São Luís tem o 13º PIB entre as capitais brasileiras e o quarto do Nordeste

0comentário
São Luís tem 13º PIB entre as capitais e o quarto da região Nordeste

São Luís tem o 13º Produto Interno Bruto (PIB) dentre as 27 capitais brasileiras. É o que revela a pesquisa “PIB dos Municípios 2015”, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo aferiu a produção de riqueza das 5.570 cidades do país e apresentou como dado mais revelador a perda de participação das capitais nesse quesito, entre 2002 e 2015.

O PIB de São Luís é de R$ 26.832.481.000,00 (vinte e seis bilhões, oitocentos e trinta e dois milhões, quatrocentos e oitenta e um mil reais), segundo cifras apuradas pelo IBGE no período de 14 anos que serve de referência para a pesquisa.

Em relação ao Maranhão, São Luís aparece em primeiro lugar entre os 217 municípios do estado. Já no ranking geral dos municípios brasileiros, a capital do Maranhão ocupa a 26º posição. Dentre as nove capitais do Nordeste, aparece na quarta colocação, atrás de Salvador, Fortaleza e Recife.

A capital maranhense responde, em termos relativos, por 0,45% do PIB nacional. No acumulado, o percentual de participação da cidade na soma da riqueza gerada no país é de 38,10%.

Tabela com os dados apurados pelo IBGE, que mostram São Luís em posição intermediária entre as capitais

Um dado animador é a posição de São Luís à frente de capitais de estados considerados mais desenvolvidos do que o Maranhão, como Vitória (ES), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC) e de cidades que são pólos industriais, a exemplo de Santo André e São Caeatano do Sul, que integram a próspera região do ABC Paulista.

Sem comentário para "São Luís tem o 13º PIB entre as capitais brasileiras e o quarto do Nordeste"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS