Desde 2015, quase 17 mil motos saíram de circulação no Maranhão

0comentário
Motos e carros acomodados no pátio são encaminhados a leilão caso proprietários não paguem débitos de IPVA

O Maranhão registrou uma queda drástica do número de motocicletas em circulação nos últimos três anos, período que coincide com o mandato do governador Flávio Dino (PCdoB). De 2015 a 2017, nada menos do que 16.976 motos deixaram de circular no estado. É o que revela levantamento realizado pelo Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios em parceira com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), instituição referência no Brasil em assuntos estratégicos e de tributação.

Em 2015, a frota total de motocicletas em circulação no Maranhão era de 479.614. Ano passado, despencou para 462.638, quase 17 mil unidades a menos.  A redução significativa do número de motos no estado é atribuída à crise que se abateu sobre as montadoras nos últimos anos. provocando retração nas vendas. Mas, sem dúvida, é motivada, também, pelas blitze realizadas diariamente, em diversos pontos do Maranhão, pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), cujo alvo preferencial são justamente os veículos de duas rodas.

Balanço

De acordo com os editais, Flávio Dino leiloou 3.211 veículos só em 2015; em 2016, o número cresceu para 3.411. Em 2017, o número subiu para 4.792. Ao total, em três anos, Flávio Dino já levou a leilão 11.414 veículos de maranhenses, isso sem mencionar os 1.502 veículos leiloados só em 2018.

Grande parte desses bens são motocicletas, arrematadas por indivíduos e empresas de outros estados, o que torna ainda mais expressiva a redução da frota.

Além desse fator, a frota anual de veículos sofre variações de acordo com o número de unidades emplacadas, menos a quantidade de veículos que saíram de circulação devido a furtos e roubos sem a recuperação pelo proprietário (cuja destinação são os desmanches, novo registro com chassi adulterado ou envio para o exterior), perda total em acidentes e desgaste mecânico ou de lataria, que impede o seu uso.

Sem comentário para "Desde 2015, quase 17 mil motos saíram de circulação no Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS