Será que sai?

2comentários
A licitação das linhas é fundamental para que cenas como a de passageiros empurrando ônibus se repitam
Licitação é crucial para que cenas como a de usuários empurrando ônibus não se repitam

A Prefeitura de São Luís tem até o fim do dia para lançar o edital de licitação das linhas de transporte que operam na capital. O certame, que pode resultar na redenção em meio ao caos que impera no serviço, foi acertado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público Estadual, do qual também foram signatários a administração municipal e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET).

Adiada por três vezes, assim como as demais melhorias no sistema de transporte prevista no TAC, a licitação finalmente pode acontecer, sob pena de uma intervenção do MP na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), conforme já anunciou a diligente promotora do Consumidor, Lítia Cavalcante, que acompanha o processo de perto e cobra o cumprimento do acordo com elogiável determinação.

Cabe agora à Prefeitura dar a resposta que a população espera, sobretudo aos mais de 700 mil usuários de ônibus da região metropolitana de São Luís. Não se pode conceber outro desfecho se não a realização da licitação e das demais benfeitorias que o documento prevê.

De sua parte, os empresários que detêm há décadas as concessões das linhas se dizem desinteressados em participar do certame. Alegam que não há condições adequadas para operar o sistema de forma rentável. Segundo os patrões, o negócio do transporte só se tornaria lucrativo se fossem eliminados alguns gargalos que, segundo eles, comprometem as finanças das empresas, como as fraudes, a concorrência desleal  imposta pelo transporte irregular e a falta de infraestrutura das vias, que danifica os ônibus e torna as rotas mais complicadas.

Ainda segundo os empresários, esse pacote de melhorias deveria estar associado a um realinhamento tarifário, algo impensável neste momento, já que os preços das passagens foram reajustados há apenas quatro meses, na esteira da greve que paralisou o sistema por longos 16 dias e mudou sensivelmente a rotina da cidade.

Se é verdadeira ou um mero blefe o argumento dos empresários, não se sabe. A única certeza é que o transporte público da capital maranhense precisa melhorar com urgência. E a licitação das linhas é o primeiro dos muitos passos que devem ser dados rumo à melhoria da qualidade do serviço.

2 comentários para "Será que sai?"


  1. Rafael Loiola

    Isso é uma falta de respeito,a prefeitura sempre levando culpa de tudo,e os empreseráios numa boa,pois eles sim deveriam estar arcando com essa responsabilidade esses vampiros.

  2. João Canso

    Os empresários ninguém fala né? esse caras são os verdadeiros culpados por isto esta acontecendo,só sabem querer mais e mais.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS