Castelo e sua gestão do século passado

11comentários

castelo3Salvo algumas raras exceções, a gestão do prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), se pauta por métodos arcaicos, comuns
ao regime ditatorial que travou o desenvolvimento do Brasil por duas décadas no século passado. Intolerância a críticas, ações de cunho populista, desprezo a reivindicações de funcionários públicos, colapsos inexplicáveis em serviços essenciais, entre outros fatores, levam à conclusão de que os destinos da capital maranhense estão entregues a um governante pouco afeito ao diálogo aberto com o povo e, portanto, avesso à democracia.

Demonstrações de que o presente raciocínio é correto não faltam. Entre os secretários de Castelo, poucos são os que se dispõem a dar satisfação sobre o desempenho pífio de suas pastas. Alguns, até hoje, são desconhecidos da população e mesmo não dizendo a que vieram, mantêm-se fechados em redomas instransponíveis, com pleno aval do chefe maior.

Um exemplo é a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que apesar do saldo nada positivo de suas ações, não vem a público explicar o porquê de tanta inoperância. Mesmo com o rosário de queixas de ruas e avenidas esburacadas, de bairros sujeitos a inundações, coleta de lixo deficiente e falhas na iluminação, o órgão, em quase onze meses de governo, permanece em profunda apatia.

O mesmo pode-se dizer da Secretaria Municipal de Educação (Semed), um dos pontos fracos da gestão de Castelo, embora tenha à frente o professor Moacir Feitosa, técnico de larga experiência e reconhecida competência. Nesse caso específico, a explicação pode estar nas trapalhadas administrativas que marcam a gestão municipal, que não mantém um ordenamento financeiro capaz de atender as demandas dos seus diversos órgãos.    

Há ainda aqueles que atribuem o próprio fracasso à gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio. Nesse grupo está o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto, cuja gestão vem sendo marcada por sucessivas queixas de falta de recursos para bancar os eventos que fazem parte do calendário artístico da cidade, a exemplo do Carnaval e São João. Sentindo-se respaldado por esse argumento, ele grassa, desinibido, em meio ao fiasco que deixou mais pobre o cenário cultural de São Luís.

Até o momento, não há sinal de que haverá mudança na postura do prefeito Castelo. Enquanto isso, a população tem seus apelos ignorados por um governante que parece não ter entrado em sintonia com o presente.

Foto: arquivo/O Estado do Maranhão

11 comentários para "Castelo e sua gestão do século passado"


  1. Funcionário antigo

    Gente.. sei não.. mas será q temos Prefeito??? Temos adminstração??? É incrível como essa NOVA GESTÃO de castelo só tem a falar mal da Gestão Tadeu Palácio… esses de agora NADA FIZERAM e NADA FAZEM… passam o dia perambulando pelos setores conversando nos sofás, nos bancos, fofocando falando mal de tudo e todos… São pessoas inexperientes, jovens ou não, preguiçosos que só querem ganhar sem nada fazer. É lamentável! Volta GESTÃO TADEU…

  2. Tarcísio

    Você tá comendo cocô ou tá agindo de má-fé mesmo???
    No bairro onde eu moro, as ruas estão asfaltadas. Não tem buracos na região do cohajap, vinhais..
    Lá no cohatrac já está tudo uma beleza… Cidade Operária também.
    Será se você é cego??
    E mais… vai ser construído o hospital, o fardamento já foi entregue uma parte…
    você não tá vendo o prefeito trabalhar?? tá maluco.

  3. Ribamar

    Daniel,
    Tenho acompanhado sues cometários a respeito do nosso Prefeito.Realmente algumas ruas e avenidas de São LUis estão sendo recuperadas, conforme o amigo descreveu aciama. O meu cometnário no entanto iz respeito ao Secretario da SMTT, este senhor realmente é um caso de poliocia, se naõvejamos,: em sua declaração recente o mesmo chegou afirmar que o caos no transito de São Luis, prende-se ao fato da “DALCAR” vender muitos veiculos, percebe-se que este senhor é totalmente despreparadao para o cargo que exerce.

    Nos estados mais desenvolividos obsererva-se que os secretarios são todos eles formado em ENGENHARIA DE TRÂNSITO” certo ou errado? São Luis ainda é a cidade que possui oi maior numero de “RETORNOS” certo?

    Um abraço,

  4. muda PSB

    UMA DAS PRINCIPAIS CULPADOS DE TEREM COLOCADO ESTE MALFEITOR NA PREFEITURA FOI A GANANCIA DA HELENA DUALIBE.
    O PSB JÁ MARCHAVA COM O FLÁVIO DINO, QUE COM O PARTIDO SOCIALISTA IRIA GANHAR A ELEIÇÃO.
    COM UM ESQUEMA DE COMPRA DOS DIRIGENTES DO PARTIDO MUNICIPAL ARMADO PELO OTHELINO (QUE NA ÉPOCA DIZIA SER DO PARTIDO), DO DEPUTADO AFONSO MANOEL (QUE CAIU COMO UM PATO NA HISTÓRIA DO CASTELO DE FINANCIAMENTO DE SUA CAMPANHA), DO ENTÃO CHEFE DA CASA CIVIL (A MANDO DO JACKSON COM MEDO QUE O FLÁVIO FOSSE FICAR FORTE) E DO ATUAL PRESIDENTE DO PSB JOSÉ ANTONIO ALMEIDA (QUE EMPREGOU TODA A FAMILIA NA PREFEITURA E ESTÁ COMO ADVOGADO DO CASTELO).
    LEMBRO QUE SOMENTE O EDUARDO BRAIDE(QUE PERDEU A ELEIÇÃO PARA VEREADOR, APESAR DE TER SIDO UM DOS MAIS VOTADOS, POR CAUSA DA COLIGAÇÃO E GANHOU UM CARGO DE SECRETÁRIO DE COISA NENHUMA NA PREFEITURA) E O FELIPE KLANT FORAM CONTRA O ESQUEMA DE COMPRA PELA TURMA ALIADA AO CASTELO.
    ELE NÃO VAI FAZER NADA POIS SEU PLANO É FAZER A SUA APOSENTADORIA E FINANCIAR A CAMPANHA DA FILHA GARDENINHA.
    O PSB É QUE SE LASQUE.

  5. joao

    Vem ca, e no gabinete de Afonso, como vao as coisas? Vai procurar trabalhar rapaz

  6. o amigo da onça

    Castelo NÃO é ultrapassado não, Castelo é extremamente INCOMPETENTE e profundamente DESONESTO.
    A Prefeitura de São Luís está é acéfala , Castelo prometeu tantas coisa e NÃO CUMPRIU NENHUMA. Castelo prometeu dar uniformes para os 110 000 alunos da rede municipal de ensino e, pasmem só, “deu” pouco mais de 1000 conjuntos, isto é, menos de 1% do prometido.
    Castelo prometeu “dar” todos os meses 3 KGF de leite em pó à cada aluno da rede municipal de ensino, e o que se vê?, nada, castelo (é assim mesmo com letra minúscula pois os CANALHAS não merecem letras maiúsculas em seus nomes) ignorou completamente a promessa de campanha.
    E o bom preço? , mais um engodo do velho canalha.
    Quanto aos asfalto, castelo entende mesmo é de ASSALTO, já que o velho pilantra está mesmo é saqueando os cofres da combalida Prefeitura de São Luís.
    Castelo inovou com relação à obras de engenharia, castelo criou as estradas CAROÇÁVEIS ( estradas cheias de coroços) ao aplicar da forma mais incompetente, ele e sua quadrilha, o recapeamento asfáltico nas nossas esburacadas ruas e avenidas.
    Castelo e Tadeu Palácio são duas figuras repugnantes sobre todos os aspectos, mas que tem como “torcedores” uma corja de Imbecís
    absolutamente desinformados, como aliás é a maioria esmagadora dos eleitores deste mais do que miserável Estado

  7. STENIO JOHNNY

    Amigo Daniel sou leitor assíduo do seu blog, e toda vez que um microcéfalo fazer comentários de baixo nível, serei obrigado a me pronunciar. Eu quero dizer ao tarcisio, que faço questão de escrever com letra minúscula, pra medir a pequena quantidade de massa cefálica que ele tem e não sabe. Que, Merda ele engoliu votando no irmão metralha esse que se diz prefeito. tarcisio acorda cara pálida, para de viajar na maionese, pois merda, você vai ver, se o irmão metralha e os seus metralhinhas continuarem na administração municipal. Não vai ser merda no balde e sim merda e no poço, e você vai ser um dos que vai cair de cabeça dentro desse poço cheio de merda por tanto não fale em merda.
    Essa administração ta visivelmente caótica, sem rumo, castelo nunca me enganou, sempre foi 100% empresários, e 1000% dinheiro no bolso, ele vinha há anos com fome de mamar nas tetas da prefeitura, já que o governo do estado tornou-se impossível pra ele voltar a usar a faixa de governador. O pior de tudo que não temos escolha, pois se ele sair, entra outra mala sem alça. Flavio Dino que a maioria do povo ludovicense não aprova, e ate hoje as pessoas se perguntam como ele teve uma imensa quantidade de votos na eleição para deputado federal, se nem o povo do interior o conhece. Digo isso por que viajo pelos interiores, e quando eu chego nas cidades, por curiosidade pergunto se conhecem Flavio Dino, e 90% nunca nem ouviu falar. (MISTERIO) essa falsa postura de comunista que ele usa, não corresponde aos fatos. Hoje ele atira pedras grossas no bom velhinho, aquele que foi cassado, por Ns motivos, mas, quando o dito cujo estava como governador do estado Flavio Dino não só mamou nas tetas do estado como também colocou o seu irmão debaixo das tetas da vaca mãe leiteira do estado, pra mamar.
    O que mais me chama atenção em toda essa lambança, que ambos estão se chegando a Guerreira, vendo-a como válvula de escape, uma luz no fim do túnel, a chuva no sertão nordestino.
    Cuidado Guerreira com esses dos famintos gaviões do deserto, pois ambos estão à procura de uma presa pra devorar. Castelo e Flavio Dino, juntos não valem duas barras de sabão em pedra, pra não dizer cajá bichado. ILHA DO AMOR. SAI DESSE PESADELO POR FAVOR.

  8. mauroc

    Ei Ribamar do Comentário 3

    Voce tem razão, bem como na Secretaria de Educação do Estado, deveria ser um Médico, não um TRATOR.

  9. SERGIO

    O RIBAMAR É CASADO COM UMA PARENTA DELE. O SOGRO, JUSTAMENTE O DONO DA DALCAR, JOGOU UMA NOTA NA CAMPANHA DE CASTELO. FICA CLARO QUE O CRITÉRIO DE ESCOLHA DO SR. RIBAMAR FOI MERAMENTE PESSOAL. ELE AINDA FALA QUE A CULPA DO CAOS NO TRANSITO É DO SOGRO DELE, DONO DA DALCAR, RSRSRSRSRS!
    POIS É! CASTELO ATÉ AGORANÃO MOSTROU A QUE VEIO EM RELAÇÃO A MODERNIZAR SÃO LUÍS. A
    ASFALTAR RUAS É O MÍNIMO, NÃO, TARCÍSIO???

  10. Tarcísio

    Ah!! Que bom que vocês reconhecem que o asfalto está sendo colocado!!! Por mais que seja o mínimo, pelo menos tá sendo feito.
    Como ele pegou a cidade é que ficou constatado que nem o mínimo tinha sido feito.
    Outra coisa que também não pode se negar, mas para isso é preciso entender um pouco de orçamento e administração pública, o Prefeito está trabalhando com o orçamento aprovado pela legislatura anterior. E mais, as promessas de campanha não estavam inclusas no orçamento. Isso tudo faz uma grande diferença, pois as despesas da Administração Pública não podem ser feitas da forma como é feita na casa de cada um de nós não, até mesmo elas precisam ser planejadas e aprovadas.
    Sem dúvidas o Prefeito continuará trabalhando para colocar em prática todos os seus projetos e com isso teremos uma cidade bem melhor para todos.
    Agora isso não se faz do dia pra noite. Tal comentário serve para o Stenio Jonny que fala da Governadora do Estado, mas que não informa nenhuma das coisas que ela já fez. Ao contrário, tem apenas projetos, que, se concretizados, serão de enorme contribuição para o Estado. Mas até o momento não tem nada feito não.

  11. Iraci Medeiros

    Agora vai! Com responsabilidade e uma enorme vontade de realizar as melhorias, o prefeito João Castelo vem cumprindo o que prometeu na campanha. Falta muito a realizar, O tempo dara tempo ao prefeito para cumprir todos os seus compromissos com o eleitor. Aqueles que criticam hoje, irão aplaudir ao termino do seu mandato e pedir para João Castelo fique e com certeza ganhara de novo do Dinossauro….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS