A dança das cadeiras no grupo de Jackson Lago

5comentários

cadeirasO governador Jackson Lago participou, ontem, na sede estadual do PSDB, de uma reunião para discutir a aliança entre o seu PDT e os tucanos visando à eleição de outubro. O grupo até que tentou manter um clima de harmonia no encontro, mas o conflito de interesses que marca a relação entre os dois partidos e seus respectivos membros ficou visível.

Entusiasmado com o apoio recém-anunciado do prefeito de São Luís, João Castelo, à sua candidatura, Jackson Lago postou-se ao lado da deputada estadual Gardênia Castelo, filha do chefe do executivo municipal. Dona de forte influência na gestão do pai, Gardênia foi sua emissária na reunião.

O líder pedetista até que tentou dividir a cabeceira da mesa com o deputado federal e presidente estadual do PSDB, Roberto Rocha, mas este logo deixou claro que estava ali para conduzir as discussões. Rocha, diga-se de passagem, não conseguia esconder seu desconforto, talvez pelo sepultamento do seu projeto, por influência de Jackson, de lançar-se candidato ao governo, o que acabou o empurrando a uma disputa praticamente suicida a uma cadeira de senador.

Também marcaram presença à reunião os prefeitos de Imperatriz, Sebastião Madeira, e de Açailândia, Ildemar Gonçalves. Junto com Castelo, os dois líderes tocantinos formarão a trinca que tentará dar sustentação político-financeira ao projeto do grupo de voltar ao Palácio dos Leões.

Sentindo-se uma das peças fundamentais da aliança, o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pretenso candidato ao Senado Edson Vidigal fez questão de sentar-se ao lado de Rocha. Depois de chegar atrasado à reunião, pediu uma cadeira e sem acanhamento algum abriu espaço e posicionou-se ao lado do presidente estadual do PSDB, para espanto geral dos presentes, como mostra a foto de De Jesus (O Estado do Maranhão).

Sentaram-se ainda à mesa o deputado federal Julião Amim, cuja reeleição está ameaçada pelo “arrojado” colega de partido Weverton Rocha; o deputado estadual sub-júdice Chico Leitoa (PDT), o vice-governador cassado Luiz Porto e os tucanos Lula Almeida e Aderson Lago. Este último, minado por inúmeras denúncias de corrupção nos dois anos de gestão de Jackson Lago, limitou-se a fazer piadinhas, em uma tentativa frustrada de descontrair o ambiente.

O acesso da imprensa ao encontro foi restrito. O teor das discussões foi mantido em sigilo, pelo menos aos veículos de comunicação não alinhados ao projeto político do grupo tucano-pedetista. Por isso, o blog, ao descrever o encontro, tomou como base apenas a situação dos principais personagens da aliança. Mas, pelo perfil e interesses de cada um, a impressão é de profunda incompatibilidade.

5 comentários para "A dança das cadeiras no grupo de Jackson Lago"


  1. Sandro

    Uma pergunta em comum, quem confia em quem?

  2. plácido

    STOU COM ELES PARA UM MARANHÃO MAIS JUSTO,JACKSON E UM SER HUMANO BRILHANTE E MERECE TODA NOSSA CONFINÇA,VOTO EM JACKSON E ROBERTO ROCHA.AQUI NO MAIOBÃO ELES VÃO DA DE LAVAGEM NA MIMADA FILHA DE SARNEY E SÓ ESPERAR PARA VER.

  3. Wal Wilson

    Cruz credo, só bandidos querendo escondirijo.

  4. sininger vidal

    PPS do Sul do Maranhão reivindica indicação de Vice na chapa de Jackson lago

    Manifesto do PPS do Sul do Maranhão

    Tendo em vista que o Partido Popular Socialista (PPS) resolveu desistir da candidatura própria ao Governo do Maranhão para apoiar novamente o nome de Jackson Lago (PDT), numa aliança que pretende como os próprios líderes pedetistas dizem – restabelecer o GOVERNO INTERRONPIDO – se faz necessário que nós, do Sul do Maranhão, nos manifestemos, como em 2006, quando em Açailândia fizemos o lançamento de duas pré-candidaturas do partido, a vice-governador, sendo que um dos nossos nomes acabou compondo a chapa da nau libertária.

    Ora, se o governo foi interrompido, temos que dar ao povo que o elegeu o direito de restabelecê-lo, e o que não se pode perder de vistas é, o status quo do Governo libertário, que foi formado pelos Partidos PDT, que indicou o governador e o PPS que indicou o Vice-Governador do Sul do Maranhão.

    Governos são formados de Partidos e de pessoas exatamente nesta ordem, portanto, nós do Sul do Maranhão temos a aprazível missão de alertar aos camaradas do PPS, que se faz necessário alargar as discussões em torno da composição da chapa majoritária com o PDT nestas eleições, para que o Povo, e o PPS, tenham a representatividade que escolheu através das propostas e composição partidárias em 2006.

    Não obstante temos nós do Sul do Maranhão, a missão de oferecer um nome à chapa majoritária como vice-governador, para nos representar neste projeto de retomada do poder que o Povo do Maranhão conferiu à chapa PDT/PPS, chapa esta liderada pelo timoneiro Jackson Lago e o representante do PPS sendo das fileiras da árdua luta do Maranhão do sul.

    Por fim; Acreditamos na candidatura de Dr. Jackson Lago, temos a perfeita noção que no confronto de idéias, no comparativo de dois anos de mandato contra doze da adversária, nas propostas de mudança do Estado que foram ceifadas por uma justiça injusta haveremos de retomar o governo e colocar o nosso Estado novamente no caminho da justiça social, igualdade e desenvolvimento econômico.

    Imperatriz-MA, 24 de maio de 2010

    Texto de Sininger Vidal

  5. VALDEJAN C. DE MESQUITA

    esta reunião não é crime previsto no CPB?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS