Prefeitos se reúnem para confirmar apoio a Lobão Filho

0comentário
Lobão Filho e o candidato ao Senado Gastão Vieira entre dezenas de prefeitos que apoiam projeto político do peemedebista

Lobão Filho, Roseana e Gastão Vieira entre dezenas de prefeitos que aderiram à coligação “Pra Frente Maranhão”

O candidato ao governo do estado, Lobão Filho (PMDB), reuniu-se, novamente, nesta terça-feira (22), com mais 60 prefeitos maranhenses que ratificaram apoio à sua candidatura. Desde ontem, o senador está reunindo os líderes municipais em São Luís, ao lado da governadora Roseana Sarney, com um só objetivo: unir forças para uma “campanha vitoriosa”, avalia o grupo.

“Nós estamos mobilizando, motivando e entusiasmando a classe politica em um movimento muito saudável. Estivemos nesse final de semana em 13 municípios, realizamos 21 comícios, 8 carreatas, e sempre com uma energia fantástica vindo de nossos aliados. No próximo final de semana, estaremos visitando mais 17 municípios e, nesse ritmo, visitaremos todo o Maranhão ao longo dessa campanha, retribuindo todo o carinho e apoio que temos recebido”, afirmou o candidato ao governo da coligação Pra Frente, Maranhão, que conta com a aliança de 18 partidos.

O candidato ao Senado pela chapa de Lobão Filho, Gastão Vieira (PMDB), alegrou-se com as demonstrações de apoio recebidas durante a reunião. “A expectativa sempre foi muito positiva, conheço nosso público, já vivi eleições difíceis e, vendo esse grupo hoje muito maior, muito mais consolidado, vendo a vontade do nosso candidato, com sua determinação, com o apoio de todos esses grupos, tenho certeza que já somos vitoriosos”, afirmou o deputado.

A opinião dos prefeitos presentes não difere do relato otimista do deputado Gastão Vieira. A prefeita de São João do Sóter, Luiza Rocha (PSD), endossou: “Estamos trabalhando permanentemente, levando o nome do nosso ‘governador’ Lobão Filho, do nosso ‘senador’ Gastão e da nossa presidenta Dilma. A cidade está mobilizada e eu não tenho dúvida da nossa vitória. Ele (Lobão Filho) tem um diferencial ao se dirigir ao povo, ele fala com o coração, fala porque gosta. Ninguém ensina a gostar do povo, isso é da alma”.

O peemedebista participou da tradicional cavalgada de Grajau, no último final de semana, momento em que foi recebido pela população com grande entusiasmo. O prefeito do município, Capitão Otsuka (PT), também esteve em São Luís e reafirmou o apoio de Grajaú. “Quando a gente entra na política, é preciso ter uma convicção. É preciso se agregar ao povo e a um grupo. Quando nos aproximamos do governo do Estado, fomos bem acolhidos e levamos muitos benefícios para nossa cidade. Devemos dar continuidade a esse processo de gestão no Maranhão, que é um dos estados que mais cresce no Brasil e nossa população reconhece isso”, afirmou o líder municipal.

São João Batista

Lobão Filho e aliados fazem gesto que simboliza união e confiança na vitória

Lobão Filho e aliados fazem gesto que simboliza união e confiança no sucesso do projeto político do grupo

O prefeito de São João Batista, Amarildo Pinheiro (PP), também esteve em São Luís, na companhia de 8 vereadores do seu município, para apresentá-los ao candidato Lobão Filho e proporcionar um diálogo sobre propostas para o estado. “Estamos aqui com nossa bancada de vereadores e este é um momento histórico pra gente, momento em que o senador e futuro governador se disponibiliza, de forma muito humilde, simples, para ouvir as lideranças políticas, propondo seu projeto para nosso estado, sobretudo para o nosso município. São João Batista e o Maranhão têm muito a ganhar em seu governo. Confio muito no ‘governador’”.

O vereador Raimundo Nonato Aguiar Santos (PT), conhecido como avaliou o encontro: “Estamos nesse momento conversando com o candidato Lobão Filho, acompanhados do nosso prefeito, momento em que a politica começa a ganhar volume. Falo, não como político, mas na condição de eleitor e maranhense, que é importante ouvirmos nossos candidatos e avaliarmos suas propostas e intenções para que o Maranhão venha a se destacar”.

O vereador Rui Serra (PSD) destacou apoio ao candidato peemedebista. “Apoiando Lobão Filho, a gente dá sustentação à gestão do nosso amigo Amarildo pinheiro. Acreditamos na sua preparação e no peso que tem o nome do seu pai (Edison Lobão). Ele é um empresário bem sucedido, pé no chão e está bem intencionado. Com certeza, será o melhor para o Maranhão”, afirmou.

Questionado sobre o saldo deste início de campanha, o senador Lobão Filho declarou: “Eu estou muito feliz com toda essa demonstração de apoio dos nossos amigos. Tenho me compromissado muito com o povo do meu estado, no sorriso, no olhar, no carinho que eu tenho recebido. Esses pequenos gestos são muito importantes para um politico, porque eles entram em nós como um compromisso selado, quase como um contrato, nesse contrato eu assumo que vou entrar na vida das pessoas e vou modificá-las. Esse é o objetivo dessa caminhada, eu acho que esse é o sentido da política. E por conta disso eu estou muito animado, sinto que estamos começando a campanha com muita força”.

sem comentário »

Villa Mix São Luís recebe Jorge & Mateus e Gusttavo Lima com grande estrutura

0comentário

O Festival sertanejo será realizado no dia 27 de julho, às 17h, no Espaço Reserva. Os cantores Israel Novaes e Matheus & Kauan, também participam do evento

Villa Mix São Luís terá megaestrutura de palco, luz e som

Villa Mix São Luís terá megaestrutura de palco, luz e som e grandes atrações do sertanejo universitário

O maior festival de música sertaneja do Brasil retorna a São Luís, no próximo dia 27 de julho, com uma estrutura compatível aos grandes shows nacionais que começa a ser montada no Espaço Reserva, onde será realizado o Festival Villa Mix. Durante uma semana, cerca de 200 operários de várias partes do país fazem a montagem do palco que recebe Jorge & Mateus, Gusttavo Lima, Israel Novaes, Matheus & Kauan, Jhonatan & Jardel, Stanley e Cristian, Pepê Júnior e Trio Brassalis, a partir das 17h.

Para carregar toda a estrutura, que totaliza mais de 500 toneladas de metal, foram necessárias 20 carretas. Destas, três foram destinadas apenas ao transporte de cabos e fiação elétrica.

Gusttavo Lima e a dupla Jorge e Mateus serão duas das principais atrações do Villa Mix São Luís

Gusttavo Lima e a dupla Jorge & Mateus serão duas das principais atrações do Villa Mix São Luís, sábado, no Espaço Reserva, no Shopping da Ilha

Outras sete trouxeram os painéis de LED: são mil metros quadrados em tecnologia High Definition (HD). Os painéis vão transmitir imagens de grafismo e efeitos de iluminação enquanto as oito atrações sertanejas estiverem se apresentando.

Para estabilizar o palco, com 100 metros de largura por 20 metros de altura, são necessárias várias caixas d’água cheias. Elas estabilizam as torres e neutralizam uma possível ventania que possa acontecer durante o show.

Foram reservados mais de 130 apartamentos e 30 carros de vans receptivos, 16 camarins, 10 geradores de energia, 250 cabines sanitárias, 20 estações de bares, 02 estúdios de imprensa, 03 ambulatórios, 3.000 m² de tenda GeoSpace, 2.800 profissionais envolvidos, 03 entradas de independentes, 30 mil m² de área, 2.500m lineares de grid, 700m de barricada e ainda 10 postos de observações.

Segundo os produtores do evento, o palco do Villa Mix é maior que o utilizado em um dos mais tradicionais eventos do país, o Festival de Verão de Salvador. “A estrutura vai impressionar São Luís, quem participou do evento ano passado, não pode perder esse ano, pois vamos impressionais ainda mais”, aposta o diretor do Marafolia, Marcelo Aragão.

O equipamento de som também tem uma atenção importante, com a capacidade de emissão acústica para 90 mil pessoas, quase o triplo do público esperado pelos organizadores.

Shows

Israel Novaes também subirá ao palco para animar o público presente ao festival

Israel Novaes também subirá ao palco para animar o público presente ao festival

O encontro sertanejo terá shows de Jorge e Mateus, Gusttavo Lima que ano passou participou do evento, Israel Novaes e Matheus e Kauan. Além das participações especiais do Trio Brassalis, Pepê Júnior, Stanley e Cristian e Jhonatan e Jardel.

Esse ano, o evento conta com dois palcos, um para atrações nacionais e outro para atrações locais, garantindo mais conforto aos convidados, pois não terão intervalos, ao todo, o evento contará com 10 horas de música.

Os ingressos estão à venda na Central da Folia (Jaracati Shopping) nas Óticas Carol (Shopping da Ilha, Rio Anil Shopping, Rua Grande e Tropical). Os valores variam entre R$ 45 a R$ 150. Qualquer outra informação você ligar no (98) 3221 0120.

sem comentário »

Flávio Araújo pode ter trocado o Sampaio pelo Icasa

0comentário
Flávio Araújo deixou o Sampaio

Flávio Araújo deixou o Sampaio

O técnico Flávio Araújo, que pediu demissão do Sampaio Corrêa hoje, pode ter trocado o Tricolor maranhense pelo Icasa-CE, onde fez história como jogador e treinador. Após a saída de Tarcísio Pugliese para treinar o Ituano-SP, o nome de Flávio Araújo passou a ser cogitado para comandar o time cearense na sequência do Campeonato Brasileiro da Série B.

No blog que assina no site do jornal Diário do Nordeste, o jornalista Fabiano Rodrigues revela que Flávio Araújo “já foi procurado pelos dirigentes do Icasa e que ficou de dar uma resposta”. Coincidência ou não, o agora ex-técnico do Sampaio pediu demissão justamente no momento em que o clube que o projetou no futebol ficou sem treinador.

Além de Flávio Araújo, a diretoria do Icasa sondou o técnico Sidney Moraes, que comandou a equipe na campanha histórica na Série B, ano passado, mas o treinador está no Náutico-PE e sua multa rescisória é considerada alta.

Logo mais, às 17h, no Centro de Treinamento do Sampaio Corrêa, Flávio Araújo concederá entrevista coletiva para falar sobre sua decisão de deixar o Tricolor.

sem comentário »

Mesmo com greve de professores, Prefeitura inicia segundo semestre em escolas

5comentários
O reinício das aulas ocorreu nesta segunda-feira (21), respeitando o calendário escolar

O reinício das aulas ocorreu nesta segunda-feira (21), respeitando o calendário escolar

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (21) o segundo semestre letivo nas escolas públicas do município, apesar da greve de professores, que hoje completa dois meses, sem previsão de desfecho. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 85 mil estudantes, distribuídos em 252 escolas.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou o cumprimento do calendário escolar no recomeço das aulas. “Agradeço a Deus a graça de podermos iniciar mais um semestre letivo em nossas escolas. Tenho a certeza que teremos bons resultados, com a atuação da nossa competente equipe pedagógica e com a vontade que nossas crianças têm de aprender”, declarou.

O reinício das aulas contou com uma programação diferenciada na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, no bairro do Jaracaty. As crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico. Estudantes e docentes participaram do hasteamento da bandeira, hino nacional e um momento de oração.

Revisão

Crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico

Crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico

Em sala de aula, o primeiro dia foi direcionado à revisão do conteúdo aprendido no semestre anterior e as atividades foram encerradas com um lanche coletivo. A U.E.B. Pedro Marcosini Bertol atende 229 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Fizemos o possível para que nossas crianças se sentissem acolhidas e bem recebidas, de modo que pudessem começar o novo semestre com toda vontade de aprender”, frisou a gestora adjunta da escola, Soraia de Fátima Nunes Pinheiro.

Na U.E.B. Maria Rocha, no bairro da Areinha, que atende 308 crianças do Ensino Fundamental, os estudantes estavam ansiosos pelo reinício das aulas. “Estou muito animada com o início de mais esse semestre”, comentou a estudante Carolina Silva, do 5º ano.

A gestora da U.E.B. Maria Rocha, Miriam de Jesus Passos Martins, informou que a volta às aulas foi tranquila. “Esperamos os estudantes com toda a estrutura de que a escola dispõe. Confiamos no trabalho dos nossos professores e tenho certeza que este será um semestre de muito aprendizado e de muitos bons projetos na nossa escola”, disse.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

5 comentários »

Vídeo com imagens de assalto a mansão no Calhau

0comentário

A Polícia Civil, por meio do 9º Distrito Policial, abriu inquérito para investigar o roubo à residência de propriedade do empresário Antônio Eldomar Rocha, ocorrido, nesta segunda-feira (21), na Rua 42, bairro do Calhau, na capital maranhense (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Pedro Ribeiro, por volta das 8h30, cinco homens fortemente armados, em um veículo Pegeout prata, se deslocaram para o local, invadiram a residência e anunciaram o assalto. Na ocasião, estavam dentro do imóvel o pedreiro e a secretária do proprietário, que foram feitos de reféns. Os indivíduos subtraíram da casa dois notebooks, a quantia de R$ 6mil, joias e roupas.

De acordo com a PM, o bando fez as vítimas de escudo humano para se evadir do local. No momento da fuga os criminosos trocaram tiros com a polícia, que estava fazendo ronda no bairro.

As Polícias Civil e Militar intensificaram as buscas, a fim de prender os envolvidos do caso. Veja as imagens:

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

 

sem comentário »

Lobão Filho recebe apoio de mais lideranças

2comentários

O candidato a governador Lobão Filho (PMDB) foi recebido nesta segunda-feira em almoço com prefeitos de 60 municípios maranhenses, a convite da governadora Roseana Sarney, os gestores municipais reiteraram o apoio ao senador peemedebista. A reunião ocorreu um dia após Lobão Filho percorrer 13 municípios do médio sertão maranhense com a caravana Pra Frente Maranhão.

Além dos gestores municipais e da governadora do estado, estiveram presentes na reunião, os peemedebistas Gastão Vieira, candidato ao Senado pela chapa de Lobão Filho, o senador João Alberto e o ex-presidente da República, também senador, José Sarney.

Durante a reunião, todos os líderes fizeram questão de reafirmar o compromisso de seus municípios em eleger Lobão Filho. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), confirmou apoio à candidatura do peemedebista, mesmo filiado a um partido da oposição.

“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.

O prefeito do município Governador Edison Lobão, Evandro Viana (PRB), também acredita na continuação de um governo atuante. “O Lobão Filho faz parte de um grupo que já vem administrando o estado com seriedade. Nosso município hoje é um canteiro de obras, graças à parceria com este grupo político, então só podemos querer essa continuidade. Mudar pra quê? Pra parar? Queremos que nosso Maranhão siga progredindo”, declarou o líder municipal.

O município de Bom Jesus das Selvas, representado pela prefeita Cristiane Damião (PTdoB) também declarou apoio e o desejo de continuidade. “Lobão Filho é a continuidade do progresso, do nosso trabalho. Quando meu povo precisa de alguma coisa, ele recorre a mim, e eu quando preciso de alguma coisa recorro à governadora. Por isso essa continuidade é importante. Ele está na política há muito tempo, faz um excelente trabalho no Senado, tenho certeza que ele irá honrar o nome do pai que já fez tanto por esse estado”, disse confiante.

Em seguida, Lobão Filho esteve com lideranças de São Luís e do interior em seu comitê, onde recebeu mais demonstrações de apoio.

O presidente do grupo Força Jovem, eixo Itaqui-Bacanga, Don Diego, declarou seu apoio e destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude na capital. “Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, afirmou o líder comunitário.

O município de Lago da Pedra também esteve no comitê com uma comitiva de oito vereadores, a prefeita Maura Jorge (DEM) e o vice-prefeito Laércio Arruda (PTB). O vereador Thiago Sá (DEM) de Lago da Pedra destacou: “Admiramos o trabalho realizado pela família Lobão e seu grupo político no Maranhão. Somos um grupo unido e essa união está nas ruas levando a mensagem do senador. Temos total convicção de que essa força nos fará vitoriosos”

2 comentários »

Em um ano, reajuste concedido a professores municipais foi o dobro da inflação

10comentários
Professores mantêm greve, apesar do maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)

Professores  municipais mantêm greve há dois meses, apesar de terem obtido o maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)

A greve de professores da rede municipal de ensino de São Luís, que nesta terça-feira completará dois meses, transcorre em meio a uma situação intrigante, que diz respeito justamente à melhoria salarial, principal item da pauta de reivindicações da categoria. Contemplados, em apenas um ano, com dois reajustes que somam 12,5%, os docentes da capital maranhense podem se considerar privilegiados, pois o acréscimo aplicado aos seus vencimentos equivale a quase o dobro da inflação registrada no período, que foi de 6,37%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Raras foram as categorias profissionais em todo o país que tiveram ganho tão significativo em suas remunerações. Em junho do ano passado, os professores obtiveram 9,5% de reajuste. Com os 3% de reposição concedidos mês passado pela Prefeitura de São Luís ao funcionalismo, a classe do magistério foi mais uma vez favorecida. Sem contar que já ganham acima do piso nacional.

Apesar de terem sido beneficiados com o maior reajuste salarial da sua história, os professores, tendo à frente o sindicato da categoria, insistem em manter a greve, que tanto prejuízo já causou aos mais de 130 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Ao adotar postura tão radical, os educadores – se é que neste momento merecem ostentar tão nobre título – demonstram falta de bom senso e insensibilidade extrema com a situação de dezenas de milhares de crianças e adolescentes que dependem do seu trabalho e da sua boa vontade para vislumbrar um futuro melhor.

Obviamente, os professores merecem todos os ganhos possíveis, tendo em vista a atividade importante que exercem e o desgaste físico e psicológico ao qual são submetidos no dia a dia. Por outro lado, devem, mesmo diante das dificuldades, inerentes a tantas outras profissões, estar cientes do seu compromisso, algo que parecem ter esquecido em meio aos piquetes, assembleias gerais e ao ócio em que muitos passaram a viver neste período sem aulas.

Mesmo com os vencimentos reajustados em um percentual que chega a quase duas vezes o índice inflacionário, os professores se mantêm irredutíveis em seu propósito de continuar com a greve. E por sua intransigência começam a atrair para si a antipatia da sociedade, que já percebeu que a paralisação nunca teve razão de ser.

10 comentários »

Vacina contra hepatite A já está disponível em Paço do Lumiar

0comentário

vacinaA Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) convoca pais e responsáveis para levar até o dia 31 de julho, as crianças entre 1 e 2 anos para tomar a dose da vacina contra a Hepatite A. Em Paço do Lumiar, todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde estão abastecidas com as doses desta, e de outras vacinas do calendário infantil e adulto.

A mobilização estadual contra a Hepatite teve início no dia 14 de julho. As UBS e Centros de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A Hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.

Previna-se

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:

· Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;

· Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;

· Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;

· Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras, entre outros cuidados.

UBS e CS

UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Iguaíba; UBS Maioba; UBS Pirâmide; UBS; Itapera/Mocajituba; UBS Pindoba; UBS Lima Verde; CS Santa Rita de Cássia; CS Nsª Senhora da Luz; CS Vila São Pedro; CS Vila Cafeteira; CS Paranã; CS Nova Canaã; CS Vila São José.

sem comentário »

Ministério Público Eleitoral divulga lista definitiva com 23 impugnações

0comentário
Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados

Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados

A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) concluiu a lista com os nomes dos 23 candidatos impugnados. Cada candidato tem o prazo de sete dias, depois da notificação, para recorrer. Todas as impugnações deverão ser julgadas até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição.

Entre os impugnados estão quatro deputados estaduais: Cleide Coutinho (PSB), Hemetério Weba (PV), Magno Bacelar (PV) e Raimundo Nonato Alves Pereira, o Raimundo Louro (PR).

O último nome acrescido à lista foi o de Hildon Marques, que teve contas públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim como Hildon Marques, a maioria dos 23 candidatos impugnados pela PRE/MA foi com base na Lei da Ficha Limpa.

Segue a lista completa dos candidatos impugnados:

impugnados3

sem comentário »

Celular escondido em saco de biscoito

0comentário
Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista

Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista

Policiais militares flagraram, no último sábado, mais uma mulher tentando entrar com um celular em uma unidade do sistema prisional do Maranhão. Enedina Silva Campos, 43 anos, moradora da Cidade Olímpica, levava o aparelho escondido em um pacote de biscoito para ser entregue a um detento da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, possivelmente o seu companheiro.

A ocorrência foi registrada por volta das 10h30 por policiais militares que faziam a revista em familiares que visitariam presos da unidade. O caso foi divulgado em boletim enviado diariamente à imprensa pelo Batalhão de Choque da PM.

Enedina foi conduzida sem lesões corporais ao Plantão Central do Cohatrac para que fossem tomadas as providências cabíveis.

sem comentário »