Semapa apresenta balanço de ações a agricultores na Semana Mundial de Alimentação

2comentários
Prefeito Edivaldo, ao lado do secretário Aldo Rogério e de demais auxiliares, fala de ações da Semapa para beneficiar produtores
Prefeito Edivaldo, ao lado do secretário Aldo Rogério e de demais auxiliares, fala de ações da Semapa para beneficiar produtores

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou, na manhã da última sexta-feira (23), um café da manhã para os agricultores, com o objetivo de apresentar as ações e programas em execuções. Na oportunidade, o secretário Aldo Rogério agradeceu a presença de todos os agricultores e destacou que está à disposição para atender as necessidades dos produtores.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior ressaltou iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que têm como objetivo a geração de renda para as famílias que se encontram na faixa da extrema pobreza e a garantia da segurança alimentar e nutricional às populações em vulnerabilidade social.

“Este encontro com os agricultores rurais é uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com o desenvolvimento da zona rural, para prestarmos contas da nossa gestão com esse segmento muito importante da sociedade e, também, para ouvir seus anseios para que possamos articular e planejar juntos os melhores caminhos a seguir, visando ao desenvolvimento do setor no município e para a melhoria da qualidade de vida no campo”, enfatizou o prefeito.

Avanços

O secretário Aldo Rogério destacou os avanços alcançados na área e também citou outros projetos que estão em plena execução para contribuir com o crescimento da agricultura familiar na capital, entre os quais citou a distribuição de kits de sistema de irrigação. Ao todo, serão entregues 22 sistemas, que beneficiarão cerca de 200 famílias de agricultores familiares, em 24 comunidades da zona rural de São Luís. Os kits já foram entregues nos polos agrícolas de Matinha, Anajatíua e Calembe.

“Quero agradecer a todos os presentes, aos presidentes de sindicatos e associações, em nome da coordenação da transformação de alimentos. Parabenizo-os pelo esforço e dedicação para a realização deste evento. Ressalto que por determinação do Sr. Prefeito a Semapa está de portas abertas para darmos um acompanhamento técnico especial aos agricultores, bem como levar cursos técnicos e de capacitação aos mesmos. Estamos realizando efetivamente o trabalho de assistência técnica nos pólos agrícolas, fornecendo a orientação necessária ao agricultor familiar para o desenvolvimento da sua produção e firmando parcerias com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para promover a capacitação dos pequenos agricultores”, assinalou o titular da Semapa.

A Semapa também disponibiliza curso de Pós-Colheita, com o objetivo de repassar técnicas adequadas de pós-colheita de frutas e hortaliças, com o intuito de manter a qualidade e evitar danos no transporte e no armazenamento dos produtos destinados à merenda escolar.

Essas técnicas minimizarão e até mesmo eliminarão qualquer possibilidade de contaminação dos alimentos. Outro diferencial é que os agricultores terão conhecimentos de técnicas, que aumentará sua produtividade, gerando aumento na sua renda.

Também estiveram presentes ao encontro os secretários municipais de Pesca e Abastecimento, Aldo Rogério, com o secretário-adjunto, Domingo Paz; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, o secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; a secretária municipal de Segurança Alimentar, Fátima Ribeiro, além de um representante do Conselho de Segurança Alimentar Rural (Consea).

2 comentários para "Semapa apresenta balanço de ações a agricultores na Semana Mundial de Alimentação"


  1. Francisco

    Percebo uma preocupaçao dessa gestão com a zona rural, são ótimos programas e ações que vêm aumentando a renda dos trabalhadores rurais e melhorando sua qualidade de vida. Vale destacar o PAA, que eu acho um programa maravilhoso.

  2. Antônia

    É um público que não deve ser esquecido, temos um bom número de pessoas na capital que vivem da agricultura familiar e da pesca.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS