A quem interessa boicotar o Shopping da Ilha?

4comentários
Novo acesso ao Shopping da Ilha é uma rua esburacada, início de um de um percurso onde também há risco de assalto

Buraqueira, ponto de ônibus distante, posto de táxi em local inseguro e mudança de trânsito que tornou o acesso muito mais difícil. Esses e outros obstáculos parecem fazer parte de um plano para afugentar o público do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, outrora um espaço onde se chegava e saía com facilidade. Mas, afinal, a quem interessa boicotar o empreendimento comercial, que gera centenas de empregos e que consolidou-se como uma das principais opções de compras e lazer para quem mora em bairros como Bequimão, Cohama, Vinhais e até mesmo em áreas mais distantes de São Luís?

À noite, escuridão torna percurso de carro até o Shopping da Ilha ainda mais perigoso para frequentadores

Não é possível afirmar que se trata de uma conspiração. Mas, os muitos problemas combinados e a falta de providências para solucioná-los levam a essa suspeita. Na verdade, parte dos transtornos foi criada pelo próprio poder público. Dois deles complicaram a ida e a volta dos frequentadores do shopping, seja de carro, seja a pé.

O primeiro foi a mudança de geometria de trânsito na Avenida Daniel de La Touche, que eliminou o antigo acesso e obrigou os motoristas a seguir por uma rua esburacada, sem iluminação e com risco de assalto em toda a sua extensão. O segundo foi o deslocamento de uma parada de ônibus do lado aposto da via para um ponto muito mais longe, após a entrada do Bequimão, o que aumentou a caminhada de quem vai e volta do Shopping da Ilha utilizando o transporte público.

Cratera

Buraco junto à calçada, na entrada do Shopping da Ilha, representa risco ao trânsito e a pedestres

Outro problema que salta aos olhos é um enorme buraco junto à calçada do shopping, a poucos metros da parada de ônibus. Por sua localização, a cratera representa grave risco de acidente, seja para passageiros de ônibus no momento do desembarque, seja para pedestres desatentos, que podem se machucar em caso de queda na cavidade no asfalto, cuja profundidade e diâmetro assustam. Em momentos de chuva, o perigo se agrava, pois o buraco fica coberto pela água e invisível aos olhos de motoristas e transeuntes.

Até taxistas estão sendo prejudicados pelo aparente boicote ao shopping. Os que ficam enfileirados em um posto na rua posterior, à espera de liberação de vagas na parte área interna, ficam expostos constantemente a ataques criminosos. Muitos reclamam da vulnerabilidade, temendo perder o carro e instrumento de trabalho e até mesmo a vida.

Taxistas de posto situado em rua isolada, por trás do shopping, temem assaltos e até mesmo a morte no local

O replanejamento das mudanças efetuadas pelo poder público no entorno do Shopping e a solução dos problemas de infraestrutura citados devolveria a boa acessibilidade que antes proporcionava ao público uma ida às compras e ao lazer sem sobressaltos. E, de quebra, afastaria a suspeita de que está em curso uma trama para inviabilizar o empreendimento.

4 comentários para "A quem interessa boicotar o Shopping da Ilha?"


  1. Pedro

    Nada a ver, essa avenida era um inferno, agora ela está fluindo bem melhor que antes, não pode atrapalhar o ir e vir das pessoas por uma via, em prol de um empreendimento privado.

  2. Gisele

    O proprio shopping da Ilha se boicotou. Porque escolheu ficar num lugar esquisitissimo,o fundo desse shopping é um horror!

  3. Marcilio

    Nao vejo dessa maneira. O transito na verdade esta fluindo melhor agora. Esta mais facil transitar pelo local. Quem passa por la diariamente sabe disso.

  4. Dayse

    Parabéns Pedro e Marcilio pela lucidez!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS