Edivaldo exibe cacife

0comentário
Mulher faz selfie com Edivaldo Holanda Júnior sob os olhares de aprovação das outras pessoas

Mulher faz selfie com Edivaldo Júnior sob os olhares de aprovação das outras pessoas (Fotos: Honório Moreira)

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), obteve uma prova, neste sábado, durante a 7ª edição do programa “Todos por São Luís”, na Vila Embratel, de que uma boa porção do carisma e do prestígio que o levaram à vitória na eleição, em 2012, continua intacta. Tão logo chegou ao mutirão, por meio do qual o Município presta uma série de serviços à comunidade de um bairro, a cada semana, Edivaldo foi alvo de constante assédio.

Enquanto uns aplaudiam, apertavam as mãos e abraçavam o prefeito, outros o puxavam pelo braço para registrar uma selfie (foto tirada pela própria pessoa, sozinha ou na companhia de outrem, para compartilhamento em redes sociais da internet). E retribuiu o afeto com a gentileza de sempre.

Edivaldo é assedia por populares na Vila Embratel: prestígio inabalado

Edivaldo Júnior é assediado por populares na Vila Embratel: para muitos, carisma do prefeito segue inabalado

Um cacife e tanto para quem precisa, segundo apontam as últimas pesquisas, reverter as intenções de votos para a sucessão municipal, ano que vem.

sem comentário »

“Vivemos em uma sociedade que ainda possui ‘preceitos’ machistas,” afirma deputado Wellington sobre Mulheres de Luta

0comentário
Wellington alerta para a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres

Wellington alerta para a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) participou, na tarde da última sexta-feira (3), da Primeira Plenária Popular, que discutiu o tema “Mulheres de Luta”. O evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, foi presidido pela vereadora e idealizadora do evento, Rose Sales (PP), e contou com a presença da médica e viúva do ex-governador Jackson Lago, e atual presidente do Instituto Jackson Lago, Clay Lago; da doutora em Sociologia e professora da UFMA, Meyre Ferreira; da militante social e advogada, Neide Carvalho, além de representantes de inúmeras entidades e membros da sociedade civil.

O evento contou ainda com o apoio da Fundação Milton Campos e entidades representativas, objetivando discutir as várias problemáticas enfrentadas pelas mulheres ludovicenses em várias instâncias.

“Vivemos em uma sociedade que, infelizmente, ainda possui ‘preceitos’ machistas. As mulheres, embora estejam cada vez mais ativas no cenário social, ainda enfrentam desafios cotidianamente. Hoje, a mulher maranhense é a mãe que dá carinho e proteção aos seus filhos, a educadora que institui o caminho dos que serão o futuro da nação, é a líder, aquela que com sua força consegue manter tudo sob controle e, com sua sensibilidade, é capaz de encontrar a solução em meio aos piores problemas. A mulher maranhense é a guerreira que, diariamente, encontra meios para superar as adversidades da vida.
Por tudo isso, torna-se pertinente a necessidade de se articular políticas públicas que fomentem a inclusão plena das mulheres no cenário social, eliminando assim todo tipo de ato ou pensamento discriminatório e, asssim, ressaltando aquilo que é princípio fundamental em nosso Estado: a Igualdade”, declarou o parlamentar.

sem comentário »

Câmara em pauta

0comentário

Vereador Honorato debate com juventude

Vereador Honorato com membros do Fórum Municipal de Juventude

Vereador Honorato com membros do Fórum Municipal de Juventude

O vereador Honorato Fernandes (PT) se reuniu com uma comissão do Fórum Municipal de Juventude, na manhã desta sexta-feira, (03). Na oportunidade, foram debatidas demandas relacionadas com as políticas públicas para a juventude de São Luís. No encontro, integrantes do Fórum solicitaram o apoio do Legislativo Municipal na luta pela implantação das demandas deliberadas nas reuniões realizadas pelo FMJ desde 2005, ano de criação do grupo. Constituído como espaço de representação das instituições de juventude, que articula, monitora e propõe políticas públicas, o Fórum Municipal de Juventude agrega organizações dos seguintes seguimentos: Jovens com Deficiência; Coletivos; Ong’s; Negros(as); Movimento Religioso; Estudantil; Cultural, etc. No entanto, embora o Fórum esteja organizado desde 2005, o grupo ainda encontra dificuldades no seu caminhar, devido à falta de recursos. Diante desta conjuntura, uma das solicitações apresentadas pela comitiva ao vereador Honorato é que o mesmo encaminhe como prioridade da Lei Orçamentária Anual (LOA) e Orçamento Público as demandas das ações de juventudes submetidas pelo FMJ.

Vereador Pedro Lucas promove campanha “Doar Sangue é Doar Vida”

pedro lucas sangueCom o objetivo de manter o abastecimento de sangue do Hemonúcleo, o vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) comanda, em parceria com o Hemomar, a campanha “DOAR SANGUE É DOAR VIDA”, na próxima quinta-feira, (09), na Câmara Municipal de São Luís. “Manter o estoque de sangue é um dos maiores desafios do Hemomar. Esse é um trabalho de todos nós, afinal precisamos sempre ser solidários uns com os outros”, destacou o vereador. A Campanha Solidária “DOAR SANGUE É DOAR VIDA” vai ser realizada no dia 9 de julho, a partir de 9h, no Plenário da Câmara Municipal de São Luís. Para tanto, o vereador Pedro Lucas procurou o Hemomar que vai oferecer toda estrutura necessária para a ação, que vai realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta. Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:
– Ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal;
– Estar com peso acima de 50kg;
– Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.

Vereador José Joaquim que recuperação do Papódromo

Vereador José Joaquim pede recuperação do Papódromo

Vereador José Joaquim pede recuperação do Papódromo

Por meio de uma Indicação, o vereador José Joaquim (PSDB) apresentou à mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís uma solicitação ao Governador Flávio Dino, ao secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a secretária de Estado de Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima, e a secretária de Estado da Cultura, Ester Marques, estudos de viabilidade de recuperação e reurbanização de toda área do Papódromo, no Aterro do Bacanga, onde o João Paulo II celebrou uma missa campal para centenas de milhares de fiéis, em 1991. O parlamentar argumenta, em sua proposta, que desde 1992 luta com várias proposições direcionadas ao Poder Executivo Municipal, Estadual e Federal, e, que praticamente não obteve nenhuma resposta solidificada. Sabe-se que no espaço está sendo realizado no último domingo de cada mês, mais recentemente, o terço dos homens, que fora instituído pela Igreja Católica.

sem comentário »

UFMA inaugura três novos prédios nas áreas de saúde e tecnologia

0comentário
Novo prédio da Faculdade de Medicina foi entregue pelo reitor Natalino Salgado à comunidade acadêmica da UFMA

Novo prédio da Faculdade de Medicina da UFMA foi entregue pelo reitor Natalino Salgado à comunidade acadêmica

Três novos prédios da Universidade Federal do Maranhão foram inaugurados nesta sexta-feira, 3: a Faculdade de Medicina, na praça Gonçalves Dias, o Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos e o Laboratório de Ciência e Tecnologia, ambos na Cidade UNiversitária do Bacanga. As obras, que fazem parte da política de expansão da universidade e somam investimento de quase 2,8 milhões, tiveram, nas suas respectivas solenidades, a presença do reitor Natalino Salgado, de coordenadores de curso, diretores de centro e do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Jesualdo Farias.

A Faculdade de Medicina, localizada no antigo prédio do ILA, na Praça Gonçalves Dias, Centro, consiste em uma área de 2.610 m², onde foram reformados a Biblioteca Setorial e diversas salas e laboratórios, como o Laboratório de Habilidades Práticas e Habilidades Realísticas do curso de Medicina. O espaço é dedicado para aulas preparatórias e de simulação de cirurgias, capacitando os alunos antes destes iniciarem.atividades reais, com pacientes.

Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração do novo Laboratório de Nutrição

Reitor Natalino Salgado descerra placa de inauguração do novo Laboratório de Nutrição

O novo prédio conta com um auditório com capacidade para 150 lugares, oito salas de aula, laboratório de saúde mental, sala dos professores, sala de observação, sala de simulação e quatro sala de RPG. As obras de reforma e adaptação consumiram R$ 1.304.902,44. Na solenidade de inauguração, foram homenageados o fundador da Universidade Federal do Maranhão, Dom José de Medeiros Delgado, e o primeiro diretor da Faculdade de Medicina, João Bacelar Portela.

Na Cidade Universitária foram inaugurados o Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos, em uma área de 192m² do curso de Nutrição, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O epaço dará um suporte qualificado ao desenvolvimento das atividades acadêmicas do curso, que é avaliado com conceito 5 pelo MEC, a nota máxima. Para sua construção foram investidos R$ 312.941,29. O laboratório está equipado para realizar diversas pesquisas e análise de alimentos, possibilitando, inclusive, estudos para a criação de alimentos a pessoas com dietas restritivas.

Prédio onde funciona o novo Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos

Prédio onde funciona o novo Laboratório de Bromatologia e Microbiologia de Alimentos da UFMA

Ainda no campus, foi entregue o novo prédio do Laboratório de Ciência e Tecnologia. O imóvel possui 672 m² no térreo e 302,8 m² na parte superior, contendo o Laboratório de Física, Laboratório de Química, sala de professores, sala multiuso, Laboratório de Eletrônica, Laboratório Civil e Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos, além de salas de aula no pavimento do subsolo. A obra foi orçada em R$ 1.113.058,48 e a estrutura abrigará, principalmente,as aulas do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, que recebe, por ano, 480 novos alunos.

Reitor Natalino Salgado e comitiva visitam uma das novas instalações inauguradas

Natalino Salgado e comitiva visitam uma das novas instalações inauguradas em benefício da comunidade acadêmica

O reitor Natalino Salgado expressou satisfação pelas entregas das obras. “É uma grande alegria estarmos inaugurando novos prédios e reforçando o ensino, a pesquisa e a extensão, mesmo em tempos difíceis, o que demonstra o empenho de toda nossa equipe e o compromisso desta universidade com a educação dos jovens de nosso estado e do país”. O secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, ressaltou a contribuição que a UFMA tem dado para o desenvolvimento do ensino superior. “O trabalho aqui realizado atesta o compromisso que a UFMA tem com a reestruturação de toda a universidade, atendendo demandas em diversas áreas”, frisou.

sem comentário »

UFMA esclarece regulamento disciplinar discente

0comentário

A Universidade Federal do Maranhão divulgou, na tarde de hoje, nota oficial sobre o regulamento discente aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CONSUN) em que esclarece não existir, até o momento, um texto definitivo sobre o documento para que, assim, ele possa produzir todos os efeitos no âmbito acadêmico. A seguir, a integra da nota.

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), considerando a aprovação, pelo Conselho Universitário (CONSUN), da Resolução CONSEPE que regulamenta direitos e deveres dos discentes matriculados na UFMA, vem a público esclarecer:

1- O regulamento discente, aprovado com ampla maioria, em reunião do CONSUN, no dia 01 de julho de 2015, foi antecedido (ainda como proposta) de ampla discussão com todos os conselheiros, incluindo os representantes da categoria discente. Também foram realizadas consultas prévias, por meio de reuniões técnicas com representantes das Unidades Acadêmicas, da Administração Superior e da Procuradoria Federal/AGU, até a apresentação da proposta ao CONSUN;

2- Destaca-se que, apesar da incontestável legitimidade e representatividade do CONSUN, a conselheira relatora do referido regimento acatou todas as sugestões de aperfeiçoamento quanto ao conteúdo e à forma do documento, de modo que, ao ser publicado, o Regulamento assegure a alunos (as) desta Instituição de Ensino Superior um instrumento que regule relações entre docentes, discentes e todos os órgãos que compõem a administração desta UFMA;

3- Registra-se que, tal é a importância e a necessidade de um instrumento normativo para fins disciplinares nesta Instituição, que o Ministério Público Federal e o TCU recomendaram à UFMA a aprovação de um código disciplinar discente, com a presteza que o caso requeria/requer, levando-se em conta, inclusive e principalmente, alguns casos de repercussão nacional, envolvendo conflitos entre um professor e um aluno desta Universidade;

4- Como se pode perceber, o regulamento, antes de ser um instrumento que vise à punição e/ou ao cerceamento da liberdade, reconhece e garante direitos, que, por serem coletivos, impedem que as individualidades exacerbadas privem o direito de todos (as);

5- Em resumo, importa informar à comunidade universitária e à sociedade em geral que a publicação do Regulamento Disciplinar do corpo discente, aprovado após ampla discussão na reunião do Conselho Universitário, passa por um processo de aperfeiçoamento (adequação de linguagem, principalmente), sob a responsabilidade da professora doutora Cenidalva Teixeira, relatora do processo e Pró-Reitora de Assistência Estudantil, para posterior publicação.

sem comentário »

Prefeitura avança com serviços de reurbanização em bairros e avenidas de São Luís

0comentário
Obras executadas pela Prefeitura de São Luís já alcançam aproximadamente 90% da malha viária da capital

Obras executadas pela Prefeitura já alcançam aproximadamente 90% da malha viária de São Luís

As obras de requalificação de ruas e avenidas do bairro Vicente Fialho estão em fase de conclusão. Os serviços realizados pela Prefeitura de São Luís já alcançam aproximadamente 90% da malha viária local e fazem parte das ações de reurbanização de diversos bairros da capital, que incluem além do recapeamento asfáltico, a implantação e correção de drenagem superficial (sarjetas, meios-fios e calçadas).

“Estamos executando serviços de urbanização e pavimentação que resultem em melhor mobilidade urbana. No bairro do Vicente Fialho, esse trabalho de drenagem estruturante é fundamental para que tenhamos assegurado um serviço de qualidade e duradouro. Além de evitar alagamentos, a drenagem adequada possibilita à via maior tempo de uso em boas condições e conserva o asfalto que estamos aplicando”, disse o prefeito Edivaldo.

Desde o início das obras no Vicente Fialho, lançadas pelo prefeito Edivaldo na segunda quinzena do mês de maio, o bairro contabiliza aproximadamente oito quilômetros de vias completamente recapeadas. Entre essas estão as Avenida Brasil Santa Isabel; as ruas Laertes Santos, Deputado Luiz Rocha, Principal, Coronel Eliodoro, Eurípedes Bezerra II, Presidente Médici, Projetada, Retiro Natal, São Benedito, entre outras, em um total de 20 ruas e avenidas, além de travessas.

“São quase dez anos que o nosso bairro não recebia um benefício. Agora mudou completamente. O prefeito Edivaldo é um prefeito atuante, presente. Esteve aqui (Vicente Fialho) ouviu a comunidade e nos tirou do desprezo com essa obra que está mudando a nossa realidade para muito melhor”, agradeceu o comerciante Mário Pontes. “Tudo melhorou, principalmente a fluidez de carros, o que permite chagar ao seu local com maior rapidez”, destacou Maria Selena da Silva Mendes, moradora da Rua São João.

Já o comerciante Luís Rogério Santos, que tem uma venda de galetos na Rua Eurípedes Bezerra II, acredita em perspectivas muito melhores. “Aqui o tráfego de veículos sempre foi muito intenso. Agora, com esse asfalto novo, estamos confiantes que vai aumentar ainda mais e vou vender mais, melhorando a minha renda e da minha família”, sinalizou.

Após a conclusão da aplicação do asfalto novo, todas as vias requalificadas no Vicente Fialho estão recebendo tratamento de drenagem superficial, que inclui correção e implantação de meio-fio, sarjeta e calçadas e que receberão ainda o serviço complementar de sinalização horizontal.

“Esse é um trabalho de grande relevância que o prefeito Edivaldo implantou em sua administração com reflexos positivos em inúmeras áreas. Não é só o asfalto. São ações que garantem a elevação da qualidade de vida do cidadão, asseguram a melhoria da mobilidade urbana, movimentam a economia local e valorizam os imóveis dos moradores”, pontuou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

Balanço

Requalificação da malha viária da capital  inclUI asfaltamento, recapeamento asfáltico, calçamento em bloquete e, ainda, a implantação e correção de meio-fio, sarjeta e calçadas

Requalificação da malha viária da capital inclUI asfaltamento, recapeamento asfáltico, calçamento em bloquete e, ainda, a implantação e correção de meio-fio, sarjeta e calçadas

As obras de requalificação da malha viária da capital maranhense, que incluem serviços de asfaltamento, recapeamento asfáltico, calçamento em bloquete e, ainda, a implantação e correção de meio-fio, sarjeta e calçadas, alcançam neste semestre do ano aproximadamente 40 quilômetros de vias urbanas.

Já são mais de 100 ruas e avenidas nas regiões da Cohama, Turu, Vicente Fialho, abrangendo os residenciais Pinheiros, Araras, Cantinho do Céu, Jardim Eldorado, Cohaserma; além de bairros em outras regiões, como Vila Riod, Pontal da Ilha, São Raimundo, Vila Cascavel, Recantos dos Pássaros, Recanto dos Signos, Vila Apaco, Jardim América, Baixão, entre outros.

Nesta semana, os serviços da Prefeitura avançaram para Vinhais, Planalto Vinhais, Recanto dos Vinhais, Cohajap e em breve vão ser expandidos para a Vila Janaina, Santa Clara e mais uma etapa do Jardim São Cristóvão.

Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura está trabalhando na Vila Embratel, Anjo da Guarda e Cidade Operária. As obras do “Mais Asfalto” em São Luís contemplam 296 ruas e avenidas de dezessete bairros, perfazendo uma extensão de aproximadamente 120 km de asfalto novo. A meta da Prefeitura é encerrar 2015 com mais de 220 km de vias urbanas requalificadas.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

sem comentário »

A convite do prefeito Josemar, secretário Julião Amin visita instalações do Sine de Paço do Lumiar

0comentário
Sine ofertará serviços que vão desde a emissão de documentos como Carteira de Trabalho, intermediação à mão – de-obra, encaminhamentos ao emprego, seguro desemprego, cursos, atendimento à empresas, entre outros

Sine ofertará serviços que vão desde a emissão de documentos como Carteira de Trabalho, intermediação à mão – de-obra, encaminhamentos ao emprego, seguro desemprego, cursos, atendimento à empresas, entre outros

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, e equipe da pasta visitaram, a convite do prefeito Josemar Sobreiro (PR), as futuras instalações do Sistema Nacional de Empregos de Paço do Lumiar (Sine), na manhã desta sexta-feira (03). O prédio anexo à Casa do Trabalhador, passa por últimos ajustes na estrutura física, para sua inauguração dia 23 de julho.

No encontro, a secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira representou o prefeito Josemar e, durante dialogo, expôs sobre a necessidade de implantação do Sine como um equipamento que fortalecerá ainda mais as políticas de qualificação profissional, amparo e regulamentação do trabalhador luminense. Na oportunidade, a secretária apresentou também a política municipal de fomento da economia solidária mantida pela gestão municipal.

O secretário de estado do Trabalho, Julião Amin, reforçou o apoio à administração do prefeito Josemar Sobreiro no que tange aos investimentos que subsidiem a qualificação profissional e garantias ao trabalhador luminense. “O prefeito Josemar tem desempenhado um importante trabalho no município e nós retificamos a parceria para que mais recursos sejam destinados e aplicados em benefício à população deste município”, disse Amin.

O Sine ofertará serviços que vão desde a emissão de documentos como carteira de trabalho, intermediação à mão-de-obra, encaminhamentos ao emprego, seguro desemprego, cursos, atendimento à empresas, entre outros.

sem comentário »

Deputado Wellington participa de Seminário e destaca a importância da Comunicação no processo social

0comentário
Wellington destacou que a comunicação é indispensável em todas as situações e ações, além de ser o instrumento formador de opiniões da sociedade

Durante o seminário, o deputado Wellington destacou que a comunicação é indispensável em todas as situações e ações, além de ser o instrumento formador de opiniões da sociedade

Sempre valorizando as discussões em prol dos direitos humanos, o deputado Wellington do Curso (PPS) participou, na tarde desta sexta-feira (3), do Seminário sobre Rede Legislativa de Rádio e TV digital no interior do Brasil, promovido pela Câmara dos Deputados, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

O evento, que visa divulgar as ações legislativas aos cidadãos e orientar as assembleias estaduais e as câmaras municipais sobre a criação das suas próprias emissoras de rádio e TV, aconteceu no auditório Neiva Moreira, da Casa Parlamentar, e contou com a presença dos deputados federais Cleber Verde (PRB-MA), secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados; Sarney Filho (PV-MA), Waldir Maranhão (PP-MA), vice-presidente da Câmara dos Deputados, e Leonardo Quintão (PMDB/MG); os deputados estaduais Othelino Neto (PC do B), Adriano Sarney (PV) e Júnior Verde (PRB); o secretário de Estado de Comunicação, Robson Paz; a presidente da Câmara de Caxias, Ana Ximenes, além de representantes da imprensa e da área de comunicação do Maranhão.

Para Wellington, que sempre valorizou a Comunicação e já apresentou proposições em defesa dos profissionais da área, ela é indispensável em todas as situações e ações, além de ser o instrumento formador de opiniões da sociedade.

“A comunicação é uma das mais importantes necessidades humanas, depois da sobrevivência física. O homem é um ser social e necessita da comunicação para o seu desenvolvimento social e intelectual. É através das informações que formamos gradualmente as opiniões, conceitos e juízos que nortearão nossa vida, sem os quais seria impossível a convivência. Nós, principalmente enquanto parlamentares, representando a voz do povo, nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos pelo que somos e pelo que temos a apresentar. Nós somos do tamanho da comunicação que conseguimos estabelecer no meio em que vivemos, seja socialmente ou profissionalmente”, enfatizou o parlamentar que, na oportunidade, parabenizou os profissionais de comunicação da Assembleia Legislativa pelo trabalho que vêm desenvolvendo.

Entenda o projeto Rede Legislativa

A Rede Legislativa de TV é resultado de parceria entre a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, assembleias e câmaras municipais, por meio de acordos de cooperação, com o objetivo de viabilizar e ampliar a transmissão do sinal de TV digital aberto e gratuito das emissoras legislativas por todo o País. O acordo prevê que Câmara e Senado instalem as operações das emissoras das duas Casas em 13 capitais cada, dividindo o canal e, por consequência, os custos de transmissão.

sem comentário »

Em “trajes sumários”, estudantes protestam contra regulamento que impõe normas de conduta na UFMA

0comentário
Estudantes desfilaram em trajes sumários no campus em protesto contra novo regulamento

Estudantes desfilaram em trajes sumários no campus em protesto contra novo regulamento

Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) protestaram, na tarde desta sexta-feira, contra o novo Regulamento Disciplinar do Corpo Discente da instituição, que impõe normas rígidas de conduta no ambiente acadêmico. Vestindo sungas, biquinis e até toalhas de banho, grupos de alunos reagiram indignados às normas.

Alguns manifestantes se concentraram na área de vivência, enquanto outros chegaram a desfilar pela Cidade Universitária para externar seu descontentamento.

O regulamento, já aprovado pelo Conselho Superior Universitário (Consun), proíbe, por exemplo, o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes dentro do campus. Veda ainda a participação dos alunos em atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem, bem como o uso de armas.

Relações sexuais e atos libidinosos que atentem contra a moral e os bons costumes também estão proibidas e estão passíveis de punição, nos termos da lei.

Trajes

A restrição ao uso de roupas consideradas inadequadas, embora não esteja prevista no regulamento, foi discutida em debate promovido por professores e defendida por muitos.

Em nota, a administração da UFMA informou que o texto definitivo do regulamento ainda será finalizado e que por isso nenhuma das normas contidas no documento está em vigência.

Leia aqui o regulamento na íntegra.

sem comentário »

Josimar de Maranhãozinho repudia calúnias de Simplício Araújo a Vinícius Louro

0comentário
Maranhãozinho questionou governador Flávio Dino (PCdoB) se o seu secretário Simplício Araújo seria digno do cargo que ocupa

Maranhãozinho questionou governador Flávio Dino (PCdoB) se o seu secretário Simplício Araújo seria digno do cargo que ocupa

O presidente do Partido da República no Maranhão, deputado estadual Josimar de Maranhãozinho emitiu nota nesta quinta-feira (2), repudiando a atitude do secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, ao vice-presidente da sigla, deputado Vinícius Louro.

O secretário em meio a sua descompostura publicou na imprensa uma grave difamação ao deputado Vinícius Louro afirmando que o parlamentar é um “batedor de carteira”.

As acusações foram rebatidas durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, ontem, quando o deputado questionou o governador Flávio Dino (PCdoB) se o seu secretário seria digno do cargo que ocupa. Na ocasião, alguns deputados saíram em defesa de Vinícius Louro.

Abaixo, a nota de repúdio do presidente do PR, Josimar de Maranhãozinho:

NOTA DE REPÚDIO

“O Partido da República em nome de todos os seus membros vem publicamente, repudiar veementemente, a postura desrespeitosa e as acusações feitas pelo hoje secretário estadual de Indústria e Comércio, senhor Simplício Araújo ao deputado estadual Vinicius Louro, vice-presidente do PR, eleito legítimo representante do povo na Casa Legislativa Maranhense”

Josimar de Maranhãozinho

Deputado estadual

Presidente estadual do PR

sem comentário »