Lula defende Sarney e diz que denúncias não têm fim

10comentários

sarney2.jpgO presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (17) a sequência de denúncias no Senado e saiu em defesa do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que discursou ontem no plenário do Congresso Nacional.

“Não li a reportagem do presidente Sarney, mas penso que ele tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum”, disse. “Elas [denúncias] não têm fim e depois não acontece nada.”

O presidente afirmou que é importante investigar o que houve, inclusive para saber a quem poderia interessar desestabilizar o Senado.

“Essa história tem que ser mais bem explicada. Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Mas penso o seguinte: quando tivemos o Congresso Nacional desmoralizado e fechado foi muito pior para o Brasil, portanto é importante pensar na preservação das instituições e separar o joio do trigo. Se tiver coisa errada, que se faça uma investigação correta”, disse Lula.

O petista afirmou ainda que o governo não teme ser prejudicado pelas denúncias sobre o Senado.

“Todos os senadores, a começar do presidente Sarney, têm responsabilidade de dirigir o destino do país, ou seja, do Congresso Nacional, vamos esperar que essas coisas se resolvam logo.”

Para o presidente, as denúncias podem acabar cansando a população. “O que não se pode é todo dia você arrumar uma vírgula a mais, você vai desmoralizando todo mundo, cansando todo mundo, inclusive a imprensa corre o risco. Porque a imprensa também tem que ter a certeza de que ela não pode ser desacreditada porque, na hora em que a pessoa começar a pensar ‘olha, eu não acredito no Senado, não acredito na Câmara, não acredito no Poder Executivo, no STF [Supremo Tribunal Federal], também não acredito na imprensa’, o que vai surgir depois?”, questionou.

Defesa

Ontem, no plenário do Senado, Sarney falou dos escândalos que atingem a instituição desde que ele assumiu o cargo, no começo deste ano. Cobrado a responder, ele disse que a crise não era dele.

“A crise do Senado não é minha. A crise é do Senado. É essa instituição que nós devemos preservar. Tanto quanto qualquer um aqui, ninguém tem mais interesse nisso do que eu, até porque aceitei ser presidente da Casa.”

O último escândalo envolve os mais de 500 atos secretos publicados ao longo dos últimos 14 anos no Senado e que foram usados para nomear, exonerar e aumentar salários de pessoas ligadas ao comando da Casa.

Com informações da Folhaonline.

10 comentários para "Lula defende Sarney e diz que denúncias não têm fim"


  1. Ribamar

    Caro Daniel,

    O problema do Senado é bem simples, basta olhar para o passado quando o Presidente Sarney comandava o estino deste Pais, não valtaram criticas ao seu governo por parte da imprensa do sul e do sudeste do pais, está acontecendo a mesma coisa neste momento, entretanto esquece os nobres sanadores que PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL NÃO É NENHUM SEVERINO DA VIDA,

  2. Ribamar

    Caro Daniel,

    O problema do Senado é bem simples, basta olhar para o passado quando o Presidente Sarney comandava o estino deste Pais, não valtaram criticas ao seu governo por parte da imprensa do sul e do sudeste do pais, está acontecendo a mesma coisa neste momento, entretanto esquece os nobres sanadores que PRESIDENTE DO CONGRESSO NACIONAL NÃO É NENHUM SEVERINO DA VIDA,

    Em 17.06.2009

  3. Paulo

    Não vejo melhoras para o nosso país em um futuo próximo, se diz que um político é larão as autoridades responde a sociedade tem que respeitar o político que não é “qualquer um” se prende um marginal que roubou ou mataou um pai de família, os “direitos humanos” dizem que tem que tratar bem o marginal “comida e roupa lavada” enquando ocidadão que esta passando fome não tem ninguem que olhe po eles. Eita “brazil”!!!

  4. mario

    estao querendo tirar o presidente sarney para bod espiatorio mas o sarney nao e nenhum besta para esses sulista de merd faser isso com ele

  5. J Costa

    Quer resolver o problema do Senado? – Basta eleger um presidente da região sul ou sudeste, muito simples. É indiscutível que precisa ser moralizado essa coisa que chamam de “senado”. Mas, toda essa cobertura da midia faz parte do movimento anti-nordestino.
    Basta fazer uma retrospectiva. Agora não adianta chamar os politicos de corruptos. Nesse processo há corrupto e corruptor, eleitores comprados com falsas promessas, votos de cabresto, viseira, etc… etc…etc… E quem vota? Não adianta criticar agora. è necessário ter consciencia na hora do voto.

  6. larca

    É isso aí, concordariam os presentes, com falatórios na tribuna ou com os gritos do silêncio. Todos fizeram de conta que Sarney não embolsou malandramente o auxílio-moradia, não promoveu a diretor-geral o bandido de estimação Agaciel Maia, não pendurou no cabideiro de empregos do Congresso duas sobrinhas, um neto, o ex-presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, 50 parentes pra cá e 50 amigos pra lá. Todos absolveram o patriarca que tentara encobrir com um desfile de negativas a procissão de delinquências comprovadas.

    Quando estiverem cauterizadas as feridas morais abertas pela Era da Mediocridade, o Brasil contemplará com desconsolo e desconcerto a paisagem deste começo de século. Como foi possível suportar sem revides as bofetadas desferidas por um político sem luz, orador bisonho, poeta menor e escritor medíocre? Como explicar a mansidão da maioria dos insultados pelo coro dos cúmplices contentes?

  7. Esperança

    Ribamar,

    Não sei a quanto tempo remonta o seu passado mas, que eu me lembre, o governo sem voto do senhor Sarney foi uma lástima.
    Naquela época enfrentamos inflação de quase 90% ao mês. Os privilegiados que estavam trabalhando, quando recebiam dinheiro, corriam para gastar pois, se deixassem para fazê-lo no dia seguinte, ao invés de 10 pães, por exemplo, só conseguiam comprar 6. Para quem tinha dinheiro era até razoável. Havia o over night (por aí vc tira) que ajudava a aliviar a situação. Isso só funcionava, porém, para quem tinha dinheiro ou estava trabalhando. Imagina como ficavam os desempregados! Caso não consiga imaginar eu te digo: simplesmente passavam fome e/ou ficavam vendo suas dívidas aumentarem descontroladamente.
    Na época do senhor Sarney na presidência, pasme vc, não havia leite ou carne para comprar. Até quem tinha dinheiro tinha dificuldade para encontrar estes itens. Na cidade onde eu morava, houveram casos de assaltos a pessoas para subtração de leite.
    Por tanto, seja consciente e não venha elogiar esse cidadão como se ele tivesse resolvido os problemas da nação pois, como todos vemos agora, ele só resolveu os problemas dos parentes e “afilhados”. Não se justifica de forma nenhuma que um homem rico como o filho dele, o Fernando Sarney, coloque nas costas de um povo sofrido como o brasileiro, em sua maioria, a responsabilidade da pensão alimentícia do filho que ele teve numa relação extra conjugal.

  8. nilton sezar

    so existe um jeiro pra resolver de uma vez por todas as coisas em brasilia, soltar uma bomba em cima do congresso nacional na hora que estiver lotado e pronto, fica tudo resolvido!! dai entao se elege uma nova composicao de politicos quem sabe com esse exemplo os novos politicos muda de opiniao? ou entao baixar para um salario minimo o salario de um deputado ou senador, duvido que alguem vai querer ser politico.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. larca

    e0 mordomo da filha ele tambm não sabia, cara de pau

  10. PAPPAQUILOMETROS

    NÃO É NADA NÃO MESMO, TÁ POUCO O QUE TÁ VINDO POR AI, SÓ DESCOBERTA PESADA, NÃO VAI TER FIM MESMO, ENQUANTO NÃO PUXAREM A CADEIRA, É UM ATRAS DO OUTRO VAI CAIR TODOS, ATÉ FICAR SEM NENHUM SENADOR NA CADEIRA, TUDO FARINHA DO MESMO SACO, E NENHUM VAI FAZER FALTA, O PAIS VAI FUNCIONAR DO MESMO JEITO E MELHOR SEM ELES.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS