Fonte das Pedras agoniza

0comentário
Homem dorme em um dos bancos da Fonte das Pedras: fonte abriga indigentes
Homem dorme em um dos bancos da Fonte das Pedras: fonte serve de abrigo para indigentes (Foto: Douglas Jr.)

Totalmente arrasada por anos de descaso do poder público, a Fonte das Pedras agoniza, enquanto vândalos e indigentes tomam conta do espaço, outrora um dos ambientes mais aprazíveis do Centro Histórico de São Luís. Construída ha quase 400 anos, quando a capital maranhense ainda vivia seus primeiros momentos na história, a fonte hoje não serve mais à contemplação. Pelo contrário, uma breve visita ao monumento causa um misto de tristeza e indignação, sentimentos que tendem a se agravar ante o desapreço das autoridades com esse importante bem do acervo cultural da cidade.

A Fonte das Pedras tem servido a utilidades diversas, enquanto vai perdendo o atrativo como ponto de visitação. No espaço antes dedicado aos passeios e à admiração o que se vê hoje são roupas estendidas, pedaços de papelão usados por indigentes para dormir e até resquícios de drogas. A sujeira está em toda parte e se não fosse o trabalho de voluntários o logradouro já teria sido transformado em lixão. Até os peixes, que tanto encantavam os frequentadores, são furtados ou mesmo roubados aos olhos de testemunhas, em uma atitude criminosa, passível de severa punição.

A insegurança é outro problema. Não é exagero dizer que hoje um passeio na Fonte das Pedras virou aventura. Além de estar repleto de pedintes, o lugar serve de abrigo para criminosos, que, estimulados pela droga, principalmente o crack, atacam os visitantes. Para lamento de quem preza a história da cidade, a fonte tornou-se um ambiente inóspito, totalmente descaracterizado, sem a glória e muitos menos a nobreza do passado.

À noite, a violência se intensifica, pois o local é tomado pela escuridão. Nesse momento, percebe-se a omissão da prefeitura, que há tempos não repõe as luminárias da rede de iluminação pública, tão necessárias para manter a fonte com o mínimo de segurança. Para piorar, os guardas municipais que antes vigiavam o logradouro deixaram de fazer o serviço há mais de dois meses, quando se aquartelaram por estarem proibidos de portar armas de fogo.

Há de se destacar a boa vontade de voluntários que limpam a fonte e chegam até a comprar materiais como vassouras e produtos de higiene para livrar o monumento do excesso de sujeira. Não fosse esse gesto louvável, a fonte já teria sucumbido à falta de manutenção e aos atos de vandalismo que sofre no dia a dia. A Prefeitura de São Luís diz que conta com o apoio da população para manter o espaço preservado, mas nada faz para estimular os cidadãos abnegados que dedicam parte do seu tempo e da sua energia à execução dessa nobre tarefa.

Tão condenável quanto a depredação da Fonte das Pedras é o desprezo dos governantes para com esse monumento precioso. As autoridades de hoje devem se mobilizar com urgência para recuperar o patrimônio ameaçado, sob pena de entrarem para a história muito mais pela omissão do que pelo legado de obras que vierem a deixar à cidade.

Editorial publicado neste sábado em O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Fonte das Pedras agoniza"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS