A verdade sobre a demissão do coronel Ivaldo Barbosa

21comentários

coronel-ivaldo.jpgAlardeada nos últimos dias por toda a imprensa do Maranhão, a exoneração do comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ivaldo Alves Barbosa (foto), foi conseqüência de uma trama suja, motivada pura e simplesmente pela disputa política existente no Maranhão. Em desabafo feito a pessoas próximas, o oficial disse ter sido sacado do cargo por causa de rumores de que vinha sendo sondado para um alto cargo na corporação tão logo a senadora Roseana Sarney assuma o governo em lugar do cassado Jackson Lago.

Assim que soube dos supostos contatos do grupo roseanista com Ivaldo, a secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, passou a pedir a cabeça do comandante de forma ostensiva. Para atingir seu objetivo, usou toda a influência que goza atualmente na tropa e, ao mesmo tempo, “alertou” o Palácio dos Leões sobre o perigo da presença de um adversário em posto tão importante.       

Para reforçar seu apelo, Eurídice passou a sugerir que, devido à sua condição de coronel recém-promovido, Ivaldo deveria passar um período no interior do estado, como acontece com todo oficial alçado à patente mais alta da hierarquia da Polícia Militar. Desta forma, foi sendo forjada a transferência do comandante para o município de Pinheiro. O falso argumento serviu para esconder as reais intenções da secretária: destituir do cargo alguém cujo pensamento não seria alinhado à política de Jackson e, de quebra, vingar-se da derrota que sofreu na disputa por promoções na PM, em janeiro, quando todos os seus favoritos foram preteridos, um deles para dar lugar ao próprio Ivaldo. 

Em seu desabafo, Ivaldo negou ter sido sondado para qualquer cargo em um possível governo Roseana, mas confessou que se isso tivesse acontecido ficaria lisongeado. Ele revelou que pretende pedir licença da atividade militar para cuidar da saúde, o que deverá impedir, momentaneamente, sua remoção para Pinheiro.      

21 comentários para "A verdade sobre a demissão do coronel Ivaldo Barbosa"


  1. REINALDO

    CARO DANIEL MATOS, COMO COMBINADO LÁ EM BACABEIRA, NO DIA DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR, VC E A FLORA DISSERAM QUE IRIAM DIVULGAR NOSSO BLOG. ESTOU ESPERANDO. ELE É UMA VOZ PARA O POLICIAL, JÁ QUE SOMOS ÓFÃO DE ASSOCIAÇÕES.

    http://www.capitaotrinta.blogspot.com ( BLOG DO INTERESSE PÚBLICO E SEGURANÇA)

  2. Qualhada

    Coronel ivaldo como pessoa é gente fina, mas acho que não seria a melhor opção, enquanto cmt Geral. Nesse momento a instituição precisa de alguém que seja inteligente ( capacidade de articulação ) e que tenha pulso, pulso para brigar por ela, não para perseguir pms. Achar um coronel que tenha o perfil adequado ao momento em que vivemos, é dificil.

  3. Paulo moraes

    Daniel quem poderia ser o Cmt da PM no novo Governo deveria ser o Coronel Torres , popis tem uma conduta ilibida , é um militar probo.

  4. Nerudinha

    Quem Coronel Torres ??? Rapaz tu só pode está brincando. Esse daí nunca nem foi policia na vida, só fala besteira, vive no ´´ fantastico mundo de bob “. EU hei, cada uma !!!

  5. Cisso Doido

    Vou esperar o próximo pagamento e aí saberei o que fazer. Ass. Cisso Doido.P.S No mês que vem,abril, se o meu subsídio não sair no dia aí o Maranhão vai pegar fogo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. ANTONIO VICTOR

    Caro Daniel Matos,

    Essa é a rediografia do governo da “Libertação”, um governo que decepcionou a todos nós maranhenses. Espero que a Governadora Roseana Sarney tenha o bom senso de nomear um secretário de segurança que realmente conheça os problemas do Maranhão. Experiências passadas mostraram que trazer pessoas de fora para essa pasta da segurança não tem como dar certo. Aqui temos pessoas competentes e com capacidade para comandar a nossa segurança. Cito como exemplo: Dr. Cutrim; Dr. Almir Coelho; Prof. Teixeira; o delegado Júlio César do Amaral; Desembargador Jorge Rachid (ex-secretário); Dr. Alberto Tavares; Cel. Bastos e outros. Qualuquer um desses faria um extraordinário trabalho.

  7. rangel pereira

    Mais uma besteira colocada em Blogs da Imirante.
    A Secretária nunca opinou sobre quem deveria ocupar postos no segundo escalão da PM.
    OCel Melo tem total autonomia para decidir quem colocar e se alguém pedisse para ele
    algo nesse sentido, tenho certeza que ele não concordoria porque o Cmt Geral da PM
    atualmente está fazendo um trabalho decente e as pessoas estão se sentido preocupadas
    porque não é qualquer um que tem condições de tocar uma instituição que por anos
    foi comandada politicamente e agora isto acabou.

  8. pm

    CEL BASTOS ??????? MEU DEUS……

  9. Reinaldo de Abreu

    CONHEÇA AS 30 AÇÕES PARA REPROVAÇÃO DE UMA GESTÃO DE COMANDO NA PMMA:

    1. Auditagem na DP – 893 processos engavetados (IPM E SIND) com suspeitas de favorecimento;
    2. Auditagem nas unidades do interior – Suspeita de desvio de recursos em várias unidades (combustível);
    3. Auditagem nas construções de casas de CMT – Suspeita de superfaturadas ou fantasmas;
    4. Construção de um novo centro odontológico;
    5. Iluminação do campo de futebol;
    6. Ativação do serviço de saúde da PMMA;
    7. Aquisição de mais de 2.000 pistolas e coletes balísticos;
    8. Fechamento das torneiras da garagem, fazendo o dobro com o mesmo recurso e fazendo aquisição de novas com a economia;
    9. Fornecimento de alimentação quente nas Unidades Operacionais;
    10. Descentralização do CPI;
    11. Abertura das vagas para oficiais;
    12. Implantação da Patrulha do bairro, do corredor de Segurança e da força de pronto emprego;
    13. Melhora dos critérios para cursos fora do Estado com o fim dos cursos modulares na cidade de Natal;
    14. Capacitação para Cmt de Unidades de forma presencial e através de vídeo conferencia;
    15. Aquisição e implantação da fábrica de munição;
    16. Início do curso de tiro prático para PM com munição produzida na Instituição;
    17. Reequipamento e reaparelhamento do BME;
    18. Lanternagem e pintura das viaturas usadas da capital;
    19. Melhoria dos critérios de promoção por bravura na PMMA;
    20. Controle rigoroso na liberação de diárias na PM;
    21. Transparência dos valores recebidos pela PM;
    22. Colocar alguns C… de preguiça para trabalhar nas atividades operacionais;
    23. Valorização da hierarquia e da disciplina;
    24. Promover por bravura com justiça, praças do interior do Estado;
    25. Manutenção das vagas anuais de CSP e CAO;
    26. Liberação de oficial para missão de Paz/ ONU;
    27. Extinção da Requisição de Adiantamento fantasma (RA bumerangue);
    28. Melhoria do controle das viaturas administrativas (Aquelas dos motéis, bares, festas, praias, aniversários…);
    29. Melhoria controle das viaturas operacionais (aquelas que levavam oficiais e dependentes para as faculdades, escolas, cabeleireiros, lojas, supermercados…);
    30. Proibição do uso de combustível da PM para o uso particular de oficiais no interior do estado enquanto faltava para os veículos de serviço;

    C O N C L U S Ã O: ADMINISTRAÇÃO REPROVADA

    S U C E S S O A O F U T U R O C O M A N D A N T E!

  10. PRAÇA QUE SABE DAS COISAS

    ESSE COMENTÁRIO ( Reinaldo de Abreu ) SÓ PODE SER O PRÓPRIO BOCA MOLE FALANDO, DEIXA DE SER MENTIROSO PICOLEZEIRO, TU É HIPOCRITA, TU MANDAVA VIATURA PARA PORTA DA BOITE RED CLUB, PRA FICAR VIGIANDO TUA RÁPARIGA NOVINHA, AI VEM COM ESSA AGORA DE CONTROLE DE VTR ADM, TÔ DIZENDO MESMO ! AINDA BEM QUE TEU COMANDO ESTA AGONIZANDO.

  11. o amigo da onça

    Ese coronel tem a cara do Bussunda.

  12. marciana

    MARCOS DÉÇA, LÁ EM ROSÁRIO EXISTE UM AGENTE SANITÁRIO, QUE SE PASSA POR POLICIAL CIVIL.
    O SEU NOME É PAULO ALMOZ JUNIOR. ESTE RECEBE TRÊS CONTRA-CHEQUES. UIM DA PREFEITURA LOCAL, OUTRO DA SESEC E OUTRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BACABEIRA!

  13. LANTERNA DA ESPERANÇA

    Dessa forma, então é melhor chamar um coronel do exercito para comandar a PM, ou então deixar cutrim comandar a secretaria de seg do outro governo e a pm juntas.

  14. PM um mal desnecessário

    Quem fora os Oficiais PM se importam com essa besteira de promoção?! Bah! quem se importa se um verme foi promovido a mosca?

  15. Walter

    Alguem pode dar notícias do Ex Diretor do CDP o SR. LAURISMAR BEZERRA… o mesmo parece que nem fede nem cheira, saiu sem ser percebido. Será que a Superitendente dos Estabelecimentos Penais a Sra. Maria Ivanara ainda está passando a mão na cabeça dele, tentando protegelo? deixando na Secretaria sem fazer nada, só passeando pelos intriores de carro alugado, combustível pago pelos contribuíntes e recebendo diáras…está Faltando Agente Penitenciário nas Unidades, vamos mandar esse rapar pra uma delas para trabalhar um pouquinho.

  16. Márcio

    É verdade o ex diretor do CDP Laurismar, foi exonerado e ninguem sabe o seu paradeiro, dizem que hoje ele leva uma vida de turista por conta da Secretaria. Isso é uma vergonha, pois, ele não Trabalha enquanto outros ralam muito e ele fica só no bem bom.

  17. Camargo Correia

    O Canalha que escreveu que PM é um Mal necessário tá na mira achei seu IP..Vou te pegar FDP.

  18. Pm um mal desnecessário

    Sr. Camargo Correia, em primeiro lugar escrevi e repito que a Polícia Militar é um mal desnecessário. É uma aberração que em um país democrático de direito tenhamos militares, que foram muito “bem” usados para torturar e matar milhares na ditadura ainda torturando e matando, uma boa prova da “qualidade” de sua classe é essa sua explosão de ira e ignorância, nem ler direito consegue… Acorda e descubra com seus opróprios olhos que a empáfia e ignorância que acompanham as patentes nada valem!

  19. ALVES

    Bom dia ,
    Tem muita gente falando nesses comentarios e pouca gente que entende de administracao publica, hierarquia, poder de policia, competencia entre outros argumentos.
    Acredito no poder do Cel Ivaldo Barbosa, e a sua gestão no CPM foi de grande importancia e amadurecimento para a ocupacao de um cargo mais alto dentro da corporacao .Sendo importante lembrar que o mesmo nao e somente operacional, no entanto possui varios cursos estrategicos, seguranca etc.. ( até fora do Pais, SWAT).. Alguem se habilita?

    AVANTE CORONEL!!

  20. Alberto

    É verdade o ex diretor do CDP Laurismar Bezerra sumiu, ninguem sabe do seu paradeiro, eu me mato de trabalhar e ele fica só curtindo… é brincadeiraaaa.
    POR FAVOR ALGUEM ME DÊ NOTÍCIAS DO LAURISMAR, JÁ FAZ DOIS MESES QUE ELE NÃO TRABALHA.

  21. PM um mal desnecessário

    Sr. ANTONIO VICTOR, por acaso esse Almir Coelho é o tal do mentiroso que foi Secretário Adjunto de presídios?! que tentou encarar uma eleição contando com o povo de certo interior?! Se for, por favor e pelo amor de Deus, não fale mais nada; Coronéis PM como secretários de segurança?! gostaria de pensar em um retrocesso pior do que este… Membros do judiciário como gestores?! só pode ser brincadeira e é piada de mal gosto. Ah! e por favor refreie a loucura deste Cap. Trinta, ô caboclo chato, metido a entendido em tudo mas no fim é um grande preguiçoso.

deixe seu comentário