Herança maldita, mas só quando convém

1comentário
Após sucessivos adiamentos, governo ainda não conseguiu inaugurar nova adutora do Italuís, obra iniciada na gestão anterior (Foto: Flora Dolores)
Após sucessivos adiamentos, governo ainda não conseguiu inaugurar nova adutora do Italuís, obra iniciada na gestão anterior (Foto: Flora Dolores)

O governador Flávio Dino (PCdoB), seu fiel escudeiro e secretário de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, demais auxiliares e todos os porta-vozes da gestão comunista na imprensa e na blogosfera costumam atribuir a uma suposta “herança maldita” a falta de resultados expressivos nos quase 16 meses em que o Maranhão está sob o signo da mudança. A regra é jogar culpa no passado, mas há exceções, que ocorrem quando a continuidade de uma ação herdada dá bom resultado, comemorado com autoelogios públicos, ao melhor estilo oportunista.

A realidade mostra que os governistas só se lastimam da tal herança quando lhe convêm, ou seja, quando não conseguem concluir, quase sempre por incompetência, uma ação iniciada na administração passada. No caso inverso, fazem todo o oba-oba possível e, sem economizar cinismo, tentam, a todo custo, se apropriar dos feitos sem tê-los idealizado nem viabilizado.

Dois episódios recentes comprovam a postura contraditória dos atuais governantes e seus seguidores no que diz respeito às obras e serviços iniciados na gestão de Roseana Sarney, os quais estão obrigados a finalizar e inaugurar para não penalizar a população com seu ranço político.

Um deles é a interminável substituição da adutora do Sistema Italuís, que o governo de Flávio Dino se mostra incapaz de terminar. E o que é pior, mesmo depois de quase um ano e quatro meses no poder, os comunistas insistem em culpar, via blogs aliados, os antecessores por sua inoperância na condução da obra, como se todos os recursos para o andamento do serviço não tivessem permanecido em caixa na transição de uma gestão para a outra.

Os fatos desmentem qualquer tentativa comunista de se livrar de responsabilidade pela lentidão da troca da antiga adutora por uma tubulação mais resistente, como está projetado e vem sendo executado há quatro anos. A inauguração já foi marcada e desmarcada sucessivas vezes no governo da mudança. O último adiamento passaria despercebido, não fosse o atento trabalho de reportagem do jornal O Estado do Maranhão, que resgatou release distribuído em janeiro pela então Secom (hoje Secap) no qual o presidente da Caema, David Telles, garantia que a nova estrutura entraria em operação este mês. Constatada mais uma vez sua ineficiência, restou aos atuais governantes remarcar a inauguração para julho.

Estação de Tratamento 

Estação de Tratamento do Vinhais também começou a ser construída na gestão passada, mas, como a obra segue em bom ritmo, feito é comemorado até com vídeo no site do governo
Estação de Tratamento do Vinhais também começou a ser construída na gestão passada, mas, como a obra segue em bom ritmo, feito é comemorado até com vídeo no site do governo

No caso oposto, tem-se a divulgação maciça dos benefícios que serão gerados à população pela Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, outra obra iniciada no governo passado, mas que, diferente da adutora, está em fase de conclusão e será inaugurada em breve. O “feito comunista” é mostrado com destaque no site do Governo do Estado, com direito a vídeo no Youtube com imagens aéreas e narração de cada detalhe da obra. A previsão de entrega também é o mês de julho.

É notório que a ex-governadora Roseana Sarney deixou um legado de realizações e conquistas para os maranhenses. Lamentável que tal espólio, cujo dono é o povo, esteja malcuidado nas mãos pouco hábeis dos atuais donos do poder no estado.

1 comentário para "Herança maldita, mas só quando convém"


  1. Tubarão

    Quanta babação… É notório o legado de miséria, corrupção que a família sarney deixou ao Maranhão, só vc não enxerga isso…. Se o governo Flávio dino for péssimo nas próximas eleições é só não votar nele, simples assim. Agora sarney no poder de novo jamais, já tá mais do que provado a praga que são…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS