Bolsonaro volta a prestigiar Sarney, desta vez em almoço com presidente da Argentina

1comentário
Sarney permaneceu sentado ao lado de Jair Bolsonaro durante o almoço no Itamaraty

O ex-presidente José Sarney participou, nesta quarta-feira (16), como convidado, do almoço oferecido pelo presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, e sua comitiva, formada por cinco ministros. Durante o evento, Sarney permaneceu o tempo todo ao lado de Bolsonaro, que mais uma vez demonstrou seu respeito e deferência ao longevo político maranhense.

Presença destacada no almoço, Sarney participou do brinde entre as autoridades brasileiras e argentinas, momento que simbolizou a manutenção da relação amistosa entre as duas nações vizinhas.

Sarney ocupou a mesma mesa em que sentaram Bolsonaro e o vice-presidente da república, General Mourão

Na pauta do encontro entre Bolsonaro e Macri, as negociações para acordos bilaterais, além de medidas de flexibilização do Mercosul (bloco que reúne Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, uma vez que a Venezuela está suspensa momentaneamente) e a crise na Venezuela.

Também foram abordados temas como combate ao crime organizado, defesa, ciência e tecnologia, energia nuclear e dinamização do comércio.

Sarney participou do brinde presidencial que reafirmou a relação amistosa entre Brasil e Argentina

Integraram a delegação oficial da Argentina os ministros das Relações Exteriores, da Produção, da Defesa, da Fazenda, de Segurança e Justiça e dos Direitos Humanos.

Blocos
A discussão sobre o futuro do Mercosul deve incluir a alternativa da adoção de regras que permitam acordos bilaterais entre membros do grupo, outros blocos e países, sem obrigatoriamente passar pela chancela do Mercosul.

Os dois líderes devem conversar também medidas para avançar as negociações do bloco que já estavam em curso até o fim de 2018, como é o caso com a União Europeia, além de propor uma agenda interna que inclua a simplificação da estrutura tarifária, a convergência regulatória e a diminuição de barreiras internas entre países membros.

1 comentário para "Bolsonaro volta a prestigiar Sarney, desta vez em almoço com presidente da Argentina"


  1. Francisco Abreu

    É almoço da besta fera com o Futi.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS