Eleito, Flavio Dino tenta censurar o blog, mas perde na Justiça

0comentário
Flávio Dino: obsessão em processar quem o contraria no campo das ideias
Flávio Dino: obsessão em processar quem opina ou informa algo que o contrarie

Não prosperou a tentativa do governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de censurar o blog. O comunista ajuizou ação de indenização por danos morais em razão de uma matéria aqui postada em 13 de outubro, uma semana após a sua vitória nas urnas, mas teve a pretensão negada pela Justiça. Além de indenização, Dino pleiteava que a postagem fosse retirada do ar, mas esse pedido também foi indeferido.

A matéria em questão, introduzida pelo título “Com “serviços prestados” à campanha de Flávio Dino, César Bombeiro mira Sejap“, revelou a movimentação do agente penitenciário e ex-presidente do sindicato da categoria Cezar Castro Lopes, o Cezar Bombeiro, para ser nomeado por Dino secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária. Como se sabe, o plano de Cezar Bombeiro não deu certo, tendo o governador eleito anunciado, em 17 de novembro, o bacharel em Direito Murilo Andrade, detentor de vasta experiência na gestão de presídios em Minas Gerais, para comandar a Sejap.

Com base em informações de uma fonte e em episódios observados durante a campanha, o blog associou a indicação almejada pelo agente penitenciário à contribuição que ele supostamente dera em sua área de atuação ao projeto eleitoral comunista. O autor do blog, em momento algum, agiu de forma leviana, tão somente abordou o assunto com base em situações reais e em pontos de vistas coincidentes expostos por diversas pessoas com quem manteve contato.

Fávio Dino ajuizou ação de indenização com pedido de indenização ao autor do blog
Depois de eleito governador, comunista ajuizou ação por danos morais com pedido de indenização ao autor do blog

De fato, a campanha eleitoral foi marcada por sucessivas fugas, tentativas de rebelião e mortes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Tais episódios desgastaram a imagem do governo Roseana Sarney e do candidato à sucessão estadual apoiado por ela, Lobão Filho, principal adversário de Dino. Curiosamente, após a eleição, cessaram todos os focos de tensão no sistema prisional.

Decisão

Voltando à ação ajuizada por Flávio Dino contra o blog, o juiz Silvio Suzart dos Santos, da 11ª Vara Cível da capital, foi categórico ao proferir a decisão: É bem de ver que a publicação hostilizada e acima transcrita não ultrapassa a crítica jornalística, tendo o réu se limitado a externar sua opinião a respeito de possíveis pretensões de terceiro de ocupar cargo no futuro governo, assinalou, para mais adiante arrematar: Nada que possa, portanto, ser considerado desairoso ou propriamente ofensivo contra a honra e a dignidade do autor.

Juiz da 11ª Vara Cível de São Luís indeferiu pedido de indenização e de exclusão da postagem
Juiz da 11ª Vara Cível de São Luís indeferiu pedido de indenização e de exclusão da postagem feito por Dino

Em recente entrevista que concedeu ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Flávio Dino se disse contrário a qualquer “tipo de controle de conteúdo”, referindo-se ao que é publicado pelos meios de comunicação. Mero discurso, contrariado pela prática contumaz dos advogados do comunista de interpelar judicialmente quem publica informação ou opinião que o desagrade.

A julgar pela obsessão de Dino e pela diligência de sua banca em processar quem o confronte no campo das ideias, a causa ganha pelo blog deve ser apenas uma das primeiras a ingressar nos tribunais por iniciativa do comunista nos próximos quatro anos.

Sem comentário para "Eleito, Flavio Dino tenta censurar o blog, mas perde na Justiça"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS