Após lambança no Italuís, drama da falta d’água persiste pelo 8º dia consecutivo na capital

0comentário
Populares fazem fila na escola municipal Carlos Saad, na Vila Mauro Fecury, para encher seus recipientes de água e abastecer suas casas (Fotos: Douglas Pinto /TV Mirante)

A população de São Luís sofre há mais de uma semana com o desabastecimento generalizado de água, iniciado no último dia 6, e prolongado por tempo indeterminado após um erro técnico da Caema durante uma intervenção no Sistema Italuís, que provocou um colapso em uma peça e um vazamento na nova adutora. Resultado: o serviço, em vez de viabilizar o bombeamento de água do Rio Itapecuru pela nova tubulação, retardou ainda mais a substituição da estrutura, levando ao sétimo adiamento da inauguração da obra só no governo comunista de Flávio Dino.

No chafariz do Anjo da Guarda, movimento de pessoas em busca de água também é intenso

Em diversos bairros, a água ainda não voltou às torneiras, mesmo após a religação da antiga adutora, o que obriga milhares de cidadãos a passar o dia carregando baldes, latas, galões e outros recipientes para abastecer suas casas e assim atender as necessidades básicas, como tomar banho e manter a higiene do lar.

Dos 159 bairros afetados pela seca causada, a princípio, por uma obra no Italuís e, posteriormente, pela pane decorrente do vazamento na adutora, dezenas de milhares de famílias seguem sem água. O que se vê nesses núcleos populacionais, a maioria situada na periferia da cidade, são verdadeiras procissões de crianças, adultos e até idosos carregando todo tipo de vasilha, em busca do líquido vital, e escasso, desde a semana passada.

Na Fonte do Bispo, homem carrega balde em carro de mão para armazenar água em maior quantidade enquanto abastecimento não é normalizado

Como de costume, o governador Flávio Dino tentou terceirizar a culpa pelo colapso no Italuís. O comunista chegou a insinuar que houvera sabotagem e, de pronto, acionou uma equipe policial para periciar a peça danificada. Cúmulo da desfaçatez de um gestor que tenta, a todo instante, mascarar sua incapacidade, atribuindo aos outros falhas que são de sua inteira responsabilidade.

Lamentavelmente, a lambança cometida pela Caema, sob as diretrizes do Palácio dos Leões, foi um duro golpe na população, vítima da mais nociva incompetência. O episódio foi só mais um dentre tantos outros a demonstrar que falta aptidão no atual governo para realizar obras de maior complexidade, mas sobra talento para dissimular e perseguir quem não aprova os métodos nefastos palacianos e os confronta com a verdade.

Sem comentário para "Após lambança no Italuís, drama da falta d’água persiste pelo 8º dia consecutivo na capital"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS