Natal, momento de compartilhar

0comentário

natalMais do que qualquer outra data, o Natal, celebrado hoje em todas as regiões do planeta, faz aflorar com muito mais intensidade o sentimento solidário. Para além da troca de presentes materiais, as pessoas sentem-se mais propensas a manifestar carinho, amizade e a esquecer mágoas e ressentimentos. É a magia do nascimento de Jesus Cristo, que contagia a todos e faz renovar na Humanidade a esperança de viver em um mundo melhor.

Em nossa sociedade, ainda predomina o hábito de passar o Natal em família. Fartas ou não, as ceias são sempre marcadas pela emoção de pais, mães, filhos e filhas, que costumam renovar os votos de amor, respeito e gratidão. Em muitos lares, esse clima fraterno se estende a pessoas que, mesmo alheias ao convívio familiar, são acolhidas com igual afeto, ternura e solidariedade.

Para alguns, o Natal é o coroamento de uma trajetória marcada por sucessivas ações beneficentes realizadas ao longo do ano. É o caso do Sistema Mirante, que, movido por um senso aguçado de responsabilidade social, mais uma vez cumpriu a nobre missão de prestar auxílio a centenas de pessoas e instituições. A extensa lista de benfeitorias incluiu doações, cursos de capacitação e outras iniciativas voltadas a proporcionar melhor condição de vida a quem tem pouca chance de crescer com os meios limitados que dispõe.

O tema solidariedade esteve sempre presente na pauta de todos os veículos que compõem o Sistema Mirante. O Estado manteve-se incansável na busca de soluções para diversos problemas dos maranhenses, desde deficiências na infraestrutura ao caos na saúde e na educação públicas. Por isso, é mais do que justo celebrar, neste Natal, a vocação do jornal de estar sempre engajado à tarefa de contribuir para que os cidadãos do estado vivam melhores dias.

Há que se destacar ainda as ações promovidas de forma isolada por muitos cidadãos, que com seus gestos tornam mais reluzente o brilho do Natal. Não são poucos os que percorrem hospitais, asilos, viadutos e outros ambientes que reúnem pessoas necessitadas para levar não só presentes, mas carinho e atenção. Assim, exercitam o verdadeiro sentido da data.

O Natal é o momento mais propício para reforçar o compromisso com o bem comum. Desejar o melhor para si e para os outros é a ordem do dia, que todos devem cumprir com satisfação. E que esse sentimento se estenda pelo resto do ano, para que a paz e a harmonia prevaleçam sempre.

Editorial publicado nesta terça-feira, Dia de Natal, em O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Natal, momento de compartilhar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS