Jackson antecipa fim de curso para nomear delegados antes de deixar o governo

15comentários

curso-delegados.jpgA Secretaria de Segurança (Sesec), a mando do Palácio dos Leões, determinou ontem a interrupção e a aplicação imediata das provas finais do Curso de Formação de Delegados ministrado na Academia Integrada de Segurança Cidadã a 81 candidatos aprovados no concurso promovido em 2006. A medida pegou de surpresa os professores, que alegaram que os formandos serão nomeados sem ter visto conteúdos fundamentais ao exercício da profissão. A intenção do governador Jackson Lago é nomear os delegados antes de deixar o cargo, o que pode ocorrer depois do feriado da Semana Santa. 

A ordem foi dada em tom ríspido pela direção da academia. “Vocês têm que encerrar o curso agora e aplicar as provas imediatamente”, mandou um alto dirigente, quando a turma se preparava para assistir às aulas do turno vespertino. Perplexos, muitos instrutores, todos integrantes do quadro de delegados da Polícia Civil do Maranhão, entenderam a medida como mais uma sandice cometida por Jackson depois da cassação do seu mandato pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cronograma 

O Curso de Formação de Delegados, com caráter classificatório e eliminatório, teve início dia 12 de janeiro último e deveria ser encerrado no próximo dia 25, ou seja, daqui a duas semanas. Se fosse cumprida integralmente, a grade curricular teria 37 disciplinas, coo prevêem as diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça.

Devido à interrupção abrupta do curso, os candidatos deixaram de ver matérias essenciais para sua preparação e para o exercício da profissão. Entre os itens suprimidos do cronograma estão técnicas de manuseio de armamento e tiro, defesa pessoal e procedimentos de investigação criminal. Com isso, o governo não só joga profissionais despreparados no mercado, como infringe as normas para esse tipo de formação.

Além de demonstrar total falta de compromisso com os formandos e com a sociedade que dependerá de seus serviços, a medida é mais uma prova do desespero e da melancolia que tomaram conta do governo da liberdação nestes dias que antecedem o fim dos seus desmandos no Maranhão.        

15 comentários para "Jackson antecipa fim de curso para nomear delegados antes de deixar o governo"


  1. Paulo

    O véio pirou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Enzo

    Isto é um desrespeito com a sociedade maranhense. MP, por favor, se pronucie sobre a questão. Onde está a direção da Polícia Civil ea s categorias de classe que fazem parte da mesma (SINPOL, ADEPOL e demais ) que nada falam sobre assunto de tão grande importância. Será que todos estão com o rabo preso a a dminstração da segurança cidadã????????????

  3. Sebastiao Uchoa

    Prezado Daniel,

    A título de esclarecimento e na qualidade de estando Diretor Geral da Academia Integrada de Segurança Cidadã e sendo orgulhosamente Delegado de Polícia Civil de Carreira há mais de onze anos neste estado, onde labutei nas Unidades de Polícia Judiciária localizadas no interior e capital (Delegacia Municipal de Pastos Bons e Delegacia Regional de Pinheiro, Supervisão de Centro Integrado de Segurança Cidadã – Área Leste, Superintendência de Polícia Civil da Capital, Secretaria Adjunta de Justiça e Cidadania, Delegacias do Maiobão, Vinhais, Bequimão e Plantão Central da Refersa, dentre outras experiência profissionais no campo da Segurança Pública, além de ser docente Universitário) cumpro o dever de tornar público, a bem da verdade dos fatos, acerca da antecipação do Curso de Formação de Delegados de Polícia Civil ora concluído pela referida Unidade Integrada de Ensino Policial deste estado pertencente a Secretaria de Estado de Segurança Cidadã – SESEC, onde não confere com a realidade dos fatos o veiculado acerca de que muitos instrutores ficaram perplexos com a questão da antecipação da conclusão do curso, já que todas as Disciplinas curriculares correlatas à Matriz Curricular Nacional, assim como as específicas para o exercício do Cargo de Delegado de Polícia Civil, foram exemplar e contundentemente cumpridas, sobretudo pela primeira vez ao longo dos últimos vinte anos, tivemos estágios curriculares realizados pelos alunos em formação nas Delegacias, Penitenciárias e Plantões de Polícia Judiciária situadas nesta capital, além de inserirmos disciplinas capazes de melhor fazerem os futuros colegas delegados a discernirem a problemática da criminalidade sobre várias vertentes causais, por estrita orientação da SESEC.
    Ainda, a disciplina Manuseio e uso técnico de armas letais e não letais, teve sua carga horária 98%, onde praticamente apenas tivera acontecido a antecipação da prova correlata, já que geralmente se faz de um horário de aula, antes da prova, uma revisão, mas que todos os procedimentos referentes a prova comumente realizada, foram devidamente cumpridos, tanto na quantidade de tiros, posições e distâncias pertinentes. Não conferindo, desta feita, qualquer abordagem de que houvera prejuízo na formação policial correspondente.
    Não foi diferente a questão da disciplina de Defesa Pessoal. E o melhor, cumprirmos integralmente com a disciplina Procedimentos Formais da Atividade de Polícia Judiciária, inclusive com a realização da avaliação correspondente. Portanto, injusta e inverídica a assertiva divulgada sobre a supressão dessas disciplinas ou de cargas horárias que pudessem causar prejuízos pedagógicos na formação dos futuros Delegados de Polícia Civil do Maranhão, sobretudo quando ultrapassamos a carga horária dos cursos afins realizados pelas demais unidades da federação, pois, completamos 542 horas de intensas atividades escolares, desde o início do curso supracitado.
    E em razão de várias disciplinas ministradas na fase inicial do curso estarem entrelaçadas com a questão da ética e cidadania, é que optamos por suprimir a disciplina de “Ética e Cidadania”, assim como duas relacionadas com Legislação Especial, onde, estas, já são objetos de estudos nas provas objetiva e subjetiva inerentes a primeira fase do Curso para ingresso no cargo de Delegado de Polícia de Carreira, ocasião em que concluímos com glória, abnegação, garra e dedicação de todos que compuseram os corpos docentes e discente da AISC, com a aplicação da malha curricular confeccionada para o curso em tela, ou seja, 35 disciplinas foram ministradas, perfazendo 542 horas nesses, praticamente, três meses de curso.
    Associado a questão da antecipação, é de se levar em consideração a tamanha importância que teremos a curtíssimo prazo, o preenchimento de inúmeras delegacias do interior do estado, com a nomeação e posse de todos os candidatos concluintes do Curso de Formação de Delegados de Polícia Civil/2009, onde, com certeza, ganhar-se-ão a sociedade, o Estado, a instituição “Polícia Civil do Maranhão”, e por via de decorrência, os próprios concluintes do aludido curso, haja vista seus respectivos ingressos no quadro da Polícia Civil do Maranhão com a sonhada e esperada nomeação correspondente.
    Assim, temos a plena certeza do dever cumprido na formação profissional em apreço, bem como entendemos que nossos futuros colegas estão preparados para o pronto emprego na Atividade de Policia Judiciária do estado do Maranhão.

    Sebastião Uchoa
    Delegado de Policia Civil
    Diretor Geral da AISC

    Resposta: caro delegado Uchoa, este espaço é franqueado para qualquer esclarecimento. Mas isso não significa que todo argumento será acolhido. Ainda paira desconfiança, inclusive dentro do próprio sistema de segurança, acerca da antecipação do fim do curso.

  4. Jose

    Eu gostaria de saber a posição do presidente da ADEPOL pois para quem está longe isto parece muito sério, mas pode haver alguma coisa que explique tudo isso.

  5. Cláudia

    Discordo totalmente do texto do Daniel Matos. E de alguns comentários. A Academia FEZ SIM, o seu papel antes de tudo. Fez mais que a antiga diretoria. Chamou delegados, que em diversos assuntos ampliou o conhecimento dos alunos. Ainda afirmo que a turma de delegados que vem por aí, vai fazer o DOBRO do papel que muitos delegados fazem hoje em Dia. PErdem o tempo deles em busca de cargos. Esquecendo assim da população. PArabenizo o Delegado Sebastião Uchôa ( diretor da academia ), pelo trabalho. E digo mais uma coisa. A Polícia Civil não cresce por causa de Integrantes Egoístas e Hipócritas, que não vizam o bem estar da população.

  6. alguém que fala a verdade

    Eu acho é uma vergonha, delegados corruptos se meterem aonde não foram chamados, querendo queimar a Secretária e A Academia de Polícia. Além de ficarem se escondendo por de trás de Laranjas. O escondendo que eu falo, é dando matérias como essa aí em cima, na qual algum delegado junto com outros, tentam derrubar a Polícia do Maranhão. Isso é uma VERGONHA. VERGONHA MESMO. Sou uma ou um cidadão como outro, não participo da polícia, mas entendo muito bem o que se passa,

  7. Antenor Lima

    Caro Blogueiro,

    Vc tá insinuando que o Direitor da Academia de Segurança seja um mentiroso?

    Suas palavras: “caro delegado Uchoa, este espaço é franqueado para qualquer esclarecimento. Mas isso não significa que todo argumento será acolhido. Ainda paira desconfiança, inclusive dentro do próprio sistema de segurança, acerca da antecipação do fim do curso”.

    Por oportuno, indago: Em quem nós leitores devemos acreditar? se o Del. Uchôa vem a público e com fundamentos esclarece o episódio em tela.

    Daniel, vc tem provas contrárias ao exposto pelo Del. Uchôa, excluindo-se essa tal “desconfiança dentro do próprio sistema de segurança”?

    SDS. e estou aguardando uma resposta ou as provas concretas que confrontem o esclarecimento do Diretor da Academia, caso concontrário, eu imagino quem seja o mentiroso ou o irresponsável da questão.

    Resposta: o curso deveria terminar no próximo dia 25 e foi encerrado de forma repentina duas semanas antes. É ou não é de suspeitar?

  8. Cláudia

    Suspeitar de que caro Blogueiro? Está totalmente claro, que muitos estão tentando fragilizar a Secretaria, e a própia Academia.

  9. FELIPE COSTA

    SÃO “NOTICIAS” COMO ESTA QUE TIRAM COMPLETAMENTE QUALQUER CREDIBILIDADE NESTE TIPO DE SITE/BLOG! INFORMAÇÃO VEICULADA SEM A MENOR PREOCUPAÇÃO DE SE CHECAR A VERACIDADE. AFIRMA O NOBRE BLOGUEIRO: “Entre os itens suprimidos do cronograma estão técnicas de manuseio de armamento e tiro, defesa pessoal e procedimentos de investigação criminal. Com isso, o governo não só joga profissionais despreparados no mercado, como infringe as normas para esse tipo de formação” INFORMAÇÕ ERRADA! TODAS AS TRÊS DISCPLINAS, ORA CITADAS, FORAM VISTAS E REVISTAS À EXAUSTAÇÃO, O QUE HOUVE FOI TÃO SOMENTE A ANTECIPAÇÃO NA DATA DA PROVA! O CONTEÚDO FOI TODO MINISTRADO CARO “BLOGUEIRO! PARABÉNS AOS FORMANDOS! SEI QUE CONTRIBUIRÃO DE FORMA DECISIVA NO COMBATE A CRIMINALIDADE NESTE ESTADO, NÃO OBSTANTE, FORÇAS OCULTAS TRABALHAREM CONTRA A PRÓPRIA POLÍCIA CIVIL.
    SALVE A POLÍCIA CIVIL – GUARDIÃ DO MARANHÃO!

  10. Taciana

    Deixa de ser PUXA SACO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Despreparado é o governo que vai assumir agora .Q não foi eleito pelo POVO.

  11. José Antonio Moreira

    Vcs estão “discutindo atôa” é só explicar pq o final do curso foi ANTECIPADO ora! se não foi para o Dr. Jacson dar posse aos novos delegados, então porque foi antecipado? deve ter uma explicação mais plausivel e aceitável. José Antonio

  12. Edmar Cavalcante

    Caro Daniel Matos, não estou espantado com o seu comentario na materia veiculada vez que a sua distancia da instituição da Policia Civil do Maranhão e da Academia Integrada de Segurança Cidadã revela, sem duvidas, o comprometimento com o real alcançe da verdade sobre a antecipação da conclusão do curso, o que merecia, pelo menos, de uma analise mais apurada.

    Ademais, como aluno daquela academia não tenho a competencia para argumentar sobre a conveniencia politica da decisão da antecipação do curso mas, mais do que qualquer pessoa, posso publicar opinião sobre a qualificação que ali alcançamos, por ter sido alvo de tal preparação.

    Caso sua senhoria tenha a curiosidade de acessar o site da Fundação Carlos Chagas, responsavel pelo certame, terás a oportunidade de verificar que a fase da Academia de Policia foi inicialmente programada para encerrar no dia 11/04/2009 e a sua prorrogação foi apenas para adequar o curso a algumas realidade locais com efetivamente foi alcançado e a antecipação não feriu as disciplinas da area fim do ramo policial.

    Muito pelo contrario, algumas disciplinas que já tinham sido abordadas de forma exaustivas ao longo do curso, como é o caso de ética e cidadania, ao serem suprimidas não representaram, de forma alguma, prejuizos a qualificação dos futuros profisionais da segurança publica.

    Enquanto todas as academias de policia civil do brasil não alcançam a média de 480 horas aulas, a atual soma mais de 540 horas, ou seja, carga horária superior a aquela sugerida pela Secretaria Nacional de Segurança Publica – Senasp.

    Entendo a sua posição e postura critica com o atual governo e a respeito pois, eu também como cidadão pensante tenho o direito de criticar qualquer governante, independente do lado.

    Por outro lado, sinto-me profundamente tocado e irresiginado com as suas palavras ao dizer que “o governo não só joga profissionais despreparados no mercado, como infringe as normas para esse tipo de formação”.

    Estou preparado para atuar no setor da segurança pública, não so pelo fato de ter aprendido a manipular arma letais ou não letais, ou pelo fato de ter aprendido os procedimenos formais da atividade de policia judiciaria mas, sobretudo por ter entendido a nova filosofia da policia em conviver com as diferenças e aprender a lidar com diversos tipos de pessoas.

    Aprendi, ainda mais, a amar o meu Estado e entender que posso, ativamente, a efetuar mudanças, independente de minha opinião politica que a guardo somente comigo, vez que, quando no exercicio da advocacia e agora como Delegado do Policia, sempre me mative e manter-me-ei no profissioinalismo independente e voltado apenas para o fortalecimento da instituição da qual pertenço.

    Isso foi o que aprendemos, realmente, naquela Academia, a trabalhar com amor e dedicação, seja lá quem a dirija ou que esteja a frente no governo.

    Por fim, ao contrario do seu pensamento, tive o prazer de me sentir enaltecido com tamanha dedicação da instituição Policia Civil dispensada a mim enquanto estive sendo preparado.

    Um cordial abraço.

    Resposta: tenho certeza que a Polícia do Maranhão terá em você um grande profissional. Espero que o Estado corresponda a sua competência e boa vontade.

  13. Cleudimar Barros

    NÃO ADIANTA A ACDEMIA ESTÁ FAZENDO SUCESSO ABSOLUTO.

  14. falem agora

    CRITIQUEM AGORA O GOVERNO ROSEANA, QUERO VER SE VC VAI FALAR ALGO;

  15. AINDA ME LEMBRO

    CRITICA CUTRIM AGORAAAAAAAAAAAA. QUERO VER

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS