Mesmo com greve de professores, Prefeitura inicia segundo semestre em escolas

1comentário
O reinício das aulas ocorreu nesta segunda-feira (21), respeitando o calendário escolar

O reinício das aulas ocorreu nesta segunda-feira (21), respeitando o calendário escolar

A Prefeitura de São Luís iniciou nesta segunda-feira (21) o segundo semestre letivo nas escolas públicas do município, apesar da greve de professores, que hoje completa dois meses, sem previsão de desfecho. Atualmente, a rede municipal de ensino possui 85 mil estudantes, distribuídos em 252 escolas.

O secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou o cumprimento do calendário escolar no recomeço das aulas. “Agradeço a Deus a graça de podermos iniciar mais um semestre letivo em nossas escolas. Tenho a certeza que teremos bons resultados, com a atuação da nossa competente equipe pedagógica e com a vontade que nossas crianças têm de aprender”, declarou.

O reinício das aulas contou com uma programação diferenciada na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Pedro Marcosini Bertol, no bairro do Jaracaty. As crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico. Estudantes e docentes participaram do hasteamento da bandeira, hino nacional e um momento de oração.

Revisão

Crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico

Crianças foram recebidas com atividades de acolhida pelos professores e reforço do sentimento cívico

Em sala de aula, o primeiro dia foi direcionado à revisão do conteúdo aprendido no semestre anterior e as atividades foram encerradas com um lanche coletivo. A U.E.B. Pedro Marcosini Bertol atende 229 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“Fizemos o possível para que nossas crianças se sentissem acolhidas e bem recebidas, de modo que pudessem começar o novo semestre com toda vontade de aprender”, frisou a gestora adjunta da escola, Soraia de Fátima Nunes Pinheiro.

Na U.E.B. Maria Rocha, no bairro da Areinha, que atende 308 crianças do Ensino Fundamental, os estudantes estavam ansiosos pelo reinício das aulas. “Estou muito animada com o início de mais esse semestre”, comentou a estudante Carolina Silva, do 5º ano.

A gestora da U.E.B. Maria Rocha, Miriam de Jesus Passos Martins, informou que a volta às aulas foi tranquila. “Esperamos os estudantes com toda a estrutura de que a escola dispõe. Confiamos no trabalho dos nossos professores e tenho certeza que este será um semestre de muito aprendizado e de muitos bons projetos na nossa escola”, disse.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

1 comentário »

Vídeo com imagens de assalto a mansão no Calhau

0comentário

A Polícia Civil, por meio do 9º Distrito Policial, abriu inquérito para investigar o roubo à residência de propriedade do empresário Antônio Eldomar Rocha, ocorrido, nesta segunda-feira (21), na Rua 42, bairro do Calhau, na capital maranhense (assista ao vídeo abaixo).

Segundo o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Pedro Ribeiro, por volta das 8h30, cinco homens fortemente armados, em um veículo Pegeout prata, se deslocaram para o local, invadiram a residência e anunciaram o assalto. Na ocasião, estavam dentro do imóvel o pedreiro e a secretária do proprietário, que foram feitos de reféns. Os indivíduos subtraíram da casa dois notebooks, a quantia de R$ 6mil, joias e roupas.

De acordo com a PM, o bando fez as vítimas de escudo humano para se evadir do local. No momento da fuga os criminosos trocaram tiros com a polícia, que estava fazendo ronda no bairro.

As Polícias Civil e Militar intensificaram as buscas, a fim de prender os envolvidos do caso. Veja as imagens:

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

 

sem comentário »

Lobão Filho recebe apoio de mais lideranças

1comentário

O candidato a governador Lobão Filho (PMDB) foi recebido nesta segunda-feira em almoço com prefeitos de 60 municípios maranhenses, a convite da governadora Roseana Sarney, os gestores municipais reiteraram o apoio ao senador peemedebista. A reunião ocorreu um dia após Lobão Filho percorrer 13 municípios do médio sertão maranhense com a caravana Pra Frente Maranhão.

Além dos gestores municipais e da governadora do estado, estiveram presentes na reunião, os peemedebistas Gastão Vieira, candidato ao Senado pela chapa de Lobão Filho, o senador João Alberto e o ex-presidente da República, também senador, José Sarney.

Durante a reunião, todos os líderes fizeram questão de reafirmar o compromisso de seus municípios em eleger Lobão Filho. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), confirmou apoio à candidatura do peemedebista, mesmo filiado a um partido da oposição.

“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.

O prefeito do município Governador Edison Lobão, Evandro Viana (PRB), também acredita na continuação de um governo atuante. “O Lobão Filho faz parte de um grupo que já vem administrando o estado com seriedade. Nosso município hoje é um canteiro de obras, graças à parceria com este grupo político, então só podemos querer essa continuidade. Mudar pra quê? Pra parar? Queremos que nosso Maranhão siga progredindo”, declarou o líder municipal.

O município de Bom Jesus das Selvas, representado pela prefeita Cristiane Damião (PTdoB) também declarou apoio e o desejo de continuidade. “Lobão Filho é a continuidade do progresso, do nosso trabalho. Quando meu povo precisa de alguma coisa, ele recorre a mim, e eu quando preciso de alguma coisa recorro à governadora. Por isso essa continuidade é importante. Ele está na política há muito tempo, faz um excelente trabalho no Senado, tenho certeza que ele irá honrar o nome do pai que já fez tanto por esse estado”, disse confiante.

Em seguida, Lobão Filho esteve com lideranças de São Luís e do interior em seu comitê, onde recebeu mais demonstrações de apoio.

O presidente do grupo Força Jovem, eixo Itaqui-Bacanga, Don Diego, declarou seu apoio e destacou a necessidade de políticas públicas voltadas para a juventude na capital. “Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, afirmou o líder comunitário.

O município de Lago da Pedra também esteve no comitê com uma comitiva de oito vereadores, a prefeita Maura Jorge (DEM) e o vice-prefeito Laércio Arruda (PTB). O vereador Thiago Sá (DEM) de Lago da Pedra destacou: “Admiramos o trabalho realizado pela família Lobão e seu grupo político no Maranhão. Somos um grupo unido e essa união está nas ruas levando a mensagem do senador. Temos total convicção de que essa força nos fará vitoriosos”

1 comentário »

Em um ano, reajuste concedido a professores municipais foi o dobro da inflação

2comentários
Professores mantêm greve, apesar do maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)

Professores  municipais mantêm greve há dois meses, apesar de terem obtido o maior reajuste salarial da história da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)

A greve de professores da rede municipal de ensino de São Luís, que nesta terça-feira completará dois meses, transcorre em meio a uma situação intrigante, que diz respeito justamente à melhoria salarial, principal item da pauta de reivindicações da categoria. Contemplados, em apenas um ano, com dois reajustes que somam 12,5%, os docentes da capital maranhense podem se considerar privilegiados, pois o acréscimo aplicado aos seus vencimentos equivale a quase o dobro da inflação registrada no período, que foi de 6,37%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Raras foram as categorias profissionais em todo o país que tiveram ganho tão significativo em suas remunerações. Em junho do ano passado, os professores obtiveram 9,5% de reajuste. Com os 3% de reposição concedidos mês passado pela Prefeitura de São Luís ao funcionalismo, a classe do magistério foi mais uma vez favorecida.

Apesar de terem sido beneficiados com o maior reajuste salarial da sua história, os professores, tendo à frente o sindicato da categoria, insistem em manter a greve, que tanto prejuízo já causou aos mais de 130 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Ao adotar postura tão radical, os educadores – se é que neste momento merecem ostentar tão nobre título – demonstram falta de bom senso e insensibilidade extrema com a situação de dezenas de milhares de crianças e adolescentes que dependem do seu trabalho e da sua boa vontade para vislumbrar um futuro melhor.

Obviamente, os professores merecem todos os ganhos possíveis, tendo em vista a atividade importante que exercem e o desgaste físico e psicológico ao qual são submetidos no dia a dia. Por outro lado, devem, mesmo diante das dificuldades, inerentes a tantas outras profissões, estar cientes do seu compromisso, algo que parecem ter esquecido em meio aos piquetes, assembleias gerais e ao ócio em que muitos passaram a viver neste período sem aulas.

Mesmo com os vencimentos reajustados em um percentual que chega a quase duas vezes o índice inflacionário, os professores se mantêm irredutíveis em seu propósito de continuar com a greve. E por sua intransigência começam a atrair para si a antipatia da sociedade, que já percebeu que a paralisação nunca teve razão de ser.

2 comentários »

Vacina contra hepatite A já está disponível em Paço do Lumiar

0comentário

vacinaA Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) convoca pais e responsáveis para levar até o dia 31 de julho, as crianças entre 1 e 2 anos para tomar a dose da vacina contra a Hepatite A. Em Paço do Lumiar, todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde estão abastecidas com as doses desta, e de outras vacinas do calendário infantil e adulto.

A mobilização estadual contra a Hepatite teve início no dia 14 de julho. As UBS e Centros de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A Hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.

Previna-se

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:

· Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;

· Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;

· Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;

· Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras, entre outros cuidados.

UBS e CS

UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Iguaíba; UBS Maioba; UBS Pirâmide; UBS; Itapera/Mocajituba; UBS Pindoba; UBS Lima Verde; CS Santa Rita de Cássia; CS Nsª Senhora da Luz; CS Vila São Pedro; CS Vila Cafeteira; CS Paranã; CS Nova Canaã; CS Vila São José.

sem comentário »

Ministério Público Eleitoral divulga lista definitiva com 23 impugnações

0comentário
Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados

Deputados Cleide Coutinho, Hemetério Weba, Magno Bacelar e Raimundo Louro estão entre os 23 impugnados

A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão (PRE/MA) concluiu a lista com os nomes dos 23 candidatos impugnados. Cada candidato tem o prazo de sete dias, depois da notificação, para recorrer. Todas as impugnações deverão ser julgadas até dia 21 de agosto, 45 dias antes da eleição.

Entre os impugnados estão quatro deputados estaduais: Cleide Coutinho (PSB), Hemetério Weba (PV), Magno Bacelar (PV) e Raimundo Nonato Alves Pereira, o Raimundo Louro (PR).

O último nome acrescido à lista foi o de Hildon Marques, que teve contas públicas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Assim como Hildon Marques, a maioria dos 23 candidatos impugnados pela PRE/MA foi com base na Lei da Ficha Limpa.

Segue a lista completa dos candidatos impugnados:

impugnados3

sem comentário »

Celular escondido em saco de biscoito

0comentário
Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista

Enedina, o celular, o pacote de biscoito e outros objetos apreendidos na revista

Policiais militares flagraram, no último sábado, mais uma mulher tentando entrar com um celular em uma unidade do sistema prisional do Maranhão. Enedina Silva Campos, 43 anos, moradora da Cidade Olímpica, levava o aparelho escondido em um pacote de biscoito para ser entregue a um detento da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, possivelmente o seu companheiro.

A ocorrência foi registrada por volta das 10h30 por policiais militares que faziam a revista em familiares que visitariam presos da unidade. O caso foi divulgado em boletim enviado diariamente à imprensa pelo Batalhão de Choque da PM.

Enedina foi conduzida sem lesões corporais ao Plantão Central do Cohatrac para que fossem tomadas as providências cabíveis.

sem comentário »

Venceu, mas não convenceu

0comentário
Válver comemorar após marcar o gol salvador do Sampaio, aos 41 minutos do segundo tempo

O meia Valber deixou o banco de reservas para marcar o gol salvador do Sampaio, aos 41 minutos do 2º tempo

Diferente do jogo contra o Náutico, na rodada anterior, quando dominou o adversário, mas acabou perdendo por 1 x 0, o Sampaio Corrêa derrotou o Bragantino, no último sábado, no estádio Nabi Abi Chedid, pelo mesmo placar, sem ter exibido um bom futebol. O time não marcou com eficiência, construiu poucas jogadas de ataque e foi ameaçado várias vezes pelo rival. Ainda assim saiu de campo com os três pontos, subiu três posições e agora é o 7º na classificação do Campeonato Brasileiro da Série B.

Deixando de lado a atuação pouco inspirada, o importante foi a vitória, que levou o Sampaio a reabilitar-se na competição. Isso porque um novo revés deixaria o Tricolor maranhense mais distantes do G-4 e acenderia o alerta para o risco de ingresso na indesejável zona de rebaixamento. Por isso, o placar, por si só, foi fundamental para as pretensões do time comandado pelo técnico Flávio Araújo. Quanto ao desempenho nos 90 minutos, este deixou muito a desejar, situação que precisa ser corrigida o quanto antes.

A mudança no ataque não surtiu o efeito esperado. Edgar, que dessa vez começou jogando, no lugar de Pimentinha, pouco produziu e quando teve a chance de marcar, ainda no primeiro tempo, não o fez. O centroavante Willian Paulista mais uma vez foi improdutivo e limitou-se a movimentar-se na frente, mas sem oferecer perigo ao Bragantino. O poder ofensivo do Sampaio foi quase nulo até os últimos minutos da partida, tanto que o gol salvador foi marcado pelo meia Valber, que saiu do banco de reservas para sacramentar a vitória, aos 41 minutos da etapa final, em um chute certeiro de fora da área, no canto direito do goleiro.

Por várias vezes, o time paulista, que é o penúltimo colocado da competição, chegou à defesa do Sampaio em condições de marcar. Não fossem as boas defesas do goleiro Luís Müller e o fato de o adversário ser pouco qualificado, o desfecho do jogo teria sido outro.

A vitória contra o Bragantino foi providencial, pois renovou as chances do Sampaio de continuar brigando pelas primeiras posições da tabela. Mas percebe-se que falta ao time capacidade ofensiva, uma falha imperdoável em qualquer competição.

Assista aos melhores momentos do jogo:

sem comentário »

Flávio Dino deve respostas ao Maranhão

0comentário

O candidato comunista ao governo, Flávio Dino, foi alvo de acusações graves do adversário Zeluís Lago (PPL) no último dia 14 e com seu silêncio parece admitir culpa. Flávio Dino, o povo quer saber:

sem comentário »

Em Grajaú, Lobão Filho se reúne com evangélicos e participa de cavalgada

2comentários
Lobão Filho diz a evangélicos que sempre a vida nos ensina muito, nos faz olhar que os sentimentos da gratidão, solidariedade e compaixão são muitos mais nobres

Lobão Filho: “a vida nos ensina muito, nos faz olhar que os sentimentos da gratidão, solidariedade e compaixão são muitos mais nobres” (Fotos: Gilson Teixeira/Biaman Prado)

“Os Ensinamentos da Vida” foi o tema principal do Congresso Estadual das Assembleias de Deus (COMADESMA), realizado na cidade de Grajaú, na manhã deste sábado (19). O evento contou com a participação do senador Lobão Filho (PMDB), que aproveitou o momento para agradecer as benções recebidas em sua vida.

“Quase morri por duas vezes. Estive em coma por 23 dias. Quando acordei, tomei a decisão de ser, a cada dia, um ser humano melhor do que fui no outro dia. Tomei também a decisão de contribuir de forma prática e eficiente para melhor a vida dos 6,8 milhões de brasileiros que decidiram morar no Maranhão”, revelou Lobão Filho durante testemunho em que também afirmou: “sempre a vida nos ensina muito, nos faz olhar que os sentimentos da gratidão, solidariedade e compaixão são muitos mais nobres”.

Peemedebista agradeceu a acolhida na Assembleia de Deus e pediu a todos que orassem por um melhor destino para o Maranhão

Peemedebista agradeceu a acolhida na Assembleia de Deus e pediu a todos que orassem por um melhor destino para o Maranhão

Lobão Filho revelou ainda que, mesmo aos 49 anos, com uma carreira empresarial bem sucedida e uma família bem estruturada, não poderia deixar de seguir os desígnios de Deus. “Depois de estar por duas vezes com a vida a fio e internado por duas vezes no mesmo leito de uma UTI, não poderia simplesmente acreditar em mera coincidência, mas sim em um chamado para renovar um compromisso, não só com a minha vida, mas também com as vidas de todos os maranhenses”, emocionou-se o candidato ao governo Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”.

Ao finalizar a oração, o candidato agradeceu a acolhida na Assembleia de Deus e pediu a todos que orassem por um melhor destino para o Maranhão. “Hoje, eu não estou pedindo votos, mas pedindo orações para que Deus abençoe nossas vidas e, a partir do dia primeiro de janeiro, que o Maranhão siga em frente com um futuro melhor para todos nós”, endossou.

Cavalgada

Lobão Filho prestigiou a abertura da 37ª edição da tradicional Cavalgada de Grajaú

Lobão Filho prestigiou a abertura da 37ª edição da tradicional Cavalgada de Grajaú

A agenda do candidato Lobão Filho (PMDB) segue movimentada desde o último dia 17, em caravana pelo interior do estado. Neste sábado (19), após compromisso com membros da Assembleia de Deus, ele participou da abertura da37ª edição da tradicional Cavalgada de Grajaú.

Lobão Filho chegou à concentração do desfile acompanhado de centenas de carros que o seguiram durante a carreata que antecedeu o evento. Lá, ele fez questão de descer do trio elétrico para integrar-se aos milhares de cavaleiros e amazonas. “Esse é nosso Maranhão. É contagiante ver a tradição do meu povo que se une em torno de uma festa que simboliza nossa gente, nossa cultura”, alegrou-seo candidato, cavalgando ao lado de seus companheiros de chapa.

Candidato do PMDB fez questão de descer do trio elétrico para integrar-se aos milhares de cavaleiros e amazonas

Candidato do PMDB fez questão de descer do trio elétrico para integrar-se aos milhares de cavaleiros e amazonas

Estiveram com ele nesta manhã o prefeito do município, Capitão Otsuka (PT), o candidato a vice-governador, Arnaldo Melo (PMDB) e o candidato ao Senado, Gastão Vieira (PMDB), além dos deputados à reeleição, Rigo Teles, Antônio Pereira, Alberto Filho, o secretário de agricultura, Claudio Azevedo, vereadores e outras lideranças políticas.

Vamos seguir juntos com Lobão Filho e todo nosso grupo político porque acreditamos no governo municipalista, onde ele (Lobão Filho) pode fazer muito mais por Grajaú e todo o Maranhão”, disse o prefeito Otsuka, reiterando ainda o apoio em sua totalidade dos 15 vereadores da região.

Entre o prefeito de Grajaú, Capitão Otsuka, e os deputados Rigo Teles e Antônio Pereira, Lobão Filho faz saudação ao público

Entre o prefeito de Grajaú, Capitão Otsuka, e os deputados Rigo Teles e Antônio Pereira, Lobão Filho faz saudação ao público

Rigo Teles, candidato a reeleição avaliou positivamente o início da campanha. “É primoroso. Esse movimento contagia e apaixona a população pelo mesmo propósito: seguir em frente”, declarou.

Exposição Agropecuária de Grajaú

Lobão carrega menino no colo em momento de descontração da sua passagem por Grajaú

Lobão Filho carrega menino no colo durante a cavalgada em Grajaú, onde a população o recebeu calorosamente

A cavalgada marca oficialmente o início das atividades da Exposição Agropecuária de Grajaú. O evento reconhecido em todo o estado por sua tradição reuniu mais de 20 mil pessoas entre maranhenses e turistas.

Às 22h,Lobão Filho e sua comitiva participarão da abertura oficial do evento, no Parque de Exposições, em Grajaú.

2 comentários »