Descaso e perigo

0comentário
Semáforo no Cohafuma ameaça desabar a qualquer momento

A ameaça de desabamento de dois semáforos instalados nas avenidas
dos Franceses, na Ivar Saldanha, e Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma, registrada ontem por O Estado, reforça a ideia de descaso das autoridades
em relação aos problemas do trânsito de São Luís. Não bastassem as
panes frequentes nos equipamentos, motoristas e pedestres correm o risco
de sofrer acidentes caso essas estruturas venham ao chão.

A situação mais crítica é o do semáforo da avenida Jerônimo de Albuquerque, em frente ao posto Moraes Center, onde há fluxo intenso de tráfego em qualquer período do dia. A base que sustenta o equipamento está tomada por ferrugem e dois dos quatro parafusos que a fixavam ao solo, no canteiro central da via, estão soltos. Quem observa a cena é tomado por um misto de susto e indignação e constata logo que o problema é resultado da falta de manutenção. Obrigados a parar seus veículos no sinal vermelho, os milhares de condutores que percorrem o trecho diariamente não têm ideia de que ao cumprir a legislação de trânsito expõem suas vidas ao perigo.

No semáforo da avenida dos Franceses, o problema foi causado pela instalação errada do equipamento no solo. Provavelmente por descuido, a equipe que o fixou ao chão permitiu que a base metálica ficasse inclinada. O resultado é que o equipamento, com o passar do tempo, pende cada vez mais para o lado direito, já que o peso está distribuído nessa direção. Os ventos fortes registrados nesta época do ano fizeram aumentar o ângulo de inclinação, aumentando a possibilidade de queda e de um acidente grave.

Quedas de placas de sinalização de trânsito em vias públicas não são novidade em São Luís. No último dia 23 de setembro, uma delas caiu sobre um veículo na avenida Jerônimo de Albuquerque, coincidentemente no Cohafuma. O dono do carro, por pura sorte, saiu ileso, mas não se livrou do prejuízo material. No incidente, impressionou o fato de a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) não ter adotado ação preventiva, pois muitas pessoas já haviam alertado sobre o risco.

A gestão do sistema de trânsito da capital carece de uma reformulação administrativa urgente. É inexplicável que os milhões de reais arrecadados com impostos, taxas e multas não sejam revertidos em melhorias na sinalização, ação que deveria ser tratada como prioridade. Diante de tamanho absurdo, seria oportuna a intervenção do Ministério Público, de modo a garantir aos cidadãos o direito a trafegar em vias seguras e organizadas.

Ao negligenciar a manutenção de placas e semáforos, a Prefeitura de São Luís comete uma espécie de estelionato contra aos cidadãos, que, além de não usufruir dos benefícios que têm direito pela receita que geram em impostos, vivem encurralados em um trânsito caótico e arriscado.

Foto: Flora Dolores/O Estado do Maranhão

Editorial publicado neste sábado por O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Descaso e perigo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS