Pais de alunos elaboram carta de repúdio a Jackson Lago por causa da greve de professores

1comentário

A Comissão de Pais de Alunos da Rede Estadual elaborou uma carta na qual atribui ao governador Jackson Lago a continuidade da greve de professores, que hoje completa 81 dias. Em tom de indignação, eles classificam como insanas e inconseqüentes as medidas do governo que resultaram em massacre dos servidores públicos.

Em seu manifesto, os pais revelam sua decepção com o governo e afirmam que as medidas provocaram desespero, sofrimento e terror em todo o funcionalismo público estadual, principalmente à categoria de professores e, conseqüentemente, neles e em seus filhos.

A seguir, a íntegra da carta:

Carta aberta dos pais de alunos da rede pública estadual ao Governo do Maranhão

Senhor Governador, quando uma sociedade desconhece as leis que a regem, torna-se fragilizada, portanto fácil de ser manipulada, e sente-se incompetente para reagir diante de medidas inconseqüentes e repressoras, tomadas contra essa mesma sociedade. A sociedade a que nos referimos neste momento, Senhor governador, ERA a sociedade maranhense que se deixava manipular em troca de favoritismos passageiros, durante décadas de opressão. Hoje, Senhor Governador, já aprendemos a caminhar com nossos próprios pés. Já não nos sentimos na obrigação de aceitar tudo aquilo que nos querem empurrar “goela abaixo”. Já não nos sentimos amedrontados quando nos ameaçam retirar nosso ganha-pão. Isso porque passamos a conhecer nossos direitos e não apenas a cumprir com nossos deveres.

Por isso, Senhor governador Jackson Lago, nós, pais de alunos da rede pública deste Estado e cientes de nossos direitos, resolvemos manifestar nosso repúdio às ações descabidas que o Seu governo, apoiado pela Assembléia Legislativa, vem tomando contra a educação no Maranhão.

Acreditamos que, a partir do momento em que a maioria da sociedade maranhense o escolheu (assim como aos deputados) para representá-la, independentemente de siglas partidárias, seu compromisso (e o deles) é para com a sociedade como um todo. O maranhense não o elegeu para que o Senhor, com suas medidas insanas e inconseqüentes, provocassem desespero, sofrimento e terror em todo o funcionalismo público estadual, principalmente à categoria de professores e, conseqüentemente, a nós, pais de alunos, e em nossos filhos. Mas, como bem disse um dos “Seus” – o Senhor Aderson Lago – quando questionado por uma mãe “se, entre os alunos sem aula, algum fosse filho dele” e obteve a seguinte resposta “filho de rico não passa por esses problemas”, ficou bastante claro o descaso deste Governo para com a educação.

Os senhores conseguiram fazer com que a educação, no Maranhão, desse um grande salto. Mas, para o abismo. Se antes este Estado circulava entre os piores na área da educação, não resta a menor dúvida de que, agora, ele deve estar abaixo do pior.

Os senhores conseguiram destruir o nosso sonho de vida: ver nossos filhos ascenderem na vida, honestamente, ou seja, através da educação escolar, e não por meios ilícitos, tão comuns de exemplos em nosso Estado .
Os senhores conseguiram destruir a esperança que os nossos filhos tinham de se preparem convenientemente para participarem de processos seletivos, seqüenciais ou não, tais como o ENEM, o PSG e os vestibulares tradicionais.

Os senhores tiveram a proeza de deixar professores e professoras, que também são chefes de família e pais de alunos da rede pública estadual, tanto do ensino básico como do ensino superior (UEMA), sem condições de subsistência, quando, descumprindo e burlando uma liminar judicial favorável a eles, retiraram destes seus vencimentos.

Os senhores conseguiram, realmente, provocar um caos social e cultural. E, com isso, pagamos hoje o preço da nossa ingenuidade em acreditar em políticos despudorados e “marionetes” que hoje representam o governo do Maranhão.

São tantas as irregularidades e atrocidades cometidas por Seu governo que, numa única carta de repúdio, não comportariam todas elas. Mas, como bem diz o dito popular: “Dor de barriga não dói só uma vez”; estamos em aguardo, para praticarmos a nossa verdadeira cidadania. Mas não aquela utilizada por todos vocês em época de pleito eleitoreiro.

Por tudo isso e outras injúrias mais, como nos induzir a acreditar em informações inverídicas, veiculadas em jornais também corrompidos por este governo, a respeito das causas que levaram os professores a reivindicarem, de forma justa, seus direitos usurpados, é que nos solidarizamos à causa dos professores, pois também é nossa. São eles que, a duras penas, ainda conseguem encher nossos corações e os de nossos filhos de esperança de ascensão social e cultural. São eles que tiram do próprio bolso (diga-se de passagem, salário indigno para com a função que exercem) recursos para garantir o processo ensino-aprendizagem aos nossos filhos. Função que seria de responsabilidade do governo; principalmente num ano em que (todos nós sabemos) foram destinados milhões de reais (verba do FUNDEB) aos cofres públicos deste Estado e que deveriam ser empregados na melhoria e na qualidade de ensino da educação pública.

Recusamo-nos a aceitar quer sejam os contratados quer sejam os nomeados de última hora para substituírem os já professores de nossos filhos. Até porque sabemos que não está havendo o trâmite legal e pertinente ao processo ordinário de nomeação e de contratação de professores. Inclusive, Senhor governador, seria irresponsabilidade nossa compactuar com a irresponsabilidade de seu secretário de educação se aceitássemos que estagiários substituíssem professores experientes e comprometidos com a educação de nossos filhos. Afinal de contas, onde está o compromisso com a qualidade da educação? Queremos os professores (agora, por Sua Senhoria, ameaçados de exoneração) que já iniciaram o ano letivo com nossos filhos. Foram eles que, em semana pedagógica, elaboraram projetos, dentro do conteúdo programático, direcionados à clientela que já conhecem.

Portanto, Senhor Governador, diante do desrespeito e da falta de compromisso e de sensibilidade para conosco – pais de alunos da rede pública estadual – e para com a educação de qualidade deste Estado, decidimos neste momento não mandar nossos filhos para as escolas, enquanto não houver uma decisão favorável à nossa causa. Queremos nossos filhos de volta às aulas, porém com a certeza de que eles terão um ensino de qualidade. Não aceitamos mais que eles sejam utilizados como números acrescidos ao montante respectivo às verbas federais, destinadas à educação do Maranhão.

Comissão de Pais de Alunos da Rede Pública Estadual do Maranhão

1 comentário para "Pais de alunos elaboram carta de repúdio a Jackson Lago por causa da greve de professores"


  1. professora

    Que pena que ninguem apareceu pra dizer que esssa carta fora escrita por Sarney. Acho que tá na hora de vermos que a verdade está escancarada, o pior cego é aquele que não quer ver

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS