Flávio Dino anuncia nomes para Central de Licitação, Assessoria Especial e Jucema

0comentário
Paulo Guilherme, Karla Trindade e Sérgio Sombra também integrarão equipe do governador Flávio Dino

Paulo Guilherme, Karla Trindade e Sérgio Sombra também integrarão equipe do governador Flávio Dino

Mais indicados para a equipe de governo de Flávio Dino foram conhecidos nesta segunda-feira (24). Através das redes sociais, ele anunciou novos nomes que vão compor administração estadual a partir de 1º de janeiro. O advogado Paulo Guilherme Araújo assumirá a Comissão Central de Licitação, o empresário Sérgio Sombra será o presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) e Karla Trindade será chefe da Assessoria Especial do governador.

Para a Jucema, a próxima gestão estadual pretende modernizar e aprimorar o trabalho do órgão, como forma de contribuir com o novo momento que o Maranhão vai viver. Entre os desafios do presidente, dar mais velocidade e reduzir a burocracia na abertura de empresas, agilizar a integração de diversos órgãos de registros, entre os quais as Receita Estadual, a Federal e as Prefeituras. O objetivo dessas ações é fazer com que o prazo de registro seja mais curto, sem abrir mão da segurança.

Sob o comando de Paulo Guilherme, a CCL atuará, em parceria com os demais gestores públicos indicados pelo governador eleito, nos processos licitatórios de contratação de serviços e aquisição de produtos para os órgãos da administração estadual com objetivo de combater o desperdício de dinheiro público. No novo governo, a CCL, dentro do que permite a legislação, também deve trabalhar no incentivo a participação de empresas maranhenses nos processos de contratação, como forma de fomentar o desenvolvimento local com geração de emprego e renda. A CCL atuará em parceria com a Secretaria de Transparência e Controle e com celeridade sem prejuízo a segurança jurídica.

Conheça o perfil dos novos indicados:

PAULO GUILHERME DE ARAÚJO – Comissão Central de Licitação

Paulo Guilherme é advogado, pós-graduando em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental pela Escola Paulista de Direito (EPD). Atuou como Chefe de Gabinete da Embratur e presidente substituto do órgão. Foi também Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, secretário Executivo Substituto do Ministério e assessor do Ministro do Esporte. Na Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ), desempenhou as funções de secretário Adjunto de Esporte, secretário Adjunto de Assistência Social e Gestor do Fundo Municipal de Assistência Social e foi membro da Coordenação do Programa Bairro Escola. Fez parte da coordenação financeira da campanha que elegeu Flávio Dino governador em outubro de 2014.

SÉRGIO SOMBRA – Junta Comercial do Estado do Maranhão

Sérgio Sombra é empresário e possui graduação em Economia (UFMA). Especialista em Gestão de Empresas (ESPM) e Marketing de Varejo (FGV), ele é conselheiro do OGMO-ITAQUI 2014-2017 e diretor da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA).

KARLA TRINDADE – Chefe da Assessoria Especial do governador

Karla Trindade auxiliará o governador eleito no acompanhamento das metas estabelecidas pela gestão. Já ocupou o cargo de vereadora de Aracaju (SE), período que foi presidente da Comissão de Finanças da Câmara. Atuou também como secretária de Governo da Prefeitura de Aracaju. Foi militante da União da Juventude Socialista (UJS), da qual foi membro da direção nacional. É da direção estadual e municipal do PCdoB. Foi coordenadora da campanha que elegeu Flávio Dino governador do Maranhão em primeiro turno.

sem comentário »

Flávio Dino anuncia novos secretários de Turismo, Juventude e Minas e Energia

0comentário
Delma Andrade, José Reinaldo e Tatiana Pereira foram anunciados hoje para o Turismo, Minas e Energia e Juventude, respectivamente

Delma Andrade, José Reinaldo e Tatiana Pereira comandarão Turismo, Minas e Energia e Juventude, respectivamente

O governador eleito Flávio Dino anunciou nesta segunda-feira (24) os nomes de mais três auxiliares para compor a sua equipe de governo. O 42º comunicado, divulgado através das redes sociais, oficializou os nomes de Delma Andrade para a Secretaria de Turismo, Tatiana Pereira para o comando da pasta da Juventude e José Reinaldo Tavares para a Secretaria de Minas e Energia.

Sob o comando de Delma Andrade, a pasta de Turismo terá a responsabilidade no cumprimento de metas estabelecidas através do Programa de Governo de Flávio Dino. Entre elas, a de investir na estruturação e na promoção de todos os polos de turismo interno e internacional atualmente explorados no Maranhão. Os investimentos serão voltados aos seguintes segmentos: sol e praia; ecoturismo e turismo de aventura; cultura; negócios e eventos.

A Secretaria de Juventude terá atenção especial na administração estadual a partir de 1º de janeiro. Tatiana Pereira assumirá a pasta com o desafio de implementar o Plano Estadual de Juventude, trabalhar de forma integrada junto aos demais órgãos da administração direta e indireta no fomento a políticas públicas de juventude e, também, incentivar a atuação do Conselho Estadual de Juventude. Além disso, com o alto índice de homicídio de jovens no Estado, atuará na implantação de políticas públicas para melhoria dos índices sociais, com estímulo a geração de emprego e renda.

Sob o comando de José Reinaldo Tavares, a Secretaria vai atuar em parceria com os demais órgãos do Estado na articulação e acompanhamento de políticas públicas na área de minas e energia. Entre os objetivos da Secretaria está promover o desenvolvimento econômico do Estado com foco na geração de emprego e renda e, consequente, melhoria de vida da população maranhense.

Como diretriz do novo governo, fazer do gás natural um grande indutor do desenvolvimento do Maranhão, atraindo empresas, emprego e renda em busca de energia mais barata. Além disso, cuidar do aproveitamento do grande potencial que tem o estado na produção de energia renovável – eólica e solar.

Conheça o perfil dos novos indicados:

TATIANA DE JESUS FERREIRA PEREIRA – Secretaria de Juventude

Tatiana Pereira é formada em Engenharia de Pesca (Uema) e tem pós-graduação em Engenharia Sanitária e Controle Ambiental. É mestranda em Sustentabilidade de Ecossistema pela UFMA. Impulsionada pela mãe, Raimunda Ferreira Pereira – defensora das causas sociais da área do Coroadinho, milita há 15 anos em movimentos sociais. Tatiana participou do grupo de base da Juventude Unida em Cristo da Comunidade do Bom Jesus (JUCBJ), auxiliou na criação da Rede Jovens do Nordeste e foi coordenadora do Núcleo Maranhão. Integrou a Associação de Difusão Comunitária e Popular, tendo participado da discussão da fundação da Rádio Comunitária Conquista – hoje faz parte da direção do veículo. Foi presidente do Diretório acadêmico do Curso Engenharia de Pesca. Ela fez parte da criação do Fórum Municipal da Juventude de São Luís e do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão. Militante da União da Juventude Socialista (UJS). Atualmente, integra a Rede de Educadores Populares do Nordeste, é suplente do Conselho Estadual da Mulher. É militante também de movimentos de bairros, na luta por políticas públicas de educação, saúde e segurança no Pólo Coroadinho, da União Brasileira de Mulheres (UBM) e filiada ao PCdoB.

DELMA SANTOS DE ANDRADE – Secretaria de Turismo

Delma Andrade é graduada em Turismo (UPIS), especialista em Gestão e Marketing do Turismo (UNB) e mestre em Antropologia Social (UNB). Há 20 anos atua no planejamento e gestão pública e privada do turismo brasileiro em nível nacional e internacional. Foi professora do curso de Turismo em renomadas instituições de ensino superior. É coordenadora-geral de Estruturação e Acompanhamento de Produtos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Atualmente, está como diretora substituta de Produtos e Destinos da Embratur. Na carreira profissional, atuou também como consultora em Planejamento e Gestão Pública do Turismo no Instituto Marca Brasil (IMB), foi coordenadora técnica em Projetos de Cooperação Técnica Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Embratur.

JOSÉ REINALDO TAVARES – Secretaria de Minas e Energia

José Reinaldo é engenheiro civil pela Universidade Federal do Ceará. Ainda estudante, atuou na Companhia Energética e no Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Ceará. Na carreira profissional, exerceu importantes cargos, entre eles, o de auxiliar de Ensino de Materiais de Construção da Escola de Engenharia (UFC), diretor de Máquinas da Oficina Central e Diretor da Divisão de Conservação de Estradas do DAER, diretor-geral do DER-MA, secretário de Viação e Obras e de Planejamento do Maranhão. Foi também ministro dos Transportes, deputado federal, vice-governador e governador do Maranhão. Na eleição de outubro, foi eleito deputado federal pelo Maranhão.

sem comentário »

MPMA interpõe recurso contra decisão que suspendeu deflagração de licitação de transporte

0comentário
Procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, interpôs agravo contra decisão do TJ que suspendeu intervenção na SMTT

Procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, interpôs agravo contra decisão do TJ que suspendeu intervenção na SMTT (Foto: Biné Morais/O Estado)

O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Procuradoria Geral de Justiça, interpôs, no dia 21 de novembro, Agravo Regimental contra Decisão que deferiu pedido liminar da Procuradoria Geral do Município (PGM) de São Luís, suspendendo a deflagração de processo licitatório do sistema de transporte público.

No Agravo interposto, a procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, argumenta que a Ação Civil Pública movida pelo MPMA não tratou de pedido de intervenção do Estado no Município, nos moldes previstos na Constituição Estadual, conforme foi alegado pela Procuradoria Geral de Município.

Para a procuradora-geral, a ação do MPMA requereu a efetivação de cumprimento de tutela específica, prevista no artigo 461, parágrafo 5º, do Código Civil, no qual está previsto que o juiz pode adotar as providências necessárias para fazer valer a determinação judicial. Portanto, o Ministério Público pediu o cumprimento de ordem judicial de obrigação de fazer imposta ao Município, porque este tem o dever legal de realizar a licitação, mas, há tempos, vem descumprindo esta obrigação. “A PGM altera a correta interpretação dos fatos, induzindo o julgador a erro, visando a mais uma vez elidir-se de sua obrigação crucial de realizar o certame licitatório determinado. Ao sustentar tais teses, age com litigância de má-fé”, afirmou.

Regina Rocha argumenta, ainda, que o pedido do MPMA contido na ação não visa a fazer ingerências em possíveis políticas públicas no sistema de transporte da capital, mas regularizar um serviço bastante lesionado, que fere o direito dos usuários, em razão da omissão do executivo Municipal.

Com o Agravo Regimental, o MPMA objetiva fazer valer a decisão do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Dias Filho, que acolheu o pedido formulado, em 21 de outubro, pela promotora de justiça Lítia Cavalcanti. “O que se pretende é obrigar o Município em uma situação emergencial e concreta, e diante de várias oportunidades que lhe foi dada desde 2011, a regularizar o serviço e a colocar à disposição da sociedade uma estrutura mínima que permita o atendimento regular dos consumidores, uma vez que as condições de atendimento atuais são caóticas”, afirmou a procuradora, no Agravo.

Entenda o  caso

Com a decisão favorável ao Município, proferida no dia 17 de novembro, ficou suspensa a determinação de nomeação do advogado Anthony Boden, que conduziria o processo licitatório no âmbito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

A PGM obteve decisão favorável no Tribunal de Justiça, alegando que o juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública, que deferiu parcialmente o pedido do MPMA, ofenderia a competência do Tribunal de Justiça do Estado para julgar casos de intervenção no município. O desembargador relator acolheu ainda tese de que, nesse caso, a Promotoria do Consumidor também seria incompetente para solicitar intervenção no município de São Luís.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor questionou o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2011 pelo Município de São Luís, no qual assumiu compromisso de realizar licitação, no prazo de 180 dias, no sistema de transporte público da capital, além de contratar empresa especializada na identificação biométrica de passageiros.

Entre junho de 2012 e setembro de 2013, o TAC foi aditivado por três vezes, concedendo novos prazos para o cumprimento do acordo. Em junho deste ano, a Justiça determinou o cumprimento do TAC e concedeu prazo de 90 dias para a efetivação das medidas. “Mesmo diante da extensão dos prazos, o Município de São Luís não adotou as medidas necessárias para cumprir o acordo. Dessa forma, os consumidores foram prejudicados”, destacou a promotora de justiça Lítia Cavalcanti.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

sem comentário »

Paço do Lumiar já imunizou 59% contra a poliomielite

0comentário
A meta do município é atingir, até o final da campanha, 95% do público-alvo

A meta do município é atingir, até o final da campanha de vacinação, 95% das crianças de zero a cinco anos

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite movimentou as Unidades Básicas de Saúde de Paço do Lumiar, no último sábado, 22. A meta do município é atingir até o final da campanha, no dia 28 de novembro, 95% da população infantil.

As doses da vacina foram administradas em crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. Durante a campanha foi disponibilizada ainda, doses contra a Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba.

De acordo com a coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, em duas semanas, o município já alcançou 59,35% de cobertura vacinal contra a Polio, e 57,79% da Tríplice Viral.

“Este ano queremos repetir o sucesso da meta vacinal de 2013 e, para isso acontecer, estamos mobilizando pais e responsáveis durante as consultas médicas para que mantenham a carteira de vacinação sempre atualizada”, contou Michele Mello, coordenadora de Imunização.

A secretária Municipal de Saúde, Nadi Morais destacou que todas as UBS do município contam com um estoque de vacinas, e que os pais devem procurar uma unidade mais próxima de suas residências para conferir a necessidade da primeira dose ou reforço.

sem comentário »

MPF/MA propõe ação civil pública para regularizar serviços de telefonia móvel

0comentário

As operadoras de telefonia móvel Claro, Tim, Oi e Vivo devem adequar a prestação de serviços aos consumidores maranhenses sob a fiscalização da Anatel

telefoniaO Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação civil pública, com pedido de liminar, contra as operadoras de telefonia móvel Claro, Tim, Oi e Vivo pela má prestação de serviços no Maranhão e também contra a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por falhar em fiscalizar os serviços.

O MPF/MA quer garantir a proteção efetiva dos direitos dos consumidores maranhenses, com base no Código de Defesa do Consumidor, para que as operadoras sejam obrigadas a prestarem serviços adequados, eficientes e contínuos aos seus usuários.

Devido ao dano regional, a ação foi proposta pela procuradora da República Talita de Oliveira (atua no 1º Ofício Cível na PR/MA), juntamente com os procuradores que atuam nas procuradorias nos municípios de Balsas, Marcelo Santos Correa; de Caxias, André Estima de Souza Leite e Anselmo Santos Cunha; e de Imperatriz, Guilherme Garcia Virgílio e Pedro Melo Pouchaim Ribeiro.

As principais reclamações dos usuários, com relação aos serviços prestados pelas operadoras, são a falha e/ou ausência de sinal e também a queda de comunicação das chamadas, sendo observada também a omissão da Anatel na fiscalização e na adoção de medidas para a correção das irregularidades constatadas nos serviços de telefonia móvel pessoal.

Na ação, o MPF/MA pede a interrupção das operadoras em comercializar novas assinaturas e novas linhas, até comprovarem a instalação dos equipamentos para ampliação de telefonia móvel no Maranhão. Caso haja descumprimento da liminar as operadoras deverão pagar multa diária no valor de 100 mil.

É pedido, ainda, a obrigação da Anatel em supervisionar o cumprimento das medidas impostas às operadoras por meio de um relatório trimestral. Caso haja descumprimento, deverá ser pago multa diária de 100 mil reais.

Fonte: Ministério Público Federal

sem comentário »

Após assassinato de 13 policiais, PM reforçará treino de tiro

0comentário
Caixão com o corpo do PM David do Vale é levado em cortejo (Foto: Biaman Prado)

Caixão com o corpo do PM David do Vale, assassinado por bandidos, é levado em cortejo (Foto: Biaman Prado)

O subcomandante da Polícia Militar, coronel João Nepomuceno, anunciou hoje, em entrevista ao repórter Marcial Lima, no Bom dia Mirante, a realização de um curso para melhor preparar os policiais para enfrentar os bandidos nas ruas e evitar casos como os dos soldados David do Vale e David Chapuy, executados no último sábado ao reagirem a um assalto durante uma festa de confraternização, em Paço do Lumiar.

O treinamento dará ênfase às aulas de tiro e é uma resposta aos 13 assassinatos de policiais registrados este ano, a maioria em confronto com criminosos. O curso também trabalhará a parte psicológica, em razão da tensão provocada na tropa pela matança de integrantes da corporação.

Ao promover o curso, a PM pretende reforçar a segurança do seu efetivo, que vem sendo vítima da audácia desenfreada dos bandidos. O subcomandante fez questão de deixar claro que nenhuma facção criminosa tem mais força do que o sistema de segurança pública, mas frisou que é preciso preparar os policiais com mais afinco para o combate à violência, a cada dia mais acentuada, sobretudo por causa do tráfico e do consumo de drogas.

A parte psicológica é outro aspecto importante a ser trabalhado no curso, já que a tensão e o medo tem marcado o dia a dia dos militares e dos seus familiares. Trata-se uma tentativa de aliviar o medo, sentimento que pode comprometer as operações policiais e que se não for contido pode fragilizar a corporação.

Bicos

A PM também iniciará uma campanha para conscientizar a tropa sobre os riscos do trabalho extra, o popular bico. Nepomuceno alertou que além de se tornar alvo potencial da violência, já que na maioria dos casos trabalha sozinho, o policial que faz bico pode não ter acesso pleno aos benefícios previdenciários, por estar a serviço de terceiros e não da corporação.

As medidas são a constatação de que a criminalidade, que já impõe normas à população, de um modo geral, começa a interferir também na rotina institucional da própria polícia.

sem comentário »

Flávio Dino anuncia mais sete nomes para equipe de governo

1comentário

O governador eleito Flávio Dino anunciou mais sete nomes nesta sexta-feira (21) para a sua equipe. São eles os comandantes das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, o chefe do Gabinete Militar, o secretário de Representação Institucional no Distrito Federal e o presidente do Iterma. Todas as indicações foram feitas através das redes sociais.

No Programa de Governo, Flávio Dino apresenta quais as principais metas que pretende alcançar na área da segurança. Entre as quais, o combate ao tráfico de drogas, o aumento progressivo do número de policiais e bombeiros, além do investimento em equipamentos.

Além disso, propõe a implantação do Pacto pela Vida para articular políticas de prevenção e repressão ao crime. Apresenta também como compromisso, colocar em funcionamento as novas unidades prisionais em construção com recursos federais e humanização da execução penal com métodos como a Apac – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.

Para atuar na área da Segurança Pública do Maranhão, Flávio Dino já havia anunciado os secretários Jefferson Portela (Segurança Pública) e Murilo Andrade (Administração Penitenciária). Nesta sexta-feira (21), indicou os seguintes nomes para os comandos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros:

CORONEL MARCO ANTONIO ALVES DA SILVA – Comandante Geral da Polícia Militar

CORONEL RAIMUNDO NONATO SANTOS SÁ – Subcomandante Geral da Polícia Militar

CORONEL CÉLIO ROBERTO PINTO DE ARAÚJO – Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar

Conheça o perfil dos demais indicados desta sexta:

MAJOR EVERALDO FERREIRA SANTANA – Chefe do Gabinete Militar

Everaldo Ferreira Santana é bacharel em Segurança Pública (UEMA), especialista em Policiamento Montado (PMDF), instrutor de Equitação do Exército (EsEqEx) e técnicas de Proteção de Dignitários (Paraná). Na carreira militar, atuou na Cavalaria, no 8º Batalhão de Polícia Militar e Gabinete Militar do Governo. Atualmente, está Corregedoria Adjunta da PMMA. Major Santana tem formação em Direito, mestre em Direito Constitucional e pós-graduando em Ciências Penais. É professor universitário de Direito Constitucional e Direito Penal.

DOMINGOS DUTRA – Secretário de Representação Institucional no Distrito Federal

O deputado federal Domingos Dutra será o responsável por representar o Governo do Maranhão na articulação junto aos órgãos do Governo Federal para efetivação de programas e projetos de interesse do estado. Dutra é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui destaca atuação na Câmara Federal na defesa da população maranhense.

MAURO JORGE – presidente do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma)

Mauro Jorge assume a presidência do Iterma com a meta de executar a política agrária do Estado, atuar no reconhecimento de posses legítimas e titularizar os respectivos possuidores. O próximo presidente do Iterma foi deputado estadual e vice-prefeito de Lago da Pedra. É empresário e formado em Administração de Empresas.

AUGUSTO BARROS NETO – Delegado-geral da Polícia Civil

Augusto Barros será o próximo delegado-geral do Maranhão. É formado em Direito (UFMA) e pós-graduando em Cidadania, Direitos Humanos e Gestão em Segurança Pública. Atualmente, é delegado-geral adjunto do Maranhão e coordenador do Laboratório de Combate à Lavagem de Dinheiro – convênio com o Ministério da Justiça a ser implantado pela Polícia Civil no próximo ano. Foi delegado de Mirinzal e Santa Helena, chefe do Departamento de Combate a Roubo de Cargas e chefe do Departamento de Operações Táticas Especiais. Atuou também como superintendente de Investigação Criminal e superintendente da Superintendência Estadual de Investigação

1 comentário »

Edivaldo anuncia Lula Fylho na Secretaria de Governo e Guilherme Marques no Turismo

0comentário
Lula Filho substitui Rodrigo Marques na Secretaria de Governo

Lula Filho substitui Rodrigo Marques na Secretaria Municipal de Governo

O prefeito Edivaldo anunciou nesta sexta-feira (21) a escolha de Lula Fylho como novo secretário municipal de Governo. Lula Fylho exercia a titularidade da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e foi anunciado para o novo cargo após o pedido do ex-secretário de Governo, Rodrigo Marques, de afastamento da função para dedicar-se a projetos na iniciativa privada.

Lula Fylho é administrador de empresas com pós-graduação em Didática e em Gestão de Pessoas e mestrando em Administração. Desde janeiro do ano passado, ele estava à frente da Setur e agora assume o comando da Secretaria de Governo. O secretário reafirmou o empenho e compromisso para dar continuidade às ações da pasta, garantindo o processo de melhoria da qualidade de vida da população.

O compromisso com a cidade também foi reforçado pelo ex-secretário de Governo, Rodrigo Marques, ao entregar o cargo. Ele agradeceu ao prefeito Edivaldo a oportunidade de participar da atual administração municipal e colaborar com os avanços conquistados para a cidade através do modelo de gestão definido pelo prefeito, com foco em resultados.

Como exemplos dos avanços alcançados pela administração do prefeito Edivaldo, Rodrigo Marques citou a reforma dos postos de saúde, humanização e melhoria do atendimento nos hospitais de urgência, construção de unidades habitacionais, entrega de milhares de títulos de residência, construção de canais, entre outras obras.

Turismo

Guilherme Marques comandará pasta do Turismo na administração municipal

Guilherme Marques comandará pasta do Turismo na administração municipal

No lugar de Lula Fylho, o prefeito Edivaldo anunciou o nome de Guilherme Marques como secretário de Turismo. Guilherme Marques ocupava o cargo de secretário adjunto e ao ser nomeado titular reafirmou a disposição na continuidade do trabalho desenvolvido na pasta, que tem divulgado a cidade e fomentado o turismo na capital, contribuindo para a geração de emprego e renda.

Guilherme Marques é formado em Administração de Empresas e possui vasta experiência no setor de turismo, onde trabalha há mais de 20 anos. É sócio-diretor da Glacymar Turismo e foi presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA) de 2009 a 2013. Ele também foi conselheiro da ABAV nacional e vice-presidente do Convention Visitors & Bureax de São Luís.

Para o cargo de secretário adjunto da Setur foi nomeado o administrador Guilherme Júnior. Ele é formado em Administração com habilitação em Marketing pela Faculdade São Luís com MBA em Desenvolvimento e Gestão com Pessoas. O secretário adjunto também tem formação em coach pelo ICI (Internation Association of Coaching Institutes).

sem comentário »

Em visita a Pasadena, maranhense vê lugar velho e sem importância

1comentário
Refinaria de Pasadena tem segurança reforçada, apesar da pouca importância no mercado petrolífero

Refinaria de Pasadena, no Texas, tem segurança reforçada, apesar da pouca importância no mercado petrolífero

O turista maranhense Antônio Meneses visitou, nesta sexta-feira, a célebre Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), e saiu de lá com a pior impressão possível. Segundo ele, o empreendimento, comprado pela Petrobras em 2006, conta com forte aparato de segurança, que não se justifica diante de sua pouca significância, se comparado às demais refinarias instaladas na região.

“Não sei julgar o preço, mas me pareceu um lugar velho no meio de grandes refinarias. A ‘nossa’ é, talvez, a menor e uma das menos importantes. Foi o que senti”, assinalou, após conferir as instalações, mantidas sob vigilância cerrada, talvez para impedir presenças indesejáveis, como a de jornalistas.

O brasileiro incluiu a “refinaria da confusão”, como decidiu chamá-la, em seu roteiro de visitas devido à forte repercussão da transação, apontada como um fiasco retumbante, com indício de superfaturamento. “Muita segurança. Não são permitidas fotos (mesmo assim conseguiu fazer algumas). É muito pequena. O escritório tem dimensões  reduzidas”, descreveu Meneses, em contato com o blog, direto dos Estados Unidos.

Compra

Bandeira brasileira hasteada ao lado da bandeira dos EUA na entrada da refinaria de Pasadena

Bandeira brasileira hasteada ao lado da bandeira dos Estados Unidos na entrada da Refinaria de Pasadena

Pasadena foi comprada há oito anos pela Petrobras, em uma das negociações mais nebulosas já feitas pelo governo brasileiro. Foram pagos US$ 360 milhões à petroleira belga Astra Oil por 50% da refinaria, valor que levantou a suspeita de faturamento e que levou à abertura de duas CPIs no Congresso Nacional.

Em 2008, a Petrobras e a Astra Oil se desentenderam por causa de investimentos na refinaria. Os belgas foram à Justiça para obrigar a estatal brasileira a comprar os 50% restantes das ações, baseando-se em uma cláusula do contrato que determina que em caso de briga a outra parte é obrigada a ficar com todas as ações.

Após disputa judicial que se estendeu por quatro anos, a Justiça mandou a Petrobras pagar US$ 820,5 milhões à Astra Oil pelos outros 50% do bolo acionário.

Diante dos fatos, o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu investigação sobre as supostas irregularidades na compra da refinaria. Mas tarde, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal também começaram a apurar o caso, que pode envolver, inclusive, a presidente Dilma Rousseff, que integrava o Conselho de Administração Petrobras na época da transação, na condição de ministra de Minas e Energia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

1 comentário »

Flávio Dino anuncia Adelmo Soares para Secretaria de Agricultura Familiar

0comentário
Adelmo Soares é odontólogo e comandará pasta da Agricultura Familiar

Adelmo Soares é odontólogo e comandará pasta da Agricultura Familiar

Adelmo Soares será o secretário de Agricultura Familiar, pasta a ser criada na gestão Flávio Dino. O anúncio foi feito pelo governador eleito na manhã desta sexta-feira (21) através das redes sociais.

Esta foi uma das bandeiras da campanha de Flávio Dino. A Secretaria atuará na reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque para a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Esses dois órgãos passarão a ser vinculados à Agricultura Familiar.

A nova pasta atenderá mais de dois milhões de agricultores familiares do estado no incentivo à produção no campo. Uma das prioridades da próxima gestão é investir na produção de alimentos para fomentar a geração de renda, ampliar o mercado interno e melhorar a qualidade de vida da população maranhense.

Conheça o perfil do novo indicado:

ADELMO SOARES – Secretaria de Agricultura Familiar

Adelmo Soares atuou na criação da Secretaria de Trabalho de Caxias. Possui destacada atuação em gestão e administração pública. Foi secretário de Esporte de Caxias. É vice-presidente do PCdoB em Caxias e está no terceiro mandato de vereador. Coordenou a campanha da coligação “Todos pelo Maranhão” na região Leste do estado. É graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

sem comentário »