Prefeito de Tutóia é acusado de divulgar pesquisas fraudadas

9comentários
Diringa, prefeito de Tutóia, acusado de fraude

Diringa voltou a aprontar em Tutóia. Não bastasse a possibilidade – ainda atual – de ser processado pelo Ministério Público em razão das acusações de pedofilia, o atual prefeito do município e candidato à reeleição, Raimundo Nonato Abraão Baquil, o Diringa (PSD) poderá vir a ser processado pela divulgação de inúmeras pesquisas eleitorais fraudadas e sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Além do processo criminal, o candidato corre o risco de ser penalizado com multa de até R$ 106.410,00 (Cento e seis mil, quatrocentos e dez reais) por cada pesquisa fraudulenta divulgada (conforme Resolução 23.364-TSE, art. 18), assim como com a cassação de seu registro de candidatura por abuso de poder político e econômico.

Dentre as pesquisas divulgadas na cidade de Tutóia por Diringa, seus familiares e correligionários, uma delas é identificada como tendo sido realizada pelo Instituto Nacional de Opinião e Pesquisa (INOP). Contudo, em contato telefônico com o referido instituto, que tem sede em São Paulo, seus dirigentes informaram que a empresa não atua mais no ramo de pesquisas eleitorais e não realizou qualquer trabalho de pesquisa no Estado do Maranhão. O INOP encaminhou declaração na qual atesta CATEGORICAMENTE que não realizou qualquer pesquisa eleitoral no Município de Tutóia, Estado do Maranhão.

No campo consulta, o site do TRE não contém registro de pesquisa eleitoral para prefeito em Tutóia

A ESCUTEC, empresa do ramo de pesquisas de opinião pública no Estado do Maranhão, e que também teve seu nome indevidamente utilizado pelo grupo do Prefeito Diringa, divulgou nota em seu site na internet, informando que não registrou qualquer pesquisa sobre as eleições de 2012 na cidade de Tutóia e que a divulgação de qualquer resultado utilizando o nome da empresa configura crime eleitoral, inclusive informando que entrará com uma ação judicial contra o grupo político de Diringa.

Em nota, Escutec negou ter feito pesquisa eleitoral em Tutóia, comprovando fraude cometida pelo prefeito

A nota da empresa ESCUTEC é a seguinte: “A ESCUTEC PESQUISAS DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA informa que não registrou nenhuma pesquisa sobre as eleições de 2012 na cidade de Tutoia, portanto qualquer divulgação usando nossa empresa como fonte configura-se CRIME ELEITORAL. Alertamos ainda, que as sanções e multas para fraudes em pesquisas eleitorais são rigorosas, conforme pode ser visto na resolução Nº 23.364 do TSE- Resolução Nº 23.364 do TSE”. (http://www.escutec.com/noticias.php?codigo1=36).

Números fraudados divulgados por Diringa com o propósito de favorecer sua candidatura à reeleição

A atitude de divulgação de pesquisas fraudulentas parece um evidente sinal de desespero e decadência do Prefeito e atual candidato à reeleição Diringa e todo o seu grupo político, diante do avanço da candidatura oposicionista no Município, representada pelo Candidato Chico Canavieira (PT), que já aparece como favorito para as eleições de 07 de outubro em Tutóia, e tem sua candidatura sustentada no apoio da população em uma união histórica formada no Município, com os líderes políticos Zilmar Melo e Zé Orlando, todos reunidos em uma coligação formada por 10 partidos (PT-PMDB-PSB-PTB-PDT-DEM-PRP-PP-PPL-PHS).

INOP também negou, por meio de nota, ter feito pesquisa e informou que não trabalha mais com sondagens eleitorais

9 comentários para "Prefeito de Tutóia é acusado de divulgar pesquisas fraudadas"


  1. cidadão de tutóia

    Que loucura desse prefeito!

  2. Aírton

    Aqui em Tutóia pode tudo, é o dinheiro da água que ninguém sabe onde foi parar, é o prefeito acusado de ser pedófilo, é uma empestação de hilux por uma única família, arrogância de quem deveria ser o mais educado e educada, etc. Agora em sinal de desespero, pois é visível que o Candidato Chico Canavieira tem a maioria, o grupo do prefeito faz uma armação dessas, espero que seja punido no ônus da justiça para servir de exemplo aos demais, pois no ônus das urnas seu julgamento já tem data, será dia 7 de outubro.

  3. JORDU –

    DESTA MANEIRA TODO PREFEITO E ELEITO ATRAVES DE MENTIRAS …..

  4. gaum tutoia

    e apopulaçao de tutoia nao qer mais ese grupo de mafiosos que lezou a agua as ambulaças goupe dos bloquetes saorrezal e o tetulu de pedofi chega

  5. SERGIO

    A Tutoia tem q ser tratada com respeito ela nao merece que seu nome seja divulgado em manchetes de jornais e revistas,com noticias q vem denegrir sua imagem espero q o povo de tutoia tenha respeito pelo seu nome e escolha o melhor p ela no dia 7 de outubro,pq o q ja esta acontecendo no pode continuar.entao vote no 13 chico canavieira.

  6. anonimo

    Se um prefeito desse é capaz de fraudar uma pesquisa,imagina oq ele mais é capaz de falsifificar.
    por isso dia 7 de outubro,so vai dar chico, 13,13,13,

  7. ANONIMO

    O Q/ EU ACHO INCRIVÉL É Q/ EM TODO LUGAR O PREFEITO Q/ EMPREGA PARENTES É PUNIDO PELO CRIME NEPOTÍSMO. POR QUER SERÁ QUE EM TUTÓIA NÃO ACONTECE NADA?

  8. anonimo

    55 é sorte 13 é asar então quem não se asarou vai se asarar se prepare para o dia de votar e veremos quem vai se asarar. Por que o nosso Prefeito é 10 até na soma 5+5=10 e quanto o outro somando 1+3=4

    • Conciência

      Uma coisa é bem verdadeira, quem tapa os olhos para esses absurdos é bem mais bandido(a) do que o próprio PREFEITO, quem mora na cidade de Tutóia sabe dos problemas, corrupção, processos que o prefeito tem levado e rodam na justiça sabemos também que quando se tem dinheiro todo processo é arquivado guardado por longo tempo, mais se fosse um pobre coitado que rouba uma galinha pra mata sua fome, sem sombra de duvidas era preso, resumindo: “QUEM TÁ NO GOVERNO OS ANOS PASSAM RAPIDO, QUEM TÁ SOFRENDO DEMORA…”

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS