Indefinição faz DEM adiar convenção estadual para o dia 30

0comentário

incertezaO Diretório Estadual do DEM decidiu realizar a convenção estadual do partido no próximo dia 30, data-limite para a oficialização de candidaturas e alianças para a eleição de outubro. A princípio, o encontro seria realizado dia 27, mas devido à indefinição quanto ao rumo a ser tomado pela sigla no Maranhão, os dirigentes locais resolveram adiar o evento.

A convenção, que será realizada na sede do DEM, no São Francisco, terá caráter reservado. Cerca de 50 filiados, apenas, participarão da votação. O número reduzido é resultado da dissolução de 143 diretórios municipais, por determinação da Executiva Nacional, que concluiu que esses núcleos não estavam apresentando desempenho condizente com as metas de crescimento do partido.

Incerteza

O rumo a ser tomado pelo DEM no Maranhão ainda é uma incógnita. O presidente nacional, Rodrigo Maia, reivindica a participação da legenda na chapa majoritária encabeçada pela governadora Roseana Sarney (PMDB), mas até agora não houve entendimento. A crise se agravou depois que o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, determinou a intervenção no diretório de Santa Catarina, retirando o apoio do partido à candidatura ao governo do senador democrata Raimundo Colombo, que aparece com chances reais de eleger-se. Em resposta, Maia anunciou que caso não seja oferecido o espaço que o seu partido pleiteia no grupo liderado por Roseana, intervirá no diretório maranhense.

Nas últimas semanas, a governadora e o presidente regional do DEM, deputado Clóvis Fecury, têm conversado regularmente em busca de um acordo para incluir o DEM na aliança governista. Mas, até o momento, nenhuma das propostas feitas por ela agradou a Executiva Nacional do partido. O próprio Rodrigo Maia conversou com Roseana, por telefone, na última quinta-feira. Na ocasião, ele apresentou as condições para coligar-se ao PMDB e reiterou que é real a possibilidade de a sigla seguir rumo diferente caso não seja atendida. 

Para se ter idéia da indefinição, o DEM será o único partido listado como integrante da aliança em torno de Roseana a não montar stand durante a convenção do PMDB, no próximo dia 24, quando será oficializada a candidatura da governadora à reeleição. Os líderes democratas solicitaram, também, que não fosse feita qualquer referência à legenda no material de divulgação que será distribuído aos convencionais durante o encontro.

Caso não haja uma mudança nos próximos dias, o DEM pode estar caminhando rumo ao rompimento da aliança política histórica com o PMDB no Maranhão.

Sem comentário para "Indefinição faz DEM adiar convenção estadual para o dia 30"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS