Devaneio: Castelo quer criar primeiro Bairro Verde, mesmo ignorando problemas básicos de São Luís

21comentários

bairro-verde2.jpgA Prefeitura de São Luís firmou convênio de U$ 250 mil ( cerca de 500 mil reais) para construir o primeiro “Bairro Verde” de São Luís, a exemplo dos que existem em outras cidades do país  (como mostra a imagem da maquete de bairro similar, em Brasília). No espaço, seriam disponibilizados habitação, saneamento, drenagem, fornecimento de água e energia, tudo à base de tecnolgias não poluentes. Convênio com essa finalidade foi firmado em Dubai, cidade dos Emirados Árabes famosa mundialmente pelas suas paisagens suntuosas e devidamente planejadas, que lhe deram o status de modelo de organização do espaço urbano.

O curioso é que o prefeito João Castelo quer executar o projeto antes mesmo de resolver problemas básicos que atormentam a população da capital, como buraqueira em ruas e avenidas, falta de saneamento, sujeira e inúmeros casos de ocupação ilegal de áreas públicas, como praças e calçadas.

Este texto não tem como objetivo expor uma visão pessimista. Trata-se, na verdade, de uma crítica embasada em incontáveis exemplos de descaso com a cidade, contabilizados durante o exercício diário do jornalismo. O contato permanente com a realidade induziu, de imediato, aos seguintes questionamentos:

– Existe mesmo a necessidade da instalação de um “Bairro Verde” em um momento em que praticamente todas as áreas da capital estão carentes de ações elementares?

– Se o Município não tem sido capaz de oferecer, de forma eficiente, serviços como limpeza urbana, transporte público, pavimentação de vias, entre outros, quem garante a viabilidade de um projeto ainda mais complexo?

É preciso que a população olhe com cuidado essa iniciativa e perceba os prós e os contras de uma ação que, ao fim das contas, pode transformar-se em mero produto do marketing e escoadouro de recursos do contribuinte. 

21 comentários para "Devaneio: Castelo quer criar primeiro Bairro Verde, mesmo ignorando problemas básicos de São Luís"


  1. Iraci Medeiors

    É isso aí Castelo!!! Estou de acordo e sei que muitos vão apoiar a idéia. Parabéns pela coragem de ver um futuro melhor para nós.

  2. graça mendes

    É ISSO AÍ, AGORA VAIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    A G O R A V A I…….
    MELHOR DO QUE NÃO FAZER NADA…
    FAZ CASTELO,
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!

  3. ARAUJO

    É ISSO CASTELO MOSTRA PRA ELE QUE AGORA VAI!!!!!
    CASTELO FAZ, EM AGOSTO VCS VÃO VER SÃO LUIS UM CANTEIRO DE OBRA.
    DEIXA O CASTELO TRABALHAR POIS ELE FAZ…..

  4. Luis Malaquias

    Meu Caro Daniel,
    Essa historia de maquete eu já conheço desde os tempos do Prefeito Jackson. Eu não sei se voçê se lembra do lancamento das obras que iriam mudar São Luis? Pois bem, ficaram só nas maquetes apresentadas no subsolo da praça Maria Aragão….Agora Castelo me sai com essa……É BRINCADEIRA… Acho que esse pessoal pensa que nós somos TROUXAS. … O PREFEITO DE FATO GARDENIO JUNIOR TA VIAJANDO NA MAIONESE..

  5. ALTO FALANTE DO POVO

    PREFEITO PINGUIM MISERÁVEL!! PROCURA TAPAR OS BURACOS DA CIDADE PRIMEIRO, INFELIZ!!!

  6. prof neves

    Bairro Verde sim senhot!!!
    Nãop tem jeito. Se não faz é incompetente. Se vai fazer é megalomaníaco. Peraí. Todos tem direito a um meio ambienet saudável, os ludovicences não? prefeito JC vai fazer sim. E o povpo vai aplaudir.

  7. Tarcísio

    É isso aí Daniel!!! Bairro Verde para a população de São Luís que ela merece.

    Apesar de você não querer e achar que é um mero devaneio, o prefeito João Castelo está trabalhando para as próximas gerações, como ele sempre fez e sempre faz.

    Agora você fica aí torcendo contra, quando deveria aplaudir a iniciativa do prefeito que já tem a sua disposição os U$ 250 mil e que agora vai buscar parcerias (com certeza o Sistema Mirante não vai querer ajudar, pois esse povo só faz roubar o Estado) para tornar realizadade esse grande projeto.

    Quanto aos buracos, as equipes da SEMOSP estão trabalhando diuturnamente no sentido de sanar esse problema da nossa cidade que não é de hoje, mas que o atual prefeito vai mostrar como se faz.

    Um grande abraço.

    Obrigado por divulgar esse ótimo projeto da Prefeitura Municipal de São Luís.

  8. o amigo da onça

    Já existem vários bairros verdes em São Luís, no Bequimão existe ao lado da construção do centro comunitário ( rima com otário pois está em construção à dez anos) uma lagoa verde de MERDA.
    Na avenida Santos Dumont temos a primeira pavimentação verde do Planeta, tudo bem que a pavimentação é de MERDA VERDE mas é verde.
    No Anjo da Guarda, Kira, Belira e no escambou os buracos são tapados com cobertura VERDE, claro que é de MERDA VERDE, mas é verde.
    Até nas escolas tá tudo verde, pois os 100 000 uniformes que o VERDE Castelo forneceu para os alunos é VERDE, e os 100 000 alunos estão VERDES de tanto tomar LEITE doado pelo Castelo.
    E o restante da População?, está todo mundo VERDE de tanto comer CAVIAR RUSSO comprado baratinho no GLORIOSO BOM PREÇO do Castelo.
    Mais verde do que isso?, só se for do VERDE OLIVIA da roupa do SARGENTO Gardenhinho.

  9. Henrique

    Prezado Daniel,

    Esta é mais uma prova da visão de futuro que o Castelo tem. Lembre-se que quando resolveu construir o Italuís foi severamente criticado e hoje vemos a a sua importância para a Ilha de São Luis. Problemas iguais ao que você falou sempre terão mais são menores em relação ao futuro de São Luis. Ninguém pode cobrar do Castelo as irresponsabilidades dos administradores de São Luis durante os últimos 20 anos, inclusive do Tadeu Palácio, hoje aliado do governo. Caro Daniel, fico decepcionado com a sua falta de visão e de suas atitudes de fazer críticas apenas no sentido de denegrir a imagem do Castelo. Leia mais e veja que projetos desta natureza estão se espalhando em todo o mundo, servindo de exemplo para futuros projetos da iniciativa privada.

  10. PREFEITINHO

    SÓ PODE SER MAIS UMA PIADA DESSE PREFEITINHO………

  11. ORLEANS SARAIVA

    O QUE ME DIZ SOBRE O POLO DE CONFECÇÕES DE ROSÁRIO, QUE IA SER UM GRANDE MARCO PARA OS MARANHENSES E SUA PATROA COMEU DINHEIRO TODO JUNTO COM O JAPA E JORGINHO. E AS PESSOAS, FAÇA UMA REPORTAGEM SOBRE AS PESSOAS QUE ESTÃO COM OS NOMES SUJOS. AÍ VC DEFENDE A SIDERURGICA QUE A MULHER CIRURGIA VAI IMPLANTAR, VAI SER IGUAL O POLO DE ROSÁRIO…É ESPERAR, FICA FALANDO DO CASTELO. FALE ENTÃO O QUE FAZEM NICE LOBÃO, EDINHO, PEDRO NOVAIS, MAURO FECURY, CAFETEIRA, CLEBER VERDE, ROBERTO ROCHA E OUTROS SOBRE SUAS ATUAÇÕES QUE NADA FAZEM, SÓ SERVEM PARA COMER O DINHEIRO DO POVO, DIGA OS PROJETOS DELES…AH VAI COLOCAR GALINHA PRA MIJAR.

  12. jujulica

    se ele cuidar do saneamento básico, educação, saude ,cultura já está de bom tamanho.a cidade tá que é só buraco,a coleta de lixo precária a assistencoa médica dos socorrões pedindo socorro,Que os projetos nao virem só maquetes

  13. o amigo da onça

    A CORJA de BABACAS que assola a nossa FEDIDA ILHA ( fede a MERDA e a CARNIÇA) deve entrar no “Google Maps Collor and Odorificus” , lá da para ver perfeitamente que São Luís está VERDE, claro que é verde de MERDA, mas que é VERDE é VERDE.
    Utilizando-se do CONVERSOR ODORIFICO, dá para sentir o CHEIRO da OBRA DE CASTELO, E sabem qual é o CHEIRO ?
    É claro que é MERDA, mas não é MERDA DE TUCANO Não, também não é MERDA DE CASEBRE nem de BARRACO, é MERDA DE PALÁCIO e de CASTELO.

  14. PAPPAQUILOMETROS

    VOU PERGUNTAR NOVAMENTE, VOCES ACREDITAM EM PAPAI NOEL???LEMBRAM DOS PROJETOS DO PORTO DO ITAQUI, MAQUETES, REUNIÕES EM TUDO QUE HOTEL DE LUXO PELO BRASIL AFORA, VIAGENS A CHINA., COCHICHINA O ESCANBAU………….E ISSO COM EMPRESARIOS DE NOME(TUDO OTÁRIOS), GRANDES BANCOS,,.,, ETC..ETC,,,..E AI SAIU DO PROJETO??, SABEM QUANTO CUSTA UM PROJETO???? AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NESSES POLITICOS DO MARANHÃO, OU SEJA DO BRASIL, VÃO A MERRRR………DA.A.A.. E VÃO CONTINUAR NELA, NA VERDE COMO DISSE NOSSO ESCLARECIDO LEITOR “AMIGO DA ONÇA”!!!

  15. PAPPAQUILOMETROS

    IHHH, ESQUECI DE PERGUNTAR, ONDE VAI SER ISSO??? NEM LUGAR TEM EM SÃO LUIS, JÁ FOI TUDO LOTEADO PELOS VEREADORES, DANDO APOIO AS BELAS INVASÕES!!!!!

  16. BAIRRO SUDOESTE BRASILIA

    EU MORO NESSE BAIRRO EM BRASÍLIA.
    CHAMA-SE SUDOESTE, O MELHOR DE BRASÍLIA.
    SÃO LUÍS CIDADE SUJA, MAL CONSERVADA DIFICILMENTE TERÁ UMA QUALIDADE DE VIDA DESSA.
    QUEIRA A DEUS QUE ACABE A CORRUPÇÃO E SE CONSIGA ALGO AÍ NO MARANHÃO.
    OS MARANHENSES MERECEM SE LIVRAR DESSES LADRÕES!

  17. Marden Ramalho

    QUERIDO DANIEL, O RECONHECIDO ARQUITETO GUSTAVO MARQUES TEM OPINIÕES CIENTÍFICAS SOBRE OS RISCOS QUE SÃO LUÍS CORRE COM PROJETOS MEGALOMANÍACOS DE CASTELO QUE TRARÃO ENORME PREJUÍZO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL PARA A NOSS ABELA SÃO LUÍAS.

    PARABÉNS E BOM TRABALHO

    Resposta: obrigado pela dica, meu caro Marden. Seu acesso muito me honra.

  18. Iraci Medeiros

    Castelo aproveite e faça logo um projeto para criar um METRÔ para a nossa querida e rebelde Ilha.

  19. Thais

    Caro Daniel, nada contra a realização de grandes obras aqui em São Luis, acho mesmo que nossa cidade precisa de um bairro com essas especificações. Mas a cidade também precisa de saneamento básico, asfaltamento de boa qualidade, organização dos bairros já existentes, legalização de outro tanto de ocupações irregulares, educação de qualidade, enfim. São coisas emergenciais, necessárias para que a população da cidade tenha pelo menos o mínimo de qualidade de vida. Por que em vez de um bairro fantasioso, o ditadorzinho não projeta um parque público, onde as famílias possam ir aos finais de semana, fazer um piquenique? Por que em vez de ficar inventando histórias sem pé nem cabeça não começa a cumprir as promessas que fez na campanha? Tenho certeza que a pobre senhora ainda está esperando pra encher o buchinho com produtos do Bom Preço!
    Obrigado pelo espaço.

  20. LOURENÇO

    PREFEITO QUERO FAZER UM CONVITE FORMAL PARA O Sr ANTES DA INAGURAÇÃO DO BAIRRO VERDE, FAÇA UM PASSEIO PELO COHAJAP, PARQUE ATENAS, COHASERMA E COHAMA MAS CUIDADO PARA NÃO CAIR DENTRO DOS BURACOS. PROCURA TAPA OS BURACOS SEU PREFEITO DEVAGAR QUASE PARANDO.

  21. ISSO MESMO

    AGORA VAI REBENTAR COM TODO MUNDO, A CIDADE TA PARECENDO UM QUEJO SUIÇO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    AGRORA FUUUUUUUUUUI.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS