Omissão, caos e perigo

0comentário
Congestionamentos são recorrentes na Avenida Magalhães de Almeida e arredores

A ausência do poder público no trecho da Avenida Magalhães de Almeida próximo ao terminal de embarque e desembarque de usuários do transporte alternativo transformou aquele ambiente em um dos mais caóticos e com maior risco de acidentes em São Luís. O atropelamento e morte, na última terça-feira, de um motorista de van que checava um defeito mecânico no veículo que conduzia evidenciaram quão necessária é a intervenção das autoridades, a fim de restabelecer a ordem naquela área.

Não é exagero afirmar que o trecho citado acima é um dos mais inóspitos da cidade, onde a lei é violada a todo instante, sem que haja qualquer punição aos infratores. Desrespeito às normas de trânsito, acidentes e agressões figuram entre os exemplos mais comuns da selvageria que tomou conta do local. Sem uma ação efetiva da polícia e dos órgãos de trânsito, maus motoristas, assaltantes e outros malfeitores encontram caminho livre para agir.

A Avenida Magalhães de Almeida, como um todo, carece de maior atenção do governo municipal. A via, que ao fim da gestão do ex-prefeito Tadeu Palácio, em 2008, exibia um aspecto atrativo, com sinalização de trânsito e limpeza impecáveis, ocupação ordenada do espaço urbano e iluminação pública satisfatória já não ostenta cenário tão aprazível. Pelo contrário, o que se vê constantemente são semáforos em pane, acúmulo de lixo e camelôs dividindo a pista e as calçadas com veículos e pedestres. Para piorar, a área não foi incluída na lista restrita de prioridades da atual gestão municipal, dando a entender que o caos deve perdurar por muito mais tempo.

É preciso que as autoridades de trânsito iniciem urgentemente um trabalho de reordenamento daquele espaço. Tendo em vista os sucessivos abusos cometidos na operacionalização do transporte alternativo, o foco primordial deve ser esse segmento. Responsáveis pela locomoção de milhares de pessoas diariamente, as vans usadas nesse serviço nem sempre são conduzidas de acordo com as regras de segurança no trânsito, muito menos apresentam condições de manutenção que proporcionem aos usuários o mínimo conforto e a garantia de viagens seguras.

Atacar as distorções que ocorrem na ocupação do espaço público e a ação de criminosos e vândalos é outra medida essencial a ser executada naquele ambiente. Devido à sua complexidade, o problema deve ser combatido em várias frentes, com a participação efetiva de diversos órgãos, como as secretarias municipais de Trânsito e Transporte, Obras e Serviços Públicos e Urbanismo e Habitação, além da Guarda Municipal, Ministério Público, Polícia Militar e Governo do Estado, por meio das secretarias de Segurança, Meio Ambiente e Infraestrutura.

Somente a união de forças devolverá à Avenida Magalhães de Almeida e arredores a tranqüilidade há muito tempo perdida. Faltando menos de um ano para o aniversário de 400 anos de São Luís, a reurbanização daquele trecho do Centro Histórico seria um grande presente para a cidade.

Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão

Editoral publicado por O Estado do Maranhão nesta quinta-feira.

Sem comentário para "Omissão, caos e perigo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS