Campeão brasileiro

1comentário

RafaelLeitao

Ele precisava lidar com a pressão do favoritismo. E fez isso com autoridade. O maranhense Rafael Leitão cedeu apenas três empates, venceu os outros oito jogos e conquistou, de forma invicta e isolada, o Campeonato Brasileiro de Xadrez, pela sétima vez na carreira.

O evento foi realizado em João Pessoa e corresponde ao Campeonato Nacional de 2014, disputado com atraso por problemas no calendário da Confederação Brasileira. Líder do ranking há três anos, Rafael liderou o certamente de ponta a ponta. Mas teve de lidar com a perseguição do paulista Felipe El Debs, que também demonstrou excelente forma, além de boa dose sorte, em partidas que aproveitou graves erros dos adversários.

Assim, a partida mais importante do certame reuniu os dois principais postulantes ao título, na sétima rodada. Rafael aproveitou bem o fato de jogar com as peças brancas e venceu, aumentando a distância para os concorrentes mais próximos. No fim, ele foi o único a somar 8,5 dos 11 pontos possíveis. Completaram o pódio o próprio El Debs e o também paulista Krikor Mekhitarian.

Com o novo triunfo, Rafael entra na galeria dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro, ao lado de Souza Mendes, Jaime Sunye Neto e Giovanni Vescovi, todos com sete títulos. “Estou realmente muito feliz com essa conquista. O Brasileiro é o torneio de maior prestígio do calendário nacional e levar esse trofeu pra casa pela sétima vez é uma grande honra”, comemorou o campeão.

1 comentário para "Campeão brasileiro"


  1. Carlos Saturnino Moreira Filho

    Que bom que alguém fala de xadrez na blogosfera local! Melhor ainda que é para dizer que Rafael foi mais uma vez campeão brasileiro. Parabéns ao vencedor que está ajudando a divulgar a arte de Caissa em nossa terra. E parabéns em especiaç a Leitão Jr., seu pai, meu muito querido amigo, que acreditou sempre no talento do filho. Parabéns

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: