Paralisação de delegados seria só fachada

12comentários

marcos-afonso.jpgUma fonte bem situada no sistema de segurança pública garantiu a este blog que a paralisação de dois dias iniciada ontem pelos delegados da Polícia Civil é pura fachada. Para justificar sua tese, a fonte argumenta que o atual presidente da Associação dos Delegados (Adepol), Marcos Afonso Jr. (foto), é aliado incondicional da secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, com influência até para indicar nomes para ocupar cargos na pasta. Por isso, a pseudo mobilização seria apenas um artifício adotado por ele para passar a impressão de que está disposto a bater de frente com a chefa.

Nada mais mentiroso, de acordo com o informante. Ele alega que a paralisação de 48 horas foi a maneira encontrada por Marcos Afonso de mostrar aos colegas que está insatisfeito com o descumprimento do acordo judicial firmado com o governo, em 2007, que prevê a isonomia entre delegados e procuradores do Estado.

A fonte alega que se a paralisação de dois dias soa como um grito de protesto da categoria contra a enganação do governo, não chega a desagradar de todo a secretária. O informante observou que se estivesse mesmo disposto ao embate, o presidente da Adepol teria proposto uma greve por tempo indeterminado. E foi além: disse que a decisão de parar foi previamente acertada entre a direção da entidade e a cúpula da Sesec.      

12 comentários para "Paralisação de delegados seria só fachada"


  1. Policial

    Agora começa a ficar claro as posturas do presidente da ADEPOL. Na vida temos que ter posição, ficar em cima do muro o que num primeiro momento parece ser a posição mais comfortável tem um preço muito alto.

  2. antoniojose

    Em nenhum momento foi feito acordo com os delegados com vistas a isonomia com os procuradores. Não houve e não haverá, tendo em vista o disposto no art. 37,X, da CF, que veda a equiparação de vencimentos. O que havia, sim, era uma decisão absurda do Tribunal de Justiça que asseguraria essa isonomia, felizmente já cassada pelo STF.

  3. vidigal

    ESSE AFONSO NUNCA ME ENGANOU!!!

  4. antonio sergio vieira roma

    Primeiramente quero deixar bem claro que sou avesso ao anonimato, somente admitindo nos casos extremos (como na informação de crimes/foragidos da justiça) o que não é o caso. Infelizmente a fonte esta totalmente equivocada, senão vejamos:

    I- GREVE/PARALISAÇÃO quem decide não é Presidente de Associação ou Sindicato e sim toda uma CATEGORIA;
    II- Chega ser infantil mencionar que um Agente Público (Secretária de Segurança Cidadã) que ocupe um cargo de alto escalão do governo venha acordar GREVE/PARALISAÇÃO com seus comandados;
    III- Não vislumbro nenhuma anomalia o fato do Presidente de Sindicato ou Associação ser consultado a respeito de nomes para ocupação de cargos. Acho até louvável por parte do Agente Público tal ato. Acho até mais correto, pois na maioria das vezes tais indicações partem de Políticos que em grande parte não conhecem a aptidão e capacidades dos futuros chefes.
    Aproveito a oportunidade para tecer algumas palavras sobre comentários de leitores do Blog. Primeiramente o comentário do Senhor antoniojose que escreve: “Em nenhum momento foi feito acordo com os delegados com vistas à isonomia com os procuradores. Não houve e não haverá, tendo em vista o disposto no art. 37,X, da CF, que veda a equiparação de vencimentos. O que havia, sim, era uma decisão absurda do Tribunal de Justiça que asseguraria essa isonomia, felizmente já cassada pelo STF”. Em parte tem razão no que se refere ao Acordo para a Isonomia, pois até o presente momento isto não aconteceu. Em relação à cassação da Decisão por parte do STF este demonstra total falta de informação. Aconselho ao caro leitor que consulte no site do STF as tramitações das ações (Adepol/Ma x Estado) no que tange a ISONOMIA.
    Delegado Roma

  5. Daniel Brandão

    Acredito na imparcialidade e bom caráter do nosso presidente na condução dos interesses de nossa categoria.

  6. jorrimar

    esse nobre delegado falou ao reporter marcial lima que nao baba secretaria nenhuma, e que espera que ela faça um bom trabalho na segurança…..sr delegado,pelos anos que o senhor conhece segurança e um tecnico da alta cupula do nosso estado,ainda ta esperando serviços dessa senhora. vamos esperar mais o que ainda ,mais mortos,mais assaltos,mais baderna,seja real nas suas analises….saude, educaçao etc ….precisamos….mais segurança,necessitamos 24 horas por dia.ela e secretaria por tempo limitado,o senhor e delegado a vida toda.tome uma atitude firme,lembre-se ; comos nos na sua familia tambem tem pessoas que precisam da proteçao do estado nas ruas,em casa,ou mesmo em um local de diversao….atitude sim,conivencia nao.

  7. francelino de jesus lima

    Antes de veicular uma notícia desta natureza, é preciso saber de onde parte e qual o interesse de quem se esconde para repassá-la. Não se deve correr o risco de jogar lama naqueles que, diuturnamente, batalham em prol de melhorias da segurança coletiva. O Delegado Affonso é pessoa de caráter, probo e goza de inteira confiança da classe, porquanto não se lhe pode atribuir qualquer tipo de manobra, conchavo ou acordo espúrio em detrimento de interssses legítimos dos associados da Adepol. Vejo na pessoa do nosso Presidente um incansável batalhador, cônscio de suas responsabilidades e limitações frente aos percalços pelos quais passa a segurança pública do nosso Estado. Quem atira pedras e se esconde não merece respeito.

  8. Sebastiao Uchoa

    É ridicula toda e qualquer suposição desviada que se possa fazer sobre a forma ética por que vem se expressando o Presidente da Associação dos Delegados de Policia Civil do Marnahão, o Dr. Marcos Affonso. Na verdade, vêm à tona possíveis forças ocultas de uma minoria sem rosto e provavelmente sem história que, descompromissada para com o intereesse público, vem, de forma mais mesquinha e espúria possível tentando colocar na vala comum, esse notável e invejável delegado que sempre postou sua carreira em linhas de retidão, respeito, ética, moral, fraternidade e profundamente compromisso com o interesse público, além de defender veemente e impessoalmente a classe dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão perante todos os segmentos sociais, principalmente de maneira extremamente desvinculada de qualquer bandeira política partidária, mas de em busca de compreensão geral, respeitando sempre as individualidades alheias de quem quer que seja.É isso que sentimos quando de suas expressões verbais na abordagens dos mais diversos temas relacionados com a Segurança Pública como um todo.
    Perguntado a vários colegas delegados sobre a condução dos assuntos de interesse da classe e da própria Polícia Civil, vê-se e se ouve a esmagadora unanimidade do reconhecimento da luta incessante que o Dr. Affonso tem demonstrado ao longo desses desses dois anos e pouco a frente da gestão da ADEPOL/MA, sobretudo pelas vias judiciais, administrativas e até mesmo na administração do patrimônio dos associados em vários sentidos. Na certa porque nunca se pautou noutro interesse, senão em representar com garra, respeito, coerência e fraternidade, a classe dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão.
    Acho que esse é realmene o caminho Dr. Affonso, mantenha-se equidistante, mas sempre não se esquecendo de “separar o joio do trigo”, mas nunca aniquilá-lo, sob pena de se reproduizir doentemente as loucuras individualistas de quem tenha interesse colocar “lenha na fogueira” visando uma fragmentação do todo bonitamente construída por sua gestão representativa, onde, visivelmente se percebe isso, reveladas nas inúmeras reuniões que o nobre colega convoca ou convida os associados na Sede da entidade de classe.
    A melhor resposta é olhar para frente e não olhar para trás, pois assim, a caminha da consciente pressupõe uma eterna passada, mas só se concretizará se efetivamene não se perder tempo ao engessar-se tentando parar o tempo, quando “…o tempo não pára…” nas palavras do saudoso Cazuza.
    Fortes abraços,

    Delegado Sebastiao Uchoa

  9. Sebastiao Uchoa

    Deculpe-me os leitores pela repetição do texto, mas precisei fazer algumas correções.!
    É ridicula toda e qualquer suposição desviada que se possa fazer sobre a forma ética por que vem se expressando o Presidente da Associação dos Delegados de Policia Civil do Marnahão, o Dr. Marcos Affonso. Na verdade, vêm à tona possíveis forças ocultas de uma minoria sem rosto e provavelmente sem história que, descompromissada para com o intereesse público, vem, de forma mais mesquinha e espúria possível tentando colocar na vala comum, esse notável e invejável delegado que sempre postou sua carreira em linhas de retidão, respeito, ética, moral, fraternidade e profundamente compromisso com o interesse público, além de defender veemente e impessoalmente a classe dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão perante todos os segmentos sociais, principalmente de maneira extremamente desvinculada de qualquer bandeira política partidária, mas em busca de uma compreensão geral, respeitando sempre as individualidades alheias de quem quer que seja.É isso que sentimos quando de suas expressões verbais na abordagens dos mais diversos temas relacionados com a Segurança Pública como um todo.
    Perguntado a vários colegas delegados sobre a condução dos assuntos de interesse da classe e da própria Polícia Civil, vê-se e se ouve a esmagadora unanimidade do reconhecimento da luta incessante que o Dr. Affonso tem demonstrado ao longo desses dois anos e pouco a frente da gestão da ADEPOL/MA, sobretudo pelas vias judiciais, administrativas e até mesmo na administração do patrimônio dos associados em vários sentidos. Na certa porque nunca se pautou noutro interesse, senão em representar com garra, respeito, coerência e fraternidade, a classe dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão.
    Acho que esse é realmene o caminho Dr. Affonso, mantenha-se equidistante, mas sempre não se esquecendo de “separar o joio do trigo”, porém nunca aniquilá-lo, sob pena de se reproduizir doentemente as loucuras individualistas de quem tenha interesse colocar “lenha na fogueira” visando uma fragmentação de um todo bonitamente construída por sua gestão representativa, onde, visivelmente se percebe isso, revelado nas inúmeras reuniões que o nobre colega convoca ou convida os associados na Sede da entidade de classe.
    A melhor resposta é olhar para frente e não olhar para trás, pois assim, para uma caminhada consciente pressupõe uma promoção de eternas passadas, mas só se concretizarão os caminhos trilhados se efetivamene não se perder tempo ao engessar-se tentando parar o tempo, quando “…o tempo não pára…” nas palavras do saudoso Cazuza.
    Fortes abraços,

  10. JOSÉ MARIA MELÔNIO FILHO

    O Presidente da ADEPOL sempre defendeu os interesses dos Delegados de Polícia Civil com equilíbrio, retidão, bom senso e pragmatismo, primando por uma postura independente mas respeitosa frente ao governo e outras instituições. Todos nós associados somos testemunhas que nas vezes em que se deparou com uma escruzilhada (na verdeira cruzada que é a luta por nossas justas causas) o Presidente SEMPRE convocou a categoria em assembléia para deliberar sobre o caminho a ser trilhado, apresentando as questões com a maior clareza e destrinchando seus possíveis desdobramentos. Nessas ocasiões a palavra sempre foi franqueada a todos os associados para expor seus pontos de vista, ainda que dissonantes. A classe é muito crítica e não aceita ser massa de manobra! Creio que a fonte jornalística deva ser substituída,visto que me parece impura.

  11. Wescley Warwick

    Com relação ao comentário postado por antoniojose, que já foi Delegado, diga-se de passagem, equivoca-se o mesmo quando afirma que a isonomia com os procuradores é um absurdo. Isso quem vai decidir é o STF, que ao contrário do que você afirmou, não cassou a decisão. Ademais, em alguns estados as carreiras já estão equiparadas. Acontece que a isonomia não é conveniente para os procuradores, por motivos que todos sabem. No entanto, por outro lado, os senhores estão pleiteando isonomia com os membros do Ministério Público. Aí, vocês entendem que é legal, não é mesmo? Muito engraçado.

  12. PAULO MARCIO

    O delegado Marcos Affonso é profissional sério e competente, e sua administração a frente da ADEPOL demonstra seu compromisso com a classe não utilizando a instituição para fins de promoção política e pessoal. Tal afirmação se robusta ao fazermos um superficial comparativo com um passado recente.
    O Dr. Marcos Affonso “herdou” uma associação praticamente “falida”, tendo saneado as contas da ADEPOL e incorporado ao patrimônio diversos bens e serviços.
    Os delegados e a população em geral tem que ficar atentos para o que verdadeiramente se pretende com a criação de fatos inverídicos a respeito do Dr. Affonso. Será que tem alguém com interesse nas próximas eleições para presidênte da ADEPOL?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS