Prefeito Fábio Gentil assina protocolo de intenções com a Emap e porto seco em Caxias começa a virar realidade

0comentário
Prefeito Fábio Gentil e presidente da Emap exibem protocolo de intenções assinado para instalação do porto seco em Caxias

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, esteve novamente hoje na sede da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em São Luis, desta vez para assinar um protocolo de intenções que representa o primeiro passo para implantação do empreendimento no município. Uma vez em operação, o porto seco proporcionará uma série de vantagens econômicas e impulsionará o desenvolvimento de Caxias, com atração de negócios, geração de emprego e renda, aumento da arrecadação tributária, dentre outros benefícios.

As perspectivas de progresso geradas pelo projeto do porto seco colocam Caxias em condição privilegiada, à frente da crise que assola o país. Observadores mais atentos atribuem o cenário favorável a uma gestão pautada pela busca por recursos e investimentos, seja no âmbito governamental, seja junto ao setor privado. São inegáveis os méritos da administração do prefeito Fábio Gentil, que desde o primeiro momento demonstrou intenção de proporcionar melhores dias aos caxienses. O porto seco nada mais é do que o coroamento desses esforços, pois além de gerar centenas de empregos, incluirá o município na rota das grandes indústrias.

Com a assinatura do protocolo de intenções, o porto seco começa a se tornar uma realidade para Caxias. O município oferece os requisitos ideais para a instalação e a operação do empreendimento. Dispõe de ferrovia, hidrovia, condições para implantação de aeroporto e estradas. Sua posição geográfica estratégica oferece propiciam bom escoamento para os produtos.

O prefeito Fábio Gentil diz que seu sonho começa a se tornar realidade. “Geração de emprego e renda, oportunidade, desenvolvido e fortalecimento da economia de Caxias. Esses são apenas alguns fatores positivos que o porto seco trará para Caxias. Estamos diariamente construindo a cidade que a gente quer”, declarou, sem esconder a satisfação.

O que é um porto seco?

Porto Seco é um recinto alfandegado de uso público, administrado por uma entidade privada, que oferece serviços de armazenagem, movimentação, despacho aduaneiro de mercadorias importadas ou a exportar, em regime comum ou especial, sempre em área específica e delimitada pela Secretaria da Receita Federal, de tal forma que o controle aduaneiro seja mantido desde a entrada até a nacionalização e entrega dos produtos ao consignatário, no caso da importação, ou embarcadas em transporte internacional, no caso de exportação.

Através de portos secos as exportações já chegam ao porto marítimo prontas para o embarque, diminuindo tráfegos, esperas e burocracias no local de embarque; para as importações, tiram-se os produtos dos portos com pouco (e caro) espaço de armazenagem.

Sem comentário para "Prefeito Fábio Gentil assina protocolo de intenções com a Emap e porto seco em Caxias começa a virar realidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS