Secretaria de Minas e Energia firma parceria com a Fiema

1comentário

Por José Reinaldo Martins

Secretário Ricardo Guterres visita Casa Solar da Fiema

O secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, assinam, nesta segunda-feira (21), às 15 horas, convênio por meio do qual o Centro de Demonstração de Energias Renováveis, conhecido como a Casa Solar, passa a ser administrada pelo Governo do Estado. 

Laboratório voltado para a promoção de soluções energéticas renováveis e eficiência energética, criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai-MA), a Casa Solar passa a ser gerenciada por meio da Secretaria de Estado de Minas e Energia (Seme), com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Com a assinatura do convênio, de acordo com Ricardo Guterres, a Fiema/Senai inaugura uma nova etapa de continuidade a Casa Solar. A principal finalidade da casa é ensinar e divulgar o conhecimento sobre aproveitamento inteligente e social dos recursos naturais de forma sustentável, gerando energia limpa e renovável.

O trabalho será desenvolvido por meio da promoção de visitas, cursos, palestras e visitações à Casa Solar de empresários interessados em investir da geração de energias renováveis, além de universitários, e estudantes de escolas dos ensinos Fundamental e Médio.

Como funciona

Casa Solar É um projeto pioneiro do Senai do Maranhão. O Senai mantém casas Solares em cinco estados, entre os quais o Maranhão, que encontra-se instalada na unidade operacional da BR-135. A eletricidade que abastece a casa vem de um sistema híbrido gerado por sistemas de energias solar e eólica.  O serviço, todo computadorizado, funciona por meio de uma placa solar que abastece uma bateria que, depois, é distribuída no imóvel por meio de um sistema.

1 comentário para "Secretaria de Minas e Energia firma parceria com a Fiema"


  1. Usuário de Lamparina

    como na media a luminosidade medida em “armstrong” subiu um grau no maranhão, essa secretaria já deveria ter iniciado um programa financiado inclusive pelo Programa Luz Para Todos, usando a luz solar em varias comunidades, se não fosse o ganho indevido e corrupto adquirido pela aquisição de postes e linhas de transmissão, até comunidades distantes. alguém duvida ??????????????

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS