Estivadores do Porto do Itaqui têm dia histórico com assinatura de convenção coletiva de trabalho

2comentários
Representante dos estivadores com membros da Justiça do Trabalho no ato da assinatura do acordo coletivo

A convenção coletiva de trabalho do Sindicato dos Estivadores (Setemema) e do Sindicato dos Operadores Portuários do Maranhão (Sindomar) foi assinada na manhã de sexta-feira, 17 de agosto, no Tribunal Regional do Trabalho (TRE/MA), na Areinha. Paralelo à assinatura, foram homologados acordos, pondo fim a quase 200 ações trabalhistas. A data, a partir de agora, marca um dia histórico para os estivadores portuários do Itaqui.

Trabalhadores acompanharam atentamente a audiência, que teve desfecho favorável à categoria

A juiza da 4° vara, Ângela Cristina carvalho, responsável pelo Cejusc, conduziu os acordos, que foram validados individualmente.

Para o presidente do Sindomar, Jansem Pereira, “a convenção coletiva entre os estivadores e os operadores portuários, inauguraram um novo momento nas relações capital trabalho no porto do Itaqui, proporcionando um ambiente harmonioso e produtivo e que certamente produzirá geração e distribuição de renda para os estivadores, além de desenvolvimento para as empresas e para o estado do Maranhão, ainda que estes acordos trabalhistas é fruto de uma excelente relação construída nos últimos anos com a diretoria dos estivadores” ressaltou.

Estivadores presentes à audiência na Justiça do Trabalho comemoram assinatura da convenção coletiva

Já o presidente do sindicato dos estivadores, Joubert Mendes, afirmou que o resultado deste grande acordo, que teve adesão de 100% da categoria, é resultado da mudança de postura do sindicato que optou pelo diálogo e a composição, e essa nova maneira de solucionar os impasses acabou proporcionando em uma valorização significativa da categoria.

“Hoje temos uma mão de obra valorizada, os trabalhadores querem produzir cada vez mais, temos nos operadores portuários verdadeiros parceiros na construção de um Porto do Itaqui mais produtivo e competitivo, além disso, conseguimos garantir o mercado de trabalho, o que possibilita ao estivador mais tranquilidade na execução de sua função, esse é o maior legado tanto dos acordos trabalhistas como da convenção coletiva”, pontuou Joubert.

Dirigentes do Sindicato dos Estivadores assinam convenção coletiva de trabalho

A convenção coletiva de trabalho dos estivadores e dos operadores portuários, começa a valer a partir de 18 agosto de 2018, acarretando em um ganho real na ordem de 7 milhões de reais nos próximos dois anos, assegurando ao trabalhador um reajuste na ordem de 36% nas fainas de granel sólido, e 4.25% nas demais fainas.

2 comentários para "Estivadores do Porto do Itaqui têm dia histórico com assinatura de convenção coletiva de trabalho"


  1. Ivan Júnior

    O dia em que todos foram vencedores !

  2. Marco Antonio Seabra (Bin Laden)

    Bom dia companheiros.
    Parabéns pela Vitória e grande conquista.
    É com esse novo pensamento e com os olhos voltados para o futuro que se constrói o amanhã.
    Eis ai um belo exemplo a ser seguido pelas demais bases e categorias de TPAS.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS