Morre Bita do Barão, mais famoso pai de santo do Maranhão

0comentário
Líder mais expressivo da umbanda no Maranhão, Bita do Barão morreu aos 106 anos, segundo seus familiares

Foi confirmada por volta das 13h30, em Teresina, capital do vizinho estado do Piauí, a morte do babalorixá Wilson Nonato de Sousa, o Bita do Barão, declarados 108 anos. Mais famoso representante da umbanda e de todas as religiões afro-brasileiras no Maranhão, ele ficou conhecido nacionalmente e até no exterior por supostos feitos atribuídos ao seu dom mediúnico e por sua amizade com expoentes da política brasileira.

“Infelizmente, papai faleceu aqui no hospital. Estamos providenciando a translado do corpo para Codó, onde acontecerá o velório”, informou Janaina Nonata de Souza, filha do pai de santo.

Bita do Barão estava internado há quatro dias no Hospital São Paulo, em Teresina, capital do Piauí. O Corpo será levado ainda nesta quinta-feira para Codó, onde o pai de santo morou. O velório vai acontecer na residência do babalorixá, na Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade.

Famoso internacionalmente, Wilson Nonato de Souza recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 80. Há quem diga que outros presidente da república, a exemplo de Fernando Collor de Melo e Michel Temer, já visitaram o terreiro do babalorixá.

O festejo que Bita do Barão realizou por décadas em sua tenda espiritual, em Codó, sempre no mês de agosto, era o maior e o de maior representatividade da umbanda em todo o estado.

Sem comentário para "Morre Bita do Barão, mais famoso pai de santo do Maranhão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS