Vila Maranhão clama por segurança e educação

0comentário
Manifestantes usaram pedaços de madeira e atearam fogo em pneus para bloquear o tráfego na BR-135
Manifestantes usaram pedaços de madeira e atearam fogo em vários pneus para interditar trecho da BR-135

Moradores da Vila Maranhão interditaram hoje cedo um trecho da BR-135 em protesto contra a insegurança e a falta de aulas em uma escola municipal de ensino fundamental do bairro. Os populares bloquearam o tráfego na rodovia com pedaços de madeira e chegaram a atear fogo em pneus, provocando um congestionamento quilométrico. A polícia foi acionada para acompanhar a manifestação, que transcorreu pacificamente.

A comerciante Jacilene de Jesus Freitas era uma das que estavam à frente do protesto. Ela se diz vítima tanto da violência quando do descaso com o o ensino público na Vila Maranhão. “Minha filha de 12 anos está sendo prejudicada, pois faltam vários professores na escola onde ela estuda”, denuncia. A escola em questão é a Unidade de Ensino Básico Gomes de Sousa, onde os alunos são liberados quase sempre após os primeiros horários, já que não há docentes para lecionar algumas disciplinas.

Insegurança

Assustados com a violência e indignados com o descaso com a educação, populares ameaçam bloquear novamente a rodovia
Assustados com a violência e indignados com o descaso com a educação, populares ameaçam fazer novo protesto

Quanto à insegurança no bairro, Jacilene diz que o problema é crítico. Ela mesma já foi vítima da criminalidade e reclama que a cobertura policial na Vila Maranhão é falha. “Fui assaltada em meu comércio no dia 1º de fevereiro, por volta das 11h, em plena luz do dia. Chamei a polícia, mas a viatura só apareceu três horas horas depois do ocorrido”, relatou ao blog, indignada.

A comunidade cobra da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado solução para o descaso com a educação e repressão enérgica à violência. Os manifestantes ameaçam interditar novamente a BR-135 caso não sejam atendidos.

Fotos: Gisele Carvalho/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Vila Maranhão clama por segurança e educação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS