Zé Gentil e Fábio Gentil debatem projeto do porto seco de Caxias em feira internacional de logística, em SP

0comentário
ZÉ Gentil e Fábio Gentil discutem com Carlos Brandão e técnicos viabilidade do porto seco no stand da Emap na 25ª Intermodal South America

O deputado estadual Zé Gentil (PRB) acompanhou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), em visita à 25ª edição da Intermodal South America 2019, feira internacional que apresenta as inovações na área de logística portuária, aberta nessa terça-feira (19), na Expo São Paulo, em São Paulo. O parlamentar e o gestor municipal conheceram as novidades do setor e participaram de uma reunião na qual foi reafirmada a viabilidade da instalação de um porto seco em território caxiense.

Maior evento do gênero da América Latina, a 25ª Intermodal South America é prestigiada por empresários de todo o continente e de países como Bélgica, China, Holanda, Canadá e Estados Unidos. Autoridades do Governo Federal, como o secretário nacional de Portos do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni e Silva, também prestigiaram a feira. Ao todo, são esperados mais de 50 mil visitantes até amanhã (21), último dia do evento.

A comitiva maranhense na 25ª Intermodal South América foi liderada pelo vice-governador Carlos Brandão, que tem demonstrado entusiasmo e boa vontade em relação à instalação de um porto seco em Caxias. Em reunião no stand montado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), técnicos da estatal apresentaram a Brandão, Fábio e Zé Gentil o projeto, que conta com o apoio do Governo do Estado, e tem potencial de gerar milhares de empregos diretos e indiretos e volume expressivo de renda em Caxias e região, além de fortalecer a arrecadação tributária.

O deputado estadual e o prefeito com o vice-governador, Carlos Brandão, na abertura da feira

Em breve exposição sobre o porto seco em Caxias, um dos técnicos da Emap explicou, com auxílio de gráficos, que o projeto não dependerá necessariamente de ferrovia para ser viável ou não. Ele observou que essa não é uma condição, principalmente quando se fala da movimentação de cargas industrializadas, como contêineres. “Uma ferrovia acaba não sendo competitiva para transporta contêiner. Um modal rodoviário é muito mais dinâmico para esse tipo de carga”, esclareceu.

O técnico reforçou que para questão de cargas alfandegadas o empreendimento não seria dependente de ferrovia para se tornar viável. Mas frisou que em relação a outros tipos de cargas, como soja, para o caso de o porto seco atender a fronteira agrícola, seria preciso pensar em um ramal ferroviário. “Um estudo de viabilidade já incluiria essa questão”, recomendou o especialista.

Assista ao vídeo:

Protocolo de intenções

O projeto do porto seco em Caxias já conta com um protocolo de intenções, assinado em 29 de janeiro deste ano, com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que representou o primeiro passo para a execução do empreendimento no município.

No ato da assinatura do documento, foi destacado que Caxias reúne os requisitos ideais para a instalação e a operação do empreendimento. Dispõe de ferrovia, hidrovia, condições para implantação de aeroporto e estradas e posição geográfica estratégica, que propicia bom escoamento para os produtos.

Sem comentário para "Zé Gentil e Fábio Gentil debatem projeto do porto seco de Caxias em feira internacional de logística, em SP"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS