobreiro (PR), acompanhado do secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Ednaldo Moura, participaram nesta quarta-feira (04), da solenidade de 180 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Durante a sessão especial, presidida pelo presidente Humberto Coutinho (PDT), os membros do Legislativo estadual exaltaram o centenário da “Casa do Povo”, diante das políticas públicas em favor dos maranhenses. Josemar lembrou a trajetória da ​instituição​ e das referências políticas​ que​ ​marcaram a sua história​. “A Assembleia Legislativa é uma instituição parceira das prefeituras. Parabenizamos a todos os que compõem a mesa diretora, demais parlamentares e servidores, e lembramos ainda daquel​es​ que fizeram parte des​t​a Casa”, ​ressaltou. Também prestigiaram a cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, vereador Leonardo Bruno Rodrigues (PPS), prefeitos de vários municípios maranhenses, e o governador Flávio Dino (PC do B).

Água e saneamento

A Odebrecht Ambiental, que assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar em 26 de janeiro deste ano, dá início ao seu primeiro plano de obras, em caráter emergencial, a ser executado em um prazo de 90 dias. Em sua primeira etapa, serão perfurados nove novos poços e serão recuperados e implantados mais de 23 quilômetros de rede de abastecimento de água. As obras iniciam hoje, dia 26 de fevereiro, e se estendem por 90 dias. Um dos maiores problemas de São José de Ribamar e de Paço do Lumiar é o abastecimento formal de água. Grande parte da população dos dois municípios é submetida a rodízios, em sua maioria com abastecimento alternado em dia sim, dia não. A água, em alguns casos, também não recebe o tratamento adequado, como recomendado pelo Ministério da Saúde. Com a chegada da Odebrecht Ambiental, esse cenário já começa a mudar.

Modelo

semapaMais uma vez, as políticas de assistência aos produtores rurais de Paço do Lumiar foram expostas como modelo para outros municípios maranhenses. Na última terça-feira, 03, durante encontro de gestores municipais de Agricultura, com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Marcelo Cardoso, a secretária Rosany Aranha apresentou técnicas desenvolvidas no município e programas que vêm fortalecendo o setor e subsidiando a atividade no campo. O encontro que teve como objetivo a Construção do Plano de Ações Integrada da Agricultura Familiar para a Grande Ilha contou, ainda, com os representantes da Agerp e do Iterma, onde foram seladas parcerias com a Prefeitura de Paço do Lumiar, através de assessoria técnica. Paço do Lumiar é o responsável pelo abastecimento de hortifrúti da Grande Ilha, possui o primeiro Centro de Produção de Mudas de Paço do Lumiar, onde produz artesanalmente biofetilizante.

Mulher

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Carla Sousa, participou, na manhã desta quarta-feira, do Encontro Estadual de Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres. O evento, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, reuniu gestores e coordenadores de vários municípios maranhenses. Durante o evento, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto apresentou o “Planejamento Governamental de Políticas Públicas para Mulheres do Maranhão na Transversalidade das Ações do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres”. O momento foi também de intercambio da atual secretária com as gestoras municipais, no sentido de conhecer as ferramentas utilizadas para dar assistência ao gênero. Na oportunidade, Carla Sousa, falou do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres de Paço do Lumiar e das ações que vêm desenvolvendo em dois anos de criação da secretaria. “Pela primeira vez Paço tem um plano voltado para as mulheres, que inclui assistência social e promoção da economia autônoma, através da qualificação profissional”, destacou.

3 comentários »

Historiador Benedito Buzar relembra fatos históricos dos 180 anos da Assembleia

0comentário
Buzar relembrou principais fatos históricos que marcaram os 180 anos da Assembleia Legislativa

Buzar relembrou principais fatos históricos que marcaram os 180 anos da Assembleia Legislativa

O historiador e ex-deputado estadual Benedito Buzar relembrou, em palestra proferida nesta quarta-feira (4), os principais fatos históricos que marcaram os 180 anos da Assembleia Legislativa.

Os parlamentares aproveitaram também a data para homenagear o deputado que mais exerceu mandatos, o ex-deputado Pontes de Aguiar, com sete passagens pela Assembleia; e, também, para prestar uma homenagear às mulheres que são ou foram deputadas estaduais.

Durante os 180 anos de história, Benedito Buzar disse que foram registradas dezenas de fatos marcantes e que, em muitos momentos, levaram o Maranhão a crises políticas. Em 1934, por exemplo, o Estado viveu uma dessas crises, levando quase ao impeachment do governador Aquiles Lisboa. Diante do conflito, foi preciso uma intervenção federal, após a divisão interna da Assembleia.

A principal crise seguinte aconteceu quando o então governador Benedito Leite foi para a França, enfermo, indo a óbito, naquele país. Em tom bem humorado, afirmou que naquela época existiam três vices. “Imaginem que hoje só com um já dá confusão, imagem com três!”, brincou.

Como Benedito Leite faleceu, assumiu então o primeiro-vice, Colares Moreira, que viajou para o Rio de Janeiro. Dessa forma, o segundo vice quis assumir e diante da disputa, houve intervenção decretada pelo presidente Nilo Peçanha, que chamou o presidente da Assembleia para tomar posse. Um fato depreciativo, de acordo com o historiador, aconteceu em 1936, quando o interventor Paulo Ramos foi nomeado e mandou fechar a Assembleia Legislativa.

Já em 1945, houve as eleições e o país, segundo Buzar, produziu uma constituição. Em 1954, mesmo com a eleição do governador Eugênio Barros, ele não assumiu e houve a famosa Greve de 54, que deixou São Luís sitiada por semanas e o Maranhão envolvido em numa batalha sangrenta.

O historiador falou ainda dos 20 anos em que Vitorino Freire mandou no estado, como líder e como senador. Benedito Buzar lembrou que escreveu um livro sobre o período, “O Vitorinismo”, já na quinta edição. “Foi o período em que aconteceram, na Assembleia, coisas inacreditáveis porque a divisão entre governo e oposição era ferrenha. O embate político era muito forte, mas a Assembleia era apêndice do Executivo, lamentavelmente”, contou.

Depois do Vitorinismo, veio a Ditadura e, com isso, em 64, foram cassados deputados estaduais maranhenses, entre eles Sálvio Dino, pai do governador, e o próprio historiador, que faziam oposição ferrenha ao sistema. Buzar agradeceu ao então presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, por haver devolvido simbolicamente os mandatos perdidos pelos deputados cassados.

De acordo com Buzar, um dos momentos mais tristes da história do Legislativo ocorreu em 1967, com a convocação da Assembleia para adaptar a Constituição do Estado aos Atos Institucionais da Ditadura. Ao final do período, de acordo com Buzar, em meados de 1985, sopraram os ventos da democracia, com a eleição presidencial no Colégio Eleitoral, embora tenha havido racha e disputa judicial na definição dos representantes do Estado.

Homenagens

O presidente Humberto Coutinho puxou a homenagem com a entrega de medalha de honra ao ex-deputado Antônio Pontes de Aguiar, possuidor do maior número de mandatos (sete), além de ter sido vereador e prefeito de Chapadinha. Foi exibido também um vídeo com os ex-presidentes da Casa.

Em seguida, foram homenageadas as atuais deputadas (Ana do Gás, Francisca Primo, Graça Paz, Nina Melo, Andréa Murad, Valéria Macedo e Francisca Primo).

As ex-deputadas Aparecida Cardoso, Cleide Coutinho, Cristina Archer, Ivete Botelho, Sandra de Deus, Socorro Waquim, Telma Pinheiro, Marly Abdala, Priscila Sá, Graciete Lisboa, Helena Heluy, Janice Braide e Marinete Gralhada estavam entre as ex-parlamentares homenageadas com a entrega das medalhas.

Todas as solenidades foram acompanhadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

Fonte: Agência Assembleia

sem comentário »

Vídeo: TSE rejeita ação de Deoclides Macedo e devolve mandato de deputado federal a Alberto Filho

0comentário

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, por unanimidade, na sessão de 3 de março de 2015, improcedente a ação cautelar apresentada por Deoclides Macedo , suplente de deputado federal pelo Maranhão nas eleições de 2014. Deoclides teve seu registro indeferido pelo TSE e tentava reverter a decisão.

Com isso, o deputado Alberto Filho (PMDB), que com a validação dos votos de Deoclides havia perdido a vaga na Câmara Federal para Julião Amin, recuperou o mandato. Assista ao vídeo do julgamento:

sem comentário »