Após cassar licença para instalação de porto, Flávio Dino bajula chineses no Palácio dos Leões

0comentário
Cortesia de Dino com chineses contradiz postura inicial do comunista em relação ao porto (Fotos: Gilson Teixeira/Secap)

O governador Flávio Dino (PCdoB) rasgou elogios ao porto que está sendo construído na comunidade Cajueiro, em São Luís, ao recepcionar, nessa quinta-feira (15), comitiva de empresários chineses responsáveis pelo empreendimento, que deve gerar cerca de 4 mil empregos no Maranhão. O comunista bajulou os investidores asiáticos o quanto pode, esquecendo-se de que um dos seus primeiros atos se governo foi revogar a licença prévia emitida pela gestão anterior para a instalação do terminal.

Na tentativa de capitalizar para si uma conquista que tentou vetar, Dino agradeceu o interesse e destacou a geração de oportunidades para os maranhenses com as tratativas. “Nós estamos prosseguindo o diálogo que iniciamos com o governo Chinês, com empresários chineses visando a ampliação de investimentos para o Maranhão”, afirmou, ignorando solenemente a ordem que dera à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em janeiro de 2015, primeiro mês de sua gestão, para cassar a licença, com base na revogação do decreto de desapropriação do Cajueiro, assinada por ele próprio.

Provando ser mestre quando o assunto é desfaçatez, o governador comentou algumas das oportunidades já confirmadas (pelos chineses). “Estamos assistindo à confirmação do investimento no complexo portuário de São Luís. Teremos, na próxima semana, a missão atinente à siderurgia, e, dando passo a passo, com muita seriedade, temos esse ciclo de investimentos no nosso estado, que é muito importante para a geração de oportunidades de negócio para empresas maranhenses e oportunidades de emprego a milhares de pessoas”, completou.

Lance midiático e eleitoreiro

Governador posa para foto oficial com comitiva asiática, em jogada midiática e eleitoreira

Como parte de sua estratégia eleitoreira, o comunista tentou associar a construção do porto chinês ao suposto crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) local, alardeado aos quatro ventos pela poderosa máquina midiática palaciana após o jornal Folha de S. Paulo noticiar o feito, no mínimo, questionável no que se refere aos seus benefícios para o povo, tendo em vista os números que apontam o aumento da pobreza no Maranhão, divulgados recentemente pelo IBGE, a exemplo do que indica que o estado tem a menor renda per capita domiciliar do país.

Reforçam a desconfiança quanto ao propalado bom momento da economia maranhense o déficit primário de R$ 1,1 bilhão nas contas públicas do Maranhão, em 2017, revelado pelo jornal Valor Econômico, e a quebra do fundo de previdência dos servidores do Estado, resultados desastrosos para a economia local, denunciados, com ampla repercussão, pelo deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Resta saber que fator levou o outrora intransigente Flávio Dino a mudar tão radicalmente de postura em relação ao empreendimento internacional atraído pelo governo anterior, ao qual se opôs ferrenhamente tão logo tomou assento no Palácio dos Leões.

Sem comentário para "Após cassar licença para instalação de porto, Flávio Dino bajula chineses no Palácio dos Leões"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS