Palestra marca Dia contra Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças em Paço do Lumiar

0comentário

Acontece nesta terça-feira, 23, no município de Paço do Lumiar, palestras sobre o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças.

Vão ser dois momentos: pela manhã, às 9h30, na UEB Cepema, Vila São José 2, e à tarde, às 15h, na UEB Vicente Pires Sampaio, também na Vila São José.

Participam da ação, realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio de sua Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, os conselhos Tutelar e da Criança e Adolescente.

As palestras vão ser realizadas por técnicos da Secretaria da Mulher de Paço do Lumiar e conselheiros.

Dados da violência no Brasil

No ano passado, o serviço de Disque Denúncia da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República registrou 162 mil relatos de violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes. Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância estimam que a violência doméstica atinja 18 mil crianças por dia no Brasil.

Chantagem, humilhação, ameaças, beliscões e xingamentos são alguns tipos de violência recorrentes, muitas vezes vistos como normais. Segundo dados da SDH, 70% das violações de direitos das crianças e adolescentes são cometidas por algum familiar.

Quando se fala em violência contra a mulher os números dizem que a cada dois minutos, cinco mulheres são vítimas da violência no Brasil, segundo um levantamento feito pela Fundação Perseu Abramo.

sem comentário »

Terror que rende voto

3comentários
Veículos foram incendiados no estacionamento do 3º DP, no Radional

Viaturas policiais foram incendiadas no estacionamento do 3º DP, no Radional: terror rende votos para a oposição

A turma do “quanto pior melhor” bate palmas enquanto a população de São Luís é assombrada por mais uma sucessão de ataques promovidos por uma facção criminosa. Em meio à série de incêndios a coletivos, à garagem de uma empresa de ônibus, a uma concessionária de veículos e até ao pátio de uma delegacia, políticos de oposição e seus seguidores não cabem em si de contentamento, certos de que a barbárie desgastará o Governo do Estado e influenciará o resultado da eleição.

Flávio Dino, o principal líder oposicionista do momento, já disse inúmeras vezes que seu projeto de poder admite qualquer apoio. Se publicamente o comunista acolhe políticos de diversas colorações partidárias, não importando nem mesmo a ficha criminal, nos bastidores não se sabe do que ele e asseclas são capazes para reforçar seu palanque.

A bandidagem que ora aterroriza a capital parece agir de acordo com os interesses da oposição. Na condição de pretenso governador, Dino tem a obrigação de vir a público condenar os ataques e solidarizar-se ao povo. Mas, para ele, é muito mais conveniente tirar proveito político da situação, mesmo diante dos transtornos causados aos cidadãos de bem, cometendo assim um ato desumano.

Da mesma forma que se beneficia eleitoralmente da insegurança nas ruas, Dino torce para que a instabilidade se mantenha no Complexo Penitenciário, pelo menos até a eleição, que ele acredita já ter vencido. Para ele, não importa quão terríveis são as consequências da tensão no sistema prisional, desde que esta lhe renda votos.

Para o comunista é interessante, por exemplo, que líderes de grupos criminosos continuem ordenando não só incêndios, mas também execuções de rivais e pessoas inocentes, assaltos e administrando o tráfico de drogas, todas ações altamente nocivas à sociedade. Se a barbárie lhe dá discurso, que prossiga, então.

A omissão diante da violência é mais uma marca da campanha de Dino, que ainda assim vem liderando todas as pesquisas de intenção de voto. O povo deve estar atento, pois o silêncio comunista em meio ao terror é um grave sintoma, típico de políticos que têm compromisso apenas com o cargo que almejam ocupar e com as benesses que usufruirão.

3 comentários »

Multidão aglomera-se para ouvir Lobão Filho em São Domingos

0comentário
Lobão Filho reforçou compromisso com o Maranhão melhor, com esperança e fé

Lobão Filho reforçou seu compromisso com um Maranhão melhor, com esperança e fé (Foto: Biaman Prado)

O candidato Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente Maranhão”, afirmou neste domingo (21), durante visita ao município de São Domingos, onde realizou carreata seguida de comício, o compromisso de restaurar a Lagoa do José Feio, além de implantar o Programa de Aceleração do Maranhão (PAM) em todos os municípios.

“Um Maranhão melhor será construído com esperança e fé. Meu governo terá também atenção especial para as crianças e idosos. São Domingos precisa de ajuda urgente e me comprometo a fazer o possível para melhorar a cidade, inclusive trabalhando pela infraestrutura”, afirmou Lobão Filho, diante de uma multidão, que se aglomerou em frente à Praça da Lagoa do José Feio.

Arnaldo Melo, companheiro de chapa do peemedebista, destacou que é preciso prestígio para capacitação de recursos para incrementar o progresso em São Domingos, principalmente no que diz respeito à agricultura. “Aqui se produz um excelente abacaxi. Temos então que capacitar o trabalhador para industrializar esse rico produto, além de outras ações. E no Palácio dos Leões Lobão Filho, vamos impulsionar São Domingos”.

O ex-prefeito de São Domingos, Zé da Folha, pediu para a população “espalhar” que o verdadeiro candidato que vai trazer desenvolvimento, emprego e renda para o município é o senador Lobão Filho.

“Não se deixem levar por promessas e inverdades que falam por aí na cidade de São Domingos. Votem em Lobão Filho, pois acredito que temos que retribuir os avanços que aconteceram nos últimos anos e só poderão ser continuados com Lobão Filho no Governo do Maranhão”, completou Zé da Folha.

O presidente da Câmara de São Domingos, Neném do Leão, também confirmou seu voto aos candidatos Lobão Filho e Gastão Vieira que, segundo ele, o Maranhão precisa ter um governo de verdade, sem “falsas mudanças”. “Lobão é um homem de garra, que já mostrou ter muita experiência quando empresário. Lobão é 15 e será o próximo governador do Estado”, disse entusiasmado.

Também marcaram presença para dar apoio a candidatura de Lobão Filho, o ex-prefeito de São João dos Patos; Zé Mário, o ex-prefeito de Fortuna, Raimundo Coelho; lideranças políticas como Dim da Folha, Rosa Cipó, Adaílda, Astolfo Seabra, Fernando Paixão Wilsão da Lagoa e demais candidatos a deputado estadual federal da coligação.

sem comentário »

Comunista volta a fugir de entrevista

1comentário
Jornalistas Roberto Fernandes, Gilberto Léda e Mario Carvalho e o radialista Jorge Aragão entrevistariam Flávio Dino, que mais uma vez fugiu da sabatina

Jornalistas Roberto Fernandes, Gilberto Léda e Mario Carvalho e o radialista Jorge Aragão entrevistariam Flávio Dino, que mais uma vez fugiu da sabatina (Foto: Biné Morais/O Estado)

O candidato do PCdoB ao governo do Maranhão, Flávio Dino, voltou a fugir dos microfones da Rádio Mirante AM. O comunista seria entrevistado na manhã desta segunda-feira, no programa Ponto Final, na segunda sabatina promovida pela emissora com os candidatos à sucessão estadual, mas novamente faltou ao compromisso, comprovando novamente que é avesso ao debate democrático de ideias.

1 comentário »

Edivaldo vistoria conclusão de obras em São Luís

0comentário
Prefeito Edivaldo vistoriou obras de trânsito e também de infraestrutura, como a Ponte do Baixão, no São Cristóvão

Prefeito Edivaldo vistoriou obras de trânsito e também de infraestrutura, como a Ponte do Baixão, no São Cristóvão

O prefeito Edivaldo acompanhou, neste sábado (20), a finalização dos serviços na Avenida Colares Moreira e as obras de alteração geométrica do retorno do Bacanga. As alterações no trânsito dos dois locais viabilizarão uma dinâmica de tráfego mais organizada nas avenidas, gerando redução dos pontos de congestionamento nas vias. As obras compõem o conjunto de medidas do Plano Estratégico de Melhorias para o Trânsito.

“São melhorias que estamos realizando em vários pontos da cidade cujo objetivo é dar mais fluidez ao transito. Essas intervenções também acontecem em outros trechos de grande congestionamento da cidade. Alem desses, outros pontos já estão em estudo”, disse Edivaldo.

Os retornos de laço de quadra na Avenida Colares Moreira foram construídos próximo ao Atlanta Center e às imediações da loja da TAM Viagens. No projeto consta também a instalação de conjunto semafórico e nova sinalização horizontal e vertical. Para que todas essas ações sejam possíveis, a Prefeitura está modificando o canteiro central da via, onde os trabalhos foram realizados durante este fim de semana.

Com a conclusão do serviço, o motorista que vier no sentido Renascença/Centro, e quiser voltar ao bairro, deverá fazer o retorno de quadra entrando na Rua dos Timbós, passando pela Rua das Juçaras e depois Rua das Sucupiras, onde poderá fazer o cruzamento nas proximidades da loja TAM Viagens.

Já o motorista que vem no sentido Centro/Renascença que deseja retornar para o Centro, deve entrar na Rua das Sucupiras, próxima a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), e seguir pela Rua dos Ipês até a Rua dos Timbós para fazer o cruzamento na altura da Mark Pedras.

Junto da sua equipe, o prefeito vistoriou a intervenção do retorno do Bacanga, na confluência das avenidas Vitorino Freire, Africanos e Portugueses. Enquanto averiguava os trabalhos, o prefeito Edivaldo teve uma recepção positiva dos motoristas com acenos em sinal de aprovação e cumprimentos calorosos. Foram fechadas duas alças da via para melhor fluidez do trânsito, uma no sentido Bacanga/Fonte do Bispo e a outra no sentido Areinha/Africanos.

A fase de terraplanagem da via está sendo finalizada e já foi iniciada a imprimação da pista de rolamento. Os serviços consistem também na colocação de meio-fio, além da separação e pintura das novas faixas. O secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, explicou que com a intervenção o retorno do Bacanga terá capacidade para receber um número maior de veículos. “As pistas principais, Vitorino Freire e Africanos, ganharão mais uma pista de rolamento, aumentando para quatro o número de pistas”, informou Canindé.

Ao fim das obras, que têm previsão de conclusão de 45 dias, o sentido do trânsito funcionará do seguinte modo: para realizar o retorno em direção ao Bacanga, os condutores que saírem da Africanos entrarão à direita e realizarão a manobra mais à frente à esquerda, livre de semáforos. Para o retorno, serão disponibilizadas duas vias que se unirão com outras duas da Avenida Senador Vitorino Freire. Dessa forma, os condutores terão quatro vias para transitarem livremente em direção ao Bacanga.

Os condutores que saírem da Avenida dos Portugueses realizarão o mesmo procedimento para fazer o retorno. Os motoristas contarão com quatro vias, duas para os que seguirão em direção à Africanos e outras duas para quem desejar ir para a Senador Vitorino Freire e realizar o retorno ou seguir em frente.

Estiveram presentes durante a vistoria realizada pelo prefeito os vereadores Francisco Chaguinhas (PSB) e Batista Matos (PPS); os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Canindé Barros (Trânsito e Transportes) e Robson Paz (Comunicação).

Africanos

Edivaldo inspeciona obrar com os secretários de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, e de Trânsito e Transporte, Canindé Barros

Edivaldo inspeciona obra com os secretários de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, e de Trânsito e Transporte, Canindé Barros

A Prefeitura de São Luís também realiza intervenções em outros trechos importantes para melhor fluidez do trânsito como na Avenida dos Africanos nas imediações do Parque Timbira. Os retornos foram fechados para a abertura de uma nova passagem, que interliga uma transversal que sai do Coroado, trazendo o fluxo dos veículos para retornos de quadra. Além disso, foi realizada a sinalização completa da área com a instalação de semáforos para garantir maior segurança aos pedestres.

Com a alteração, os motoristas que trafegam no sentido Outeiro da Cruz/Bacanga e precisarem fazer o retorno deverão entrar na Rua dos Gatões. Eles deverão fazer conversão à esquerda para chegarem à Rua do Arroz e então passarem pelo cruzamento.

Já para quem trafega no sentido Parque Timbira/Avenida Africanos e está seguindo para o Coroado, o acesso será feito saindo da Avenida Venâncio de Queiroga e seguindo direto pela Rua da Minerva. Se no lugar do Coroado, o condutor estiver indo para o Centro, bastará sair da Avenida Venâncio Queiroga e virar à esquerda no cruzamento com a Avenida dos Africanos.

A opção pelos retornos de quadra reduz a concentração de veículos formando filas duplas nas avenidas e viabiliza o fluxo natural da via. O condutor que descer a Avenida Vicente de Queiroga, entrada do Parque Timbira, também terá acesso direto a Africanos, sentido Centro, por um retorno que será aberto em frente à via.

Ponte do Baixão

Durante este sábado, o prefeito Edivaldo também acompanhou as obras da Ponte do Baixão, no bairro do São Cristovão. A previsão é que dentro de 15 dias as obras estejam totalmente concluídas. A construção da ponte integra o conjunto de intervenções realizadas pela Prefeitura de São Luís após as inundações no primeiro semestre deste ano que atingiram vários pontos da cidade.

“Era um acesso precário de madeira que a chuva levou e agora uma ponte de concreto armado é construída. A comunidade não passará mais pelo sofrimento de antes, que se arrastava ao longo dos anos”, afirmou Edivaldo, que vistoriou os serviços ao lado de moradores da região.

A ponte tem 2 metros de altura em relação ao nível da água no período de estiagem e conta com 6 metros de vão livre e 12 metros de largura. Ela substituirá a antiga estrutura improvisada pelos moradores que foi danificada no período das fortes chuvas. O Baixão foi uma das 31 áreas afetadas pelas inundações que ocorreram em São Luís no primeiro semestre, permanecendo praticamente isolada desde então.

O morador Flauberth Pinheiro relatou que o acesso se dava apenas por uma tábua de madeira, o que oferecia riscos à comunidade. “Assim que a ponte estiver pronta, vai gerar um beneficio muito grande para a população, pois poderemos nos deslocar com mais segurança”, disse. Já a dona de casa Veralucia Moreno destacou a qualidade do serviço executado. “A sustentação está muito bem feita, vemos que é um trabalho de qualidade”, disse.

Desde o início das obras o prefeito tem acompanhado o andamento dos trabalhos, sendo esta a terceira visita ao local. A construção da ponte foi iniciada no mês de julho, com orçamento no valor de R$ 317 mil. Segundo o secretario de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, a nova ponte será toda de concreto armado visando garantir aos moradores segurança, uma vez que a construção considerou a elevação das águas do córrego em períodos de chuva.

“A fundação foi concluída, na fase atual da obra estão sendo construídas três vigas para a colocação do tabuleiro e depois o concreto”, detalhou o secretário da Semosp, ao acrescentar que todo o entorno da ponte será urbanizado através da implantação de bloquetes e será feita a limpeza do canal que passa pelo Rio Paciência.

Durante as visitas deste sábado, o prefeito citou uma série de outras ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura para a melhoria da qualidade de vida da população, entre as quais a reforma de unidades de saúde, reformas e ampliações do Socorrão I e II, do Hospital da Criança, intervenções no Hospital da Mulher e obras de infraestrutura, a exemplo da construção de uma rede de drenagem profunda na Rua Brasília, no bairro Santa Bárbara, e serviços de requalificação asfáltica em diversos bairros.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Dino perde o eixo em debate

0comentário
Crescimento da campanha de Lobão Filho  desequilibrou Flávio Dino

Crescimento da campanha de Lobão Filho abalou Flávio Dino, que demonstrou desequilíbrio em debate na TV Maranhense

Enquanto o candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB), apresentava propostas de governo durante o debate promovido na noite deste sábado (20), pela TV Maranhense, afiliada a Rede Bandeirantes (BAND), o candidato comunista do PC do B, mostrou-se mais uma vez tenso, irritado e pouco interessado em apresentar as suas, pelo contrário, descumpriu regras, gerando tumulto numa ação que deveria ser amplamente democrática.

Postura classificada pelo candidato Lobão Filho como sendo desnecessária já que o objetivo de qualquer debate é apresentar propostas de desenvolvimento para o Maranhão.

“Minha campanha é feita com bases, no trabalho, amor e paz. Não ando atacando ninguém, apesar de ser atacado sistematicamente, não cultivo o ódio em minha vida tão pouco no meu coração. O que tenho feito ao longo de mais de 100 dias de campanha é apresentar propostas para o desenvolvimento de todas as áreas de crescimento do nosso Estado”, disse o peemedebista no início do debate.

Marcado para as 22h15, o debate só teve início às 23h em virtude de atraso sem explicação plausível do candidato comunista do PC do B que ao invés de iniciar sua participação com pedidos de desculpas aos candidatos e a população, preferiu utilizar seu tempo para ataques, postura, aliás, condenada pelo candidato Lobão Filho e demais participantes.

“O povo maranhense é minha principal preocupação. Meu governo será para melhorar a vida dos quase sete milhões de maranhenses e não para denegrir o meu Estado. Não tenho tempo a perder com ódio, injúrias e falácias que não constroem em nada, pelo contrário, só gera desrespeito para a população”, garantiu.

Segurança

Abordado sobre a questão da segurança pública do Maranhão, Lobão Filho destacou que em seu governo vai tratar de forma enérgica a administração penitenciária com medidas que serão iniciadas com a implosão do presídio de Pedrinhas, construção de um novo complexo distante da zona urbana para garantir tranquilidade a população, além da implantação imediata de programas de ressocialização para presos.

“Não concordo com o modelo atual da segurança pública do nosso Estado, porém esse não é o meu governo, e só posso responder pelo meu governo. Agora eu questiono porque faltando 15 dias para as eleições tantos ataques orquestrados por facções criminosas, e comprovadamente de dentro de Pedrinhas, com o unico objetivo de aterrorizar a população”, questionou o Senador Lobão Filho, cobrando ainda que ocorra uma investigação séria para apurar quem de fato esta na manutenção da violência na capital maranhense.

Lobão Filho (PMDB), também falou sobre o setor agrícola reiterando o compromisso do fortalecimento do agronegócio e estímulo a agricultura familiar com ênfase na agricultura cooperativada.

“Em nosso Plano de Aceleração do Maranhão, o PAM, vamos estimular o pequeno agricultor por meio de facilidades de financiamento, qualificação para o setor além de escoamento da produção por meio da criação de restaurantes populares onde serão consumidos os produtos”, concluiu o tema reiterando ainda que a pesca artesanal e industrial também terão total atenção para manutenção e desenvolvimento do setor pesqueiro do Estado.

sem comentário »

Ibope mostra reação de Flávio Dino

0comentário

ibope

A segunda pesquisa Ibope para governador do Maranhão encomendada pela TV Mirante, divulgada na noite deste sábado pelo JMTV 2ª Edição, apontou crescimento do candidato Flávio Dino (PCdoB) em relação ao primeiro levantamento do instituto, feito no início deste mês. O comunista apareceu com 48% das intenções de voto – seis a mais do que na pesquisa anterior -, contra 27% de Lobão Filho (PMDB), que caiu três pontos e agora tem 27% de preferência do eleitorado.

A soma das intenções de voto nos demais candidatos variou de 6% a 10%, de acordo com a sondagem. O percentual de eleitores indecisos foi de 16%. Brancos e nulos somaram 8%.

Ataques

Os ataques sistemáticos desferidos pela oposição nas últimas semanas contra o governo e o adversário, muitos dos quais com tom calunioso, injurioso e difamatório, parecem ter sido decisivos para a reabilitação de Dino. Com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o comunista venceria no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje.

Faltando exatos 15 dias para o pleito, o comitê de Lobão Filho terá que intensificar e até mesmo rever algumas de suas estratégias para tentar levar a eleição para o segundo turno.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 17 a 19 deste mês. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº MA-00052/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00696/2014.

A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Arte: TV Mirante

sem comentário »

Médio Mearim adere à campanha de Zé Inácio

0comentário
Em Luís Gonzaga, Zé Inácio conta com apoio das principais lideranças comunitárias

Em Luís Gonzaga, Zé Inácio conta com apoio das principais lideranças comunitárias

O candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores Zé Inácio continua a sua luta em busca de apoio político. Está semana ele esteve percorrendo a região do Médio Mearim, onde realizou reuniões com lideranças políticas nos municípios de São Luís Gonzaga e Joselândia.

Em São Luís Gonzaga, Zé Inácio esteve no povoado de Nova Olinda, onde manteve reunião com lideranças comunitárias da região, como representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nova Olinda, do presidente do PT municipal, Francisco Xavier e da lideranças Joaquim Pereira Silva (Quinco).

Zé Inácio falou sobre a sua trajetória politica e da realização de ações enquanto gestor público voltado para a agricultura familiar, ressaltando a criação do Território da Cidadania e a inclusão da região do Médio Mearim no Programa, durante o período em que esteve como Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Falou também das ações realizadas em São Luís Gonzaga durante o período em que esteve à frente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como a liberação de equipamentos como retroescavadeira, patrol e caçamba por meio de convênio com a prefeitura. “Durante o período em que estive como gestor público trabalhei ações para a melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas que vivem no campo. Trabalho esse que sempre fez parte da minha trajetória”, explicou Zé Inácio.

O presidente do PT municipal, Francisco Xavier ressaltou a importância da candidatura de Zé Inácio (PT) para deputado estadual. “Zé Inácio será a representação do homem do campo na Assembléia Legislativa. Nós do campo temos certeza dessa conquista”, disse Xavier.

Joselândia

No município de Joselândia, ainda na região do Médio Mearim. Zé Inácio (PT), acompanhado do candidato a deputado federal Rogério do PT Sousa, estiveram no povoado Cazuza, onde participaram de uma reunião com centenas de lideranças de comunidades rurais.

Estiveram presente, representantes da Sede, Serrinha, Cazuza, Lambedouro, Rocha Lima, Santa Luzia, Cicero Comum, Rangedor e Centro Monteiro. A presidente da associação do povoado de Cazuza, Maria Márcia de Jesus Sousa, declarou apoio a Zé Inácio e a Rogério Sousa, ambos doPT. “Zé Inácio e Rogério serão os nossos representantes na Assembléia e na Câmara, porque sempre trabalharam em prol da qualidade de vida do homem do campo”, finalizou.

sem comentário »

TJ decide contra paralisação na Polícia Civil

1comentário

Em decisão monocrática proferida nesta sexta-feira (19), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Kleber Carvalho, determinou que o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Maranhão (Sinpol) se abstenha de promover, divulgar ou incentivar qualquer medida que impeça ou embarace a regular e contínua prestação de serviços por policiais civis do Estado do Maranhão.

A decisão acolhe pleito do Estado do Maranhão, que em Ação Civil Pública, com pedido de liminar, afirmou que o Sinpol fez veicular nas mídias sociais a intenção de paralisar as atividades da Polícia Civil do Estado durante os dias 18, 19, 24, 25 e 26 de setembro, e também para os dias 13 e 17 de outubro.

O Sindicato reivindica a implantação do regime de dedicação exclusiva e outras demandas relacionadas a supostas condições inadequadas de trabalho, falta de estrutura das delegacias de Policia e reduzido número de policias.

O Estado alega que algumas reivindicações da categoria recaem atualmente na Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como na Lei Eleitoral. Observa, ainda, que mesmo sendo possível atender às reivindicações da classe, é dever do Estado zelar pela manutenção da ordem e segurança públicas. Ressalta também que as atividades dos policias são essenciais, portanto, não passíveis de paralisação por meio de greve, sendo esse direito vedado pela Constituição Federal.

VOTO – O desembargador Kleber Carvalho afirmou que ao conceder a liminar observou os dois requisitos fundamentais para concessão das tutelas de urgência – o direito material ameaçado e possibilidade de ocorrência de lesão irreparável ou de difícil reparação.

Em sua decisão, o magistrado citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo entendimento é de as atividades desenvolvidas pelos policias civis – para efeito do exercício de greve – são análogas às dos militares, em relação aos quais a Constituição proíbe expressamente a greve.

Nesse sentido, o desembargador observou que os policias são merecedores de especial valorização por parte da Administração Pública, mas a categoria representada pelo Sinpol não foi constitucionalmente outorgado o direito de greve.

Fonte: Tribunal de Justiça

1 comentário »

Lobão Filho segue reunindo adversários políticos em prol de sua candidatura

0comentário
Lobão Filho apresenta suas propostas de governo para militantes e para a população de Itinga do Maranhão (Fotos: Gilson Teixeira)

Lobão Filho apresenta propostas de governo para militantes e para a população de Itinga do Maranhão (Fotos: Gilson Teixeira)

O candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), realizou mais uma histórica carreata, nesta sexta-feira (19), no município de Itinga, e, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura.

Exatos 60 minutos de carreata com a participação de milhares de pessoas ao lado de significativas lideranças locais como a prefeita Vete Botelho (PDT), ex-prefeitos e vereadores mobilizaram a pequena cidade da região Tocantina, que abraçou a campanha da coligação “Pra Frente, Maranhão” e emocionou seus candidatos.

“Agradeço a cada um de vocês a adesão a este grande ato político e a atenção com que vocês nos ouvem. Levo daqui o sentimento de gratidão pelo povo de Itinga”, disse Lobão Filho.

A prefeita Vete Botelho agradeceu a participação da população no que denominou de “uma belíssima manifestação popular”. “Você fará a diferença, ‘governador’ Lobão Filho, e estará nos quatro cantos do estado, levando desenvolvimento e progresso para o nosso povo e eu tenho certeza que Itinga faz parte dos seus projetos. Peço a Deus que você seja eleito, porque a vitória não será só sua, mas do Maranhão e do povo de Itinga”, declarou.

“Estamos unidos, de mãos dadas com a prefeita e os ex-prefeitos que já passaram por aqui, em prol de uma só candidatura que é a de Lobão Filho. Aqui (Itinga), ele ganha a eleição no primeiro turno, porque estamos todos unidos e lutando por isso”, afirmou o ex-prefeito Raimundo Pimentel.

Peemedebista, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura

Peemedebista, mais uma vez, reuniu diversas correntes políticas do município no mesmo palanque em prol de sua candidatura

O também ex-prefeito, Quininha, enfatizou a união das lideranças políticas do município para eleger Lobão Filho. “Você é o governador que o povo do Maranhão precisa. Aqui, deixamos todas as rixas de lado, todas as brigas internas deixamos debaixo do palanque, porque apostamos que você será um grande governador para todos nós”, ratificou.

O candidato ao Senado, deputado Gastão Vieira (PMDB), também emocionou-se com o apoio recebido. “Agradeço a todas as lideranças que subiram neste palanque, esquecendo momentaneamente suas diferenças para nos demonstrar apoio. Atitudes como essa nos deixam cada vez mais otimistas”, disse o parlamentar.

Lobão Filho atribuiu a grande adesão dos maranhenses à sua campanha à mensagem de paz e propostas concretas que vem difundindo pelo estado há cerca de 100 dias. “No início, poucos acreditaram em nossa vitória, mas eu acreditei que tinha as bênçãos de Deus para vencer essa eleição e fui andando de município em município levando esperanças de um Maranhão rico para todos e a multidão foi crescendo até virar esse mar de gente que temos aqui”, lembrou o peemedebista.

Propostas

Lobão Filho falou ainda de sua capacidade para gerar empregos, devido à experiência que possui como empresário. “Sei fazer acontecer, sou empreendedor e aprendi a gerar emprego e a cumprir metas. Asseguro a vocês que vou fazer o melhor governo que o Maranhão já viu”, finalizou.

sem comentário »