Câmara concede título de cidadã de São Luís a Kátia Bogéa

0comentário
Com Astro de Ogum, Kátia Bogéa exibe Título de Cidadã de São Luís
Com Astro de Ogum, Kátia Bogéa exibe Título de Cidadã de São Luís

A Câmara de Vereadores de São Luís concedeu nesta terça-feira (27), o título de cidadã ludovicense a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN), Kátia Santos Bogéa, que é natural da cidade de Largatos , Sergipe. A proposição de Projeto de Decreto Legislativo foi do presidente do Legislativo municipal, vereador Astro de Ogum.

Compuseram a mesa para a solenidade os vereadores Astro de Ogum, Pavão Filho, Ivaldo Rodrigues, além da homenageada, Kátia Bogéa, e do presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar.

A pedido do presidente Astro de Ogum, o vereador José Joaquim fez a leitura do currículo da homenageada, fazendo saudações e elogios à trajetória de Kátia Bogéa à frente do IPHAN. Em seguida, foi chamado o subprefeito do Centro Histórico, o turismólogo Fábio Farias de Carvalho.

Homenageada chora na tribuna

Ao ocupar a tribuna da Câmara, Kátia Bogea agradeceu o título, revelou a honra de ser acolhida como cidadã ludovicense e não conteve a emoção ao falar dos 12 anos em que ocupou o cargo de superintendente do IPHAN no Maranhão. Ela não conteve as lágrimas ao ser aplaudida pelo público presente no plenário. “Eu não esperava por isso. Fico emocionada e contente com esse título, que recebo na presença de pessoas que se identificam com o IPHAN, instituição que tenho como minha segunda família”, afirmou.

Em entrevista ao programa Câmara em Destaque, Kátia afirmou que ainda deve entregar quatro obras antes de deixar o cargo. Duas do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, a Praça do Pescador e o Memorial da Fábrica Martins.

Vereadores destacam importância de Kátia Bogéa para conquista do título de Patrimônio da Humanidade para São Luís

Kátia Bogéa com os vereadores Astro de Ogum, José Joaquim, Rose Sales e Ivaldo Rodrigues ao ser agraciada
Kátia Bogéa com os vereadores Astro de Ogum, José Joaquim, Rose Sales e Ivaldo Rodrigues ao ser agraciada

Durante a sessão solene que homenageou, na manhã desta terça-feira (27), com o título de cidadã ludovicense, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – MA), Kátia Santos Bogea, vários vereadores destacaram a importância da homenageada na conquista do título de Patrimônio Mundial para São Luís. A capital maranhense recebeu a honraria da UNESCO, em 1997. O título foi um reconhecimento à preservação de seu conjunto arquitetônico colonial dos séculos XVIII e XIX. São mais de 3.500 edificações que retratam o modo de vida das antigas famílias abastadas.

Em seu discurso, Ogum falou da importância da homenagem, relembrou as conquistas de Katia à frente do IPHAN e afirmou que a cerimônia era um reconhecimento do trabalho que a homenageada desenvolve no comando da autarquia do Governo Federal, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pela preservação do acervo patrimonial tangível e intangível do país.

“É uma homenagem justa, a uma pessoa que sempre lutou para que a nossa cidade fosse reconhecida hoje como Patrimônio Cultural da Humanidade. Esta Casa sente-se honrada em poder conferir esse título à doutora Kátia Bogea por entender que ela merece esse reconhecimento”, disse o presidente da Câmara.

O vereador José Joaquim Guimarães (PSDB), decano da Casa, foi um dos que destacaram o brilhante papel da superintendente IPHAN no estado. O tucano afirmou que mesmo não sendo ludovicense, a homenageada nunca deixou de medir esforços para melhorar o patrimônio da cidade que adotou em seu coração. “Ela não é ludovicense de nascimento, mas de longa data é considerada amiga de São Luís, uma mulher que nunca mediu esforços para melhorar a nossa cidade”, disse Guimarães.

A vereadora Rose Sales (PV) afirmou que o público presente na solenidade permite avaliar como tem sido o trabalho de Katia no órgão. “São pessoas que estão aqui para lhe prestigiar. Pessoas que reconhecem a sua atuação à frente de uma autarquia de grande importância para o segmento cultural de nossa cidade”, destacou a líder do PV na Casa.

Os vereadores Pavão Filho (PDT), Ricardo Diniz (sem partido) Gutemberg Araújo (PSDB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) também fizeram questão de reconhecer o trabalho da superintendente do IPHAN ao longo dessas três décadas.

Sem comentário para "Câmara concede título de cidadã de São Luís a Kátia Bogéa"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS