Roseana inaugura Unidade de Segurança Comunitária do Coroadinho

0comentário
Governadora Roseana Sarney e o comandante da PM, Zanoni Porto, descerram a placa de inauguração da USC

Governadora Roseana Sarney e o comandante da PM, Zanoni Porto, descerram a placa de inauguração da USC

A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (30), a Unidade de Segurança Comunitária (USC) Bom Jesus/Coroadinho, em São Luís. Acompanhada do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a governadora disse que a estratégia é contar com o apoio dos moradores para combater a criminalidade. “O projeto da USC é uma realidade no Maranhão e serve de exemplo para todo o país”, declarou.

Roseana Sarney disse que o local é, na verdade, um centro comunitário de convergência onde os moradores que devem colaborar com a polícia. “O atendimento é 24 horas, uma unidade que dispõe de equipamentos para combater a criminalidade”, ressaltou.
A governadora revelou que outras 18 USCs estão sendo construídas no interior do estado em municípios como Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Timon, entre outros. Somente em obras e reaparelhamento da polícia os investimentos superam R$ 100 milhões, somente em 2014.

A USC Bom Jesus/Coroadinho está localizada na Avenida José Sarney, s/nº. A Unidade de Segurança vai contar com um aparato de 60 policiais, 3 viaturas, 8 motocicletas, além do sistema de videomonitoramento. O espaço também é destinado à inclusão social dos moradores, com a oferta de cursos profissionalizantes e projetos sociais.

“É um projeto diferenciado, pois além do seu trabalho ostensivo de combate ao crime, alia também o trabalho social”, declarou o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. Ele revelou que a proposta nasceu a partir das ideias das Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro, mas foi aprimorado e incluiu a participação da sociedade como parceira. “Hoje temos o reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que apresenta o projeto para os demais estados da federação como modelo a ser adotado de resultado positivo”, destacou.

Roseana Sarney afirmou que as USCs contribuem para a redução da criminalidade

Roseana Sarney afirmou que as USCs contribuem para a redução da criminalidade nas regiões onde são instaladas

O comandante da USC, capitão Joselito Mendes, disse que o trabalho na área foi definido após um levantamento de toda a comunidade. “Fizemos um mapeamento de todas as ruas, conversamos com as lideranças das comunidades do Coroadinho e definimos que o trabalho será desenvolvido com o apoio de motos”, revelou. As vias dos 28 bairros que compõe o Polo Coroadinho vão ser patrulhadas de motos pelo Esquadrão Tigre.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a USC nasceu de uma proposta do governo estadual de combater a criminalidade de maneira efetiva em 2009. “Os investimentos foram fundamentais, pois saímos de 7 mil para 9 mil o número de PMs, houve renovação da frota nos municípios, ampliamos de um para cinco os comandos na região metropolitana; de 11 para 16 o número de batalhões e de 13 para 16 as Companhias Independentes”, revelou.

Ele disse que o trabalho dos policiais na UCS vai precisar da colaboração dos moradores. “A regra é manter o estado civilizado, nossa meta é atender os 28 bairros que compõem o polo, beneficiando mais de 80 mil pessoas que moram na área”.

Videomonitoramento

Governadora Roseana e secretário Marcos Affonso na sala de videomonitoramento da USC Coroadinho

Governadora Roseana e secretário Marcos Affonso na sala de videomonitoramento da USC Coroadinho

Considerada uma das principais armas de combate ao crime, o sistema de videomonitoramento do Polo Coroadinho vai contar com 10 câmeras de alta resolução instaladas nos pontos mais críticos da área.

As câmeras de videomonitoramento, que têm um alcance óptico de 600 metros (mais zoom digital, podendo chegar a 1.000 metros), irão permitir o controle 24 horas por dia, de toda a movimentação na área. Os equipamentos estão interligados a um centro de comando na própria USC e também ao Ciops, na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Os equipamentos devem ajudar na prevenção e combate à criminalidade.

Moradores

A inauguração da UCS Bom Jesus/Coroadinho deixou os moradores satisfeitos. Segundo o presidente da União de Moradores do Bom Jesus, Maximiano Cantanhede, a iniciativa é pioneira no bairro e vai mudar a realidade dos moradores. “Vai valorizar a nossa área, as nossas casas, esperamos ver no futuro um bairro sem violência”, declarou.
A área da USC foi doada pela União de Moradores que fez um grande esforço para contar com a unidade em funcionamento. Segundo João Batista Moraes, que há 30 anos mora na comunidade, a UCS é um alívio e um alento para todos.
“Representa a chegada da paz, da tranquilidade para as famílias que vivem aqui. Muitos pensavam em sair daqui pela falta de segurança, mas agora já começamos a sentir a mudança, esse é um grande investimento que vai mudar o nosso bairro”, considerou.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

sem comentário »

Quando deputado, Dino tentou ensinar Congresso a legislar, mas tomou lição do Supremo

1comentário
Arrogância de Flávio Dino esbarrou no saber jurídico do ministro Celso de Mello

Arrogância de Flávio Dino esbarrou no saber jurídico do ministro Celso de Mello

O candidato comunista ao governo, Flávio Dino, tomou uma verdadeira lição do Supremo Tribunal Federal ao tentar modificar uma norma adotada pela Congresso Nacional referente à tramitação de Medidas Provisórias. Em abril de 2009, o então deputado federal, que acabara de trocar a magistratura pela política, ajuizou ação no STF com a intenção de alterar a referida regra, mas seu argumento foi sumariamente rejeitado pela corte, fazendo-o engolir a seco toda a sua arrogância.

Dino contestou, via mandado de segurança, a prática das mesas diretoras do Congresso Nacional (Câmara e Senado) de enviar projetos de conversão de Medidas Provisórias (MPs) aos respectivos plenários, sem que antes seus textos fossem avaliados por comissão mista incumbida de julgar a admissibilidade das matérias no âmbito do Poder Legislativo.

Para tanto, tentou juntar ao processo notas taquigráficas de uma sessão pública da Câmara Federal como elementos de prova. Entretanto, o ministro Celso de Mello determinou sua exclusão dos autos e ordenou a devolução da petição e das referidas notas à defesa.

Ao fazê-lo, Celso de Mello argumentou que “não se justifica”, em sede de mandado de segurança, a produção tardia de documentos, eis que estes hão de ser produzidos pelo impetrante quando do ajuizamento da referida ação constitucional, conforme adverte a própria corte.

Com base nesse entendimento e nas informações prestadas pelos presidentes da Câmara e do Senado, que descaracterizaram a necessidade urgente da concessão de liminar, Celso de Mello rejeitou o pedido feito por Dino.

Em sua decisão, o ministro frisou não ter verificado a existência de plausibilidade jurídica e nem a possibilidade de dano irreparável caso a liminar não fosse concedida, requisitos que justificariam a concessão do pleito.

Do alto de sua soberba, o comunista sucumbiu ao saber jurídico do ministro, lição que certamente nunca esqueceu.

Leia aqui matéria publicada no site do STF informando sobre a rejeição da liminar pleiteada por Flávio Dino.

1 comentário »

Lancenet diz que Frota faz jogo duro pelo volante Jonas, cobiçado pelo Corinthians

0comentário

jonas2

Em entrevista ao site oficial do clube maranhense, o presidente Sergio Frota falou grosso e garantiu que Jonas não será liberado facilmente para o Corinthians ou qualquer outro clube da Série A do Brasileirão.

- Aqui, quem manda sou eu. Ninguém do Corinthians nunca me procurou. O que houve foram sondagens de empresários falando em nome do clube, e com propostas muito abaixo do valor da multa. O Jonas tem contrato com o Sampaio até o final do ano que vem e seus direitos federativos pertencem ao clube – declarou o mandatário.

- Sondaram o Eloir, o Correia, Edgar, mas não tenho intenção de vender ninguém. Estou focado na Série B e vamos manter o grupo forte até o fim da competição – completou o Sergio Frota, citando outros jogadores que despertaram interesse de clubes brasileiros.

QUEM É ELE…

Nome: Jonas Gomes de Sousa
Data de Nascimento: 08/10/1991 (22 anos)
Natural: Teresina (PI)
Posição: volante
Altura e peso: 1,80m e 79 kg
Clubes: Piauí (2011), Comercial-PI (2012) e Sampaio Corrêa

sem comentário »

Lobão Filho discute relacionamento entre governo e igreja com líderes evangélicos

0comentário
Lobão Filho discutiu com pastores de várias congregações relacionamento entre o governo e as igrejas evangélica do Maranhão

Lobão Filho discutiu com pastores de várias congregações relacionamento entre o governo e as igrejas evangélica do Maranhão (Fotos: Júnior Foicinha)

O candidato ao governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB), reuniu-se, nesta segunda-feira (30), em São Luís, com lideranças evangélicas para discutir o relacionamento entre o governo e as igrejas do Maranhão. Pastores e membros de diversas congregações compareceram ao evento e discutiram propostas de alianças para o desenvolvimento de serviços sociais em prol do estado.

“O governo não pode financiar a igreja, mas pode instrumentá-la para que vocês atuem na sociedade junto ao governo. A igreja é um bom caminho, por exemplo, para tirar os jovens das drogas. Não vou tirar os jovens do crack com a polícia, mas pela fé e pela alma e não há como chegar ao coração das pessoas sem vocês”, afirmou Lobão Filho aos pastores.

O missionário Vilas Boas, presidente da Unipas (União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários) no Maranhão levantou a necessidade de albergues e casas de repouso para abrigar mendigos no estado. “Nós capelães distribuímos alimentos e cobertores à noite para os moradores de rua, mas não temos para onde leva-los”. Vilas Boas citou o exemplo de estados como São Paulo e Santa Catarina em que o estado oferece albergues com banho e dormitório para que essas pessoas passem a noite.

Lobão Filho propôs um serviço em larga escala, equiparando o trabalho de todos os pastores à capelania. “Minha proposta é que os pastores não se direcionem apenas aos fieis, mas que assistam às famílias em situações de dificuldade, aos presos e demais setores da sociedade carente de amparo espiritual”, sugeriu. “Há traficantes nas portas das escolas e a igreja é o exército do bem para enfrentar esse mal. Para enfrentar o traficante, o governo tem a polícia, mas a igreja é uma grande aliada das vítimas”, completou.

Juventude

Pastor enumera ao candidato ao PMDB assuntos de interesse das igrejas evangélicas

Pastor enumera ao candidato ao PMDB assuntos de interesse da comunidade evangélica do Maranhão

O estudante Mizael Junior, participante do programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, destacou a participação do senador Lobão Filho na aprovação do programa no Congresso Nacional e afirmou que o candidato tem muito a fazer pela juventude do estado. “A juventude evangélica apoia Lobão Filho. Em terra que o comunismo pisa não cresce grama. Quem conhece a verdade, não apoia o outro lado”, declarou.

Lobão Filho recebeu as orações dos líderes evangélicos para a obtenção de inteligência emocional e habilidade para lidar com as pressões da reta final da campanha. O candidato agradeceu as preces e finalizou o evento com um pedido. “Não venho aqui pedir votos, mas peço que vocês orem para que seja escolhido o melhor candidato para o Maranhão. O nosso estado pode ser muito maravilhoso para o nosso povo e, se Deus permitir, há de ser muito em breve”.

sem comentário »

Workshop sobre linguagem e matemática em Paço do Lumiar

0comentário
Workshop envolveu 172 professores e 19 coordenadores pedagógicos para aperfeiçoar prática pedagógica

Workshop envolveu 172 professores e 19 coordenadores pedagógicos para aperfeiçoar prática pedagógica

Os professores da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar que desenvolvem o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) participaram nos dias 26 e 27 de setembro de workshop com oficinas de jogos matemáticos.

O workshop envolveu 172 professores e 19 coordenadores pedagógicos com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a prática pedagógica na perspectiva do letramento em linguagem e matemática.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Paula Pires, “os encontros ampliam as reflexões sobre as experiências em sala de aula com resultados expressivos no aprendizado de alunos do 1º e 3º ano”.

Paço do Lumiar aderiu ao PENAIC no início de 2013 e já está na segunda etapa da formação que prevê a alfabetização de alunos do 1º ciclo até os 8 anos de idade.

Metodologia

As oficinas aconteceram em forma de rodízio e cada professor confeccionou seu próprio acervo de jogos que irá compor sua caixa pedagógica. “Nossa meta é atingir mais de 200 professores e alfabetizar 100% das nossas crianças até os oito anos de idade elevando o índice do IDEB do município”, ressaltou a coordenadora municipal do PENAIC, Izoila Lucena.

A equipe de orientadores de estudos é formada por nove professores efetivos da rede com formação ministrada por técnicos Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar (Semed).

sem comentário »

Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal

0comentário

Para alertar a população sobre a carência estrutural e a defasagem salarial sofridas pelos membros da Advocacia Geral da União (AGU), Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais com atuação no Maranhão vão paralisar suas atividades, nesta quarta-feira (1º de outubro).

A mobilização é parte do Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal. Em São Luís, os participantes se concentrarão na seção maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), no Calhau, a partir das 10h.

No Maranhão, as atividades da AGU são exercidas por 68 membros, sendo 13 Advogados da União, 20 Procuradores da Fazenda Nacional e 35 Procuradores Federais, todos genericamente denominados advogados públicos federais. Em todo Brasil se encontram em atividade mais de 7.000 advogados públicos federais.

Os Advogados públicos federais orientam governantes, principalmente, nos atos que geram despesas para os cofres públicos, evitando a má aplicação dos recursos públicos e defendem a União Federal em causas judiciais. Esses advogados garantem a execução de políticas públicas (conjunto de ações do Estado para o bem coletivo), seja pela defesa judicial ou pelo assessoramento jurídico aos dirigentes do governo federal. Por exemplo: assessorando a criação e defendendo o sistema de cotas e o ENEM, na área educacional; assessorando a criação e execução das obras do PAC, na área de infraestrutura, assessorando e defendendo a implementação do programa bolsa família e minha casa minha vida, na área social, a demarcação de áreas indígenas e de territórios de quilombolas, entre outras políticas públicas.

Atuam, ainda, na cobrança e recuperação dos créditos públicos (da União e de suas autarquias e fundações públicas), bem como no combate ao mau uso do dinheiro público.

REIVINDICAÇÕES

No centro das reivindicações da mobilização desta quarta está a concessão da autonomia à Advocacia-Geral da União, como já ocorre com a Magistratura, com o Ministério Público e, mais recentemente, como à Defensoria Pública. Este é um dos objetivos da Proposta de Emenda à Constituição nº 82/2007.

“Esta falta de autonomia resulta em problemas como ausência de estrutura predial, de logística e de pessoal. Os advogados públicos federais vêm sendo remunerados com subsídios e até mesmo verbas indenizatórias inferiores aos que são pagos às demais carreiras jurídicas”, explica o Advogado da União e um dos líderes da paralisação da categoria no Maranhão, Leonardo Marques.

Segundo os advogados públicos federais, o Governo Federal trata a AGU de modo discriminatório e insensível, apesar das três greves deflagradas pela categoria em menos de uma década. “Se estas greves não tivessem ocorrido, o cenário da AGU seria ainda mais dramático”, completa Marques.

A categoria também defende o Projeto do Novo Código de Processo Civil, que modifica os honorários de sucumbência e garante que o advogado público também possam recebê-los . Honorário de sucumbência é o valor pago ao advogado da parte vencedora pela parte vencida em uma disputa judicial. Atualmente, os únicos advogados a não receberem os honorários são os advogados públicos federais, uma vez que todos os advogados privados e a grande maioria dos advogados públicos estaduais e municipais já recebem.

CONCENTRAÇÃO DA MOBILIZAÇÃO

Na OAB-MA, no Calhau (Rua Dr. Pedro Emanoel de Oliveira, Nº01), a partir das 10h.

sem comentário »

Modernizado, antigo PAM Diamante agora é Centro de Especialidades Médicas

0comentário
Roseana e o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, descerram placa  marcando reinauguração da unidade de saúde

Roseana Sarney e o subsecretário de Saúde, José Márcio Leite, descerram placa marcando inauguração da unidade de saúde

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Saúde, em exercício, José Marcio Leite, inauguraram, nesta segunda-feira (29), o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante, prédio do antigo PAM Diamante. No local também será a nova sede do Laboratório Central de Saúde Publica do Maranhão (Lacen). Com essa obra, já são 61 unidades do Programa Saúde é Vida entregues pelo governo do Estado, em São Luís e no interior do Maranhão, que se somam a 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo cinco na capital e as demais no interior.

“Estou muito emocionada de estar aqui, hoje, para reabrir as portas do PAM Diamante. Esta reabertura significa muito mais do que reinaugurar uma unidade de atendimento. O PAM Diamante, com sua nova estrutura, foi planejado para complementar a rede de hospitais da nossa cidade. Quem vier aqui vai encontrar tudo de melhor que há em equipamento, serviços e, também, profissionais preparados para prestar um atendimento de primeira”, disse a governadora.

Roseana Sarney aproveitou para anunciar que nesta terça-feira (30) inaugura a 11ª UPA, desta vez beneficiando moradores do bairro Vila Luizão e adjacência. “De 2009 até este ano apenas com os hospitais de 20 e 50 leitos já temos 48 em pleno funcionamento. O Maranhão ganhou mais 1.130 leitos. Em São Luís, o número de médicos subiu de 730 para 948; no interior do estado, este número subiu de 230 para 707 médicos”, enumerou a governadora ao falar do sucesso do Programa Saúde é Vida. Ela ressaltou ainda que outras três unidades do programa – nos municípios de Nova York, São João do Paraíso e Bequimão – estão em pleno funcionamento e prontas para serem inauguradas.

Roseana se disse emocionada por reabrir portas do PAM Diamante à população

Roseana se disse emocionada por reabrir as portas do PAM Diamante ao povo, com nova estrutura e profissionais preparados

“Entregamos o Carlos Macieira e também o Hospital Geral especializado no tratamento do câncer em nosso estado. Além do mais, continuamos com o nosso programa de inaugurações e construindo cinco grandes hospitais em Pinheiro, Balsas, Chapadinha, Imperatriz e Caxias”, citou. Ela ressaltou que estão em andamento o hospital de Viana e em reforma os hospitais de Bacabal e Timon. “É importante que se diga que todas essas obras já têm recursos garantidos em caixa para que sejam entregues à população. Estou certa que o meu governo realiza uma revolução na Saúde”, completou a governadora.

Serviços

No Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante serão ofertadas à população, consultas especializadas nas áreas de cardiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, proctologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, cirurgia geral, ginecológica, torácica, plástica, buco maxilo, neurocirurgia, e exames de densitometria óssea, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, holter, mapa, ecodoppler vascular, teste ergométrico, urodinâmica, citoscopia e penioscopia.

Governadora recebeu o carinho de funcionários e admiradores durante a inauguração

Governadora recebeu o carinho de funcionários e admiradores na inauguração do Centro de Especialidades Médicas

O secretário em exercício José Marcio Leite disse que a inauguração é uma conquista da sociedade, principalmente da população que não dispõe de plano de saúde. “Estamos inaugurando aqui um serviço vital para esta cidade e para o estado do Maranhão. Na atenção primária são atendidos e resolvidos 60% dos casos mais simples e aqui serão tratados os casos onde há suspeita de diagnóstico de um problema mais complexo. Aqui estão os equipamentos e os profissionais que propiciam essa confirmação de diagnóstico”, explicou José Marcio Leite.

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen), por sua vez, será responsável pelo diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade, atendendo as Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental dos 217 municípios do Maranhão. Entre os exames que serão realizados no local está o para detectar suspeitas de meningite, que até então era encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, segundo informou José Marcio Leite.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

sem comentário »

São Luís mais 6 municípios também terão força federal durante as eleições 2014

0comentário

Em face da urgência, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu monocraticamente na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro, deferir o pedido de requisição de força federal para São Luís, São José de Ribamar, Coroatá, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, São Vicente de Férrer e Cajapió.

A autorização se deu após a ministra acolher os motivos apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão com vistas a garantir a normalidade e a lisura do pleito no próximo dia 5 de outubro nos referidos municípios.

“Verifico que, de fato, as justificativas apresentadas para o deferimento são sinalizadoras da necessidade de auxílio pelas tropas federais para a garantia da ordem pública nestes municípios durante as eleições 2014. Ademais, deve-se considerar a manifestação do Governo Estadual que considerou indispensável o reforço da segurança mediante o envio de homens do Exército para atuar no dia do pleito juntamente com as forças de segurança estaduais”, disse a ministra em sua decisão.

Com mais estes deferimentos, já somam em 17 o número de cidades maranhenses que terão força federal em 2014. As demais são: Santa Luzia, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo das Vieiras, São Mateus, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Nova Olinda e Benedito Leite.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

sem comentário »

Em reta final de campanha, Zé Inácio percorre vários municípios

0comentário
Zé Inácio fez comício em Fortuna e obteve apoio do povo

Zé Inácio fez comício em Fortuna e obteve apoio do povo, que reconheceu seu trabalho em prol do município

O município de Fortuna mais uma vez recebeu a visita do candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT). Dessa vez, um grande comício realizado no povoado Barro Preto, com a presença do prefeito, Arlindo Filho, secretariado, vereadores, lideranças politicas e correligionários, levou centenas de eleitores a conhecer um pouco mais da trajetória política do petista.

A agricultora rural de Barro Preto Maria Celestina Oliveira da Silva declarou que ela e a família votam 13 123. “Lá em casa todo mundo é 13123. Zé Inácio sempre deu atenção ao nosso povo quando a gente chegava ao Incra. Não temos como não eleger esse homem”.

Zé Inácio, como gestor público, conseguiu liberar recursos para o município de Fortuna para a construção de estradas em áreas de assentamentos, incluindo Barro Preto. Também nesse período foram liberadas máquinas como patrol, retroescavadeira, caçamba e carro-pipa.

Para o prefeito Arlindo Filho, Zé Inácio é o candidato a deputado estadual com maior qualificação para representar a classe trabalhadora e o homem do campo na Assembleia Legislativa. “Como gestor público, Zé Inácio sempre foi comprometido e dedicado às ações referentes à agricultura familiar e à reforma agrária. Por esse motivo, acredito que será um candidato do povo. Estamos juntos nessa luta!”, declarou Arlindo Filho.

O presidente da Câmara Municipal, Vitorino Antunes, declarou que Zé Inácio será o candidato mais bem votado em Fortuna, porque o povo sabe reconhecer o que ele fez pelo município. “Zé Inácio, em parceria com o prefeito Arlindo Filho, deu qualidade de vida para o homem do campo de nossa terra. Hoje os caminhos de acesso nos assentamentos são outros, porque o povo tem estrada para sair de suas localidades e vender o que produz”, destacou Vitorino Antunes.

É do povo

Petista comandou carreata em Paulino Neves, cidade onde também deverá ter votação expressiva

Petista comandou carreata em Paulino Neves, cidade onde também deverá ter votação expressiva

Ainda em atividades constantes por todo o Maranhão, Zé Inácio esteve em Tutóia, onde se reuniu com uma grande quantidade de lideranças comunitárias de vários povoados que o apoiam, como é o caso de Bebedouro, Bel’água, Santa dos Cavalos, Curralino, Mutamba, Barro Duro, Santa Rosa do Jardim, Bom Gosto, Paxicá, Lagoinha, Santa Clara, Itaperibe e a própria sede. O evento foi organizado por membros do PT de Tutóia.

Ainda em Tutóia, Zé Inácio, acompanhado do vereador Osvaldo Sousa Filho, esteve no povoado Cana Brava, na Vila Cauã, levando suas propostas ao conhecimento das famílias da comunidade.

Carreata no Areial

No município de Paulino Neves, o candidato petista teve uma agenda bastante extensa. Participou de uma carreata no na localidade Areial, que percorreu a sede do município, e de uma reunião com lideranças de Barreirinhas e Paulino Neves, no povoado Prata. A reunião foi liderada por Gerson Rocha Soeiro (Paulino Neves) e Mariana Pires dos Santos (Barreirinhas).

De Paulino Neves estiveram presentes lideranças de Passagem do Lago, Marajá, Prata, Cardosa, Simplício, Contenda, Barrocão e Anajá. Do município de Barreirinhas estiveram representantes das comunidades de Gira Mundo, PE Riachinho, Ponta do Buriti, Marcelinho, Goiabal, Quebra II, Santa Cruz, Mioa e Passagem do Gado.

Em seguida, Zé Inácio liderou uma grande carreata, que teve inicio no povoado Água Riquinha, com destino à sede do município Paulino Neves. O evento foi organizado pelas lideranças Pedro da Barriquinha, Duca Emidio e Jeziel do Carmo e contou com a presença maciça das comunidades em torno, São Domigos, Meladinho, Tingedor e Barriquinha.

sem comentário »

Lista de secretariáveis de Flávio Dino tem vários processados e condenados

11comentários
José Reinaldo teria sido indicado pela Sinfra, mesmo tendo sido preso por irregularidades na pasta em seu governo

José Reinaldo teria sido indicado pela Sinfra, mesmo tendo sido preso por irregularidades na pasta em seu governo

Os comunistas do Maranhão mantêm inabalável a fé na vitória do seu líder máximo, Flávio Dino, e já até montaram uma lista com os nomes dos possíveis secretários estaduais que serão nomeados e empossados no dia 1º de janeiro de 2015. Faltando sete dias para a eleição, a relação circula nas redes sociais, com ampla repercussão. Nos bastidores comunistas circula a informação de que caso não seja a própria pessoa apontada na lista a assumir a secretaria, esta terá pelo menos o poder de indicar quem ocupará a pasta

Entre os secretariáveis estão figuras carimbadas da política local, conhecidos muito mais pela má condutora ao ocupar cargos públicos. Alguns são réus em processos por irregularidades em suas respectivas gestões, enquanto outros já foram até condenados.

Um dos auxiliares do “futuro” governo de Flávio Dino é o empresário piauiense Dedé Macedo, um dos maiores financiadores da campanha de Dino, que mantém relação controversa com empresas e políticos maranhenses e é dono do helicóptero usado para transportar o comunista em suas viagens pelo estado. Ele teria sido indicado para ocupar a Secretaria de Transparência, pasta que será criada especialmente para acomodá-lo.

A poderosa Secretaria de Infraestrutura será dada ao ex-governador José Reinaldo Tavares, candidato a deputado federal nestas eleições. A indicação é, no mínimo intrigante, já que foi justamente nessa pasta que ocorreram as irregularidades que resultaram na prisão do Tavares e outros membros do seu governo por envolvimento em desvio de recursos públicos investigados pela Operação Navalha, deflagrada pela Polícia Federal em 2007.

Condenado no episódio da demolição do Costa Rodrigues, Weverton já teria sido indicado para voltar à Sedel

Condenado no episódio da demolição do Costa Rodrigues, Weverton já teria sido indicado para voltar à Sedel

Outro que integra a lista é o deputado federal Weverton Rocha (PDT). Ele seria contemplado com a Secretaria de Desportos e Lazer (Sedel), a mesma que ocupou no governo do falecido Jackson Lago, quando houve a demolição do Ginásio Costa Rodrigues, por ele autorizada, mediante o pagamento de R$ milhões à construtora responsável pela obra. Por causado episódio, Weverton teve os bens bloqueados pela Justiça, a pedido do Ministério Público (recorde).

O ex-deputado estadual Rubens Pereira, pai do deputado estadual Rubens Jr. (PCdoB), que concorre a uma vaga na Câmara Federal, também faz parte da relação. Ele ocuparia a Secretaria de Educação, uma das pastas mais cobiçadas em qualquer governo. Detalhe: o indicado foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos e a devolver R$ 759,6 mil aos cofres do Estado, além de estar proibido de contratar ou receber incentivos financeiros do poder público devido a irregularidades registrados no período em que foi prefeito de Matões, na década de 90.

Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por má gestão na Sema, mas poderá voltar a comandar ou indicar nome para a pasta

Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por má gestão na Sema, mas poderá voltar a comandar ou indicar nome para a pasta

Em 2006, Rubens Pereira deixou de ser candidato a deputado, colocando o filho em seu lugar, por causa condenações parecidas.O ex-deputado foi acusado pelo Ministério Público de desviar convênios de associações, especialmente na área de eletrificação rural. O pai do deputado comunista usou o nome de 21 pessoas no golpe.

O deputado Othelino Neto (PCdoB), outro que tenta renovar o mandato, é cotado para voltar à Secretaria de Meio Ambiente, pasta que comandou nos governos de José Reinaldo Tavares e Jackson Lago, com desempenho reprovado pela Justiça. Othelino foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos por ter cometido atos de improbidade administrativa ambiental, concessão de licença sem cumprimento de formalidades legais e omissão do dever de fiscalização pelo juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, Manoel Matos de Araújo Chaves

A lista publicada é composta somente por aliados do candidato Flávio Dino, com os quais o comunista pretende contar no mandato que ele já dá como certo. Confira:

Secretário-Chefe da Casa Civil – Márcio Jerry
Secretário-Chefe da Ass. Programas Especiais – Sálvio Dino
Secretaria de Estado da Mulher – Daniela Lima
Secretário-Chefe do Gab. Militar – Francisco Melo
Secretaria da Transparencia (pasta nova) – Dedé Macedo
Secretaria de Estado Assuntos Políticos – Marcelo Tavares
Secretaria de Estado da Comunicação Social – Aline Louise
Secretaria de Estado da Fazenda – Abdelaziz Santos
Secretaria de Estado da Segurança Pública – Jefferson Portela
Secretaria de Estado da Justiça e Adm. Penitenciária – Raimundo Cutrim
Secretaria de Estado da Ciência, Teconologia e Ensino Superior – Waldir Maranhão
Secretaria de Estado da Educação – Rubens Pereira
Secretaria de Estado da Infraestrutura – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Estado da Saúde – Simplicio Araújo
Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano – Raimundo Guanabara
Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura – Edilson Araujo
Secretaria de Estado do Des. Agrário e Agricultura Familiar – Patricia Vieira
Secretaria de Estado do Des. Social – Leny Régia
Secretaria do Esporte e Lazer – Weverton Rocha
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais – Othelino Neto
Secretaria de Estado da Cultura – Renato Dionisio
Secretaria de Estado Extraordinaria da Igualdade Racial – Eliziane Gama
Secretaria de Estado Extraordinaria de Assuntos Estratégicos – Pinto Itamaraty
Sec. De Estado Extraordinaria da Juventudade – Pablo Lima
Sec. De Estado Extraordinaria de Articulação Institucional – Marcio Jardim

11 comentários »